Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
b_igoor

[Ajuda] Caixa dutada Celta 4p DD1512

Recommended Posts

Olá galera, estou precisando de uma pequena ajuda quanto a medidas da caixa.

 

Possuo um Celta LT 15" 4p e estou montando o som, a minha dúvida é:

 

Vou utilizar um DD 1512 de 12" e 800 wRms sendo empurrado por um Taramps T2000.

Então quero construir uma caixa que não tome todo meu porta malas, pegue apenas o fundo utilizando toda a largura e altura disponivel.

 

Pelo que pesquisei as medidas do porta-malas do celta são:

 

89 cm de largura, 57 cm de profundidade e 80 cm de altura.

 

A minha ideia foi uma caixa trapezoidal nas seguintes medidas:

 

80 cm de largura, 50 cm de altura, topo com profundidade de 15 cm e base com 30 cm, utilizando MDF de 15mm, que iria me render aproximadamente 70 litros internos, não sei em qual frequência pois não sei calcular (Se alguém puder ajudar).

 

Pelas minhas pesquisas a DD recomenda uma caixa de 46 litros para esse sub a uma frequência de 40Hz, teríamos ai uma diferença de 24 litros a mais.

 

 

Quais seriam os prós e os contras de uma caixa nessa medida? Alguém saberia me dizer a frequencial que essa caixa tocaria? Ou alguém teria um projeto melhor para me recomendar?

 

 

Vale ressaltar que eu gosto de música com bastante grave, seguindo a linha do Hip-hop americano.

 

 

Agradeço deste então.

Editado por b_igoor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguindo a caixa 70 Litros, vou postar frequencias e comprimento de dutos para as tais frequências.

 

1 Duto de 4"

x

21cm = 35hz

18cm = 37hz

27cm = 32hz

 

Nessa caso você usa de acordo com seus objetivos, quanto menor a frequência mais o sub excursiona (+ subgrave / - spl).

Mas no caso da caixa estar em 70LT, 35hz ficaria show para não forçar muito o sub tendo em vista que terá um bom subgrave devido a litragem alta.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguindo a caixa 70 Litros, vou postar frequencias e comprimento de dutos para as tais frequências.

 

1 Duto de 4"

x

21cm = 35hz

18cm = 37hz

27cm = 32hz

 

Nessa caso você usa de acordo com seus objetivos, quanto menor a frequência mais o sub excursiona (+ subgrave / - spl).

Mas no caso da caixa estar em 70LT, 35hz ficaria show para não forçar muito o sub tendo em vista que terá um bom subgrave devido a litragem alta.

 

Primeiramente obrigado pela resposta cara.

 

Segundo, essa medida em cm que você citou seria a medida do duto para dentro da caixa correto? Se não poderia me dar uma explicação mais detalhada? Sou um pouco leigo nesse assunto, para não dizer muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse comprimento é do duto total, se ele tiver pra dentro da caixa (perde-se um pouco de litragem) se ele sair mais pra fora da caixa, ganha-se litragem na caixa pois desconta.

Sempre é bom ter pelo menos 5cm (de distância) entre a caixa e o começo do duto, se ele for sair da caixa ou não a sintonia vai manter a mesma.

 

Entendeu?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse comprimento é do duto total, se ele tiver pra dentro da caixa (perde-se um pouco de litragem) se ele sair mais pra fora da caixa, ganha-se litragem na caixa pois desconta.

Sempre é bom ter pelo menos 5cm (de distância) entre a caixa e o começo do duto, se ele for sair da caixa ou não a sintonia vai manter a mesma.

 

Entendeu?

 

 

Entendi, agora fez sentido, obrigado cara, vou dar continuidade nesse projeto então já que ele ficou mais viável agora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2000Wrms para um subwoofer de 800Wrms e com caixa gigante? Cuidado para não torrar esse subwoofer por excesso de potência e excesso de excursão da bobina!

 

Outra coisa é que esse mdf de 15mm é fino para o porte do subwoofer.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2000Wrms para um subwoofer de 800Wrms e com caixa gigante? Cuidado para não torrar esse subwoofer por excesso de potência e excesso de excursão da bobina!

 

Outra coisa é que esse mdf de 15mm é fino para o porte do subwoofer.

 

Obrigado pela dica, mas eu não vou usar nem metade do que o amplificado fornece, disso eu já tenho conhecimento, eu utilizava ele com 2 DD1512 e nunca obtive problemas sabendo a proporção certa.

 

E o MDF eu pensei em fazer com 18 mm, mas não sabia se valeria a pena ou não, caso eu faça com 18mm, das dicas que rapaz me deu anteriormente irão mudar muito? Questão da frequência e tudo mais?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica, mas eu não vou usar nem metade do que o amplificado fornece, disso eu já tenho conhecimento, eu utilizava ele com 2 DD1512 e nunca obtive problemas sabendo a proporção certa.

 

E o MDF eu pensei em fazer com 18 mm, mas não sabia se valeria a pena ou não, caso eu faça com 18mm, das dicas que rapaz me deu anteriormente irão mudar muito? Questão da frequência e tudo mais?

 

 

Até por que nesse caso a litragem da caixa cai para 67 litros aproximadamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem problema ter 67LT, para esse sub de 12" até 50LT é aceitável.

 

Se for 67LT @ 35hz o duto vai precisar de 23cm.

