Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
fcoelhogomes

Como ligar meu Processador?

Recommended Posts

Atualmente o meu som se resume a esses itens abaixo e está ligado dessa forma.

 

Para ligar o amplificador à mesa, eu uso cabos P10/P10, nessas 02 entradas na direita (alto).

 

Uso um cabo RCA/P2, que liga a qualquer dispositivo que tenha entrada P2, que serve como "player" (mais comum é um notebook). O P2 sai da entrada do Fone de ouvido no Niote e vai até esses RCA (Vermelho e Branco da Mesa).

 

Já baixei 03 vídeos com apresentação de um técnico da Harman apresentando o produto, mas não diz nada sobre as conexões.

 

Atualmente tenho somente um amplificador e vou usar os canais independentemente, ou seja, 01 para as altas e outro para o grave.

 

O meu(Nashville 6400) permite configuração de potência, o que é um recurso muito interessante.

 

Peguei um link que tinha a seguinte forma:

 

Como conectar um processador de efeitos a uma mesa de som

 

 

Um processador de efeitos permite que o som geral seja alterado de várias maneiras, como adicionando eco, delay e outros. O processador de efeitos fica conectado à mesa de som através dos conectores de saída e entrada. Esses conectores possibilitam o acréscimo de efeitos ao som e fazem com que ele volte à mesa para o controle da quantidade de som processado e usado na mixagem principal.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

 

 

Instruções

1. Insira um cabo P10 no conector de saída auxiliar da mesa de som.

2. Ligue a outra ponta do mesmo cabo à entrada do processador de efeitos.

3. Insira um segundo cabo P10 na saída do processador de efeitos.

4. Conecte a outra ponta do cabo usado no terceiro passo na entrada auxiliar da mesa de som.

 

Fonte: http://www.ehow.com....sa-como_308119/

 

 

 

Pelo visto tem que ter 02 AUX, mas a minha Mesa, além de 02 Mic(microfone), tem somente entrada Line, que eu acho que dever uma Aux, só que com outro nome.

 

 

 

A minha "bela" mesa, que brevemente irei trocar

 

2f7aba535bf5a96ceaf29e67c736599f.jpg

 

Painel Traseiro do Amplificador:

 

backna2b.jpg

 

Painel traseiro do dBX

 

 

dbx_DriveRack_260_good_quality_low_price_free_shipping.jpg

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uai... nao tem muito seredo mesmo nao, ligue o cabo de audio ate a entrada da mesa de som, depois pegue um cabo que seja p10 de um lado e XRL do outro, basta voce jampiar dois pontos do cabo xlr, nao me lembro bem, achoq ue é o pino 1 e o 3, ai voce liga no processador de audio, e do processador de audio voce faz a ligaçcao xlr-xlr ate o amplificador de potencia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na 02 entradas master da Mesa (p10) eu ligo no Processador (Pinos 1 e 2) XLR Fêmea? Eu sei que o 3 é Mic RTA.

 

Vamos ver se eu entendi. O Jamper então usaria algo como s imagem, para ligar o amplificador (XLR Fêmea) ao Processador (02 XLR Machos):

cabos-xlr-en-audio-profissional-djs-19298-MLB20169284467_092014-Y.jpg

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O processador linka as saídas como vc quiser!

 

Vc pode usar apenas um P10 -> XLR pra entrar no processador, e desse sinal vc separa o sub e a alta. Sem dificuldades!

 

Não faz muito cabo agora, pois pelo visto, em breve vc troca o mixer! Aí pode ser que o próximo já tenha saída XLR!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exatamente o que Bloom diz, não tem segredo. Sobre fazer o link das saídas, o video da Harman do YouTube ensina bem detalhado, depois que você pega o jeito com esse processador não tem erro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha so.. eu usava uma mesa aqui tambem, ai resolvi vende-la e coloquei um aparelho pioneer ligado diretamente no processador de audio.. eu acho que ficou bem melhor, pois muitas das vezes eu ligo o pendrive diretmente no player e nao preciso ligar o notebook, sem falar que eu consigo controlar tudo via controle remoto..

 

vou listar os componetes aqui pra voce ter uma ideia..

