Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Dudu Lima

Compensa rebaixar o cabeçote?

Recommended Posts

Bom galera, será que compensa rebaixar o cabeçote ou no plainamento já faz isso automaticamente? A taxa de compressão do meu Corsa 1.0 16v é de 10,1:1.

 

Tenho que fazer o orçamento de quanto vai ficar para retificar o meu cabeçote. A bomba d'água travou e torou a correia dentada numa pequena viagem de 70km que eu fiz! :banghead

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, já que vai retificar o cabeçote manda retrabalhar os dutos etc por dentro dele que só nisso vc aumenta uns 10cv no caranga, fiz isso num Voyage e melhorou muito, mas tinha escape 4x1 carburador 2E bobina Gol MI etc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se já é 10,1, pra rodar na gasolina já tá no limite. Seu motor não sem sensor de detonação.

 

O jeito que eu considero mais barato pra você ganhar potência é trocar virabrequim e bielas pelo do motor 1.6. Seu motor vira um 1.3 bem torcudo, com cabeçote 16v deve vir coisa por volta dos 90cv.

 

Enfim, é serviço pra tirar motor. Se já estiver bem rodado e estiver pensando em fazer, vale bem a pena. Se não, vai ter que conversar com o mecânico pra ver os custos de mão de obra. Depois se você vender nem precisa contar que mexeu. Só vai precisar aumentar a vazão dos bicos em 30% (podendo até usar os bicos dos 1.4 mesmo) e já era.

 

Pode ser inclusive que ele fique mais esperto que os celtas 1.4 VHC.

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compensa se usar etanol, mas não sei como ficaria neste motor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se já é 10,1, pra rodar na gasolina já tá no limite. Seu motor não sem sensor de detonação.

 

O jeito que eu considero mais barato pra você ganhar potência é trocar virabrequim e bielas pelo do motor 1.6. Seu motor vira um 1.3 bem torcudo, com cabeçote 16v deve vir coisa por volta dos 90cv.

 

Enfim, é serviço pra tirar motor. Se já estiver bem rodado e estiver pensando em fazer, vale bem a pena. Se não, vai ter que conversar com o mecânico pra ver os custos de mão de obra. Depois se você vender nem precisa contar que mexeu. Só vai precisar aumentar a vazão dos bicos em 30% (podendo até usar os bicos dos 1.4 mesmo) e já era.

 

Pode ser inclusive que ele fique mais esperto que os celtas 1.4 VHC.

 

Kleber nas informações que eu obtive na internet, fala que este modelo de Corsa já tem sensor de detonação (http://bestcars.uol.com.br/corsa-2.htm#tecnica). E o motor dele é novo. O cara da agência que me vendeu falou que tinha feito o motor em outubro de 2013. Eu peguei o carro em dezembro de 2013.

 

Mexer na parte de baixo nem rola agora! Aí isso aí já é outra retífica. Quero aproveitar só para mexer na parte de cima mesmo. As bielas do meu Corsa são as mesmas do Corsa 1.6, de 129mm. O que muda é apenas o diâmetro dos pistões e o virabrequim.

 

Se eu for fazer essa mudança aí, deve aumentar mais R$ 1.000,00 de custo!

 

Só de M.O, um mecânico bom que é vizinho da minha sogra disse que vai ser mais ou menos R$ 500,00.

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, já que vai retificar o cabeçote manda retrabalhar os dutos etc por dentro dele que só nisso vc aumenta uns 10cv no caranga, fiz isso num Voyage e melhorou muito, mas tinha escape 4x1 carburador 2E bobina Gol MI etc

 

Teu carro era Injeção (Mi) e tu passou a usar carbura? Tu achou melhor assim? E o eixo de comando das válvulas? Tu mudou? Pois o eixo de comando do motor Ap carburado é diferente do Ap injetado, por causa da bomba de gasolina mecânica no carburado.

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim, aumentar a taxa sempre se tira mais potência.

