Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
lauro

Redução do volume nos falantes traseiros

Recommended Posts

Bom, é o seguinte, tenho um modulo Mosfet de 4 canais, nos dois canais dianteiros estão ligados os falantes de dentro do carro, no caso dois triaxias na frente e dois 6x9 atrás, e o sub está ligado em bridge nos outros canais.

 

Acontece que eu queria que o som ficasse mais na frente do carro, deixando os falantes traseiros, apenas para quem senta atrás, minha duvida é:

 

Como fazer isso, já que não tenho controle do fader?

 

Lembro de ter lido sobre isso em um artigo do autosom, mas não consigo abrir a pagina, pelo que me lembro era colocado acho que um capacitor ou resistor nos falantes traseiros para dar uma atenuada no som..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembro de ter lido sobre isso em um artigo do autosom, mas não consigo abrir a pagina, pelo que me lembro era colocado acho que um capacitor ou resistor nos falantes traseiros para dar uma atenuada no som..

RESISTOR OU no ganho do modulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
OU no ganho do modulo

Só no resistor. Na sensibildade de entrada do amp (que vc chama de "ganho") não rola pq os falantes de trás e frente estão ligados em paralelo, nos mesmos canais...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Só no resistor. Na sensibildade de entrada do amp (que vc chama de "ganho") não rola pq os falantes de trás e frente estão ligados em paralelo, nos mesmos canais...

Cacius será q nesse caso da pra usar um trimpot de volume pra regular?

se da tem algum valor especifico p/ comprar?

 

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não sou a melhor pessoa para definir este assunto mas eu tenho o esquema de ligação.

 

aos expert para definir

post-5-1089983814.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
pra usar um trimpot de volume pra regular?

Ih... ferrou... não sei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o resistor pode ser em série com o falante, não precisa ser em L-pad como o desenho do ronie.

A menos que tenha corte passivo de frequencia (um capacitor por exemplo) pois afetaria a impedância e o corte, daí L-pad neles.

 

pode regular com resistor variável, mas só pra testes e muito difícil achar os valores certos, melhor tentar logo atenuação de 3dB

 

resistor de 4R em série, ou l-pad com 10 e 1 ohm conforme artigo da autosom (que vc poderia ler, por sinal)

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o resistor pode ser em série com o falante, não precisa ser em L-pad como o desenho do ronie.

A menos que tenha corte passivo de frequencia (um capacitor por exemplo) pois afetaria a impedância e o corte, daí L-pad neles.

 

pode regular com resistor variável, mas só pra testes e muito difícil achar os valores certos, melhor tentar logo atenuação de 3dB

 

resistor de 4R em série, ou l-pad com 10 e 1 ohm conforme artigo da autosom (que vc poderia ler, por sinal)

 

Abraços

Use um Lpad Resistivo..

 

Isso é o que o Ronie postou no desenho...

 

Os resistores DEVEM ser de fio por causa da dissipação.. trimpot não rola, pois não vai aguentar a carga e queimar.

 

Falando em até 50 W, tem potenciometros de fio que guentam e fazem o Lpad sozinho, mas custam uma graninha (umas 30 patacas cada)

 

Fora isso vai precisar de 4 resistores de fio com dissipassão de 10 W pelo menos.

 

Se o falante for de 4 ohms um de 1 ohm em série (R1 do desenho do Ronie) e um de 10 Ohms em paralelo. (R2)

 

Entretanto o Lpad serve para não alterarmos as características eletricas do falante.. entretanto tratando-se de um Triaxial e não ter papel fundamental no timbre, tente só os de 1 ohm em série já atenua o suficiente pra não encomodar. como o Gus disse $r vai atenuar 3 dB mas gera mais calor e carga.. tente 1 ohm primeiro.

 

[]

 

Sandro

Editado por sepacheco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

falei isso do trimpot, pq vi uns adereços aos amps xtant e mcintosh, q vc aumenta o numero de canais de saida usando uma placa e com regulagens de ganho, sao modulos de expansao, mas nao sei como funcionam e como vi o botaozin identico aoss trimpots...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se vc colocar um resistor de fio de 4 ohms (4R) em série com os falantes traseiros, vc vai dividir em 75% para a frente e 25% para trás a potência, aumentando a impedância da associação para 2,66 ohms.

 

Já se usar um resistor de 2 ohms (2R) em série com os falantes traseiros, a impedância final será de 2,4 ohms e a divisão será de 60% para a frente, 40% para trás.

 

O resistor deve ser de fio, com 30 ou 40W de dissipação, por segurança (10W já resolveriam... mas ia esquentar pra kct).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...