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Cleberson Gomes

[DICAS] Turbinando Santana 2001 1.8 Gasolinha

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Olá galera, tudo bem com vocês ?

 

Tenho um Santana 1.8 Mi, 2001/2001, infelizmente meu motor virou biela, ainda não tive a oportunidade de encostar o carro.

 

O carro ainda está em funcionamento, na marcha lenta não raja nada mesmo assim prefiro não usar o carro.

 

Como vou abrir o motor pensei em dar uma encorpada nesse motor.

 

Quero um carro de rua, gostaria de um resultado entre 180cv a 220, o que vier nesse meio termo está ótimo.

 

Vai continuar sendo alimentado gasolina e injeção vai continuar sendo a original só que reprogramada.

 

O quê vocês me indicam para esse projeto?

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Amigo, precisa de bastante ajustes, vc pode sim deixar na gasolina original no estilo que é os Audi A3 turbo que tem 180 cv, faz esse motor, troca os pistões, adiciona forjado do 2.0 assim seu motor será 1.9 e coloca o kit da Fuel Tech de reprogramaçao, bico adicional, e troca dessa sua bomba pela do Gol Gti 2.0 e não esqueça da embreagem de cerâmicas e velas especial e cabos ajuda tb, tem que escolher bem um kit que começa a encher em 3.000 rpm uma das melhores marcas de kit é Master Power no seu caso fica boa uma 42.48 ou se quiser usar até 2kg de pressão 50.70 mas ai passa de 250cv e tem que gastar muito mais.

Edited by everton santos

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Cara tenho um GTI 93 e to turbinando. Se nao quer gastar mais de 5 k so em pecas pra turbo. E melhor deixar original!

 

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Olha cara, se quiser se aventurar ja existe turbo elétrico a venda no ebay.

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Amigo, precisa de bastante ajustes, vc pode sim deixar na gasolina original no estilo que é os Audi A3 turbo que tem 180 cv, faz esse motor, troca os pistões, adiciona forjado do 2.0 assim seu motor será 1.9 e coloca o kit da Fuel Tech de reprogramaçao, bico adicional, e troca dessa sua bomba pela do Gol Gti 2.0 e não esqueça da embreagem de cerâmicas e velas especial e cabos ajuda tb, tem que escolher bem um kit que começa a encher em 3.000 rpm uma das melhores marcas de kit é Master Power no seu caso fica boa uma 42.48 ou se quiser usar até 2kg de pressão 50.70 mas ai passa de 250cv e tem que gastar muito mais.

 

Everton,

 

Obrigado pela ótima resposta, andei olhando vários pistões forjados e da pra ter uma base, a reprogramação do carro seria feita pela Nascar Chips.

 

Sobre o kit andei olhando dois, Beep Turbo e Master Power, meu receio de pegar uma turbina 48/48 é que ela enche muito rápido sendo assim terei arrancada mas não final.

 

 

Cara tenho um GTI 93 e to turbinando. Se nao quer gastar mais de 5 k so em pecas pra turbo. E melhor deixar original!

 

Sosomrio,

 

Parabéns pelo seu carro e pelo seu projeto, entretanto não estimulei quanto estou disposto a pagar e não perguntei o'que é se e para deixar original ou não.

 

Agora todo projeto turbo tem que custa mais que um valor "x" e tem que ser super forte?

 

Por favor, se não tiver alguma dica construtiva não comente, simples assim!

 

 

Olha cara, se quiser se aventurar ja existe turbo elétrico a venda no ebay.

 

Whats_up_bro,

 

Legal, vai la e compra então, pois não foi isso que eu pergutei.

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ok vamos por parte, o motor AP suporta em media 250cv ainda original e o câmbio idem. Pode deixar ele 1.8, assim economiza no combustível ao andar civilizadamente e provavelmente atingirá a potência pretendida com no máximo 1.2Kg no turbo. O meu 1.6 com cabeçote 2.0 e comando 274 ainda meio rico está a 6.8km/L etanol, vc na gasolina deve melhorar isto, mas o cara tem que ser bom no mapa de ponto e ja ter feito isso, pois com alta pressão ainda não vi ninguém arriscar por aqui. Boa sorte.

 

Caso queira uma pegada mais tardia, pode trocar seu comando também, o meu com MP 42/48 enche em 4mil rpm indo forte até os 7 mil. Também optei pelo coletor monofluxo, tudo pra ter uma "patada" mais violenta e com final.

