Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
whats_up_bro

Corrosão e Condutividade Elétrica

Recommended Posts

Classificação de materiais mais inertes à corrosão

30maixk.jpg

 

 

Condutividade elétrica dos materiais (quanto menor a resistividade melhor)

dhcq9y.jpg

 

- Em termos de materiais inertes a corrosão o ouro e a prata aparecem como os melhores, mas tenha cuidado de qual marca você vai comprar terminais/acessórios, pois coberturas de zinco podem imitar a coloração do ouro e da prata.

Observação: O estanho da lista é o para aplicações industriais, por exemplo em potes de alimentos como cobertura superficial para evitar corrosão, não o estanho usado na eletrônica.

 

- Pelo gráfico de condutividade elétrica observamos uma grande queda de condutividade conforme o aumento de temperatura do sistema, portanto cuidado.

- Pela tabela (e considerando materiais mais comuns de cabos elétricos) o cobre apresenta uma condutividade elétrica bem melhor do que o alumínio (aproximadamente 1,6 vezes maior), mas cuidado de qual fabricante você compra o cabo, pois ele pode te vender como 99,9% cobre mas na verdade não passa de uma liga de alumínio de coloração dourada.

Observação: Cabos de cobre não possuem 100% de cobre pelo fato de existir impurezas metálicas na sua composição extremamente difíceis de serem dissolvidas.

 

- Sobre a instalação correta de cabos, eu particularmente enrolo a parte cortada do cabo e estanho a sua ponta (para ter certeza que todos os cabos estão conectados evitando algum possível curto) e na hora de apertar em um terminal, amplificador, midbass, etc. aperto o parafuso ou amasso na parte descoberta do cabo mas nunca na parte estanhada.

 

Conclusão: Eu selecionaria cabos de 99,9% de cobre ou ligas de alumínio com uma boa quantidade de cobre, e terminais banhados à prata pois são mais inertes a corrosão e possuem uma boa condutividade elétrica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria que as pessoas postassem opiniões e experiências sobre marcas de cabos/acessórios para o resto do fórum poder aprender junto

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal esse assunto.

 

Um comentário que faço é para aqueles que estanham a ponta dos cabos para ligar nos amplificadores que não usam terminais. Fica muito pior pois a ponta do fio fica rígida e não dá um bom aperto no parafuso e oxida mais rápido que deixar a ponta em cobre nú.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo gráfico dá pra ver que aqui no sul os cabos são melhores condutores que no nordeste e norte

[¨]

 

veja tb que a resistividade do cobre e da prata são muito próximos, só justifica usar cabos com prata quando se quer tirar o suco do suco de um set

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo gráfico dá pra ver que aqui no sul os cabos são melhores condutores que no nordeste e norte

[¨]

 

veja tb que a resistividade do cobre e da prata são muito próximos, só justifica usar cabos com prata quando se quer tirar o suco do suco de um set

 

Principalmente se formos comparar o custo do cabo de cobre com o cabo de prata. Compensa muito mais usar outros recursos para diminuir a perda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, não posto muito por ser novato no ramo automototivo, mas deu minha opinião aqui.

 

É uma bela explicação, mas acho que há algumas divergências.

 

Quanto mais resistividade, melhor. A resistividade em grosso modo seria a dificuldade que o cabo tem para passar os elétrons (conhecido como carga, energia, força e tal). Por exemplo, um cano que passa água, possui um certo diâmetro, se caso você quiser reduzir o diâmetro estará diminuindo a resistividade e atrapalhando o fluxo de água.

 

Tendo um cabo com resistividade menor, a sua temperatura irá aumentar e vai alterar a resistência, e aumentando tensão de corrente no cabo, podendo causar rompimento do cabo ou danos a outros componentes.

 

O cabo de prata chega a ter o dobro de resistência do cobre, mas pra uso de som automotivo é um pouco salgado pra chegar a uma qualidade que o próprio cabo de cobre tem.

 

Não ache como crítica, apenas o meu humilde pitaco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, não posto muito por ser novato no ramo automototivo, mas deu minha opinião aqui.

 

É uma bela explicação, mas acho que há algumas divergências.

 

Quanto mais resistividade, melhor. A resistividade em grosso modo seria a dificuldade que o cabo tem para passar os elétrons (conhecido como carga, energia, força e tal). Por exemplo, um cano que passa água, possui um certo diâmetro, se caso você quiser reduzir o diâmetro estará diminuindo a resistividade e atrapalhando o fluxo de água.

 

Tendo um cabo com resistividade menor, a sua temperatura irá aumentar e vai alterar a resistência, e aumentando tensão de corrente no cabo, podendo causar rompimento do cabo ou danos a outros componentes.

