Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
InsaNeZ

Decisão Entre Preparaçoes

Recommended Posts

Bom galera, criei este tópico pq eu estou travado entre umas "preparações" que tenho em mente.

Minhas ideias de preparaçao estao assim:

 

Visando potencia, estou entre dois carros:

 

Clio 1.6 16v 2000-2006- Esse aqui me agrada muito o estilo dele ,principalmente o motor, minha unica duvida sobre esse carro é o custo da manutenção dele e o custo das peças. Se eu tiver que concertar algo com urgencia, pretendo nao ter que gastar muito dinheiro. Minhas idéias pra ele, esse ano pelo menos, é dar uma aspirada de leve, colocar filtro, escape, cabeçote retrabalhado e talvez um chip.

Vou colocando peças necessarias em uma preparação turbo como embreagem de ceramica, suspensao, freios e comprar um gerenciador e um bico suplementar, ai dps turbinaria com um kit beep turbo e colocaria uma T3 .42 .48 com 1kg ou 1,2kg.

 

Palio/Weekend 1.6 16v 96-2000- Esse me agrada muito, pois meu pai já teve uma weekend azul 99 e andava pra :banghead . O que me incomoda é a idade do carro, mais nada que me desanime. No caso do palio, eu faria o msmo que faria no clio, uma aspirada de leve pra aumentar uns 40-50cv e dar um torque a mais, e dps iria adaptando o carro pra receber um turbo, sem ter dor de cabeça, ainda com um kit da beep turbo, msma turbina e msma pressao. Minha grande duvida fica quanto a pegar um hatch ou weekend. A preferencia é um carro menor, porém quero um carro que faça uma viagem de 4h tranquilo,cheio e entrando bem nas curvas, acho q nessa a weekend se daria melhor.

 

Visando economia, tbm penso em 2 carros:

 

Uno Mille Fire 1.0 8v 2004-2008- O que me perturba nesse caso é que só acho com direção mecanica, nada que me desanime tbm pois gosto muito do uno, e acho que so iria querer uma direçao hidraulica na hora de estacionar kk No caso do uno, eu ja turbinaria logo de cara com um kit da beep turbo, embreagem de ceramica, suspensao rosca macaulay, bico suplementar e gerenciador, só nao tenho certeza de qual turbina colocar, Me falam muito da T2, que acho que seria ideal, só que ela enche muito rapido. Penso mais em uma T25. E mais pra frente, eu colocaria um motor 1.4 do punto, que conta com 85cv, e retrabalhava o cabeçote.

 

Palio 1.3 16v G2- Esse carro me agrada em tudo, já que o meu atual é uma weekend 1,0 do mesmo modelo kk. O que me incomoda muito é que nao acho nenhum kit turbo que seja compativel com modelos que tenham ar e direçao, ai nao sei como faria pra turbinar e se o gasto seria o msm. Minha ideia é a mesma do uno, turbo basico e logo depois eu abriria o motor pra 1.5 e usaria os pistoes e bielas da strada 1.5 8v, que acredito servir direitinho. Ainda tenho que conversar com um amigo meu que vai preparar os carros junto cmg, pra ver se Esse projeto em especifico daria certo, no caso de abrir o motor pra 1.5.

 

Bom galera, desculpa o incomodo hehe É que eu estou na duvida mesmo, e minha ansiedade é uma coisa maldita kk. Eu busco apenas um carro que fique gostoso de dar umas puxadas na cidade e na estrada, que nao gaste muito e que seja simples. Caso alguem venha falar pra comprar um Ap ou um corsa 1.4 ou sla kk eu ja levei em consideração a opinião de muitos amigos, porém os carros que mais me agradam, tanto na estetica como no conforto, sao esses ai mesmo. Queria a opiniao de vcs em qual seria mais divertido e qual daria menos dor de cabeça no uso do dia-a-dia. Valew :rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A primeira pergunta é: QUANTOS ANOS VOCÊ TEM?

 

Porque pelas perguntas, acho que você não tem carteira ainda...

 

Preparação aspro leve pra ganhar 40cv? Isto não existe. Pra tirar 40cv numa preparação aspro em um AP 2.0 (onde tudo é barato), você precisa fazer BASTANTE coisa e vai morrer em pelo menos 5 mil. Pra fazer mal feito ainda. Em um motor 1.6 16v isto representa quase 40% de ganho de potência... vai morrer em 30 paus e não vai ganhar 40cv.

