Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Diego_T

Após instalar SD800.4D FM não funciona mais + outras dúvidas

Recommended Posts

Boa noite aos colegas do fórum.

 

Primeira postagem e vamos lá...Pesquisei bastante aqui e Google afora antes de melhorar o som do meu Palinho 2008. O objetivo é som interno, mas que possa fazer um barulho pra animar um churrasco em família / amigos.

 

Como boa parte da população, grana bastante curta, mas me organizei pra fazer isso por etapas. Pois bem, segue a lista dos equipamentos:

  • Já possuia um CD Player Pioneer DEH-1550UB;
  • Já possuia um par de 6x9 Pioneer TS-A6993S no porta-malas (Comprei usado a um ano e pouco, em uma caixinha dutada e vou manter assim);
  • Comprei um Kit 2 vias JBL Selenium 62V2A;
  • Pra empurrar o kit acima, um módulo SounDigital SD800.4D, modelo de 2 Omhs e bridge em 4 Ohms.
  • Bateria 55 Ah;
  • Futuramente pretendo colocar um Sub de 12";
  • Tenho um par de acho que coaxiais 5" da Bravox, instalado próximo ao tampão do porta malas, no local original mesmo, que pedi pra que o instalador isolasse / desligasse no momento da instalação.

  1. Inicialmente havia planejado tocar o kit todo acima (inclusive o futuro sub, 12", bobina simples, 4 Ohms) com o SD800.4D, mas o instalador onde levei disse que não seria possível. Pra ligar o sub eu teria que desligar o Kit 2 Vias ou os 6x9, isso de fato procede?
     
  2. Ok, som instalado e ligado. Vamos testar o som ligando o rádio e sintonizando uma FM e....nada, nada de sintonizar estações de rádio FM (não testei AM, mas penso não ser diferente). Pronto, segundo o instalador esse módulo / marca impede o rádio de sintonizar sinais de rádio FM. Vez ou outra pega alguma muito mal. Procede isso que o instalador disse?
     
  3. Não planejo usar essas funções, mas ao mexer no Fader / Balance pra testar, notei que inverteram algum cabo, pois o som do lado esquerdo sai no kit duas vias (frete) e o som do lado direito sai nos 6x9 que estão dentro do porta-malas. Amanhã planejo passar no instalador pra que arrumem essa parte.

Conto com a ajuda dos colegas entendidos no assunto, para que eu saiba o que falar / questionar ao instalador.

Editado por Diego_T

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na dúvida 1, vc não precisa desligar o kit ou os 6x9 não, faz o seguinte:

 

No par de 6x9 vc liga o polo positivo de um no negativo do outro, irá sobrar um positivo e um negativo, com isso a impedância irá subir para 8Ohms, faça o mesmo com o kit 2 vias, e quando for ligar no modulo, ligue no bridge os 2 positivos e os 2 negativos juntos.

 

Ficará assim:

 

4falantes_4_2.gif

 

Já a questão da radio FM, não sei te responder.

Editado por Lucas Henrique
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É a pior parte desses amplificadores. Ficar sem FM é complicado, não por música, já que só toca lixo repetido, mas pelas rádios de notícias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na dúvida 1, vc não precisa desligar o kit ou os 6x9 não, faz o seguinte:

 

No par de 6x9 vc liga o polo positivo de um no negativo do outro, irá sobrar um positivo e um negativo, com isso a impedância irá subir para 8Ohms, faça o mesmo com o kit 2 vias, e quando for ligar no modulo, ligue no bridge os 2 positivos e os 2 negativos juntos.

 

Ficará assim:

 

4falantes_4_2.gif

 

Já a questão da radio FM, não sei te responder.

 

Certo, com esse esquema de montagem o som ao invés de estéreo passaria a ser mono, correto? Isso devido ao esquema de ligação ou ao modo bridge do amp?

 

A impedância dos falantes ligados em paralelo subiria pra 8 Ohms, mas não seriam alimentados com apenas 2 Ohms, devido a ligação em série feita entre os conjunto do kit 2 vias + o conjunto de 6x9? Ou a ligação em paralelo do kit 2 vias + os 6x9 resultariam em 4 Ohms, casando assim com a impedância da saída do módulo em bridge.

 

É amigo, é a famosa interferência eletromagnética gerada pelos amps digitais.

 

http://www.google.co...tica&gsc.page=1

 

Eita, que coisa. O instalador me recomendou comprar um Taramps, que não teria esse problema, isso procede?

 

É a pior parte desses amplificadores. Ficar sem FM é complicado, não por música, já que só toca lixo repetido, mas pelas rádios de notícias.

 

Quando enjoo das músicas no pen drive, ouço um pouco de rádio, só pra variar um pouco...aí me dei mal nessa. Se bem que 80% do tempo ouço o que tem no pen drive mesmo.

Editado por Diego_T

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje a tarde voltei no local onde fiz a instalação. A pessoa que montou disse que devido ao meu CD Player ter apenas duas saídas RCA não é possível tocar em estéreo no esquema de quatro falantes que citei no início. Disse que pra eu tocar um som estéreo (canal direito e canal esquerdo) eu teria que compara um CD Player com quatro saídas RCA, isso tudo procede?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fui em mais dois locais de instalação de som, em um disseram que é assim mesmo, no outro, disseram que teria que trocar a fiação e refazer o serviço. E agora José?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pelo Up Henrique.

 

Estou seriamente pensando em trocar o player por um com duas saídas RCA (4 conexões).

 

Esse aqui.

Editado por Diego_T

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, pra encerrar, já que não obtive toda ajuda de que precisava (sei que ninguém tem a obrigação de responder, mas enfim, seria legal).

 

Pensei um pouco e ajustei os cabos que ligam o CD Player ao módulo, visto que estou utilizando dois cabos Y.

 

Liguei em paralelo, resultando em 2 Ohms, no canal 1 os falantes de um lado do carro e no canal 2 os falantes do outro lado. Liberando assim os canais 3 e 4 pra um futuro sub 12" em modo bridge.

 

Do modo como ficaram ligados os canais do módulo, tenho o modo estéreo ativo, bem como a regulagem de balanço. Perdi o fader, mas vai ficar assim mesmo por hora.

 

Devo dizer que fiquei satisfeito com o resultado do sonzinho basicão.

 

Grato aos que de um modo ou outro se dispuseram a ajudar. :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...