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ljorgees

AJUDA - Pisca Pisca

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Boa noite galera,

Recentemente instalei o meu set em um instaladô de certa confiança. Por enquanto, o veículo não está transitando muito, o que já dificulta um pouco a recarga da bateria.. Mas vamos lá.

O carro é um novo fox comfortline. Estou usando 2 conversores RCA corzus, fiação quase que toda technoise, de 4awg pra um soundstream px4.320 (voz) e um MBQuart ONX1.1000D (grave). Os subs são 2 JLAudio 12W0v3, que casam em 2ohm (empurrados por 750rms do amp)

O problema é o seguinte: usando a bateria original (44ah) + o alternador original do carro (que não tenho certeza, mas acredito que seja 90ah) com o carro ligado (que é quando uso o som), ele mantém uma média de 14.0/14.1 V, e quando ando pouco e ouço em volume alto, ele fica em 13.6 por ai (exceto nos picos). Mas mesmo assim, e mesmo com o uso de um megacapacitor, nas partes de muito grave, ele distorce a voz, e o as luzes e faróis do carro piscam. Porém se subo o volume com o controle de ganho baixo, a voz já não distorce mais e nem as luzes piscam.

Queria saber qual o possível culpado, e que passo seguir... Particularmente não queria ter que adicionar uma bateria auxiliar, achei que o alternador por si só daria conta junto com a bateria. (Sou leigo, btw).

Ouvi falar também do BIG3, e penso em fazer pelo baixo custo, será que já resolveria o problema?!

Abraços

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Confirmei que o alternador é um valeo de 90a mesmo, 8be0a742d836a5ac196a0546c9779929.jpg

e a fiação original parece de 16mm.. 177feb758d732a0195f21af732d8dc12.jpg

Então não sei se o big 3 traria grandes diferenças.. O que mais pode ser?

Editado por ljorgees

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Mas noticias jovem ...

 

Cabo ruim e disjuntor mais ainda .... [^]

 

Reveja toda instalação eletrica, principalmente nas conexões ...

 

Reveja tambem, regulagem do Cross no ampli x H.U e ganho dos ampli :legal:

 

Usei a fiação que me foi recomendada, 21mm technoise... Sobre o disjuntor já não sei da qualidade/procedência do mesmo.

No caso na HU original o bass está -2b, o mid +1, e o treb +4... No cross dos amps o ganho está abaixo de 50%, bass boost off, subsonic ta em 35 (senão me engano) e o bass eq está em +6db.

Pelo menos foi o que reparei quando dei uma bizoiada chegando em casa ontem.

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Bateria de 44Ah ?

 

Só isso ?

Só isso... Estava pensando em trocar a bateria do cofre, teria problema trocar por uma de 75ah, ou teria risco de derreter a fiação (como dizem por aí)?!

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Só isso... Estava pensando em trocar a bateria do cofre, teria problema trocar por uma de 75ah, ou teria risco de derreter a fiação (como dizem por aí)?!

 

Se couber mete bala !

 

Não tem perigo algum. Aliás é o que está mais deficiente no momento.

 

Cabeamento e disjuntor ruinzinho devem também ser trocados brevemente, mas mesmo assim estão funcionando.

 

A capacidade de sua bateria deu pra ler (ver) na foto que vc postou. 44 Ah.

 

Existe um linha da Heliar , a qual é chamada de Racing, tem garantia dobrada e normalmente tem 5Ah a mais do que o modelo NÃO racing do mesmo tamanho.

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Se couber mete bala !

 

Não tem perigo algum. Aliás é o que está mais deficiente no momento.

 

Cabeamento e disjuntor ruinzinho devem também ser trocados brevemente, mas mesmo assim estão funcionando.

 

A capacidade de sua bateria deu pra ler (ver) na foto que vc postou. 44 Ah.