 

 

1 Placa de som Behringer UCA-222

1 Media Receiver Pioneer MVH-X568BT

1 Beringer Ultradrive Pro DCX2496

 

1 amplificador ETELJ NITRO 6400 [subgraves]

1 caixa de grave com 4 Subwoofers Questo-Audio QS350A-12DVC

 

1 amplificador VoxStorm 6000 [graves, medios e agudos]

2 caixas LT [woofer snake ESX-310, driver selenium D2500TI-ND + divisor de frequencias 2 VIAS]

 

pra ligar tudo isso, eu precisei de:

 

 

1 cabo rca-xlr stereo 3M [para ligar o player pioneer ao processador de audio]

1 CABO P2-RCA stereo [para ligar a placa de audio usb ao player pioneer]

1 cabo p10-xlr stereo [para ligar o processador de audio ao amplificador Voxstorm]

1 cabo xlr-xlr stereo [para ligar o processador de audio ao amplificador Etelj]

 

 

sobre o jampeamento que eu disse, era na ponta do cabo xlr quando se fazer a converçao de p10 p/ xlr.. como representado no link abaixo:

 

https://www.google.com.br/search?q=cabo+p10+xlr&espv=2&biw=1366&bih=643&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=7K2WVYr-BoanggTGi57gCQ&ved=0CAYQ_AUoAQ#imgrc=cfq2bTxbBG_-oM%3A

Editado por Esley

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda de todos.

 

Resolvi montar um diagrama para melhor entendimento.

 

Fiz uma busca no manual para ter mais algumas dicas. Identifiquei os pontos de cada equipamento para uma conexão segura.

 

Não me senti a vonte para realizar as conexões, embora as explicações tenham sido acessíveis.

 

Eu vou colocar o que eu entendi para saber se está correto:

 

CH1 e CH2 são os OUT, podem ser usados simultanemane. Depende se quiser usar mono ou estéreo. CH1 e CH2, são ligados ao Master da Mesa, ou seja em A e B, caso queira estéreo?

 

O Cross tem saidas de 1 a 6, sendo que eu no momento só terei 02 vias. Então usarei o canais 1 e 2 (altos) e 3 e 4(baixos).

Se eu vou usar 02 para cada via, então tenho de que usar aquele conector XLR Y, que mostrei acima. É isso ou não. No caso esses conectores, saem do processaodor a cada canal do amplificador(independentes), visto que irei usar o mesmo amplificador para as 02 vias. Futuramente terei uma outra mesa e um outro amplificador, não necessariamente nessa ordem de aquisição.

 

Os RCA da mesa, continuaram na mesma coisa que está hoje, ou seja, servem para ligar a mesa por um cabo P2;RCA, para qq player.

 

Pelo visto, li que há várias possibilidade, o mesmo que o Bloom falou, mas eu querendo me familiarizar com processador, afinal não terei suporte, a não ser pela ajuda dos colegas. Estou certo nas observações?

uYL2uP5.jpg?1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vai por mim, voce vai precisar de:

 

1 cabo stereo [p2-p10 ] para ligar o notebook a mesa

2 cabos mono [ p10-xlr macho] para ligar a mesa ao processador

2 cabos [xlr femea - xlr macho ] para ligar o processador de audio ao amplificador.

 

 

so isso, voce nao vai precisar de xlr em Y como voce comentou nao.. e voce tambem nao vai ter o efeito stereo no seu som, pois vai usar uma saida para altas e outra para os subs..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu. Estive esses dias sem net. por isso não comentei antes.

 

Vou seguir o teu conselho Esley.

 

1 cabo stereo [p2-p10 ] para ligar o notebook a mesa

 

É P10/P2 com um conector de cada lado ou um P2 e 2 P10, como é o RCA/P2?

 

Se forem 2 P10, deve ser no Master da mesa, mas se for somente 01 P10, vai ser no Master ou no LINE, o que eu acho que deve ser?

 

2 cabos mono [ p10-xlr macho] para ligar a mesa ao processador

 

Será CH1-Master direito e CH2-Master esquerdo ou vice-versa?

 

2 cabos [xlr femea - xlr macho ] para ligar o processador de audio ao amplificador.

 

Processador 1 ou 2 para as altas, ligando o canal do amplificador que vai ser ligado a faixa de alta

 

Processador 3 ou 4 para as baixas, ligando o outro canal do amplificador que vai ser ligado a faixa de baixos;

 

 

Dessa forma vou poder fazer a configuração do xover independente para cada faixa.