 

Liga com impedância acima que ela envia menos rms, além do mais é taramps e taramps não desce tanto assim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem problema ter 67LT, para esse sub de 12" até 50LT é aceitável.

 

Se for 67LT @ 35hz o duto vai precisar de 23cm.

 

Liga com impedância acima que ela envia menos rms, além do mais é taramps e taramps não desce tanto assim.

 

Se é o Taramps HD, essa linha tá boa! Desce um cadim...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se é o Taramps HD, essa linha tá boa! Desce um cadim...

 

Então, mas ao vivo tu comparou com outros módulos?

As TA eram horríveis, a TA2700 uma vez empurrou 2 UXP como se fosse 2 premium.

 

Aqui o pessoal tem muita HD com woofers: tormento, tornado, eros e tocam até que bem, mas parece que as TA tocavam melhores woofers?

TA toca melhor woofer e menos sub, e a hd um pouco mais sub e não tanto woofer? Tu notou isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem problema ter 67LT, para esse sub de 12" até 50LT é aceitável.

 

Se for 67LT @ 35hz o duto vai precisar de 23cm.

 

Liga com impedância acima que ela envia menos rms, além do mais é taramps e taramps não desce tanto assim.

 

Cara, fui medir o malas do carro agora, e as medidas que eu havia pegado na internet não batem com a realidade, as medidas de verdade são.

 

Altura = 45;

Largura = 100;

Profundidade = 70;

 

Vou ter que reformular a caixa, queria saber qual é o angulo do banco com o assoalho para fechar uma medida mais precisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pode mudar os parâmetros mas tente manter a litragem, faça a caixa em 65LT então já que vai reformular.

Depois que tudo estiver feito se quiser me da um alô que eu te passo a sintonia do duto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pode mudar os parâmetros mas tente manter a litragem, faça a caixa em 65LT então já que vai reformular.

Depois que tudo estiver feito se quiser me da um alô que eu te passo a sintonia do duto.

 

Bom dia!

 

Fiz um calculo novo aqui e deu 67 litros novamente, segue medidas:

 

Altura - 40 cm

Largura - 90 cm

Topo - 15 cm

Base - 35 cm

MDF - 18 mm

 

Total de 67.3021 litros, acho que assim posso usar o duto de 23 cm ainda, correto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim pode usar o de 23cm, ficará em 34.5hz !

Duto de 4" ok.

 

 

Me tira uma dúvida, já pesquisei sobre frequência e vi muita gente falando que 32Hz é uma frequência exclenete, o que difere da 35Hz para 32Hz na linguagem popular?

Os graves ficam mais limpos? Mais alongados?

 

Pra você entender um pouco melhor o meu caso.

 

Meu som não terá nada de corneta e tweeter, é mais ambiente, ele é composto por:

 

1 Kit 2 vias CS1 NAR na traseira e 1 Kit 2 vias CS3 NAR na dianteira empurrados por um t400 da Taramps.

E no caso o sub será o DD empurrado pelo T2000.

 

Qual frequência você diria que seria ideal para meu caso, eu gosto muito da valorização dos graves.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto maior a frequência (mais seco fica, porém terá mais SPL) - e quanto menor a frequência, mais prolonga-se o grave (e menos SPL se tem).

 

Resumidamente: Uma caixa com sintonia de 35hz vs uma de 32hz.

Na de 35hz tocará bem frequência baixa, vibrará bastante e terá um bom SPL, jogando o grave um pouco melhor pra fora do que com a de 32hz.

32hz tocará um pouco melhor baixas, vibrará um pouco mais e terá um SPL legal, mas o som sairá menos pra "fora" e tocará menos aberto do que com a de 35hz.

 

Basicamente não notará "tanta" diferença assim entre 32 e 35hz, o duto é um "ajuste" mas a litragem da caixa também conta nisso, como você terá uma caixa "grande" 67LT para 1 sub de 12, você sintonizar ela em 35hz vai tocar super BEM!...

 

Frequencia mais baixa também excursiona mais o falante, frequencia maior ele excursiona menos e tem pegada mais picuda.

As vezes uma caixa grande com frequência muito baixa, você queima facilmente o falante se não souber usa-lo, então tudo isso tem que ser analisado.

 

Eu no seu lugar manteria os 34.5 / 35hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, mas ao vivo tu comparou com outros módulos?

As TA eram horríveis, a TA2700 uma vez empurrou 2 UXP como se fosse 2 premium.

 

Aqui o pessoal tem muita HD com woofers: tormento, tornado, eros e tocam até que bem, mas parece que as TA tocavam melhores woofers?

TA toca melhor woofer e menos sub, e a hd um pouco mais sub e não tanto woofer? Tu notou isso?

 

Comparei com o famoso RS1200D, com uma diferença que os cara-pretas estavam menos embolões com o HD2700 no Fusca que estava tocando. Os Taramps GS e Platinum tocavam secos. Eu gostei dessa linha HD, mas custa muitas Dilmas esses novos amplificadores da Taramps.

 

Mas isso vai de ajustes de ganho e crossover. UXP tocar sem peso que nem os Bravox Premium, isso deve ser porque o ganho de sinal do amplificador estava muito alto, ou o crossover estava aberto demais.

 

Edit: Eu não sabia que a Taramps tinha a linha DSP também! Huumm, bem interessante essa linha também.

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...