 

Existe um linha da Heliar , a qual é chamada de Racing, tem garantia dobrada e normalmente tem 5Ah a mais do que o modelo NÃO racing do mesmo tamanho.

Trocando a bateria provavelmente já resolveria o problema das luzes/distorção?

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Revise a instalação antes de investir em Bateria ...

 

Pq as vezes vc coloca mais bateria e o problema continua ... Veja se consegue mais uma bateria extra apenas para teste antes de sair gastando ...

 

só pra vc ter ideia ... Pug da minha esposa tem alternador de 60Ah e Bateria de 45Ah e já enfiei meu T2 lá com 1K6 e nada de pisca pisca 14,2v em BMEClick

 

Isso ai ta com cara de problema na instalação ...

 

Mas cada caso é um caso ...

 

Vou levar de volta no instalador e explicar o problema.

Pedir pra ele revisar a instalação, ver o que dá pra melhorar... E pegar uma bateria pra teste, e ver se o problema é falta de amperagem mesmo.

 

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1 - Ajuste esses ganhos de frequências da HU e o ganho e corte do amplificador... pra teste, zere os ganhos do HU e ajuste os cortes dos amplificadores. A questão do ganho dos amplificadores varia bastante. HU original geralmente é ruim, pra testar deixe o volume do HU em 2/3 do total e ai vá aumentando o ganho dos amplificadores até perceber que o som começou a distorcer, quando perceber isso, volte uns 15% da escala do ganho. SE alguns dos amplificadores tiver led clip isso fica mais fácil.

 

2 - Meça a voltagem na bateria e na entrada do amplificador com o carro ligado e o som tocando, veja qual diferença dará... ai vc vai poder determinar se existem perdas em decorrência da instalação (fios e disjuntor).

 

Eu faria isso antes de qualquer coisa, mas não quer dizer que vá resolver... não trabalho com isso, apenas faço por hobby.

 

Ah, e eu usaria uma bateria auxiliar, mesmo que pequena!

 

Espero ter ajudado :legal:

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Revise a instalação antes de investir em Bateria ...

 

Pq as vezes vc coloca mais bateria e o problema continua ... Veja se consegue mais uma bateria extra apenas para teste antes de sair gastando ...

 

só pra vc ter ideia ... Pug da minha esposa tem alternador de 60Ah e Bateria de 45Ah e já enfiei meu T2 lá com 1K6 e nada de pisca pisca 14,2v em BMEClick

 

Isso ai ta com cara de problema na instalação ...

 

Mas cada caso é um caso ...

 

 

Qual era o refresh rate do voltímetro ???

 

Na maioria dos casos é tão baixo que nem tem tempo de atualizar a leitura nos picos de consumo.

 

Mas como disse........cada caso é um caso, mas de qualquer forma 44 Ah de bateria está muito pouco.

 

Abraço

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1 - Ajuste esses ganhos de frequências da HU e o ganho e corte do amplificador... pra teste, zere os ganhos do HU e ajuste os cortes dos amplificadores. A questão do ganho dos amplificadores varia bastante. HU original geralmente é ruim, pra testar deixe o volume do HU em 2/3 do total e ai vá aumentando o ganho dos amplificadores até perceber que o som começou a distorcer, quando perceber isso, volte uns 15% da escala do ganho. SE alguns dos amplificadores tiver led clip isso fica mais fácil.

 

2 - Meça a voltagem na bateria e na entrada do amplificador com o carro ligado e o som tocando, veja qual diferença dará... ai vc vai poder determinar se existem perdas em decorrência da instalação (fios e disjuntor).

 

Eu faria isso antes de qualquer coisa, mas não quer dizer que vá resolver... não trabalho com isso, apenas faço por hobby.

 

Ah, e eu usaria uma bateria auxiliar, mesmo que pequena!

 

Espero ter ajudado :legal:

 

Ajudou sim cara!!

