Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Cleberson Gomes

[DICAS] Turbinando Santana 2001 1.8 Gasolinha

Recommended Posts

Olá galera, tudo bem com vocês ?

 

Tenho um Santana 1.8 Mi, 2001/2001, infelizmente meu motor virou biela, ainda não tive a oportunidade de encostar o carro.

 

O carro ainda está em funcionamento, na marcha lenta não raja nada mesmo assim prefiro não usar o carro.

 

Como vou abrir o motor pensei em dar uma encorpada nesse motor.

 

Quero um carro de rua, gostaria de um resultado entre 180cv a 220, o que vier nesse meio termo está ótimo.

 

Vai continuar sendo alimentado gasolina e injeção vai continuar sendo a original só que reprogramada.

 

O quê vocês me indicam para esse projeto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, precisa de bastante ajustes, vc pode sim deixar na gasolina original no estilo que é os Audi A3 turbo que tem 180 cv, faz esse motor, troca os pistões, adiciona forjado do 2.0 assim seu motor será 1.9 e coloca o kit da Fuel Tech de reprogramaçao, bico adicional, e troca dessa sua bomba pela do Gol Gti 2.0 e não esqueça da embreagem de cerâmicas e velas especial e cabos ajuda tb, tem que escolher bem um kit que começa a encher em 3.000 rpm uma das melhores marcas de kit é Master Power no seu caso fica boa uma 42.48 ou se quiser usar até 2kg de pressão 50.70 mas ai passa de 250cv e tem que gastar muito mais.

Editado por everton santos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara tenho um GTI 93 e to turbinando. Se nao quer gastar mais de 5 k so em pecas pra turbo. E melhor deixar original!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, precisa de bastante ajustes, vc pode sim deixar na gasolina original no estilo que é os Audi A3 turbo que tem 180 cv, faz esse motor, troca os pistões, adiciona forjado do 2.0 assim seu motor será 1.9 e coloca o kit da Fuel Tech de reprogramaçao, bico adicional, e troca dessa sua bomba pela do Gol Gti 2.0 e não esqueça da embreagem de cerâmicas e velas especial e cabos ajuda tb, tem que escolher bem um kit que começa a encher em 3.000 rpm uma das melhores marcas de kit é Master Power no seu caso fica boa uma 42.48 ou se quiser usar até 2kg de pressão 50.70 mas ai passa de 250cv e tem que gastar muito mais.

 

Everton,

 

Obrigado pela ótima resposta, andei olhando vários pistões forjados e da pra ter uma base, a reprogramação do carro seria feita pela Nascar Chips.

 

Sobre o kit andei olhando dois, Beep Turbo e Master Power, meu receio de pegar uma turbina 48/48 é que ela enche muito rápido sendo assim terei arrancada mas não final.

 

 

Cara tenho um GTI 93 e to turbinando. Se nao quer gastar mais de 5 k so em pecas pra turbo. E melhor deixar original!

 

Sosomrio,

 

Parabéns pelo seu carro e pelo seu projeto, entretanto não estimulei quanto estou disposto a pagar e não perguntei o'que é se e para deixar original ou não.

 

Agora todo projeto turbo tem que custa mais que um valor "x" e tem que ser super forte?

 

Por favor, se não tiver alguma dica construtiva não comente, simples assim!

 

 

Olha cara, se quiser se aventurar ja existe turbo elétrico a venda no ebay.

 

Whats_up_bro,

 

Legal, vai la e compra então, pois não foi isso que eu pergutei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ok vamos por parte, o motor AP suporta em media 250cv ainda original e o câmbio idem. Pode deixar ele 1.8, assim economiza no combustível ao andar civilizadamente e provavelmente atingirá a potência pretendida com no máximo 1.2Kg no turbo. O meu 1.6 com cabeçote 2.0 e comando 274 ainda meio rico está a 6.8km/L etanol, vc na gasolina deve melhorar isto, mas o cara tem que ser bom no mapa de ponto e ja ter feito isso, pois com alta pressão ainda não vi ninguém arriscar por aqui. Boa sorte.

 

Caso queira uma pegada mais tardia, pode trocar seu comando também, o meu com MP 42/48 enche em 4mil rpm indo forte até os 7 mil. Também optei pelo coletor monofluxo, tudo pra ter uma "patada" mais violenta e com final.

