Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
LFelipe

[AJUDA] Escolha de sub para caixa selada de fibra do Voyage G6

Recommended Posts

Galera,

 

Gostaria da ajuda dos nobres senhores para pensar numa solução para o próximo up que penso em fazer no sonzinho da viatura.

 

Estou usando uma caixa lateral de fibra (selada) adquirida na Leosound que é muito aquém do que eu busco, feita de uma camada de fibra muito fina, vibrando por inteiro quando "chamo bom" no volume em músicas com grave mais acentuado. Nessa caixa está instalado um subwoofer JL Audio 12W0v3 empurrado por um bridge do Audiophonic 800.4 (400WRMS @4 ohm).

 

Como não posso abrir mão do espaço do porta malas, vou continuar usando caixa lateral e a mais interessante que encontrei foi uma da Quality Box reforçada, que na especificação diz aguentar subs de até 1500W. Já pude conferir o modelo deles de 1000W ao vivo e achei muito bem acabada e rígida, com camada grossa de fibra. Então deduzi que o modelo de 1500W será mais que suficiente para o que busco. O modelo possui 29 litros e pode vir com abertura de 10" ou 12".

 

Preciso de idéias para fazer esse up de forma "eficiente", não gastando demais. Minha dúvida é no tamanho do sub para a litragem da caixa. Os subs de 10" que andei pesquisando em sua grande maioria precisam de litragem muito menor do que a caixa oferece. Já de 12" não procurei muito.

Gosto de um grave mais acentuado, quase um SQPL.

 

Detalhes da caixa que pretendo comprar:

-Quality Box 1500W de 10" ou 12"

-selada

-29 litros

-profundidade: 18,5cm

 

Os subwoofers de 10" que vi:

 

-JL 10W0v3 (300W 4 ohm) - 18,41 litros.

-Hertz HX250 (450W 4 ohm) - 16,13 litros.

-Rockford Fosgate P2D2-10 (300W 2+2) - 16,71 litros.

-GZUW 10SQ (450W 2+2) 15-30 litros.

-Arc Audio Black 10V2 D2 (400W 2+2) - recomendado: 24 litros/ SPL: 28,32 litros;

-Focal 27KX K2 11" (300W 4ohm) - 20-40 litros. Se comprasse esse teria que adaptar a abertura. Nem sei se dá...

 

Os dois últimos da lista são os que fazem meus olhos brilharem, por usarem a litragem e a potência dentro do que procuro, e serem subs tops. Mas o precinho, nesse momento não está ao meu alcance.

 

Já subs de 12" não encontrei nenhum que se encaixe na busca.

 

:blink:pasmafaute

Editado por LFelipe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

10w3v3? IDQ 10v3? 10w6v2?

 

Focal em selada... não vai rola o "PL" em sedan

Editado por GARAGAOZ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque tu não ajusta a caixa que tu na tem?

Reforça ela e vai testando...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

10w3v3? IDQ 10v3? 10w6v2?

 

Focal em selada... não vai rola o "PL" em sedan

 

Então Gustavo, desses 3 achei o IDQ 10 D2 V3 bem interessante, pedindo como litragem ideal algo próximo da caixa. Os JL eu já olhei trocentas vezes (gosto da marca) mas o volume pra selada apontado por eles é muito maior do que a minha (17,7 litros). No 10W6v3-D4 a impedância não daria problema pra casar com o 800.4? E a profundidade de montagem do sub é muito grande para a caixa, não? Além disso, a potência que disponho também não é nada demais comparado ao que costumam usar pra empurrar esses subs... O que acha?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque tu não ajusta a caixa que tu na tem?

Reforça ela e vai testando...

Fortes,

Tenho zero experiência nisso. Quando peguei essa caixa fiquei tão injuriado com a baixa qualidade do acabamento - veio em fibra crua por dentro e por fora, sem nem uma tinta pra tapear; apenas a parte exposta veio com um carpete. Saí em busca de uma solução aqui na cidade, entrei numa loja de fibra aqui da região e me assustei com o custo do material que eu gastaria pra reforçar a caixa, além de nunca ter feito nada com fibra. No mesmo dia, encontrei um cara que trabalha com fibra e ele me cobrou R$150 (o preço da caixa, rs) pra fazer esse reforço com a quantidade de fibra que achei necessário pra torná-la sólida (2 Kg de fibra se não me falha a memória). Então acabei dando uma desanimada com a caixa. E se eu fosse fazer, teria que mexer na abertura dela, diminuindo para 10".

 

O X da questão é a mão de obra pra fazer, pois eu não sei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem um sub bem interessante que diz ser bom pelos paramêtros, Audiophonic Sensation olha lá.

