Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
luquiinhas

Alterando B.buster 1600gl bridge a 2 Ohms

Recommended Posts

Amigos, estou em dúvida de qual saídas deixar, pretendo sómente alterar o circuito nos canais 3 e 4 para o subwoofer.

 

Pretendo na fonte trocar os 4 mosfets por irf 3205 que cada um dicipa 200w, totalizando a fonte supriria um consumo de até 800w(consumo)

 

E na saída, trocaria os 2sc5198 e 2sa1941 por tip 35c e 36c(visto que no datachet são mais parrudos que os toshibões 5200 e 1943...Sem falar do risco dos falsos)

 

os tips citados aguenta 25Ah em current colletor rms ou pico de 50Ah cada um dicipa 125w teoricamente diciparias até 500w e a fonte sobraria 300w para suprir picos de grave, será que ficaria bom? Aguentaria essas modificações um pouco mais? que simplesmente ligar o sub 2 ohms no módulo em questão estando ele standart? Amigos, alguma dica, sugestão crítica(sei que terá)

Sou um amante da eletrônica e tenho conhecimentos em medições e as ferramentas... mas me falta muito conhecimento, estou sempre aprendendo...

 

Amigos, não estou em busca de maior potência.... apenas quero para utilisar o que tenho, o módulo e o sub....

 

Quero suas opiniões amigos do fórum, obrigado por enquanto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você quer apenas que ele aceite a bridge a 2 ohms, sem ganho de potência?

 

Se for, basta enrolar o transformador da fonte pra reduzir a tensão em 30%. Não precisa mexer em mais nada.

 

PORÉM a potência nos outros canais irá cair também. Ele ficará com a metade da potência em 4 ohms.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você quer apenas que ele aceite a bridge a 2 ohms, sem ganho de potência?

 

Se for, basta enrolar o transformador da fonte pra reduzir a tensão em 30%. Não precisa mexer em mais nada.

 

PORÉM a potência nos outros canais irá cair também. Ele ficará com a metade da potência em 4 ohms.

Boa tarde amigo, mas não seria este o caso, eu no caso teria de redusir algumas voltas no trafo que alimenta os canais 3 e 4? (tem 2 torroides) Seria bem mais fácil... assim é uma excelente dica. (poxa axei que ia ter mais prosa pra chegar em um final :vts Mas no caso eu adoraria que ele almentace um pouquinho dos 275rms da bridge dele, pq meu sub JBL tem 350rms (e parece aguentar 500)

Mas assim, se fosse o caso, de eu fazer isso que falei assima, isso tem cara de que pudesse dar certo Kleberlpa?

Editado por luquiinhas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poderia dar certo? Poderia.

 

Mas isto vai exigir um reforço em trilhas, transformador e drivers que você talvez não vá conseguir fazer.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aqui a galera costuma baixar impedância de P.One e Pyramid 800

é bem facil o método que o pessoal usa!

 

basta abrir a tampa e meter cooler até ocupar toda a parte de baixo do módulo. Com isso ele tá alterado e pronto pra tocar a noite inteira na festa :vts :vts :vts :vts :vts

 

 

Segue uma imagem para tutorial

pyramid-800w-gold-series-original-frete-gratis--20203-MLB20186673526_102014-F.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esses cooler refrigeram a placa e nao o dissipador...nao adianta praticamente nada...dobrar a pot. de um amp e algo tao trabalhoso que nao vale a pena...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poderia dar certo? Poderia.

 

Mas isto vai exigir um reforço em trilhas, transformador e drivers que você talvez não vá conseguir fazer.

 

É Kleber, concordo, mas tenho medo de mecher no toroide pelo fato de serem 2, e só tem um único circuito de controle, e acoplador, por isso tenho medo de que desestabilise e as fontem não oscilem ou não trabalhem direito mesmo pelo fato de diminuir o bobinamento secundário de um dos torroides... Axo então que vou deixar como está mesmo e ligar em 8r, ou trocar o sub. (pensei que seria mais fácil sómente botar componentes mais parrudos (Mas tbm talvez eu faça um teste e bote aqueles tip e reforce trilhas capacitores com maior capacidade na fonte e os mosfet..... Bom mas valeu um ponto pra ti cara, me ajudou muito [-]

Você é o cara que entende.... Eu li esse tópico tbm, axei muito interessante e também nunca vi nada tão explicadinho! Parabéns Kleberpa!! A http://autoforum.com.br/topic/88016-turbinar-amplificador/

 

aqui a galera costuma baixar impedância de P.One e Pyramid 800

é bem facil o método que o pessoal usa!