 

Essa é a ideia! Quero ganhar pelo menos uns 5 pocotós só mexendo na taxa de compressão. Espertinho esse Corsa é, mas queria um pouquinho mais hehehe.

 

fo** é a grana. Comecei a trabalhar agora e as contas atrasaram tudo! Até levantar grana e tá fo** ficar sem carro!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compensa se usar etanol, mas não sei como ficaria neste motor.

 

Etanol aqui no DF? Sem chances! Eu fiz esse mesmo trabalho em outro Corsa Wind. Cabeçote VHC-E e rodava de boa na gasolina. Claro que grilava um pouco, mas eu fazia a mistura de 3 litros de etanol para 6 litros de gasolina e parava a grilagem no motor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pq fica ruim no Df? rsrs

 

Eu uso etanol no meu apzinho 1.6,rebaixei apenas meio mm, mantive praticamente o mesmo consumo da gasolina só que fui mais além, com turbina e injeão programável com muito ponto. Está 8km/l andando socialmente com comando 048 pra torque de 258/264.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pode usar gasolina podium ou premium, melhora também esse "grilo", porque ela é pra isso mesmo, motores mais taxados, evitando a pré detonação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pode usar gasolina podium ou premium, melhora também esse "grilo", porque ela é pra isso mesmo, motores mais taxados, evitando a pré detonação.

 

Aqui no DF não são todos os postos de combustíveis que vendem a Podium e a Premium. E se tu ver o preço dessas gasolinas aqui, tu pode até ter um infarto! A gasolina comum e a aditivada em alguns postos está custando R$ 3,48, a Podium e a Premium saltam para R$ 4,05 o litro!

 

Meu motor nessa taxa de compressão original de 10,0:1 não grila. Gira redondinho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pq fica ruim no Df? rsrs

 

Eu uso etanol no meu apzinho 1.6,rebaixei apenas meio mm, mantive praticamente o mesmo consumo da gasolina só que fui mais além, com turbina e injeão programável com muito ponto. Está 8km/l andando socialmente com comando 048 pra torque de 258/264.

 

O preço do etanol aqui está R$ 1,00 a menos que o da gasolina (R$ 2,48)! Não compensa rodar na cana aqui! Se o etanol estivesse custando até R$ 1,99, valeria a pena. É por isso que todos os flex rodando nas ruas do Distrito federal, parecem uma orquestra sinfônica de motores grilando. O povo aqui só roda na gasurina!

 

:vts

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara nao faz isso, principalmente em motor cansado... vai detonar as bronzinas da parte de baixo em pouco tempo.

 

nessa taxa é possível brincar com o avanço. faça um chip e seja feliz. lembrando q a gasolina já tem 27% de alcool

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara nao faz isso, principalmente em motor cansado... vai detonar as bronzinas da parte de baixo em pouco tempo.

 

nessa taxa é possível brincar com o avanço. faça um chip e seja feliz. lembrando q a gasolina já tem 27% de alcool

 

Meu motor é novo. Só tenho que arrumar o cabeçote e trocar a embreagem que está patinando!

 

:banghead

 

 

corsa-1000-16v-curva.gif

 

Se esse gráfico for real, é mais jogo meter um cabeçote 8V aí... :vts

 

Aí o meu carro vai andar que nem a Uíquende do Rafyto???

 

:vtspasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui no DF não são todos os postos de combustíveis que vendem a Podium e a Premium. E se tu ver o preço dessas gasolinas aqui, tu pode até ter um infarto! A gasolina comum e a aditivada em alguns postos está custando R$ 3,48, a Podium e a Premium saltam para R$ 4,05 o litro!

 

Meu motor nessa taxa de compressão original de 10,0:1 não grila. Gira redondinho.

 

mas tu quer andar mais e gastar menos?

 

não to entendo essa conta ai.

 

quanto ao preço, ta bom, aqui premium R$3,80 e podium R$4,18.