 

O cabo de prata chega a ter o dobro de resistência do cobre, mas pra uso de som automotivo é um pouco salgado pra chegar a uma qualidade que o próprio cabo de cobre tem.

 

Não ache como crítica, apenas o meu humilde pitaco

 

Resistividade e resistência são a mesma coisa. E sim, resistividade é "a dificuldade que o cabo tem de passar elétrons", só que isto não é bom. Pelo contrário. Um cano menor tem uma resistividade à passagem da água MAIOR que um cano maior. Em ambos você pode ter a mesma pressão (tensão elétrica), MAS, quando você demanda determinado fluxo de água (corrente), esta pressão na saída do cano será menor. Ou seja, houve uma queda de pressão (ou de tensão, no caso do fio) entre a entrada e a saída da água no cano.

 

Em circuitos elétricos isto implica em aquecimento.

 

E não, o cabo de prata não tem o dobro da resistência. Prata conduz um pouquinho melhor que cobre. Vale a diferença no preço? Em raríssimos casos, vale. Na quase totalidade, nunca.

Editado por Kleberlpa
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Resistividade e resistência são a mesma coisa. E sim, resistividade é "a dificuldade que o cabo tem de passar elétrons", só que isto não é bom. Pelo contrário. Um cano menor tem uma resistividade à passagem da água MAIOR que um cano maior. Em ambos você pode ter a mesma pressão (tensão elétrica), MAS, quando você demanda determinado fluxo de água (corrente), esta pressão na saída do cano será menor. Ou seja, houve uma queda de pressão (ou de tensão, no caso do fio) entre a entrada e a saída da água no cano.

 

Em circuitos elétricos isto implica em aquecimento.

 

E não, o cabo de prata não tem o dobro da resistência. Prata conduz um pouquinho melhor que cobre. Vale a diferença no preço? Em raríssimos casos, vale. Na quase totalidade, nunca.

Concordo com você Kleber. Clariou ainda mais a opinião que dei

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Zenho confundiu um pouco as coisas....

 

 

Em termos de resistência, ou resistividade, o cobre e a prata tem valores até próximos, a decisão pelas variadas ligas desses metais acaba recaindo sobre outras qualidades e características de cada uma delas, e não exatamente da resistividade....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais adiante vou postar sobre transferência de calor e atuações de ondas eletromagnéticas dos cabos, por enquanto estou um pouco ocupado com o livro de fundamentos de física do Halliday hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Zenho confundiu um pouco as coisas....

 

 

Em termos de resistência, ou resistividade, o cobre e a prata tem valores até próximos, a decisão pelas variadas ligas desses metais acaba recaindo sobre outras qualidades e características de cada uma delas, e não exatamente da resistividade....

Sim, inverti os fatores em resistividade mesmo.

 

Existem outros fatores mesmo para a escolha dos tipos de cabos, como eu disse e o Kleber tbm. A diferença de preço é muito alta para não ter um ganho tão significante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Huum,.. tudo certo entao,... e no fim do andar da carroagem, no que se diz respeito a utilizar estanho na ponta do cabos,.... como vc´s estao?(Kleber,Zenho,Marcelo,Cristiano...) Estao estanhando a ponta dos cabos de bateira? ou no cobre nu? Tanto tempo se passou tanto foi comentado por aqui. E ai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Huum,.. tudo certo entao,... e no fim do andar da carroagem, no que se diz respeito a utilizar estanho na ponta do cabos,.... como vc´s estao?(Kleber,Zenho,Marcelo,Cristiano...) Estao estanhando a ponta dos cabos de bateira? ou no cobre nu? Tanto tempo se passou tanto foi comentado por aqui. E ai

 

No meu serviço, diversas vezes estanhei (e estanharei) cabos, onde a resistência MECÂNICA do terminal era mais importante que condução.... porém em instalações elétricas normatizadas NÃO SE PODE estanhar, assim como em conexões de som de qualidade com terminais bons, e principalmente bom alicate de prensar terminal, não há necessidade alguma, até porque o estanho tem resistividade ALTA, porém boa resistência a oxidação.

Editado por Marcelook

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Bom, não posto muito por ser novato no ramo automototivo, mas deu minha opinião aqui.

 

É uma bela explicação, mas acho que há algumas divergências.

 

Quanto mais resistividade, melhor. A resistividade em grosso modo seria a dificuldade que o cabo tem para passar os elétrons (conhecido como carga, energia, força e tal). Por exemplo, um cano que passa água, possui um certo diâmetro, se caso você quiser reduzir o diâmetro estará diminuindo a resistividade e atrapalhando o fluxo de água.

 

Tendo um cabo com resistividade menor, a sua temperatura irá aumentar e vai alterar a resistência, e aumentando tensão de corrente no cabo, podendo causar rompimento do cabo ou danos a outros componentes.