 

E vai preparar carro com medo de manutenção? Aí não, né?

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A primeira pergunta é: QUANTOS ANOS VOCÊ TEM?

 

Porque pelas perguntas, acho que você não tem carteira ainda...

 

Preparação aspro leve pra ganhar 40cv? Isto não existe. Pra tirar 40cv numa preparação aspro em um AP 2.0 (onde tudo é barato), você precisa fazer BASTANTE coisa e vai morrer em pelo menos 5 mil. Pra fazer mal feito ainda. Em um motor 1.6 16v isto representa quase 40% de ganho de potência... vai morrer em 30 paus e não vai ganhar 40cv.

 

E vai preparar carro com medo de manutenção? Aí não, né?

Pô, é que eu nao entendo muito de preparação aspirada, mais respondendo suas perguntas: Tenho 18, indo pra 19 no mes que vem. e acho que com um cabeçote preparado e uma aspirada de leve,é possivel tirar uns 40cv sim cara.Meu amigo tem um Ka 1.6 8v e acho q original o carro devia ter uns 90cv por ai, ele retrabalhou o cabeçote, colocou escape, filtro e remapeou a central, o carro hoje tem 130cvs, que eu me lembre certinho acho q é 135 cv, por ai. A ideia que falei é no 1.6 retrabalhar o cabeçote e talvez um chip, ambos os carros que disse tem 106cv e 110cv, acho que com as modificaçoes citadas, subiria para uns 140cv sim cara.

E logico que tem que pensar na manutenção, nosso Brasil ta afundando muito pra ficar gastando dinheiro sem pensar kk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pô, é que eu nao entendo muito de preparação aspirada, mais respondendo suas perguntas: Tenho 18, indo pra 19 no mes que vem. e acho que com um cabeçote preparado e uma aspirada de leve,é possivel tirar uns 40cv sim cara.Meu amigo tem um Ka 1.6 8v e acho q original o carro devia ter uns 90cv por ai, ele retrabalhou o cabeçote, colocou escape, filtro e remapeou a central, o carro hoje tem 130cvs, que eu me lembre certinho acho q é 135 cv, por ai. A ideia que falei é no 1.6 retrabalhar o cabeçote e talvez um chip, ambos os carros que disse tem 106cv e 110cv, acho que com as modificaçoes citadas, subiria para uns 140cv sim cara.

E logico que tem que pensar na manutenção, nosso Brasil ta afundando muito pra ficar gastando dinheiro sem pensar kk

 

O remapeamento da injeção já é algo que da bastante CV se bem trabalhada !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O remapeamento da injeção já é algo que da bastante CV se bem trabalhada !

É entao kk eu queria saber quanto que custa fazer um remapeamento da central, pq eu nao tenho nem ideia kk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pô, é que eu nao entendo muito de preparação aspirada, mais respondendo suas perguntas: Tenho 18, indo pra 19 no mes que vem. e acho que com um cabeçote preparado e uma aspirada de leve,é possivel tirar uns 40cv sim cara.Meu amigo tem um Ka 1.6 8v e acho q original o carro devia ter uns 90cv por ai, ele retrabalhou o cabeçote, colocou escape, filtro e remapeou a central, o carro hoje tem 130cvs, que eu me lembre certinho acho q é 135 cv, por ai.

 

Ele ganhou quase 50% só com escape (2,5" inteiro, ou só tirando os abafadores e o catalizador?), chip, filtro cônico e rebaixou cabeçote?

 

Desculpe, mas seu amigo tomou balão do cara. Pra chegar nesta potência ele precisaria de um comando bem mais nervoso, refazer TODA a alimentação (bomba, bicos, dosador), coletor e corpo de borboleta (afinal, o carro agora precisa de muito mais ar), aumento de taxa (o que ele já deve ter feito), e aí, sim, reprogramação e um filtro de ar decente, que atenda o fluxo de ar admitido. E, claro, rodando com álcool, pq com gasolina ele só vai grilar.

 

A coisa não é tão simples. Muito preparador vende receitas milagrosas que só dão o resultado no dinanômetro dele. Se você quer preparar um carro, se prepare para isto.

 

 

A ideia que falei é no 1.6 retrabalhar o cabeçote e talvez um chip, ambos os carros que disse tem 106cv e 110cv, acho que com as modificaçoes citadas, subiria para uns 140cv sim cara.