 

corsa-1000-16v-curva.gif

 

Se esse gráfico for real, é mais jogo meter um cabeçote 8V aí... :vts

 

porque é melhor botar o pior cabeçote?

 

o 8v perde em tudo... ai ai, klebão preparações...

 

Aí o meu carro vai andar que nem a Uíquende do Rafyto???

 

:vtspasmafaute

 

jamais, vai andar menos ainda. 16v já anda um pouquinho a menos, 8v então... que perde 8cv e quase 1kgfm de torque.

Editado por Rafael_Brasil_123

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas tu quer andar mais e gastar menos?

 

não to entendo essa conta ai.

 

quanto ao preço, ta bom, aqui premium R$3,80 e podium R$4,18.

 

 

 

porque é melhor botar o pior cabeçote?

 

o 8v perde em tudo... ai ai, klebão preparações...

 

 

 

jamais, vai andar menos ainda. 16v já anda um pouquinho a menos, 8v então... que perde 8cv e quase 1kgfm de torque.

 

Mais ou menos isso! Atualmente meu carro está fazendo 16km/l nas condições que estava (embreagem meia vida, precisando fazer um scaneamento no sistema de injeção para averiguar umas anomalias em marcha lenta e outras coisas).

 

Seeeee eu fosse colocar o cabeçote 8v. Eu ia mandar preparar ele, para manter ou ganhar mais cavalos-vapor e torque. tô com o cabeçote 8v que era do meu outro Corsa guardado na casa dos meus pais. Ia mandar rebaixar, polir os dutos de admissão e escape e colocar o comando do Corsa 1.4. Sem contar que a ECU do 16v é diferente do de 8v.

 

Mas eu já saí de um 8v e tava doido pra pegar um 16v, pra mim não tem lógica de tirar o cabeçote original de 16v e colocar um 8v!

 

Meu outro Corsa tinha 60cv a 6000rpm e 8,3kgfm a 3000rpm. Esse atual tem 67cv a 6000rpm e 9,2kgfm a 4000rpm e câmbio ligeiramente mais curto.

 

O meu Wind tinha as marchas super alongadas, pense?!

 

É porque o mocorongo (dono anterior) fez o motor, mas, não trocou o kit de embreagem. Já peguei o carro meio ruim de embreagem! O bicho tem horas que se amarra. Mas quando o bicho estava de boa comigo, deixava qualquer 8v na arrancada pra trás!

 

motores 1.0 16v depois de embalado, deixa qualquer 1.0 8v de mesma potência pra trás.

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém de vocês sabem me dizer pra que serve esta peça elétrica/eletrônica com essas mangueirinhas azuis? No meu outro Corsa não tinha isso! E ele tem um botão que quando fecha o capô, o mesmo topa neste botão.

 

c2ky9.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

porque é melhor botar o pior cabeçote?

 

o 8v perde em tudo... ai ai, klebão preparações...

 

Zoando apenas, porque o Dudu tava reclamando dos custos pra manter esse cabeçote que só traz algum resultado depois dos 4000RPM... A GM montou um motor superquadrado num 1.0 (cagada que a Fiat também fez na ânsia de aproveitar os blocos maiores no 147 e posteriormente no mille), olha esse diabo dessa curva de torque! Consegue ser igualmente ruim no 8 e no 16v...

 

Eu montaria um outro vira e bielas (Dudu, duvido muito que a biela seja a mesma do 1.6, a não ser que seu cabeçote tenha medidas muito diferentes do 8V!) pra chegar pelo menos no 1.4 que postei lá atrás... ficaria bem torcudo, mas perderia em giro, talvez ficando com o mesmo comportamento do 1.8 por conta da R/L.