 

basta abrir a tampa e meter cooler até ocupar toda a parte de baixo do módulo. Com isso ele tá alterado e pronto pra tocar a noite inteira na festa :vts :vts :vts :vts :vts

 

 

Segue uma imagem para tutorial

pyramid-800w-gold-series-original-frete-gratis--20203-MLB20186673526_102014-F.jpg

 

Isso eu não faria, prefiro então alterar o módulo, ou vender este e comprar um mais forte.... Parece aqueles elicópteros :vts

143987.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esta semana estarei recebendo o b.buster, farei o teste a 8Ohms e ver como toca (eu tenho a referencia de um sd400.1 casando impedãncia certinho....

E se eu decidir mudar algo do módulo, vou postar fotos da mão de obra... (ta na ora de eu contribuir um pouco)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tive um b. buster desses vendi faz pouco tempo por 150 reais, comprei um sd400.4 e ai me bateu um arrependimento o sd era bom, mas perdia feio do b. buster. baita modulo esse b buster. dei sorte que consegui trocar o sd de mano em um power one.

o meu esquentava bastante com 2 bridges em 4ohms, pra fazer bridge 2ohms acho que alem das modificações vai precisar de uma refrigeração melhor. ao meu ver aquela tampa em acrílico só atrapalha a dissipação do calor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

poxa, pessoal levou a sério mesmo meu post?????

 

apesar de zoeiro, aqui em goiás eh totalmente normal ver uma pyramid assim tocando 2 pioneer, 6 meia nove, tweeter e tal. Já cansei de ver povo fechando 4 6x9 tudo em paralelo em um canal só.

 

 

Quanto a comparação entre sd400.1, por incrível que pareça, meu home theater tocava mais kkkkkkkkk. Pior módulo q já passou pela minhas mãos. E olha q já tive até uns BAK que é o mais xing ling possível kkkkk.

 

O esquema aí é vc testar no dobro da impedância mesmo, mas pelamor, nao vende ela nao. Dolar subiu demais e pelo valor q vc vender nao vai compensar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

É Kleber, concordo, mas tenho medo de mecher no toroide pelo fato de serem 2, e só tem um único circuito de controle, e acoplador, por isso tenho medo de que desestabilise e as fontem não oscilem ou não trabalhem direito mesmo pelo fato de diminuir o bobinamento secundário de um dos torroides...

 

Mexer no secundário não é problema. O problema é mexer no primário, pois vai alterar a indutância... aí já viu, ou não dá toda a capacidade, ou fica consumindo em excesso, até torrar o trafo ou pipocar os fets.

 

Como você vai reduzir esta tensão, é relativamente simples. Subir a tensão é que vai exigir muitos cuidados extras. MAS não é um trabalho simples de qualquer forma.

 

Dá pra manter a fonte que você já tem e apenas aumentar a potência de saída? Em geral, dá. Não que fique bom, mas dá. Aí tem que aumentar a quantidade de FETs na fonte, e na saída, aumentar a quantidade de transístores. Tem um detalhe aí que se chama SOA, Safe Operating Area. Você pode ter um transístor capaz de entregar 5A e trabalhar em 100V. MAS ele não faz as duas coisas ao mesmo tempo. Há a dissipação máxima e há a SOA, que te diz qual é a margem segura para operar. Bons amplificadores usam conjuntos de transístores capazes de entregar 3 ou 4x a potência da saída com segurança. Muitos usam apenas o dobro. O importante é não ficar abaixo disto, e a razão é simples: Se você tem um amplificador que dê 20V RMS na saída em 4 ohms, vai ter 100W RMS de potência de saída. Digamos que você use uma fonte de +/- 30V pra alimentá-lo. A 1/2VCC (15V) você terá 3,75A na saída, situação em que seus transístores de saída terão que dissipar 56,25W pra entregar apenas 39W na saída. Durante boa parte do tempo, seu amplificador vai ter que dissipar mais potência (em forma de calor) do que a potência entregue na saída. Por isto, TUDO precisa ser superdimensionado.

 

Pensando assim, você precisaria dobrar os transístores de saída e providenciar drivers mais fortes. Se tem um BC, vai ter que apelar pra um BD com dissipador, ao menos.

 

Nem sempre é possível e viável fazer tudo isto. Aí você começa a ver o povo socando ventilador em cima do amp e deixando tudo tocar no limite. Funciona por algum tempo, depois torra.

 

 

Eu li esse tópico tbm, axei muito interessante e também nunca vi nada tão explicadinho! Parabéns Kleberpa!! A http://autoforum.com.br/topic/88016-turbinar-amplificador/

 

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tive um b. buster desses vendi faz pouco tempo por 150 reais, comprei um sd400.4 e ai me bateu um arrependimento o sd era bom, mas perdia feio do b. buster. baita modulo esse b buster. dei sorte que consegui trocar o sd de mano em um power one.

o meu esquentava bastante com 2 bridges em 4ohms, pra fazer bridge 2ohms acho que alem das modificações vai precisar de uma refrigeração melhor. ao meu ver aquela tampa em acrílico só atrapalha a dissipação do calor.