 

Se usar comando de torque, ou original, até uma 50/63 tem pegada rápida. Um que ainda quero testar é o tal comando 027.7 (dos versailes2.0, xr3 2.0)

 

Se eu entendi bem vc irá reprogramar seu chip em um dinamômetro é isso? Só o faça quando tiver todas as peças instaladas ok senão são dois trabalhos.

 

Sobre valores, um Kit Master power 42/48 refrigerado a água está em média R$2000 a 2200, que estaria trabalhando no limite pro AP 1.8. Quanto aos bicos pode mandar os teus pro Dalton que é o mais comentado e conceituado que ja li pela net afora... Se tiver grana vá na embragem multi disco, senão pega de cerâmica mesmo, o chato é que treme um pouco o painel e o peso depende da perna do caboclo rsrs

 

Creio que com 4500 de pra montar tudo por ai, pois na minha cidade mil é so na mão de obra kkk

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ok vamos por parte, o motor AP suporta em media 250cv ainda original e o câmbio idem. Pode deixar ele 1.8, assim economiza no combustível ao andar civilizadamente e provavelmente atingirá a potência pretendida com no máximo 1.2Kg no turbo. O meu 1.6 com cabeçote 2.0 e comando 274 ainda meio rico está a 6.8km/L etanol, vc na gasolina deve melhorar isto, mas o cara tem que ser bom no mapa de ponto e ja ter feito isso, pois com alta pressão ainda não vi ninguém arriscar por aqui. Boa sorte.

 

Caso queira uma pegada mais tardia, pode trocar seu comando também, o meu com MP 42/48 enche em 4mil rpm indo forte até os 7 mil. Também optei pelo coletor monofluxo, tudo pra ter uma "patada" mais violenta e com final.

 

Se usar comando de torque, ou original, até uma 50/63 tem pegada rápida. Um que ainda quero testar é o tal comando 027.7 (dos versailes2.0, xr3 2.0)

 

Se eu entendi bem vc irá reprogramar seu chip em um dinamômetro é isso? Só o faça quando tiver todas as peças instaladas ok senão são dois trabalhos.

 

Sobre valores, um Kit Master power 42/48 refrigerado a água está em média R$2000 a 2200, que estaria trabalhando no limite pro AP 1.8. Quanto aos bicos pode mandar os teus pro Dalton que é o mais comentado e conceituado que ja li pela net afora... Se tiver grana vá na embragem multi disco, senão pega de cerâmica mesmo, o chato é que treme um pouco o painel e o peso depende da perna do caboclo rsrs

 

Creio que com 4500 de pra montar tudo por ai, pois na minha cidade mil é so na mão de obra kkk

 

 

Miquim,

 

Obrigado pela ótimas informações, atualizando o tópicos vamos lá.

 

Meu motor já está em uma oficina de confiança e ja foi aberto, virabrequim, bloco e cabeçote já estão na retifica.

 

Posso utilizar pistão afp + pinos forjados com biela original ?

 

até 1.2kg aguentaria de boa ?

 

Turbina andei olhando em uma .50 mas vi que sua 42/48 enche à 4mil rpm e isso me interessou bastante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No AP o que quebra são as bielas, logo vc montaria só por perfumaria, já foram feitos alguns testes no hotcampinas e pistões originais chegam perto de 400cv se lembro bem, mas a biela se passar de 250cv é risco certo. Se montar forjadinho, pegue biela junto, e câmbio forjado, só que este tipo de motor dura em média 80 mil km segundo o pessoal que montou, devido as folgas como comentei. Mas dá pra abusar a vontade só que sai uns 5 mil a mais rsrs

 

Se montar motor forjado e câmbio, fica com a 50/63. Eu uso cabeçote do 2.0 + comando samcams 274, por isso fica "tarde" o acordar da turbina. Dai vc vê pelo conjunto que quer ter. Mas se ficar no original até a potência que vc comentou não há necessidade de forjar, seu motor não irá quebrar, e se por acaso achar a master power 42/48 com pegada forte de saida, taca comando maior, só que nisso muda o chip novamente e vai $$$.

 

Fique por dentro dos bicos a escolher a vazão ideal, por ex, meu alvo é 200cv, utilizei 8 bicos de Astra flex somando 232LB, isso sem estar usando 100% deles o que não é recomendado (podem travar) e já estão no limite!

 

Por isso te indiquei o tão comentado Dalton, vc fala o que quer e ele retrabalha pra vc sem dieferença de vazão no produto final.

 

Vlw

Editado por Miquim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...