Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
JoeyT

[SQ] Montando Kit 2 vias DIY

Recommended Posts

E ai pessoal,

 

Gostaria da opniao de voces sore montar um kit 2 vias com marcas diferentes.

 

Altera a assinatura sonica de um modo geral?

 

Como fica o timbre ?

 

 

Alguem te experiencia pratica com isso?

 

 

 

 

Valeu

 

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tô usando o kit Arlen ProCarbon 6" com os tweeters Selenium 1tw1 no meu carro, e o som está, no mínimo, maravilhoso!!

Poderia estar melhor se eu tivesse um crossover com os cortes que eu quero, porém estou usando o que veio no kit da Arlen.

 

Por falar nisso, alguem sabe onde eu encomendo crossover com os cortes que eu quero?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tô usando o kit Arlen ProCarbon 6" com os tweeters Selenium 1tw1 no meu carro, e o som está, no mínimo, maravilhoso!!

Poderia estar melhor se eu tivesse um crossover com os cortes que eu quero, porém estou usando o que veio no kit da Arlen.

 

Por falar nisso, alguem sabe onde eu encomendo crossover com os cortes que eu quero?

a grande peça chave no negocio eh o cross over ,

 

eu tenho 1 par de mid Nar e 1 par de tw 1tw1 .

 

no meu caso o mid e o tw fazem juntos grande parte de medio pois o 1tw1 responde a parti de 2,5k e o mid nar responde bem acima disso,

entaum essas frequencias ficaum bem acentuadas,

 

mais nada que 1 cross naum resolva!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É o que liga, é o que há, é o que comanda... Mas não divulguem não, senão todo mundo monta igual, aí ninguém destaca :P

 

E aí, onde eu encomendo crossovers com cortes que eu quero? :huh:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É o que liga, é o que há, é o que comanda... Mas não divulguem não, senão todo mundo monta igual, aí ninguém destaca :P

 

E aí, onde eu encomendo crossovers com cortes que eu quero? :huh:

Fala em que frequência vc quer os cortes que eu te passo os detalhes da bobina e dos capacitores. Aí você manda enrolar a bobina numa eletrônica perto da sua casa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As dificuldades maiores são casar os cortes, o timbre e o principal que eh a sensibilidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É o que liga, é o que há, é o que comanda... Mas não divulguem não, senão todo mundo monta igual, aí ninguém destaca :P

 

E aí, onde eu encomendo crossovers com cortes que eu quero? :huh:

Será que vc ñ arruma alguma coisa na Alchemy Way?

 

Eu vou fazer os cortes provisóriamente no player, pelo esquema 3-Way.

Um canal p/ kd mid e p/ kd tw, tudo acertado individualmente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É o que liga, é o que há, é o que comanda... Mas não divulguem não, senão todo mundo monta igual, aí ninguém destaca :P

 

E aí, onde eu encomendo crossovers com cortes que eu quero? :huh:

Fala em que frequência vc quer os cortes que eu te passo os detalhes da bobina e dos capacitores. Aí você manda enrolar a bobina numa eletrônica perto da sua casa.

O cross do Pro6 corta assim:

 

O corte do mid-bass: 120 a 5000 Hz

O corte do tweeter: 5000 a 20000 Hz

 

Esse corte pro mid é mto alto... eu queria cortar o mid em 80Hz, em vez de 120; E queria que o tw comecasse a responder em 2500Hz ne... é o triunfo do 1tw1 responder tao baixo assim!

 

Que que vc acha?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom se bem conheço o JoeyT ele quer algo mais refinado digamos um mid Scanpeak com tweeter Vifa!!! hehee. E uns xovers feitos pelo Sakata!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu sou contra misturar marcas diferentes, pois o casamento do médio com o tweeter inclui milhares de variáveis, ressonâncias, SPLs, ressonância de cone, curvas, estudos, medições e mais medições, impedâncias, equalizações de pressão/impedância, etc etc

Se for um bom kit, a engenharia em cima dele pro resultado ser satisfatório é muito grande, são meses de projeto, estudos, medições, protótipos

 

jogar tudo isso fora ao misturar kits diferentes é absurdo!

 

isso, é claro, falando de kits top importados

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É o que liga, é o que há, é o que comanda... Mas não divulguem não, senão todo mundo monta igual, aí ninguém destaca :P

 

E aí, onde eu encomendo crossovers com cortes que eu quero? :huh:

Fala em que frequência vc quer os cortes que eu te passo os detalhes da bobina e dos capacitores. Aí você manda enrolar a bobina numa eletrônica perto da sua casa.

O cross do Pro6 corta assim:

 

O corte do mid-bass: 120 a 5000 Hz

O corte do tweeter: 5000 a 20000 Hz

 

Esse corte pro mid é mto alto... eu queria cortar o mid em 80Hz, em vez de 120; E queria que o tw comecasse a responder em 2500Hz ne... é o triunfo do 1tw1 responder tao baixo assim!

 

Que que vc acha?