 

Mas como o motor já foi feito, então o esquema seria melhorar esse torque em baixa pra ver se esse carro pesado resolve andar... Se tem sensor de detonação, talvez um rebaixamento de cabeçote pra subir a taxa um ponto e um remap pra adiantar o ponto em um ou dois graus em todas as faixas já te deixe com um carro mais esperto sem muito grilo.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém de vocês sabem me dizer pra que serve esta peça elétrica/eletrônica com essas mangueirinhas azuis? No meu outro Corsa não tinha isso! E ele tem um botão que quando fecha o capô, o mesmo topa neste botão.

 

c2ky9.jpg

 

Se não me engano são duas peças em uma só... um sensor de abertura do capu e um sensor MAP. Provavelmente fizeram assim pra reduzir o custo do chicote, pois não faz sentido algum ter um MAP com sensor pro capu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Zoando apenas, porque o Dudu tava reclamando dos custos pra manter esse cabeçote que só traz algum resultado depois dos 4000RPM... A GM montou um motor superquadrado num 1.0 (cagada que a Fiat também fez na ânsia de aproveitar os blocos maiores no 147 e posteriormente no mille), olha esse diabo dessa curva de torque! Consegue ser igualmente ruim no 8 e no 16v...

 

Eu montaria um outro vira e bielas (Dudu, duvido muito que a biela seja a mesma do 1.6, a não ser que seu cabeçote tenha medidas muito diferentes do 8V!) pra chegar pelo menos no 1.4 que postei lá atrás... ficaria bem torcudo, mas perderia em giro, talvez ficando com o mesmo comportamento do 1.8 por conta da R/L.

 

Mas como o motor já foi feito, então o esquema seria melhorar esse torque em baixa pra ver se esse carro pesado resolve andar... Se tem sensor de detonação, talvez um rebaixamento de cabeçote pra subir a taxa um ponto e um remap pra adiantar o ponto em um ou dois graus em todas as faixas já te deixe com um carro mais esperto sem muito grilo.

 

Ele é até espertinho se tivesse com uma embreagem 100%. [^][¨]:vts Deixa os 8v pra trás na arrancada e andando normal também. A minha embreagem é de Lua, tem horas que o carro se desenvolvia, tem horas que ficava amarrado e patinando! :banghead

 

Como o cabeçote vai para a retífica, eu queria aproveitar e ver se compensaria fazer essa brincadeira de rebaixar o cabeçote, já que vai está aberto mesmo e vai ser colocado peças novas, quando eu for mandar arrumar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se não me engano são duas peças em uma só... um sensor de abertura do capu e um sensor MAP. Provavelmente fizeram assim pra reduzir o custo do chicote, pois não faz sentido algum ter um MAP com sensor pro capu.

 

MAP, não é! Pois se reparar bem ali acima e do lado do reservatório de espansão, dá para ver o plug verde do sensor MAP.

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

MAP, não é! Pois se reparar bem ali acima e do lado do reservatório de espansão, dá para ver o plug verde do sensor MAP.

 

E pra onde vai aquela mangueira? Coletor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Ele é até espertinho se tivesse com uma embreagem 100%. [^] [¨] :vts Deixa os 8v pra trás na arrancada e andando normal também. A minha embreagem é de Lua, tem horas que o carro se desenvolvia, tem horas que ficava amarrado e patinando! :banghead

 

Como o cabeçote vai para a retífica, eu queria aproveitar e ver se compensaria fazer essa brincadeira de rebaixar o cabeçote, já que vai está aberto mesmo e vai ser colocado peças novas, quando eu for mandar arrumar.

 

Veja se seu carro não tem acionamento hidráulico da embreagem... pode ser ele quem precisa de uma sangria ou revisão.

 

Bom, você vai ter que descobrir quanto precisa tirar pra jogar a taxa em uns 10,5 a 11... depois ainda vai gastar com chip pra fazer a coisa ficar realmente boa (não adianta rebaixar e não aumentar o avanço do ponto!). Deve te dar um pouco mais de força sim, talvez uns 5 cv ou nesta faixa, se ficar tudo bem afinado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...