 

 

Obrigado, mais uma vez!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

É P10/P2 com um conector de cada lado ou um P2 e 2 P10, como é o RCA/P2?

 

 

 

é o que tem uma ponta p2 stereo de um lado e duas pontas p10 mono do outro lado..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[-]

 

Baita amplificador esse aí heim?! Uma tomada residencial suporta? [^]

 

E baita processador tb!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[-]

 

Baita amplificador esse aí heim?! Uma tomada residencial suporta? [^]

 

E baita processador tb!

 

Sei que a pergunta não foi pra mim, mas... se for pra uso moderado, até uns 2~3kw, suporta com folga.

 

Pra tirar 100% da potência, só 220v e tomada de alta! (20a)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei que a pergunta não foi pra mim, mas... se for pra uso moderado, até uns 2~3kw, suporta com folga.

 

Pra tirar 100% da potência, só 220v e tomada de alta! (20a)

 

Mas mesmo suportando, acredito q dependendo da instalação elétrica, nos graves mais fortes as luzes da casa devem piscar kkkkk

então em 110v a corrente vai ser tão alta q tem q ligar direto no fio do poste :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aqui em casa por exemplo nao da pra usar o som e o chuveiro ao mesmo tempo... a chave desarma.. rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[-]

 

Baita amplificador esse aí heim?! Uma tomada residencial suporta? [^]

 

E baita processador tb!

 

 

 

Opa!

 

Meu uso é moderado mesmo como o Bloom falou, até porque sem divisão nem tem como aumentar o volume e também pelo fato de que um dos canais uso com 1/4 de potência (01 par de caixas com ESX 310 + SD 375 por enquanto), pois esse amplificador tem esse recurso.

 

Agora com o processador, depois de acertar os detalhes de achar o melhor "esquema" vou poder aumentar um pouco a parte do grave, mas com é residência, ainda assim deve ser moderado e nunca a plena carga.

 

Se algum dia quiser um rendimento maior, mando montar um circuito exclusivo, com cabeamento e tomadas Steck pelo menos e um pequeno conector da pentacustica (simulando um main power) para fazer a distribuição, se houver necessidade:

 

325950_Detalhes.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei outra mesa e agora terei mais recursos e muito qualidade sonora, visto que a mesinha anterior era um quebra galho.

 

Não quiz investir muito, mas acho que consegui algumas coisas com esse modelo. Não era bem o que pensava, mas fiquei datisfeito.

 

Mudará muita coisa em relação aos cabos sugeridos? Acho que vou poder usar XLR fêmea (saindo da mesma) - MAIN OUTPUT / XLR macho(chegando no processador) - CADA UMA DAS CONEXÕES COM A ALAVANQUINHA, para ligar a mesa ao processador e do processador XLR fêmea (saindo do peocessador)/ XLR macho(chegando ao amplificador).

 

O player pode ser de 02 formas:

 

1 - Da mesma RCA Play (RCA/P2) ligando a qualquer player, podendo ser notebook para simplificar

2 - Da mesa, usando um dos canais (XLR/P2)

 

Estou certo em todos os comentários?

 

A opção XLR é sempre a melhor? Nesse caso a opção 2 do player ficará melhor?

 

 

 

 

 

A minha atual

mesa-de-som-soundcraft-sx1202fx-mesa-de-som-analogica-soundcraft-sx-1202fx-.jpg

 

Painel Traseiro do Amplificador:

 

backna2b.jpg

 

Painel traseiro do dBX

 

 

dbx_DriveRack_260_good_quality_low_price_free_shipping.jpg

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei outra mesa e agora terei mais recursos e muito qualidade sonora, visto que a mesinha anterior era um quebra galho.

 

Não quiz investir muito, mas acho que consegui algumas coisas com esse modelo. Não era bem o que pensava, mas fiquei datisfeito.

 

Mudará muita coisa em relação aos cabos sugeridos? Acho que vou poder usar XLR fêmea (saindo da mesma) - MAIN OUTPUT / XLR macho(chegando no processador) - CADA UMA DAS CONEXÕES COM A ALAVANQUINHA, para ligar a mesa ao processador e do processador XLR fêmea (saindo do peocessador)/ XLR macho(chegando ao amplificador).