Acho q fica bom. Vc quer os cortes em 12 ou 6 db/oitava?

 

Vou calcular as bobinas e capacitores e te digo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hehehehehe! Isso ae Bigbota!! É por ai mesmo que estou querendo. Nesse nível de refinamento.

 

quanto ao crossover para mim nao há problemas em conseguir um que funcione muito bem. A minha dúvida mesmo é quanto ao timbre e demais características sônicas que cada um possa assumir.

 

Meu mid vai tocar entre 50 e 350hz, por isso acredito que nao vá alterar muita coisa em relação à essas características que citei.

 

Tentei achar um mid da mesma marca do full mas nao tem como. Fica muito caro e as respostas não são suficientes.

 

:banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

putzzz no começo qd comecei a montar eu usei um par de tw da soustream da linha exacta de 1"meia CH4 da bravox e premium da bravox, com crossover de 3 vias falcon ,m fico show hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive uma leve impressao do que meu CS eh capaz...

Amei o resultado!!!

E nao achei taooooooooooooooo metalico assim nao o som do tweeter

Achei mais gostoso que o do 1tw1...

sera porque estao direcionados? e os 1tw1 que ouvi nao?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, só por curiosidade, onde tem este kit arlen pro carbon para vender pela net?? Aqui em curitiba, nem pensar, e no resto do Brasil parece enterro de anão, todo mundo sabe que existe mas ninguem viu, he he he

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Hehehehehe! Isso ae Bigbota!! É por ai mesmo que estou querendo. Nesse nível de refinamento.

 

quanto ao crossover para mim nao há problemas em conseguir um que funcione muito bem. A minha dúvida mesmo é quanto ao timbre e demais características sônicas que cada um possa assumir.

 

Meu mid vai tocar entre 50 e 350hz, por isso acredito que nao vá alterar muita coisa em relação à essas características que citei.

 

Tentei achar um mid da mesma marca do full mas nao tem como. Fica muito caro e as respostas não são suficientes.

 

:banghead

O uso de crossovers passivos tende a ser meio problemático, pois os componentes são diretamente dependentes da impedância da carga. Aí sem rede zobel, fica complicado... já q a impedância fica variando muito, tendo picos de, inclusive, mais de 30 ohms em determinadas frequências... aí complica.

 

No seu caso, se vc quiser fazer bonito, parte pra bi-amplificação, e use crossover ativo. As vantagens são muitas: Cortes mais precisos, ganho em SPL, sistema menos sensível a variações de impedância, fácil acerto nos cortes de frequência, possibilidade de atenuar vias sem "apêndices resistivos"...

 

Vc vai usar a dupla midbass + full pelo q entendi. É o que vou usar agora tb. Os fulls vão ficar sozinhos num HPA550 da gradiente, enaquanto os midbass vão ficar num fosgate 4600x, junto com o sub.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tive uma leve impressao do que meu CS eh capaz...

Amei o resultado!!!

E nao achei taooooooooooooooo metalico assim nao o som do tweeter

Achei mais gostoso que o do 1tw1...

sera porque estao direcionados? e os 1tw1 que ouvi nao?

deed, eu uso o CS60 com o 1tw1, achei bem melhor do que o neotech, mas tb vai de gosto, tb da música que se está ouvindo e do volume.

 

JoeyT, me desculpe atravessar o tópico, mas vc ouviu o som do Ri7? O cara usa CSP e deu show no campeonato da autosom, claro que não foi o CSP sozinho, mas fiquei impressionado, um custoXbenefício muuuito interessante, tinha uma galera com kits importados top lá que não guaharam dele não foi?

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

creio q além do casamento da sensibilidade, o biamp seja bem necessario,

 

assim, vc pode usar os cortes ativos, e um filtro de impedancia, entao poderia escolher mais faiclmente os pontos ideais de casamento, pois o ponto de corte e a sensibilidade podem variar até vc achar o equilibrio necessario

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Galera, só por curiosidade, onde tem este kit arlen pro carbon para vender pela net?? Aqui em curitiba, nem pensar, e no resto do Brasil parece enterro de anão, todo mundo sabe que existe mas ninguem viu, he he he

acho que tenho esses carbon pro de 6 po. da arlen se interessar tem mando eles ok

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acho q fica bom. Vc quer os cortes em 12 ou 6 db/oitava?

 

Vou calcular as bobinas e capacitores e te digo.

12dB/oitava! =]

 

Quanto será que custa pra mandar fazer isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, são 2 bobinas por falante... se te cobrarem umas 10 lascas pra fazer cada bobina, vc vai gastar 40 reais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me desculpe pela pergunta, mas o que seria DIY ????

Vejo em vários sites estrangeiros, seria algo do tipo... faça você mesmo ????

 

DIY = Do It Yourself ??????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Neu - isso mesmo

 

Blaupunkt - baixa esse passa alta pro mid do Pro Carbon, rapaiz! 60 Hz já fica mais razoável e o mid aguenta tranquilo, eu que o diga.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...