 

O cabo de prata chega a ter o dobro de resistência do cobre, mas pra uso de som automotivo é um pouco salgado pra chegar a uma qualidade que o próprio cabo de cobre tem.

 

Não ache como crítica, apenas o meu humilde pitaco

 

Já falatam, mas não custa falar novamente.

Primeiro que o que tu fala independente de opinião, não estamos avaliando se o cabo de capa vermelha e mais bonito que o cabo de capa preta. O que está sendo falado aqui é assunto TÉCNICO, depende portanto de qquer coisa menos opinião pra identificar se um cabo é melhor ou pior condutor. A avaliação pode se tornar uma opinião se começarmos a levantar o custo envolvido para cada material de cabo, e o quanto o usuário está disposto a perder em função da queda da qualidade do material, que obviamente trás consigo a queda do preço dele.

Enfim...

 

Resistividade e resistência NÃO SÃO sinônimos.

Resistividade é algo relacionado com as características físicas do MATERIAL, composição, tamanho e formato do grão, pureza e outras coisas, até o tempo de solidificação do metal influência na resistividade dele.

Resistência deriva disso, iterado com a seção e comprimento do CONDUTOR (que é formado por aquele material)

Assim, se consegue alterar o valor da resistência alterando material, seção ou comprimento do condutor.

Basicamente seria isso aqui:

R=(r.L)/A

Onde R=resistência, r=resistividade específica (tabelada para cada material), L=comprimento do condutor, A=seção transversal do condutor

Pela fórmula se percebe que a proporcionaludade entre resistência e resistividade é DIRETA, ou seja, material com maior resistividade terá maior resistência, considerando que comprimento e seção não se alterem. Isso vai ao oposto do que tu disse. Estou te corrigindo, ok?

 

Quanto a temperatura, a coisa complica um pouco...

R=Ro.(1+a(T-To))

R=resistência na temperatura T

Ro=resistência na temperatura To

a=coeficiente de temperatura (e a coisa complica aqui, pois ele varia para cada temperatura de cada material, sendo que nos metais

T=temperatura (NORMALMENTE To incrementado de algum valor, ou seja, maior que To)

T=temperatura "inicial" antes do aquecimento

 

 

Ahhhh cansei de escrever nessa po*** de celular

Tirem suass conclusões

:vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos supor um cabo de cobre, o cobre transfere calor por condução pro plastico que envolve ele, e o plastico transfere calor por convecção pelo ar. Outra hora eu posto formulas e explicações.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Ele deve ter um extintor ABC.

 

Tudo bem que ali ele deve ter um ou 2 volts, mas ainda assim deveria ter mais cuidados... até porque eles fazem algo mais didático.

 

Em tempo, achei que eles fossem testar aquele fuse gigante... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Huum,.. tudo certo entao,... e no fim do andar da carroagem, no que se diz respeito a utilizar estanho na ponta do cabos,.... como vc´s estao?(Kleber,Zenho,Marcelo,Cristiano...e todos) Estao estanhando a ponta dos cabos de bateira? ou no cobre nu? Tanto tempo se passou tanto foi comentado por aqui. E ai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A transferência de calor envolvendo temperatura e feita por outro cálculo

Não sei se o teu post se referiu ao meu tópico, mas eu não eatava sobre transferência de calor, mas sim do aumento da resistência em função do aumento da temperatura

Só pra esclarecer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Ahhhh cansei de escrever nessa po*** de celular

Tirem suass conclusões

:vts

 

Sim, sim, me corrigido e aceito a correção. Quanto menor resistividade (menor dificuldade de passagem) é melhor.

 

O lado bom é que a informação oposta que passei, já se notam que o curso de eletrônica valeu a pena mesmo. Hehe

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Huum,.. tudo certo entao,... e no fim do andar da carroagem, no que se diz respeito a utilizar estanho na ponta do cabos,.... como vc´s estao?(Kleber,Zenho,Marcelo,Cristiano...) Estao estanhando a ponta dos cabos de bateira? ou no cobre nu? Tanto tempo se passou tanto foi comentado por aqui. E ai

Desde quando me escrevi aqui no fórum leio sobre isso, alguns dizem que sim, outros dizem que não.

 

Eu concordo com o Marcelo, tenho Tecnhoise de 21mm com os terminais prensados, e não teve oxicidação. O estanho é mais necessário para emendas de cabos, ao invés de somente enrolar fita isolantes.

Editado por Zênho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muitos MANUAIS de fabricantes de amplificador recomendam sim estanhar as pontas dos cabos, "......deve-se estanhar as pontas dos cabos com solda para conectar ao amplificador..." :legal:. Certamente todos eles tem bastante experiencia com isso. Acho melhor aplicar a solda tbm(estanhar).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...