Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
jeferson3482

AJUDA..Cmos cd4093 nao iinverte sinal.. - Controle no volante 208, p/

Recommended Posts

Show amigo ! :)

 

Esse carro tem aquele disco no volante/coluna ? Onde fazem os contatos ?

 

Fiquei curioso como é nesse caso

 

Parabéns pelo trampo . Curti !

 

Abraço :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show amigo ! :)

 

Esse carro tem aquele disco no volante/coluna ? Onde fazem os contatos ?

 

Fiquei curioso como é nesse caso

 

Parabéns pelo trampo . Curti !

 

Abraço :legal:

 

Tem sim...maiss não vou usá-lo...pq vou ligar direto do player no volante, então passarei o fio pelo volante....

o disco usa quando utiliza uma interface para sistema original.....no meu caso não serve...

 

valewww

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana, legal mesmo !

 

Parabéns amigo...

 

E velo PUG :mac1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem sim...maiss não vou usá-lo...pq vou ligar direto do player no volante, então passarei o fio pelo volante....

o disco usa quando utiliza uma interface para sistema original.....no meu caso não serve...

 

valewww

 

Não vai ficar enrolando os fios quando girar o volante?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vai ficar enrolando os fios quando girar o volante?

 

vai não...pq o volante da apenas 2 voltas pra cada lado e volta sempre p mesmo lugar.....

acho q não vai dar problemas naooo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Não vai ficar enrolando os fios quando girar o volante?

 

São duas voltas, de conseguir deixar uma folga marota acho que não dá problema tão cedo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Potzz....Alguemm ai me ajudee...

Esse CI cd4093 nao ta funcionand....nao esta invertendo o sinal da chave N.F. p N.A...o circuiito p os botoes de rolagem nao funcionamm...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cd4093b.gif

 

Ele é um circuto NAND, ou seja, NÃO E. São duas entradas. Se A e B estão em estado 1, a lógica do Não E será um 0 na saída. Se as duas estiverem em 0, a saída estará em 1.

 

Então você vai ligar os pinos 1 e 2 juntos ao botão que você quer inverter. O outro lado deste botão vai ao +12V (por exemplo). Quando este botão estiver em estado 0 (aberto), no pino 3 você terá o estado 1 (pulso 12V). Quando ele retornar ao estado fechado (1), a saída vai pra 0.

 

SE você não ligar as duas entradas juntas, não vai ter um E pra poder negar. Então não vai ter o que inverter.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi exatamente isso q fiz....

Liguei as duas entradas direto do botao.....e a saida coloquei o resistor pra função q queria...mandando o retorno do sinal p o wired..

nao sei pq nao funciona...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei o ci 7404 que e NOT...pelo q vi funciona parecido, mas tem uma entra e uma saida....vo compra hj e simula numa protoboard pra ve se ta td certo antes d monta td...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma questão rápida: você alimentou o 4093 na mesma alimentação do controle remoto que você está usando para comandar o player, né?

 

Se não, ao menos "juntou" os terras? Verificou se os níveis de tensão são compatíveis?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma questão rápida: você alimentou o 4093 na mesma alimentação do controle remoto que você está usando para comandar o player, né?

 

Se não, ao menos "juntou" os terras? Verificou se os níveis de tensão são compatíveis?

isso...tentei na mesma alimentação....com alimentação separada...n funcionou nãooo...

qual a tensão mínma pra alimentação dele??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

isso...tentei na mesma alimentação....com alimentação separada...n funcionou nãooo...

qual a tensão mínma pra alimentação dele??

 

Acho que 5V.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Potzz....acho q do wire sai 4 e poko...vo medi d novo p confirmar...

Ms se for menor, vou trr q alimentar com outra tensao...blzz..

Mas nao vai infuenciar na tensão de saida??

Pq testei na protoboard o cd4069....que eh inversor....e tbm nao deu nada...

Sei q o TTL 7404 funciona perfeitamente p o q quero...mas nao achei dele ainda aki... esse 4069 seria um equivalente....

Será q nao funciona da mesma forma q o outro? Pq um eh TTL e o outro Cmos....

Nao seiiiiii.....

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelas fotos que vc postou, parece que isso é um rotary encoder, por isso que não funcionou o circuito usando o 4093.

 

Da uma olhada nesse link http://www.allaboutcircuits.com/worksheets/flip-flop-circuits/ e nesse link http://www.piclist.com/images/www/hobby_elec/e_ckt10_3.htm na parte "Up Down detection circuit".

 

Pode ser que esse circuito do segundo link te ajude.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelas fotos que vc postou, parece que isso é um rotary encoder, por isso que não funcionou o circuito usando o 4093.

 

Da uma olhada nesse link http://www.allaboutc...op-circuits/ e nesse link http://www.piclist.c...c/e_ckt10_3.htm na parte "Up Down detection circuit".

 

Pode ser que esse circuito do segundo link te ajude.

opaa...blzzz

então....a questão de inverter o sinal da chave, já consegui com o 7404...porémmm agora tem esse outro detalhe ai..... é realmente um Rotary Encoder....

peocurei algumas coisas, mas não intendi o funcionameto dele....a parte de detecção do sinal....pq aparentemente, ele envia os mesmos sinais ara os dois lados, isso medindo no multímetro...não vi diferença em relação a isso...

Pelo que entendi aí, ele tem uma diferenç em relação a Fase da tensão, e é ai que ele identifica x ou y....

será que só usando o Ci 7474 ele vai identificar X e Y, e ainda inverter o sinal da chave pra N.A.??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu montei esse circuito com o 7474 e funciona. Girando para um dos lados pisca somente um led, porem o outro fica acesso direto, e vice-versa.

 

Talvez colocando o 7404 antes do 7474 funcione da forma como vc precisa, piscando somente o led correspondente ao sentido que vc esta girando e deixando o outro apagado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu montei esse circuito com o 7474 e funciona. Girando para um dos lados pisca somente um led, porem o outro fica acesso direto, e vice-versa.

 

Talvez colocando o 7404 antes do 7474 funcione da forma como vc precisa, piscando somente o led correspondente ao sentido que vc esta girando e deixando o outro apagado.

Ahhh blzz.....vo ve se acho esse C.I por aki...

 

a questao dele ficar aceso direto é por ser NF mesmo...é o que tava acontecendo comigo aki...vai ter q colokar o 7404 mesmo....

 

dá uma luz aí de como vou ligar esse c.i....nos tres polos que tenho do rotary....não consegui entender muito bem quem vai aondee.....se puder fazrr um desenhoo ai...ajuda..kkkk

vlwww

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vlwww ae dExTeR..

 

O outro C.I ta na mão ja...vo ve se consigo fzr alguma coisaa nesse fds....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...