E logico que tem que pensar na manutenção, nosso Brasil ta afundando muito pra ficar gastando dinheiro sem pensar kk

 

140cv em um motor que tinha 110cv é possível. Não é simples, mas é possível. São apenas 22%.

 

Motor preparado quebra, câmbio de carro turbo quebra BASTANTE, embreagem dura pouco e o consumo vai pras cucuias. Ou seja, você precisa saber o tamanho do buraco que está pisando.

 

Compre seu carro do dia-a-dia. Um carro confortável e confiável. Aí você começa a pensar em preparar, ou o seu ou o segundo carro. Uma dica de quem já passou por esta sua fase.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Ele ganhou quase 50% só com escape (2,5" inteiro, ou só tirando os abafadores e o catalizador?), chip, filtro cônico e rebaixou cabeçote?

 

Desculpe, mas seu amigo tomou balão do cara. Pra chegar nesta potência ele precisaria de um comando bem mais nervoso, refazer TODA a alimentação (bomba, bicos, dosador), coletor e corpo de borboleta (afinal, o carro agora precisa de muito mais ar), aumento de taxa (o que ele já deve ter feito), e aí, sim, reprogramação e um filtro de ar decente, que atenda o fluxo de ar admitido. E, claro, rodando com álcool, pq com gasolina ele só vai grilar.

 

A coisa não é tão simples. Muito preparador vende receitas milagrosas que só dão o resultado no dinanômetro dele. Se você quer preparar um carro, se prepare para isto.

 

 

 

 

140cv em um motor que tinha 110cv é possível. Não é simples, mas é possível. São apenas 22%.

 

Motor preparado quebra, câmbio de carro turbo quebra BASTANTE, embreagem dura pouco e o consumo vai pras cucuias. Ou seja, você precisa saber o tamanho do buraco que está pisando.

 

Compre seu carro do dia-a-dia. Um carro confortável e confiável. Aí você começa a pensar em preparar, ou o seu ou o segundo carro. Uma dica de quem já passou por esta sua fase.

 

Pois é, concordo com o amigo ai...

 

Tbm já passei por esta fase, tive vários carros, e consegui realizar meu sonho do carro turbo, foi uma saveiro quadrada, que consegui quase 350cv, com muita preparação, dinheiro investido e alegria! Mas vou te contar, não há câmbio que aguente, embreagem, nada(a não ser que esteja disposto a gastar qse 4k) num câmbio sapinho).

 

E vou te dizer hein, obter ganho de 50% num aspiradinho leve, num é fácil não rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, a ideia principal do topico era so me falar qual desses ia ficar melhor kk mais blz. Voltando ao assunto, nao tem como ngm ter dado balao nele pq a oficina é do pai dele kk Eles mesmo preparam o carro e no certo nao sei se chego aos 130cv, mais lembro que era bem perto disso sim cara. Pode parecer impossivel pq se vc for pensar na durabilidade e no uso do carro, oq nao vem ao caso pq ele nao usa pra track day e sim para o dia-a-dia, mais é bem possivel. E ja viajamos cerca de 3h 30 ele com o kazinho e eu com a palio locker 1.8 do meu pai e ele andava quase junto ate uns 140; 150. Não deu nenhum problema na estrada e o carro ta la faz 1 ano ja.

Já foi a ideia do uno pcausa da direção msm, e mudei de ideia quanto a turbinar um carro 1.3 16v, penso que se vou ter que fazer a tubulação inteira, acho mais viavel instalar um supercharger e deve ficar mais em conta com um intercooler.

Já no caso do clio e da palio, acho q um turbo iria render bem mais, e seria mais viavel, pois o eaton m24 é meio pequeno pra carro 1.6, ou não ?

Editado por InsaNeZ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, 130cvs no rocam 1.6 sei bem o q eh, e o que deve ser feito, conheço vários nessa faixa de potencia, outra que um ka (que pela potencia que tu disse q tem original, eh uma mono a gasolina, da primeira geração) se ele tivesse 130cvs ele não "quase acompanharia", a palio eh q não iria conseguir acompanhar nem de perto (a menos que vc dirija bem melhor que seu amigo).

 

Quanto as suas opções, amigo, iria no clio sem duvidas, motor que com preparação básica aspro, rende bem demais, muito bem mesmo.