 

Se usar comando de torque, ou original, até uma 50/63 tem pegada rápida. Um que ainda quero testar é o tal comando 027.7 (dos versailes2.0, xr3 2.0)

 

Se eu entendi bem vc irá reprogramar seu chip em um dinamômetro é isso? Só o faça quando tiver todas as peças instaladas ok senão são dois trabalhos.

 

Sobre valores, um Kit Master power 42/48 refrigerado a água está em média R$2000 a 2200, que estaria trabalhando no limite pro AP 1.8. Quanto aos bicos pode mandar os teus pro Dalton que é o mais comentado e conceituado que ja li pela net afora... Se tiver grana vá na embragem multi disco, senão pega de cerâmica mesmo, o chato é que treme um pouco o painel e o peso depende da perna do caboclo rsrs

 

Creio que com 4500 de pra montar tudo por ai, pois na minha cidade mil é so na mão de obra kkk

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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ok vamos por parte, o motor AP suporta em media 250cv ainda original e o câmbio idem. Pode deixar ele 1.8, assim economiza no combustível ao andar civilizadamente e provavelmente atingirá a potência pretendida com no máximo 1.2Kg no turbo. O meu 1.6 com cabeçote 2.0 e comando 274 ainda meio rico está a 6.8km/L etanol, vc na gasolina deve melhorar isto, mas o cara tem que ser bom no mapa de ponto e ja ter feito isso, pois com alta pressão ainda não vi ninguém arriscar por aqui. Boa sorte.

 

Caso queira uma pegada mais tardia, pode trocar seu comando também, o meu com MP 42/48 enche em 4mil rpm indo forte até os 7 mil. Também optei pelo coletor monofluxo, tudo pra ter uma "patada" mais violenta e com final.

 

Se usar comando de torque, ou original, até uma 50/63 tem pegada rápida. Um que ainda quero testar é o tal comando 027.7 (dos versailes2.0, xr3 2.0)

 

Se eu entendi bem vc irá reprogramar seu chip em um dinamômetro é isso? Só o faça quando tiver todas as peças instaladas ok senão são dois trabalhos.

 

Sobre valores, um Kit Master power 42/48 refrigerado a água está em média R$2000 a 2200, que estaria trabalhando no limite pro AP 1.8. Quanto aos bicos pode mandar os teus pro Dalton que é o mais comentado e conceituado que ja li pela net afora... Se tiver grana vá na embragem multi disco, senão pega de cerâmica mesmo, o chato é que treme um pouco o painel e o peso depende da perna do caboclo rsrs

 

Creio que com 4500 de pra montar tudo por ai, pois na minha cidade mil é so na mão de obra kkk

 

 

Miquim,

 

Obrigado pela ótimas informações, atualizando o tópicos vamos lá.

 

Meu motor já está em uma oficina de confiança e ja foi aberto, virabrequim, bloco e cabeçote já estão na retifica.

 

Posso utilizar pistão afp + pinos forjados com biela original ?

 

até 1.2kg aguentaria de boa ?

 

Turbina andei olhando em uma .50 mas vi que sua 42/48 enche à 4mil rpm e isso me interessou bastante.

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No AP o que quebra são as bielas, logo vc montaria só por perfumaria, já foram feitos alguns testes no hotcampinas e pistões originais chegam perto de 400cv se lembro bem, mas a biela se passar de 250cv é risco certo. Se montar forjadinho, pegue biela junto, e câmbio forjado, só que este tipo de motor dura em média 80 mil km segundo o pessoal que montou, devido as folgas como comentei. Mas dá pra abusar a vontade só que sai uns 5 mil a mais rsrs

 

Se montar motor forjado e câmbio, fica com a 50/63. Eu uso cabeçote do 2.0 + comando samcams 274, por isso fica "tarde" o acordar da turbina. Dai vc vê pelo conjunto que quer ter. Mas se ficar no original até a potência que vc comentou não há necessidade de forjar, seu motor não irá quebrar, e se por acaso achar a master power 42/48 com pegada forte de saida, taca comando maior, só que nisso muda o chip novamente e vai $$$.

 

Fique por dentro dos bicos a escolher a vazão ideal, por ex, meu alvo é 200cv, utilizei 8 bicos de Astra flex somando 232LB, isso sem estar usando 100% deles o que não é recomendado (podem travar) e já estão no limite!

 

Por isso te indiquei o tão comentado Dalton, vc fala o que quer e ele retrabalha pra vc sem dieferença de vazão no produto final.

 

Vlw

Edited by Miquim

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