É cara, eu então ia entrar em uma friage.... ja tive esse buster, e o sd 400.1 não sei se da a bridge do buster.... A fama talvez ajude, bom ou deve ser pq eu gosto mais dos gravez de um AB... Ja tive o buster 3600 tbm, adorei o som dele massss fudeu com 2 bateria minha... troquei por isso e peguei esse sd...Deu sorte de encontrar um cara que quiz sair do power one pelo consumo, só pode kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

poxa, pessoal levou a sério mesmo meu post?????

 

apesar de zoeiro, aqui em goiás eh totalmente normal ver uma pyramid assim tocando 2 pioneer, 6 meia nove, tweeter e tal. Já cansei de ver povo fechando 4 6x9 tudo em paralelo em um canal só.

 

 

Quanto a comparação entre sd400.1, por incrível que pareça, meu home theater tocava mais kkkkkkkkk. Pior módulo q já passou pela minhas mãos. E olha q já tive até uns BAK que é o mais xing ling possível kkkkk.

 

O esquema aí é vc testar no dobro da impedância mesmo, mas pelamor, nao vende ela nao. Dolar subiu demais e pelo valor q vc vender nao vai compensar.

É concordo, plenamente... e comprei esse meu a preço de desapego... 250 pila com frete... era o último no ml... vou pegar ele nos correio hj (não aguento a demora pra eles me entregarem kkkk) É eu quero um moduloziin que não faz feio na sonoridade potencia e que não me deixe na mão na bateria.... Meu sd era tudo isso, meeenos quando ele estava desligado (ele chupa mais bateria desligado q quando está tocando...quase isso, talvez seja impressão minha, mas ele consumia quase 1 Ah desligado)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mexer no secundário não é problema. O problema é mexer no primário, pois vai alterar a indutância... aí já viu, ou não dá toda a capacidade, ou fica consumindo em excesso, até torrar o trafo ou pipocar os fets.

 

Como você vai reduzir esta tensão, é relativamente simples. Subir a tensão é que vai exigir muitos cuidados extras. MAS não é um trabalho simples de qualquer forma.

 

Dá pra manter a fonte que você já tem e apenas aumentar a potência de saída? Em geral, dá. Não que fique bom, mas dá. Aí tem que aumentar a quantidade de FETs na fonte, e na saída, aumentar a quantidade de transístores. Tem um detalhe aí que se chama SOA, Safe Operating Area. Você pode ter um transístor capaz de entregar 5A e trabalhar em 100V. MAS ele não faz as duas coisas ao mesmo tempo. Há a dissipação máxima e há a SOA, que te diz qual é a margem segura para operar. Bons amplificadores usam conjuntos de transístores capazes de entregar 3 ou 4x a potência da saída com segurança. Muitos usam apenas o dobro. O importante é não ficar abaixo disto, e a razão é simples: Se você tem um amplificador que dê 20V RMS na saída em 4 ohms, vai ter 100W RMS de potência de saída. Digamos que você use uma fonte de +/- 30V pra alimentá-lo. A 1/2VCC (15V) você terá 3,75A na saída, situação em que seus transístores de saída terão que dissipar 56,25W pra entregar apenas 39W na saída. Durante boa parte do tempo, seu amplificador vai ter que dissipar mais potência (em forma de calor) do que a potência entregue na saída. Por isto, TUDO precisa ser superdimensionado.

 

Pensando assim, você precisaria dobrar os transístores de saída e providenciar drivers mais fortes. Se tem um BC, vai ter que apelar pra um BD com dissipador, ao menos.

 

Nem sempre é possível e viável fazer tudo isto. Aí você começa a ver o povo socando ventilador em cima do amp e deixando tudo tocar no limite. Funciona por algum tempo, depois torra.

 

 

 

 

Valeu!

Beleza Kleber, entendi.... precisaria de muita modificação pra dar certo, coisa que eu não tenho nem conhecimento nem os meios de medir essas funções.... Eu axava que só colocando peças que teóricamente aguentacem mais corrente iria dar certo.... Mas tudo bem, foi tudo explicadinho agora, e sei que esta sua explicação, foi valiosa... Não somente para mim, como também para os outros foristas ou mesmo visitantes... Amigo te agradeço pela ajuda.... E pela dica do torroide, se eu fizer alguma modificação, apenas farei aquela parte que vc me indicou reduzindo a tenção da fonte modificando as espirras do trafo, obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...