Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Neto_Bass

1° Trio com 18SW3A ou Eros 2.7k

Recommended Posts

Boa noite a todos,

 

Ha muito tempo conheço o fórum e sempre que tenho duvidas com relação aos meus projetos pesquiso aqui. Durante esse período aprendi muitas coisas sobre sobre som automotivo. Esse é meu primeiro tópico, pois praticamente todas as minhas duvidas foram esclarecidas com pesquisas.

 

Tenho um corsa Hatch Joy ano 2006. Até alguns dias atras eu usava 2 Pioneers 310 e uma banda ice 1500 para empurrar. Vendi esses equipamentos e agora estou querendo montar um som misto que toque bem de porta malas fechado e aberto. Durante minhas pesquisas cheguei ao Tornado 1100 e Eros SDS 2.7.

 

O tornado 1100 ja vi tocando de perto e gostei muito do AF. Ele toca muito bem com o porta malas fechado porem aberto ele não manda grave longe. Eu tinha certeza que ia montar o projeto com ele, mas acabei lendo sobre o Eros SDS e vi que ele se destaca por mandar o grave mais longe que o Tornado.

 

A caixa que pretendo usar no SDS é a caixa recomendada pela Eros:

 

heUOYP.jpg

 

No caso do tornado eu usei o programa Bass Box 6 para simular a caixa, porem como tenho pouca experiencia com o programa e simulações gostaria que vcs avaliassem a caixa que simulei.

 

2lOJG4.png

 

QjtG1n.png

 

Informações sobre a caixa do tornado:

 

ALTURA:51

LARGURA:64

PARTE DE BAIXO:54

PARDE DE CIMA: 34

 

DUTO RETAGULAR:

QTDE: 1

LARGURA: 7 CM

ALTURA: 47 CM

PROFUNDIDADE: 27 CM

 

Total 120 Litros Brutos

Medidas externas

 

Ambas as caixas são de 120 litros brutos

Resolvi simular a caixa do tornado pq acho que a caixa de 130 litros que a selenium recomenda não irá tocar tão bem com o porta malas aberto, por isso simulei uma caixa com 120 litros para ver se consigo um rendimento melhor com o porta malas aberto.

 

Duvidas:

 

Com o porta malas fechado o SDS terá um grave bom? Pelo menos parecido com o do Tornado? com as caixas apresentadas qual AF terá um rendimento melhor?

 

Se a diferença com o porta malas fechado for pouca irei de SDS para mandar o grave mais longe. Agora se a diferença com o porta malas fechado for grande e o tornado tocar bem melhor ficarei com o tornado mesmo, pois 80% do tempo usarei o som com o porta malas fechado.

Editado por Neto_Bass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta amigo, eu postei no geral pq não sabia ao certo onde postar, pois o meu projeto envolve um pouco de SPL também (Porta-malas fechado).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta certo, mas a galera daqui manja geralzão mesmo e bem iniciante, la na galera do trio tem doutores nessa questão que você almeja.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2.7 com 120l, vai tocar forte para dentro e para fora, sem falar que tem mais ataque, mas o Tornado tem lá seus méritos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2.7 com 120l, vai tocar forte para dentro e para fora, sem falar que tem mais ataque, mas o Tornado tem lá seus méritos.

Obrigado amigo. Achei o grave do tornado muito bonito, não vai muito longe, mas perto do carro fica legal demais... treme tudo. Uma vez vi um paredão de Eros Hammer e o grave não me agradou, era só pancada, mas dava para ouvir o grave deles de muito longe. Mas analisando o SDS e vendo alguns comentários aqui no fórum pude perceber que ele toca frequências baixas também, porém nunca vi nenhum de perto e não sabia se ele tocava bem para dentro. O eros nessa caixa tocaria bem frequências mais baixas (estilo tornado) ou ainda ficaria mais pancadão?

Editado por Neto_Bass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Hammer é pancadão. É outra proposta. O Tornado tem um grave "gordo". Para uma resposta bem baixa do SDS precisa de uma caixa grande.

 

O Vas dos falantes ajuda a entender o porque da necessidade de caixas menores para o Tornado.

 

Vas 216.96 2.7

Vas - 76,31 Tornado 1100

 

Faça então o projeto Profissional do 2.7 (74.pdf) com sintonia de Fb=44Hz, contra o outro de Fb=50Hz (73.pdf), diferença não tão relavante, frente ao aumento significativo do volume de um projeto contra o outro.