 

O player pode ser de 02 formas:

 

1 - Da mesma RCA Play (RCA/P2) ligando a qualquer player, podendo ser notebook para simplificar

2 - Da mesa, usando um dos canais (XLR/P2)

 

Estou certo em todos os comentários?

 

A opção XLR é sempre a melhor? Nesse caso a opção 2 do player ficará melhor?

 

 

 

 

 

A minha atual

 

 

Painel Traseiro do Amplificador:

 

 

 

Painel traseiro do dBX

 

 

 

 

Bom, nesse caso, podes usar de duas formas:

 

a) Um canal só pro PA: Sai um XLR femea do mixer, entra macho no processador. Dele saem dois canais, um pro grave outro pra alta. Sem erro nem mistério

 

b) Canais separados no PA: Saem DOIS XLR femea do mixer, um entra em uma entrada, outro na outra do processador. Uma entrada tu linka pras altas e outra pro grave. Dessa forma, só tem "diferença" quando for banda ou coisa parecida: Você pode usar o "L e R" pra dosar o quanto quer de cada instrumento no grave ou na alta!

 

E sim, XLR é sempre melhor. Balanceada, menor chance de ruídos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, nesse caso, podes usar de duas formas:

 

a) Um canal só pro PA: Sai um XLR femea do mixer, entra macho no processador. Dele saem dois canais, um pro grave outro pra alta. Sem erro nem mistério

 

b) Canais separados no PA: Saem DOIS XLR femea do mixer, um entra em uma entrada, outro na outra do processador. Uma entrada tu linka pras altas e outra pro grave. Dessa forma, só tem "diferença" quando for banda ou coisa parecida: Você pode usar o "L e R" pra dosar o quanto quer de cada instrumento no grave ou na alta!

 

E sim, XLR é sempre melhor. Balanceada, menor chance de ruídos!

 

Ok! Valeu mesmo.

 

Acho que ficou mais ou menos igual com o vídeo que eu achei. Inclusive é um Cross da dbX, que quase não tem diferença no painel traseiro, excero pela entrada para Mic (RTA) que no processador tem, mas no Cross não tem.

 

A diferença é que no vídeo existem 02 ampificadores, sendo que o AMP escolhido para o grave, ele só usa 01 canal.

 

O video é desfocado, treme muito e dá até para ficar tonto, sem falar que não é português, mas é válido, rs rs

 

Só achei uma coisa. Aquela ligação do amplificador do grave não ficou cruzada, ou seja, esquerda do amplificador e direita do processador ou seria assim mesmo, porque n outro amplificador ele não cruzou ou não teria problemas?

 

Ahhhh, revendo video, percebi que foi cruzado porque ele fez ligação brigde no amplificador.

 

Quanto ao Balanceamento/Desbalanceamento, vou ver o vídeo agora.

 

Valeu mesmo!!

 

https://www.youtube.com/watch?v=VfgtNp6BkLg

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Fernando, tudo bem?

Parabéns pelos equipamentos!!!

 

No que se refere à ligação do player, li neste blog ( http://dicasdosom.bl...s-ligacoes.html) , que não se deve utilizar em hipótese alguma as entradas para mic, sob o risco de queimá-las.

 

Por precaução, sugiro utilizar as entradas rca's já existentes, utilizando o cabo p2/rca que já possui, ou então utilizar p2/p10 nos canais 09/10 ou 11/12 da mesa de som.

Editado por diegoo_82

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ou RCA -> P10

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando a carona do tópico, e como acabei de adquirir equipamentos profissionais recentemente tb estou com dificuldades em fazer a ligação em meus amplificadores:

 

Minha dificuldade se refere a não existência de entrada xlr em meus amplificadores, como no caso do nosso amigo Fernando, mas sim em cada canal um par de entradas P10.

 

Nesse caso teria que utilizar um cabo XLR macho/P10 para cada canal do processador/amplificador utilizando apenas uma entrada em cada par?

Editado por diegoo_82

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exato! Sai XLR do processador, entra p10 no amp!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exato! Sai XLR do processador, entra p10 no amp!

 

No caso ficarão 02 entradas (vermelhas) P10 sem utilização né isso?

 

 

 

 

Canal A Canal B - INPUT AMPLIFICADOR (P10)

(O O ) ( O O )

Editado por diegoo_82

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...