Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
revmarcelo

Grave Fraco Hertz ES250D em Corsa Sedan Classic

Recommended Posts

Olá amigos,

Tenho um Corsa Sedan Classic com a seguinte configuração em 3 vias:

HU: Clarion DXZ785USB que toca FLAC (ALAC) através de um Ipod 64gb (infelizmente quebrou)

HU: AVH-X7880TV em modo network (3 way)

 

Kit 2 vias Audiophonic Kc 6.1, fiz um upgrade

Kit 2 Vias: Morel Dotech

 

Portas tratadas (outro upgrade)

 

Wharf Audio Clean 2 canais para os tweeter e 2 canais para os midbass

 

Kenwood 8104D com 450W em 2 Ohms para o sub Hertz ES250D 4+4 Ohms em caixa selada de 20 litros livres

Gostaria de saber:

1) Existe algum gargalo em meu set?

2) O que posso fazer para melhorá-lo?

 

1) Em termos de qualidade, quais amps atuais se equivalem ao meu Wharf Audio Clean?

 

2) Para poder ouvir o sub tenho q diminuir o ganho no player dos mids e tweeter, que posso fazer para melhorar esta situação? Um amp para o sub mais forte? Uma caixa dutada ou bandpass (meu carro é corsa classic sedan, só tem o buraco dos falantes traseiros de comunicação entre o porta-malas e o habitáculo)

 

Abraços agradecidos
Marcelo

Editado por revmarcelo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigão, o que vc pode fazer num primeiro momento (se ainda não tiver) é um tratamento acústico das portas, colunas para os tweeters.

 

Em termos de equipamento acho que o kit Audiophonic é o seu gargalo. Mas eu não saberia oque te indicar nesse momento, o pessoal pode te ajudar, dependendo da verba que vc tiver querendo disponibilizar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, obrigado pelas respostas.

 

Eu pensava que o gargalo seria o amplificador para o sub...

 

Mas, pensando em um melhorar o kit 2 vias, qual seria uma boa indicação para até 500 reais?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se é consenso, mas pra mim a ordem de importância (e, portanto, de investimento) do hardware (sem contar instalação) no resultado final de um set SQ seria:

 

Alto Falantes frontais -> Player -> Amplificador para o stereo frontal -> Subwoofer -> Cabos -> Amplificador para o subwoofer

 

Mas enfim, não saberia te indicar algum kit nessa faixa, o pessoal pode te ajudar melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigos,

 

Olhando nos classificados do forum e no Mercado Livre achei estes kits, qual seria o melhor para meu set:

 

Kit Ground Zero GZRC 165FXII (1 mes de uso) com detalhe quebrado no plástico do cross. Funcionamento 100% --------R$500,00

 

Focal Access 165 A1 por 599,00 (novo)

 

Hertz ESK 165l.5 por 449,00 (usado)

 

NAR Serie 3 600 CS 3 por 435 (novo)

 

Abraços e paz

Marcelo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desenterrando meu próprio tópico, para não criar um novo, é certo isso?

 

Gostaria de saber:

1) Existe algum gargalo em meu set?

2) O que posso fazer para melhorá-lo?

 

1) Em termos de qualidade, quais amps atuais se equivalem ao meu Wharf Audio Clean?

 

2) Para poder ouvir o sub tenho q diminuir o ganho no player dos mids e tweeter, que posso fazer para melhorar esta situação? Um amp para o sub mais forte? Uma caixa dutada ou bandpass (meu carro é corsa classic sedan, só tem o buraco dos falantes traseiros de comunicação entre o porta-malas e o habitáculo )

Abraços agradecidos
Marcelo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende... O que acontece quando vc topa o volume, o kit distorce?

Qual gênero musical vc costuma ouvir?

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os graves ficaram fracos depois da troca do kit? Tentou inverter a polaridade dos mids ou do sub pra ver se os graves melhoram?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende... O que acontece quando vc topa o volume, o kit distorce?

Qual gênero musical vc costuma ouvir?

Não distorce, o q me incomoda é ter de diminuir o ganho do kit no player para poder adequar ao sub

 

Eu escuto rock progressivo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os graves ficaram fracos depois da troca do kit? Tentou inverter a polaridade dos mids ou do sub pra ver se os graves melhoram?

Não, já eram assim com o kit antigo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O q falta é um sub mais potente, ou mais um desse mesmo que vc tem.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O q falta é um sub mais potente, ou mais um desse mesmo que vc tem.

Entendi, fazer uma caixa dutada ou banpass não resolveria?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc mudou o player...o nivel de sinal mudou...logo vc precisa regular os ganhos do amp novamente

 

E pioneer so fica bao com sound retriever ativado... ;)

Editado por GARAGAOZ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi, fazer uma caixa dutada ou banpass não resolveria?

Para seu estilo musical eu manteria a selada, mas se seu sub for muito contralado (EBP alto) e tiver um amp com bom controle de cone, pode pensar numa dutada sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc mudou o player...o nivel de sinal mudou...logo vc precisa regular os ganhos do amp novamente

 

E pioneer so fica bao com sound retriever ativado... ;)

 

Os ganhos foram regulados depois q mudei de player

 

Eu só escuto flac, sound retriever não atrapalha a qualidade?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para seu estilo musical eu manteria a selada, mas se seu sub for muito contralado (EBP alto) e tiver um amp com bom controle de cone, pode pensar numa dutada sim.

E uma bandpass?

Editado por revmarcelo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E uma bandpass?

Só se vc encontrar um profissional que realmente saiba montar uma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estranho ouvir isso, eu tive um sub desse e ele tocava bem forte em um vectra gt mandando 415w.