 

 

Um amigo meu me falou que esse projeto da Eros não é legal(gosto dele), mas já vi relatos de gente que usou e gostou.

 

Esse meu amigo gosta de respostas mais baixas.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Hammer é pancadão. É outra proposta. O Tornado tem um grave "gordo". Para uma resposta bem baixa do SDS precisa de uma caixa grande.

 

O Vas dos falantes ajuda a entender o porque da necessidade de caixas menores para o Tornado.

 

Vas 216.96 2.7

Vas - 76,31 Tornado 1100

 

Faça então o projeto Profissional do 2.7 (74.pdf) com sintonia de Fb=44Hz, contra o outro de Fb=50Hz (73.pdf), diferença não tão relavante, frente ao aumento significativo do volume de um projeto contra o outro.

 

 

Um amigo meu me falou que esse projeto da Eros não é legal(gosto dele), mas já vi relatos de gente que usou e gostou.

 

Esse meu amigo gosta de respostas mais baixas.

Então acho que vou ficar com o tornado mesmo pq quero essa grave "gordo". Vc acha que a caixa que simulei para o tornado tocaria bem? ou pensei em usar uma caixa recomendada para o bravox Rave que é 115 litros com 3 dutos de 4" por 20. Qual dessas vc me indica?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A caixa para o tornado 2200, também é muito utilizado para o modelo 5000.

 

Então seriam os projetos discutidos nesse tópico:

 

A 1801(60 l) tem mais pegada e a 1803(80 l), com grave com respostas mais baixas

http://autoforum.com...ornado-18-5000/

Eu tinha visto esse projeto, não sei se uma caixa dessas ficaria legal num corsa hatch e aqui em minha cidade não sei se alguém faria uma caixa dessas no capricho. Acho que uma dutadinha seria a melhor solução mesmo. Obrigado pela ajuda

Editado por Neto_Bass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelos 75 cm só caberia se retirasse o banco traseiro, agora te digo é uma caixa excelente quando bem feita. Alem da estetica possui um redimento bacana. Agora se nao tiver como fazer bem feito é melhor partir pra boa e velha dutada q nao vai fazer feio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

podem me ajudar? também tenho duvida nos tornado 18 e o sds 2.7 18, gosto se som pra fora, sem perder um grave interno, curto rock sertanejo, eletro, hip hop, a duvida é para os sds, para ter um grave gordo como tornado teria que ter caixa grande?

e dois de 18 para um parati daria? e para o futuro se trocar de carro tipo Hatch, vou ter que trocar a caixa, e consigo aproveitar os sds 18 sem perder qualidade? ou melhor ir nos famosos tornados?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro não é qualidade e sim o que deseja, pois com o tornado sempre terá um som mais sub trio e com Eros um som misto ou completo tendo sub trio e grave (conseguindo subir bem na faixa de grave e pegando bem o bumbum das músicas). Ambas as faixas tem sua finalidades e gosto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelos 75 cm só caberia se retirasse o banco traseiro, agora te digo é uma caixa excelente quando bem feita. Alem da estetica possui um redimento bacana. Agora se nao tiver como fazer bem feito é melhor partir pra boa e velha dutada q nao vai fazer feio

Sim realmente o rendimento dessa caixa me parece excelente. Porem o porta malas do corsa é bem pequeno.

podem me ajudar? também tenho duvida nos tornado 18 e o sds 2.7 18, gosto se som pra fora, sem perder um grave interno, curto rock sertanejo, eletro, hip hop, a duvida é para os sds, para ter um grave gordo como tornado teria que ter caixa grande?

e dois de 18 para um parati daria? e para o futuro se trocar de carro tipo Hatch, vou ter que trocar a caixa, e consigo aproveitar os sds 18 sem perder qualidade? ou melhor ir nos famosos tornados?

Sim os eros precisam de caixa grande para ficar com um grave gordo igual ao do tornado. Na parati ficaria top 2 SDS de 18. Agora em carro hatch vc vai ter que diminuir a caixa, com isso vc vai perder o grave gordo, dependendo do carro hatch vc não vai conseguir a litragem necessária para 2x18. Em carro hatch seria melhor 2x15.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro não é qualidade e sim o que deseja, pois com o tornado sempre terá um som mais sub trio e com Eros um som misto ou completo tendo sub trio e grave (conseguindo subir bem na faixa de grave e pegando bem o bumbum das músicas). Ambas as faixas tem sua finalidades e gosto.

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...