 

Concordo com o kleber e com o will, soh não 100% quanto a parte do rocam comparado com o ap, o ganho vem mais no rocam por ser um motor mais moderno, e ter mais fluxo de cabeçote que muitos 16v, inclusive muito se deve a adm de 42,5mm (maior que do maior ap 2.0 (40mm)) e esc de 36,5mm (ap 2.0 eh 33), comando roletado e oco, entre algumas outras melhorias de comparado diretamente ao ap.

 

Mas bem como o kleber falou, ap 2.0 pra virar 50% tem que ter muita coisa, veja pelo q tive, que virou uns 40% a mais, mesmo sendo investido em cabeçote, comando, coletor, carburador, bobina e taxa.

 

Preste atenção no que o will e o kleber falaram, não tem muito milagre, tem muita preparação milagrosa por aí, em dynos cliente feliz mode on....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje, fui lá falar com o parceiro meu que vai preparar o carro e ele falou que era bem isso mesmo, o Ka do filho dele 1.6 8v tem 127cv.E esses motores eTorq da fiat é um puta canhao, a palio destraciona a primeira e a segunda inteira,e canta bem na terceira. Se bem q o mlk tem um pouco de medo de acelerar com o Ka e eu nao discordo com ele kk

Quanto ao que disse de preparação aspirada ganhar 40-50cv, ja tinha dito que nao tenho muito conhecimento com esse tipo de preparação, mas em um motor 106 cv no caso do palio, é bem possivel tirar 130cv com cabeçote retrabalhado,escape,filtro e remap, acho q ate um pouquinho mais hehe. E corrigindo oq disse antes, só queria saber se era possivel tirar 40cv de uma preparaçao aspirada leve, com os ups citados acima. Agora sei que tem q ter um investimento a mais pra ter esse tipo de ganho.

Mas, voltando a idéia principal, acho o clio uma boa opção, mais nao sei quanto ao custo de peças e etc pro motor dele. Minha preferencia fica nos palios 1.6 e 1.3 16v, mais ainda quero muito andar em um cliozinho desses pra ver qual é a pegada kk Fora q pra vender depois um clio 2000-2003 deve ser uma dor de cabeça e uma perda significativa de dinheiro kk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, sinceramente, acho que vc está muito perdido. Primeiro vc tem que ter em mente quanto tem pra gastar no projeto e quais são suas prioridades.

 

Num motor com 106 cv, vc consegue, sim, elevar a potência pra 130 cv, mas terá que ter um bom investimento em coletor de escape, repensar bem o dimensionamento desse escapamento para que não perca contrapressão (ou seu carro em baixas rotações ficará broxinha, broxinha), maior admissão de ar frio para o motor com um air intake de filtro cônico de duplo fluxo, etc... agora, extrair 40% ou mais com apenas retrabalho de cabeçote, chip, filtro e redimensão do sistema exaustão é utopia. Vc vai conseguir uma melhora entre 15% e 25%, quiçá 30%. Para conseguir mais que isso, terá que investir mais pesado. Entretanto, acho besteira fazer investimento pra se conseguir esse patamar de potência (entre 115 e 160cv). Entenderia se a idéia fosse fazer a potência ficar próxima de 200 cv ou 250 cv (até pq mais que isso num carro tração dianteira é babaquice, vc não consegue transmitir a força pro asfalto de forma satisfatória). Tem tanto carro no mercado que já vem com uma "boa" potência de fábrica, vide Punto 1.8, por exemplo, com 138 cv, Astra e Vectra GT com 140 cv, Jetta TSI 1.4, ou o próprio UP TSI que compensa a baixa potência com pouco peso, que acho besteira investir no que vc está querendo fazer. Compre outro carro com melhor potência, ao invés de comprar um carro barato e gastar mais 5 ou 10 mil em cima. Eu parto do princípio que um carro deve ter equilíbrio. Potência, chassi, suspensão e freios que se adequem a ele. É legal vc comprar um gol bolinha baratinho e fazer ele andar junto com BMW? Claro que é! Mas quando você já possui um carro pro uso diário e vai fazer um projeto pra curtir de vez em quando e nos finais de semana. Agora, embarcar equipamentos que custam o dobro do valor do carro, num chassi (monobloco) modesto, feito pra andar como um 1.0, sendo que não possui um veículo nem pro uso diário? Com o dinheiro gasto, compra-se carros seminovos e usados que entregam o mesmo ou até bem mais que isso, que não te darão tanta dor de cabeça e poderá curtir o carro. A não ser, é claro, que queira se incomodar e ficar mais a pé com o carro na oficina do que andando com ele.

Editado por A. Ricardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...