Tanto que quando troquei por um JL 10w3 tive que aumentar bem o ganho do amp pra tocar na mesma altura.

Acredito que o classic nao tenha um porta malas tao vedado lara abafar o som, pois um amigo meu possuia apenas os kits instalados no local original, que ficam em cima do porta malas, e saia um grave considerável, parcia aue ele tinha um mini sub.

 

Qual a posiçao de sua caixa?

Tive um experiencia estranha, mudei pra um sedan e tava achando meu sub fraco. A caixa estava no porta malas situada no lado referente ao motorista. Ao colocar a caixa do lado do passageiro o grave aumentou muuuito o volume. Passei a deixá-lo nessa posicao (lado do passageiro e o sub virado para a traseira do carro) e nem quero mais comprar um sub adicional. Acredito que tenha ocorrido um equilíbrio de fase ou alinhamento de tempo melhor nessa posicao.

 

Faça um teste com sua caixa, e faça uns testes com a Fase do sub. Caso teu amp possua mudança de fase graduada, tenta em angulos diferentes: 30, 60, 90,...,180 graus.

 

Mas antes disso, veja como está no seu amp o ganho dos falantes e do sub e posta aqui. Atualmente, o ganho do meu kit está em 15% e do sub em 55% para atingir um bom equilíbrio.

 

Teu sub nao é fraco pra ter que baixar o volume do kit pra ouvir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estranho ouvir isso, eu tive um sub desse e ele tocava bem forte em um vectra gt mandando 415w.

Tanto que quando troquei por um JL 10w3 tive que aumentar bem o ganho do amp pra tocar na mesma altura.

Acredito que o classic nao tenha um porta malas tao vedado lara abafar o som, pois um amigo meu possuia apenas os kits instalados no local original, que ficam em cima do porta malas, e saia um grave considerável, parcia aue ele tinha um mini sub.

 

Qual a posiçao de sua caixa?

Tive um experiencia estranha, mudei pra um sedan e tava achando meu sub fraco. A caixa estava no porta malas situada no lado referente ao motorista. Ao colocar a caixa do lado do passageiro o grave aumentou muuuito o volume. Passei a deixá-lo nessa posicao (lado do passageiro e o sub virado para a traseira do carro) e nem quero mais comprar um sub adicional. Acredito que tenha ocorrido um equilíbrio de fase ou alinhamento de tempo melhor nessa posicao.

 

Faça um teste com sua caixa, e faça uns testes com a Fase do sub. Caso teu amp possua mudança de fase graduada, tenta em angulos diferentes: 30, 60, 90,...,180 graus.

 

Mas antes disso, veja como está no seu amp o ganho dos falantes e do sub e posta aqui. Atualmente, o ganho do meu kit está em 15% e do sub em 55% para atingir um bom equilíbrio.

 

Teu sub nao é fraco pra ter que baixar o volume do kit pra ouvir.

 

Olá,

 

O player tem saída de 4V, o wharf audio está com o ganho no mínimo que corresponde a 4V, o Kenwood está regulado para 4V mesmo.

 

No player os falantes estão agora em zero dB e o sub em +10 dB

 

Nesta regulagem, o som ficou legal

 

Eu vi um artigo no autosom.net q fala sobre a posição do sub e colocando a caixa próxima e virada para o parachoque traseiro ficou mais forte mesmo

 

Mantenho a regulagem assim? Ou parto para fazer uma caixa dutada ou bandpass?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só se vc encontrar um profissional que realmente saiba montar uma.

 

Bom se fosse fazer eu mesmo faria, a selada foi feita por mim, já fiz caixas dutadas também, a bandapass seria um desafio, estou simulando no BassBox 6 Pro e a bandpass ficou com 10 litros na camara fechada e 20 litros na camara dutada sitonizada em 75 Hz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

O player tem saída de 4V, o wharf audio está com o ganho no mínimo que corresponde a 4V, o Kenwood está regulado para 4V mesmo.

 

No player os falantes estão agora em zero dB e o sub em +10 dB

 

Nesta regulagem, o som ficou legal

 

Eu vi um artigo no autosom.net q fala sobre a posição do sub e colocando a caixa próxima e virada para o parachoque traseiro ficou mais forte mesmo

 

Mantenho a regulagem assim? Ou parto para fazer uma caixa dutada ou bandpass?

Voce costuma ouvir em qual volume do player? Qual o volume máximo que voce coloca? (o player vai de 0 a 40 né?)

 

Se você não utilizar o som no talo, da pra tentar aumentar o ganho do amp do seu sub. Se seu sub ta tocando mais com ajuste de +10 no player, pra mim é sinal que ta faltando potência pra ele. Eu tentaria isso.

 

Se voce perceber que o sub começou a embolar ou não aumentar o volume conforme você aumenta no player, reduz o ganho de volta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voce costuma ouvir em qual volume do player? Qual o volume máximo que voce coloca? (o player vai de 0 a 40 né?)

 

Se você não utilizar o som no talo, da pra tentar aumentar o ganho do amp do seu sub. Se seu sub ta tocando mais com ajuste de +10 no player, pra mim é sinal que ta faltando potência pra ele. Eu tentaria isso.

 

Se voce perceber que o sub começou a embolar ou não aumentar o volume conforme você aumenta no player, reduz o ganho de volta.

Eu costumo ouvir entre 30 e 40, o máximo é 40 mesmo

 

Acredito q a saída é mais SPL no sub

 

Vou tentar transformar minha cx selada em dutada, se não der vou construir uma bandpass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...