Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Alinhei o meu som, se eu soubesse que dava tanta diferença...

Recommended Posts

Os caras querem Flat pra ter um resultado padrão. Não dá pra tocar em cada lugar com uma sonoridade totalmente diferente. Os caras já pedem até uma determinada mesa específica, digital, pra não precisar refazer todas as cenas... vai tudo gravado, só precisa passar o som pra pegar algum detalhe diferente, corrigir e deu.

 

Quando se pega amizade com o técnico da banda, ele ainda dá um 'leque' de mixers a ser escolhido! Aí lá na cidade deles ele já prepara o 'patch' num pen drive e só carrega na hora do show.

 

A cena já vem pronta, ele só faz leves ajustes pra corrigir detalhes!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Baixei o RTA Pro.

Tenho o cd da Questo c/ 4 faixas de Ruido Rosa.

Qual deles uso?

2 faixas tem um som tipo quando a TV ta s/ antena e faz aquele chiado chato pra carai.

 

E só pra confirmar pro leigo aqui: todo ajuste se faz somente c/ o ruído rosa?

 

Vlw!

 

Ps. Meu player tem eq de 7 bandas apenas.

Editado por Power07

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, ruído rosa é um só! É um tipo chiado de TV fora do ar, que pega de 20hz a 20khz. Teoricamente todas as faixas deveriam ser assim. Talvez sejam cada uma em um formato de arquivo (cda, wav, mp3, etc).

 

 

Sim, o ideal é fazer o ajuste com o ruído rosa. Pq, por exemplo: se vc for regular o som com um cd de uma banda cheia de agudos, vai tirar os agudos no eq.. aí quando tu bota outro CD com os agudos normais, o agudo fica apagado!

 

Já regulando com o ruído rosa, o som fica "flat". Aí, se o CD tiver mt agudo, vc tira no eq do player (jamais no processador), idem se tiver faltando!

 

 

EDIT:

 

Com o eq 7 bandas dá pra tentar algo, mas o ideal MESMO pra um alinhamento PERFEITO, é um equalizador paramétrico ou processador! Ou um eq de muitas bandas!

 

Mas isso é relativo! Antigamente tinham sons que, sem NENHUM tipo de processamento, respondiam flat! Lembro que o Bonatti em certa feita montou um falante 5" e um tweeter 1", e a rsposta ficou plana sem NENHUM processamento!

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta!

Então, este Cd da Questo pra testes tem 4 versoes mas tem essa que citou. Vou usa la.

Só pra constar que tenho um som SQ e lendo os comentarios aqui fiquei curioso...

Minha HU é um Sony BT4007.

Rola ajustar igual ao Thiago assim?

 

10614168_808821835892260_7853567950608507728_n.jpg?oh=8eae1fb1625209d510c326971e4b6efa&oe=55E85B6F&__gda__=1446287333_f8b492e81c9ae62618c9cb6b17135b96

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa leitura foi com ruído rosa? Se foi, tá beeem interessante! Qualidade boa da gota!

 

Ela tá com a curva ideal pro ouvido, mas que os "locadores" de som não curtem, por conta das bandas!

 

 

Mas se o som em questão é pra uso pessoal, deixa como tá! Parece estar perfeita a resposta!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na vdd essa leitura foi do Thiago na pag anterior. Então vou segui la como referência.

Acredito q tenha sido c/ ruído rosa.

Vlw!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na vdd essa leitura foi do Thiago na pag anterior. Então vou segui la como referência.

Acredito q tenha sido c/ ruído rosa.

Vlw!

Amigo sim foi ruído rosa , o vídeo foi após essa medição tbm.

Depois poste o resultado pra gente , outra coisa cuidado com o volume ele mascara a leitura devido ao mic do celular não ser essas coisas, sugiro que baixe um decibelímetro, e faça a regulagem a entre 92-94 db, comigo deu certo, ou veja a que volume um vídeo gravado com o seu celular começa a distorcer o áudio , a partir dai está maquiada a leitura, apanhei um dias por causa disso , fica totalmente flat a leitura , ai vc liga o som tá ridículo, rsrs,baixei esse aqui grátis mesmo e deixei em 93 db o volume.

 

11698620_826072627500514_750332849404410834_n.jpg?oh=c2440034f5a60b6c5600fe79e830a6a3&oe=5625FE47

 

Meu norte foram essa duas curvas sugeridas por engenheiros de áudio,e um pouco de gosto pessoal tbm.

 

1517721_800630056711438_8038314989055918213_n.jpg?oh=f8fae57d532bc90f09028c7c4ce35f15&oe=565B8728

Editado por ThiagoD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado!

 

Dicas muito importantes.

 

Qdo chegar num ajuste posto aqui.

 

Vlw pessoal!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo sim foi ruído rosa , o vídeo foi após essa medição tbm.

Depois poste o resultado pra gente , outra coisa cuidado com o volume ele mascara a leitura devido ao mic do celular não ser essas coisas, sugiro que baixe um decibelímetro, e faça a regulagem a entre 92-94 db, comigo deu certo, ou veja a que volume um vídeo gravado com o seu celular começa a distorcer o áudio , a partir dai está maquiada a leitura, apanhei um dias por causa disso , fica totalmente flat a leitura , ai vc liga o som tá ridículo, rsrs,baixei esse aqui grátis mesmo e deixei em 93 db o volume.

 

11698620_826072627500514_750332849404410834_n.jpg?oh=c2440034f5a60b6c5600fe79e830a6a3&oe=5625FE47

 

Meu norte foram essa duas curvas sugeridas por engenheiros de áudio,e um pouco de gosto pessoal tbm.

