Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

Alternativas para cabos de força 21mm^2 33mm^2 54mm^2

Recommended Posts

Pessoal

queria deixar um tópico para referência sobre alternativas de cabos de força

 

Diante de vários relatos de cabos que oxidaram totalmente com o tempo ou por contato com ácido da bateria, etc

Vi relatos de cabos utilizados em máquina de solda, cabos residenciais, etc

 

Coloquem suas experiências com essas alternativas de cabos.

Marcas, informação técnica, fotos, etc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Particularmente sempre usei os cabos automotivos 100% cobre (OFC) e nunca tive problemas. Pelo o que eu tô vendo, os relatos de cabos oxidados são cabos de ligas ou de aluminio revestido com cobre. Na dúvida, se for comprar cabo automotivo, sempre procure optar pelos 100% cobre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Prysmian da Pirelli sem duvidas é o melhor na minha opiniao, super flexivel, 100% cobre,nao oxida... só o preço que nao agrada muito rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe um cabo vendido na Ferramenta Gerais, se não me engano é solda flex 50mm, tão flexível quando o Tiaflex de 21mm, eu usava esse.

 

É 100% cobre, não esses troço de alumínio de hoje...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Difícil achar alguma informação sobre cabos usados em maquina de solda

achei esse aqui

 

Digitalizar0005.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu Pompeia de 21mm tá todo oxidado mas ainda funcionando... [^]:banghead:legal:

 

Funcionar funciona, agora se conduz a corrente que deveria conduzir é outro papo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei ontem cabo para máquina solda , 25mm².

 

Vou verificar a marca e posto mais tarde por aqui.

 

PS: Tenho vários pedaços de cabo solda de 16mm² há mais de 8 anos , e não tem sinais de oxidação neles não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uso cabo de solda 50mm² para + e - os filamentos são super finos... fiz 5 anos agora de uso com eles, descasquei a ponta de um fio, chega ta brilhando .. nem sinal de oxidação

 

a proteção pvc deles tambem acho bem segura

 

edit: a marca é corfio

Editado por pollaku

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uso cabo de solda tambem, nao sei a marca depois eu relato aki (soh xeguei na loja de mat.eletrico e pedi qro um cabo de cobre 50mm), é maleavel mas nunca que chega a ser igual a proprio pra som, mas SEMPRE da pra usar de boa....isso nao é desculpa...

passou já por um meriva, Ka, e agora no civic, totalizando 7anos comigo sendo 7m de 50mm , sem oxidaçao se descascar um pouquinho ta brilhando....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca usei cabo de solda, só uso cabo residencial mesmo, desde o meu primeiro carro. Tirando o problema da falta de flexibilidade, de resto tá um xuxu! O do 206 tá há 6 anos em uso, sem oxidação.

 

Pretendo fazer um up de bitola, e aí vou de cabo de máquina de solda mesmo. Os automotivos são pura modinha. Custam caro, tem baixa qualidade... isto quando não são de alumínio...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Prysmian da Pirelli sem duvidas é o melhor na minha opiniao, super flexivel, 100% cobre,nao oxida... só o preço que nao agrada muito rsrs

 

Esse é TOP mesmo viu!

Já usei e aprovei

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Funcionar funciona, agora se conduz a corrente que deveria conduzir é outro papo.

 

Hoje eu tive uma bela surpresa! E pensei até que fosse o Remote do cd-player com apenas um mês de uso... Fucei tudo e nada dos amplificadores darem sinal de vida! Aí fiz um jump entre o positivo e o Remote de um dos amplificadores e vi que o led do amplificador acendia mas ficava oscilando. Aí matei a charada heheh. Quando vou na bateria. O cabo entre o conector da bateria e o porta-fusível estava todo oxidado! Substitui esse pedaço por um pedaço novo e o som voltou ao normal e até mais forte. Mas vou ter que trocar esse cabo de 21mm. :pasmafaute

 

Tô com um de 16mm, mas o pedaço só dá para fazer o positivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vi a marca:

 

Eletrocal Corfio Cabo Solda 25mm²

 

 

Preço por metro R$ 12,00

 

Vou tentar a sorte depois na Tend Tudo e na Leroy pra ver se acha esses tipos de cabos.