Fiz e refiz as regulagens agora a pouco, e não tem boi.. Só não pisca, se não tiver grave praticamente. O estéreo por sua vez parou de distorcer tão cedo como estava, agora ele só começa a distorcer depois de 70% do volume da HU, que no caso acho que a distorção vem da própria.

 

Vou fazer um teste com uma bateria auxiliar que emprestarei do instalador, e ver se o problema some... Caso não resolva, ai é quase certeza que o problema é instalação.

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distorçao é pelo ajuste incorreto do ganho do soundstream e estar abusando demais no volume

pisca pisca nao vai parar a nao ser q ponha mais bateria disso tenho ctza....pense q a bateria do cofre ja alimenta a po*** do carro inteiro, e o carro ja tem uma fiaçao vagabunda, e vc ainda poe dois amps cavalos desse.....

recomendo ler o artigo de ajuste de ganho dos amps para aprender a regular e ''casar o volume'' do amp de grave com o sterio

 

-rick ou pra qm souber, ql disjuntor automotivo bom indicam entao??? uso um igual a esse tbm e nao ha perda de nada em corrente msma voltagem q vem do cofre até minha bateria auxiliar, nao sendo nenhum gargalo do sistema.

Editado por victor henrique

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Amigo é alimentação isso ai!!!!

 

Faça já o big3 é barato e ajuda muito

Coloque uma moura 70ah que cabe certinho ai, nada de bat xingling

O fusivel da frente tem que ser dimensionado pela corrente que vai para a traseira do carro, ou seja 90alt + 44bat = 134ah + 10% = 144ah

Se fosse meu também trocaria esta fiação.. iria de uma par de residencial 35mm (positivo e negativo) pelo menos para a traseira do carro..

 

Pode colocar multimetro fluke ai ou qualquer outro só vai atestar oque todos já sabemos... se pisca é porque tem queda de tensão!

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Levei no instalador pra fazer a revisão da instalação, que estava tudo certo... Ai fizemos um teste com outra bateria, adicionamos uma de 60a em paralelo à original de 44. (104a)

Parou o "pisca-pisca" na hora, dando no máximo uma leve abaixada de intensidade na luz do porta-malas (quando aberto) apenas. Mas isso com ganho em 100%, e volume em 70%.

Agora vou correr atrás de uma de gel de 100ah, que acredito que seja melhor em vida útil e performance e caiba no PM mesmo tendo espaço mínimo restante nele.

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Levei no instalador pra fazer a revisão da instalação, que estava tudo certo... Ai fizemos um teste com outra bateria, adicionamos uma de 60a em paralelo à original de 44. (104a)

Parou o "pisca-pisca" na hora, dando no máximo uma leve abaixada de intensidade na luz do porta-malas (quando aberto) apenas. Mas isso com ganho em 100%, e volume em 70%.

Agora vou correr atrás de uma de gel de 100ah, que acredito que seja melhor em vida útil e performance e caiba no PM mesmo tendo espaço mínimo restante nele.

 

Pois é ........eu disse isso e ainda teve gente pra duvidar .

.

 

Bateria é o básico do básico.

 

Se você colocar uma de 65 Ah Heliar Racing no lugar da original e jogar essa de 44 Ah na mala, já vai resolver. Se bobear com a de 65 Ah sozinha, já vai ter uma melhora substancial.

 

Digo isso pois as baterias produzidas para a linha de montagem são normalmente inferiores em capacidade de pico.

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Pois é ........eu disse isso e ainda teve gente pra duvidar .

.

 

Bateria é o básico do básico.

 

Se você colocar uma de 65 Ah Heliar Racing no lugar da original e jogar essa de 44 Ah na mala, já vai resolver. Se bobear com a de 65 Ah sozinha, já vai ter uma melhora substancial.

 

Digo isso pois as baterias produzidas para a linha de montagem são normalmente inferiores em capacidade de pico.

O teste se não me engano foi com uma Júpiter 60.

