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Vavah

Coletor CHT Injetado 4 Bicos

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Fala ae galera, estou com o projeto de injetar o meu Gol CHT 1.6, é oque tem e não gostaria de ouvir em mandar trocar e por AP.

 

Mas então, já estou com a FT250, bobina, sensores e alguns componente e estudando alguns coletores onde o pessoal realizou esse

tipo de serviço deixaram desse modo:

 

nYqLHC5.jpg?1

 

EPGEvRe.jpg?2

 

 

Como estou otimizando os dutos do cabeçote (*achei um cht formula), removendo imperfeições na fundição pra melhorar o fluxo, surgiu a dúvida quando ao

coletor do CHT, que mesmo sendo injetado dessa forma mantem a mesma linha de ar admitido. O desenho original dele não favorece

na melhoria do fluxo ao meu ver, pois possui bastante ângulos retos

 

1YRmef2.jpg

 

 

Andei pesquisando acabei vendo esse modelo, parecido com o do AP

 

4oN26AX.jpg

 

iiOD4Y0.jpg

 

 

Acabei achando os dutos longos demais mas acabei lento que tem relação com a quantidade de ar admitido, deixando carregado para

usos em altos giros, mas como a preparação seria para rua não teria necessidade de ser desse tamanho né?

 

Eu vou eliminar a linha de arrefecimento que tem nele pois os bicos serão na saída do duto não exigindo aquecimento, fora que aquece

o ar também.

 

Como eu to exigindo bastante do projeto e reparando em detalhes esse tipo de coletor faria diferença em comparação ao original?

 

Vlww

Até

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Arrefecimento era usado em motores álcool, pra permitir que o álcool vaporizasse melhor. Pode ignorar mesmo.

 

O coletor ali de cima parece bem indicado, mas eu acho mais jogo trabalhar com o que você já tem. CHT não é motor que respire muito, e um pouco de restrição melhora o torque (por isto que muitos motores tem coletor de geometria variável). Apenas soldaria o encaixe dos bicos e montaria a flauta, como no de cima. Os bicos montados BEM na cara das válvulas ajuda muito a economizar e você não depende de um coletor quente pra render bem.

 

A não ser que a adaptação pra você se torne um bicho de 7 cabeças, meta as caras neste coletor do Formula mesmo.

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Tb concordo quanto ao coletor original, mas soh tem um porém quanto ao coletor preto: os dutos longos são justamente para melhor seu torque em baixa, dutos longos = torque em baixa, dutos curtos = torque em alta

 

outra coisa se não vai turbinar, invista em TAXA

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Opa, vlw pela indicação, no meu futuro seria um turbo depois de amaciar ele bem , ja que está todo desmontado e vou trocar o kit para deixar zero. A adaptação é tranquilo de fazer no coletor original, visei o coletor estilo "plenum" devido ao melhoramento do fluxo e ganho de torque e desempenho, quanto a essa diferença de tamanho é interessante pois preciso alcançar o meio termo. Estou dando preferencia a esse coletor especial devido ao serviço especial que estou fazendo no motor e adaptações. No cabeçote estou fazendo Bluprint para melhorar o fluxo de ar, pretendo criar três ângulos nas sedes e valvuals, a própria IE 4 bicos, coletor 4 x 1, juntas de aço, comando do cht formula, equalização do peso de bielas e pistões, um pequeno alivio no volante. Analisando o projeto completo vi no coletor um "atraso" referente a esse melhoramento do conjunto. Mas no final então compensa eu investir nesse tipo?

 

Vlw

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Se vai turbinar eu não vejo razão pra investir em outro coletor.

 

Cuidado com coletor de escape dimensionado pra não perder torque demais, viu?

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Turbinar no caso seria um ano após o termino do projeto, então gostaria de curtir bem o carro, quanto ao coletor, o modelo que vi foi esse

 

puhD64A.jpg

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Estou pesquisando sobre dimensões que posso aplicar no coletor, comprimento do duto e volume do Plenum

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Você pode fazer um duto longo curvo, se tiver espaço. Um duto com maior comprimento favorece o torque em baixa.

 

Sobre o coletor do turbo, não sou conhecedor de motor CHT, mas achei estranho essa de apenas o ar de 2 cilindros moverem a caixa quente. Acho que se você não usar uma turbina pequena, vai ter um turbo lag chato aí...

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Você pode fazer um duto longo curvo, se tiver espaço. Um duto com maior comprimento favorece o torque em baixa.

 

Sobre o coletor do turbo, não sou conhecedor de motor CHT, mas achei estranho essa de apenas o ar de 2 cilindros moverem a caixa quente. Acho que se você não usar uma turbina pequena, vai ter um turbo lag chato aí...

 

Esse coletor é aspro. Aquela flange é pra montar o coletor de admissão, se não me engano. Em alguns motores vai uma chapa entre os dois pra dar uma isolada no calor. Numa preparação, eu usaria aquela fita térmica pra não aquecer o ar admitido.

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Recomendaram tbm o uso das baretas do Mercedez Benz 608, pois são solidas e não ocas como o do cht, aguentando assim um giro maior, mas limitado pela FT.

 

O coletor pro turbo pro cht é diferente, esse acima é para preparação sem ele

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