 

:legal:

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Utilizo cabos Residenciais 100% cobre de 50mm e 70mm ha 06 anos ja!!!

 

Continuam brilhando como novos!

 

A unica dificuldade é devido a nao ser tao flexivel...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando.

 

Esse item está pendente no Furgão Furacão. Ainda não comprei os cabos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segundo o Nanba, precisamos de cabos q suportem alta amperagem e nem tanto a voltagem, ao contrario dos cabos de solda.

 

Peskisando, achei essa tabela:

 

http://www.forestier.../cabo solda.htm

 

A tabela é válida para a corrente que sai do gerador de solda para o porta eletrodo

 

http://www.forestier... CABO SOLDA.PDF

 

http://eletrodigital...abos/#!lightbox[2097]/1/

 

E essa p o deleite de kem entende do assunto:

 

https://www.google.com.br/search?q=tabela+amperagem+cabo+solda&rlz=1C1CAFB_enBR640BR640&espv=2&biw=1366&bih=667&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=WFhyVaWmFoekNv-HgMAH&ved=0CBwQsAQ

Editado por Rhoxy

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então tenho certeza estar usando um cabo solda adequado , voltado para demanda de corrente e menos de tensão

 

http://www.corfio.co...o_solda_100V_pt

 

 

Páginas 25 e 49 (tabela 21)

 

http://www.corfio.com.br/documentos/catalogo_de_produtos_2015_pt.pdf

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei interessante colocar aki o post do colega JHBauer no post #20 do tópico abaixo:

 

http://autoforum.com.br/topic/115427-cabo-de-forca-residencial-x-automotivo/

 

Olha a confusão...

 

De onde vcs tiraram essa história de q o cabo automotivo passa mais corrente, e q a corrente passa pela superficie do cabo???

 

A corrente só vai passar pela periferia(superficie) do cabo quando se utlizam frequencias coisa de 400hz pra cima, e isso é chamado de efeito skin.

 

Em DC ñ existe efeito skin, então nada de corrente "viajar" pela superficie do cabo, correto!

 

Em 12v e 220(60hz) oq vale é a secção do cabo e nada mais de diferença, existe sim uma diferença na isolação do cabo q é outra coisa.

 

Ai sim o cabo deve ser comprado de acordo com a corrente q se vai passar por ele. É indiferente se vc comprar um cabo de 21mm com 1000 fios ou com 10fios, se ele estiver na normal do inmetro os 2 suportam a mesma corrente, agora tente passar pelo carro o de 10 fios hehehe...

 

Oq existe é umas marcas q fabricam cabos "desbitolados" possuem a mesma expessura externa de cabos aprovados pelo Inmetro mas de fio(cobre) ñ vem nem a metade...

 

Por exemplo: Cabos Pompeia o de 21 se tiver 10mm² é muito.

A Thevear q fabrica antenas tem duas tabelas pra venda de cabos, cabos bitolados e cabos desbitolados. O cabo de 10mm² é mais fino em cobre q um cabo de 4mm² da Tiaflex Pirelli.

 

Em DC cobre é cobre, mais tem muita marca q mente a espessura, abram o olho...

 

Abraço :legal:

 

Josias Bauer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aconpanhando. Os de solda fazem o serviço? Eles são 100% cobre mesmo? Abri um tópico com um problema provavelmente relacionado a isso, não achei nas casas de construção fio nessa bitola de 21mm pra cima... Se valer a pena vou procurar os de solda em outros lugares... Os tiaflex são bons? uso no módulo estereo mais nunca pesquisei a fundo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conversando com o Ricardo Fontana (Ricardinho), multi campeão de SPL, sobre a minha dúvida da instalação

dos cabos de solda de 70mm, ele disse:

"- Põe aí..., uso esse no campeonato".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu não to lembrado da marca, mas meus cabos tem mais de 10 anos (coloquei no vectra, acho que foi em 2003 e depois foram pra estrada) e estão como novos, vou conferir depois e posto aqui.

qto a medida, não tenho certeza, mas acho que to ficando louco ou eles são de 25mm e quase não entram no terminal do sd5k.

no antigo pile drive, tive que tirar uns filamentos pra entrar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei hj os 25mm de construçao, acho que é viaflex que chama, algo assim. To ansioso pra ver o resultado rsrsr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...