 

1517721_800630056711438_8038314989055918213_n.jpg?oh=f8fae57d532bc90f09028c7c4ce35f15&oe=565B8728

 

Acho que até 100db é de boas!

 

100db é um som alto, porém, sem incomodar!

 

Digo isso pq o técnico da Fresno usou um iPhone e mediu 100db no meu pa (no final da pista) e alinhou nesse volume!

 

 

 

Quanto à equalização acima, repito: ela é boa pra som SEU! Se for som pra alugar (p.a.), tem que ser flat! Os técnicos são bem fechados quanto à isso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só completando posicionei o cel a 2,5 m do som, as vezes por isso distorção antes do 100, mas assim o bloom é bem mais qualificado que eu no assunto ,to só brincando enquanto ele trabalha com isso,pedi no ali express um mic proprio para medição de rta e android , boya by1 qdo chegar desenterro o topico e digo se mudou algo na leitura ,no mais é isso. Abraço p turma !

 

Conf. Mic quem quiser procurar, no ml R$160, ali exp.$18 doletas.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-669532679-microfone-condensador-de-medico-rta-para-iphone-_JM

 

O Profissional de mini-microfone BOYA BY-A01 E projetado especificamente par o iPad ®, iPhone ® e iPod Touch ®. è hum microfone calibrado Que esteja los Conformidade com a norma IEC61672 Classe 2 sonómetro parágrafo medições de Qualidade de instrumentação. Ele. TEM RESPOSTA de Frequência Muito plana e Omni-direcional Padrão. SEUs Resultados de desempenho excelente los gravação acústica Precisa da Voz, Música e som SEM Distorção. Compacto o Suficiente parágrafo Transportar fácilmente com voce, tornando-o Mais desfrutar de SUA Vida digital!

 

Características

 

 

1) Atende EC61672 Padrão Classe 2 sonómetro.

2) RESPOSTA de frequencia plana. Omni-direcional.

3) Plug and play

4) Compacto:. Mm dia approx.9.0 por 39,0 milímetros de comprimento total.

Editado por ThiagoD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muita gente pensa (eu tbm pensava) que ao colocar o mic em uma posição e deixar o sistema flat vai deixar em todo ambiente o sistema flat

O som so vai ser flat naquele local da medição, as reflexões que as paredes e os objetos fazem com o som saindo das caixas é muito grande

Tenta alinhar um som em uma sala e depois levar o som pra outro lugar..

A curva de resposta vai ser dificilmente a mesma

Mexer no eq é a última coisa que se deve fazer, primeiro é ver a posição das caixas, cortes de acordo com a distância dos centro acústico das vias de alta, ajustar polaridade, delay...

Sim, é muita coisa hahahaha

Me corrijam se eu estiver errado

 

 

Exatamente! Alinhar o sistema significa acertar as fases das caixas acústicas de modo em que no ponto observado o som chegue no tempo correto. Não é "alinhar as barrinhas no EQ".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exatamente! Alinhar o sistema significa acertar as fases das caixas acústicas de modo em que no ponto observado o som chegue no tempo correto. Não é "alinhar as barrinhas no EQ".

Fala ai Murilio, primeiramente parabéns pelo trabalho de vocês focados em produtos honestos e de qualidade ! mas deixando a puxada de saco de lado, tira uma duvida nossa ai, o procedimento está correto e estamos só equivocados em falar alinhamento ? ou esse procedimento de passar pelo RTA e alinhar as barrinhas do EQ mesmo que amador teria outra função ???

Abraço e sucesso !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exatamente! Alinhar o sistema significa acertar as fases das caixas acústicas de modo em que no ponto observado o som chegue no tempo correto. Não é "alinhar as barrinhas no EQ".

 

Justamente! O primeiro passo do alinhamento são as fases e tal.

 

Em seguida, ver com as reflexões do local o que ficou sobrando e faltando!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim , eu mesmo o ultimo lugar que puz mão foi no eq, fui na fases , delays , ganhos, cortes e finalmente no eq pra refinar . não sei se ta correto mas foi assim.

Editado por ThiagoD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pra iphone?

 

Será que vou ter que comprar um só pra esses serviços? uhsahusahsahu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pra iphone?

 

Será que vou ter que comprar um só pra esses serviços? uhsahusahsahu

não não brother , qualquer smart phone. e pq copei e colei do anuncio o titulo kkkkk

 

:vts :vts :vts

Editado por ThiagoD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tirem suas próprias conclusões pois ainda não cheguei a uma conclusão, mas me parece mais estável a leitura , mais suave, além de algumas frequências ficarem mais atenuadas e outras mais em evidência, mas ainda não conclui nada !!!

Desculpa pela qualidade do vídeo fiz na WEB CAM mesmo, hehehe

 

https://www.youtube.com/watch?v=fha8GdA6gzw

 

https://www.youtube.com/watch?v=3bRHE-fYVKQ

 

https://www.youtube.com/watch?v=pcmTv2kP72A

Editado por ThiagoD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguem já usou o aplicativo da jbl será q da pra fazer por ele.estou com outra dúvida pra deixar alinhado tenho q deixar todas as linhas iguais e isso obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A que aplicativo se refere?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que ele esteja falando do jbl tools. Aplicativo bem legal.. Da pra calcular volume de caixas acusticas, sintonia e entre outras funções tem o rta. Só que o rta é bastante limitado.. Poucas bandas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...