Vou esperar uma cotação que ficaram de me fazer pra uma de gel 100a, e se ficar muito caro sem a necessidade, vou atrás das de ácido mesmo.

Pensei na de gel porque ela costuma ser mais fina, comprida... O que pro PM do jeito que esta, seria bem mais fácil de achar um lugar para por!

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Uso Multimetro Minipa TRUE não usei peakhold, citei a BME Click porque ela não tem picos ... somente constantes de senoides variando de 35hz e 37hz e a tensão nao baixava de 14,2, logico que com carro ligado e um SDEVO que é absurdamente economica. :legal:

 

Mas tb concordo que 44Ah é pouco mas merece uma revisão antes de mais nada :legal:

 

Não falei no modo de medição se em peakhold ou não, mas sim somente quantas leituras por segundo (taxa de atualização - refresh rate ) o multimetro realiza.

 

Muitas vezes a variação na música é mais rápida do que a taxa de atualização.

 

E "praticamente" onda senoidal pura de 35 hz não é onda senoidal de frequência pura, pois se fosse queimaria o sub em menos de um minuto tocando no talo.

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O teste se não me engano foi com uma Júpiter 60.

Vou esperar uma cotação que ficaram de me fazer pra uma de gel 100a, e se ficar muito caro sem a necessidade, vou atrás das de ácido mesmo.

Pensei na de gel porque ela costuma ser mais fina, comprida... O que pro PM do jeito que esta, seria bem mais fácil de achar um lugar para por!

 

Então comece por substituir a original por uma moura ou heliar.....a de maior capacidade que couber lá.

 

Abraço

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Não entendi ... :blink: "onda senoidal pura de 35 hz não é onda senoidal de frequência pura"

 

Qual a diferença ?

 

No meu entendimento senoide é senoide. pasmafaute

 

[Refresh 2~3 x por segundo]

 

Reproduza uma faixa de frequência pura 35 Hz igualmente você reproduz a citada música (supostamente QUASE senoidal pura - de acordo com suas palavras) que vai entender.......

 

PS; Sem deboches meu amigo....sem deboches.....

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veja bem !!! se não quiser colocar uma bateria auxiliar o que não seria uma boa ideia, o ideal é vc ter uma pela quantidade de som que possui, é colocar uma maior no cofre uma moura 75A acredito que caiba e colocar cabos 35mm² de boa qualidade para ter o mínimo de perdas já que o cabo é grande !!!

coloque um porta fusível midi ou mega de lamina e todos os terminais soldados

o mega capacitor ajuda mas não faz milagre bota logo uma bateria boa aii :legal:

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O sinal senoidal puro tem um fator de crista de 3db, uma musica pra chegar nisso tem que ser muito comprimida...

 

Faça o big3 e coloque uma moura/heliar no cofre ( a maior que couber ) Moura 70ah sei que cabe e é top!

Pode ter certeza que vai acabar seu problema..

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Fala galera... Só pra dar um uma atualizada aqui de que acabei optando pela compra de uma heliar 70ah, e fiz a ligação em paralelo usando fiação 21mm technoise que tinha aqui, e troquei o disjuntor da frente por um de 100, e adicionei um de 120 na bateria auxiliar. Ficou atrás do banco, nos pés do passageiro por questão de espaço, mas resolveu os problemas. O som está tocando bem limpo e forte, sem nenhum tipo de perda de intensidade nas luzes do carro.

Refiz os ajustes de ganhos, e acredito que devido ao fato de ser a HU original, quando passa de 70/80% do volume, a distorção do estéreo começa a surgir (o que não acontecia usando o mesmo amp, porém com uma HU diferente em outro carro).

 

Enfim, problema do tópico resolvido! Agradeço a ajuda de todos.

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E também adquiri um carregador alleco CA612A de carga lenta, de 6a que irei mensalmente dar uma carga nas duas baterias. Acredito que ajudará na vida útil das mesmas!

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