Obrigado Everton, vou dar uma olhada! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Felipe, eu tenho um 10W3v3 junto com um DLS A6..

 

Gostou MUITO do subzinho... atende "minha necessidade".

 

 

 

Outro sub que é bacana, que vale a pena você dar uma olhada são os RE

Tive um de 8' numa dutadinha e fazia estrago aquele sub, considerando o tamanho..

 

Espaço minimo ocupava..

Editado por cmpicolo
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

LFelipe boa tarde,

 

Eu uso atualmente uma caixa da Quality Box em meu vectra gt com um JL10w3. Usava com um Hertz ES250. No caso do meu carro eles tinham uma caixa menor, de 23L. Manda um email pra elea perguntando, pq as vezes nao está anunciada.

 

Eu gostei bastante da caixa. Quando mudei do Hertz pro JL tive que colocar um bafle pra aumentar a distancia ateh o fundo senao ele nao caberia.

 

Eu ja usei meu JL em uma caixa selada de mdf no formato do manual mas com 22L, pq ouvi muitos comentarios de que ele toca melhor nessa litragem. Usei 1 mes mais ou menos e voltei pra de fibra.

Minhas impressoes:

Na de mdf ele descia um pouco menos e tinha uma batida mais seca

Na de fibra ele descia um pouco mais e tinha uma batida mais macia.

 

Como eu viajo toda semana a caixa de mdf me atrapalhava, e na real eu achava mais gostoso o som na de fibra, entao voltei pra ela.

 

Dos subs que voce citou eu iria no Hertz. Eu tive um ES 250 e vi que tocava muito bem, o HX deve ser aninal. Mas nao sei se um sub de 10 em selada chgaria no SPL que voce procura, ai vai da sua experiencia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
LFelipe boa tarde,

 

Eu uso atualmente uma caixa da Quality Box em meu vectra gt com um JL10w3. Usava com um Hertz ES250. No caso do meu carro eles tinham uma caixa menor, de 23L. Manda um email pra elea perguntando, pq as vezes nao está anunciada.

 

Eu gostei bastante da caixa. Quando mudei do Hertz pro JL tive que colocar um bafle pra aumentar a distancia ateh o fundo senao ele nao caberia.

 

Eu ja usei meu JL em uma caixa selada de mdf no formato do manual mas com 22L, pq ouvi muitos comentarios de que ele toca melhor nessa litragem. Usei 1 mes mais ou menos e voltei pra de fibra.

Minhas impressoes:

Na de mdf ele descia um pouco menos e tinha uma batida mais seca

Na de fibra ele descia um pouco mais e tinha uma batida mais macia.

 

Como eu viajo toda semana a caixa de mdf me atrapalhava, e na real eu achava mais gostoso o som na de fibra, entao voltei pra ela.

 

Dos subs que voce citou eu iria no Hertz. Eu tive um ES 250 e vi que tocava muito bem, o HX deve ser aninal. Mas nao sei se um sub de 10 em selada chgaria no SPL que voce procura, ai vai da sua experiencia.

Pois é Bordini, é difícil escolher um rumo pra essa questão...

 

Me comuniquei por email há um tempo com a Quality e eles me deram as seguintes opções:

 

4a72f7fe64396e9669a0196be963d7df.jpg

 

O modelo de 1000W me atenderia pela litragem (25 litros) mas perde na profundidade. Mas fiquei tão decepcionado com essa porcaria de caixa que comprei que tenho medo de não ficar satisfeito, mesmo com um sub que caiba nessa configuração.

 

Tenho pensado muito no meu gosto musical e se estou procurando uma mudança de acordo com o que escuto. Entendi que no Voyage, o grave precisa ter mais pressão pra chegar forte lá na frente, senão acaba ficando apagado. Ouço hip hop, eletrônica, rock, gospel, acústicos variados...

Cheguei a pensar nesse modelo mais forte da Quality que tem 29 litros com um sub 12W1v3, mas fico encucado se a litragem menor do a recomendada afetaria muito no resultado, além da potência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Felipe, eu tenho um 10W3v3 junto com um DLS A6..

 

Gostou MUITO do subzinho... atende "minha necessidade".

 

 

 

Outro sub que é bacana, que vale a pena você dar uma olhada são os RE

Tive um de 8' numa dutadinha e fazia estrago aquele sub, considerando o tamanho..

 

Espaço minimo ocupava..

 

Grande Caio! Tanto o 10W3 quanto o 10W1 são subs que me enchem os olhos. Mas o excesso de litragem da caixa Quality e a pouca potência no bridge do 800.4 não comprometeriam a performance do conjunto?

 

Os RE também são muito interessantes, mas nas pesquisas que fiz não encontrei um modelo que se encaixe nessa configuração. Teria alguma idéia?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...