Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
futurista

Qual o melhor divisor de frequencias?

Recommended Posts

é naum manu.... hehe

 

eskeceu como usa o alpine....rs

 

alpine tem 1,2,3,4 na parte de regulagem do xover...

 

1=6 dB

2=12 dB

3=18 dB

4=24 dB

 

supersonico... vc já deu uma olhada no iPersonalize no site da alpine... muito show!

é sim kiridão, o número do corte refere-se à ordem (6, 12, 18 e 24 dB/oitava) pra todos os modos do crossover... só que em 3-way o low LPF dos alpine também só vai até a 4ª ordem, enqto que segundo o mfx o 960MP tem até 6ª ordem (36 dB/oitava) no low LPF...

 

e quanto a rede de equalização de impedância, entendo ser ela mais importante (até fundamental, dependendo da aplicação) na utilização de corte passivo. lembrem-se que o corte ativo independe da impedância do falante utilizado!!! o emprego de rede de equalização de impedância em sistemas com corte ativo visa privilegiar a resposta em frequência do alto-falante, enquanto que em sistemas com corte passivo também visa aumentar a precisão do próprio corte, diminuindo ou anulando a influência da variação de impedância do falante no espectro sonoro por ele reproduzido.

 

e litrão, vc entendeu errado, SISTEMA de 3 vias é diferente de KIT 3 vias. um SISTEMA de 3 vias pode compreender subwoofer, midbass e tweeter, ou subwoofer, midbass e fullrange, enquanto que um kit 3 vias compreende normalmente midbass, midrange e tweeter e na maioria das vezes não dispensa o subwoofer. na verdade o KIT 2 vias se presta à montagem de um SISTEMA de 3 vias (adicionando-se o sub), enquanto que o KIT 3 vias se presta à montagem de um SISTEMA de 4 vias (adicionando-se o sub).

Brigadão supersonico

 

eu já estava olhando as especificações técnicas do 560mp e 860mp

pra notar a diferença mas vc ja tirou minha dúvida

 

 

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
lembrem-se que o corte ativo independe da impedância do falante utilizado!!! o emprego de rede de equalização de impedância em sistemas com corte ativo visa privilegiar a resposta em frequência do alto-falante, enquanto que em sistemas com corte passivo também visa aumentar a precisão do próprio corte

Era isso que eu tava imaginando... com corte ativo, o corte não varia com a impedância...

 

Agora sobre a rede zobel em sistemas de corte ativo, quando isso se faz necessário?

 

Porque a minha idéia de utilizar um player com função 3 way é justamente poder "experimentar" algumas configurações com certa praticidade... (por exemplo, misturar mids e tweeters de kits diferentes sem ter que me preocupar com os crossovers dos kits)

 

Enfim, se eu resolver tocar por exemplo os mids do CSK com o twt de seda do CSD usando os cortes do player eu poderei ter problemas? Ou qquer outra configuração desse tipo?

 

Abs

 

Marcelo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora sobre a rede zobel em sistemas de corte ativo, quando isso se faz necessário?

 

 

Quando vc tem um pico de resposta proximo a frequencia de corte...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Quando vc tem um pico de resposta proximo a frequencia de corte...

eis mais uma bat-dúvida pra galera tirar, talvez até no hot topics

 

pq isso foi o que o Sakata me falou, mas em todo santo outro lugar que eu leio, diz que rede zobel serve pra contrabalançar rolloff em frequência alta causado pela indutância da bobina do falante. por outro lado, esses mesmos todo santo outro lugar dizem que pra tirar esse pico de resposta próximo à frequência de corte o que se usa é notch filter (circuito LRC).

 

sendo assim a rede zobel traria melhor resultado em médios-agudos nos midbass e maior extensão de agudos nos tweeters. como vc não foi o primeiro a dizer isso, aguardo maiores esclarecimentos da galera...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Quando vc tem um pico de resposta proximo a frequencia de corte...

eis mais uma bat-dúvida pra galera tirar, talvez até no hot topics

 

pq isso foi o que o Sakata me falou, mas em todo santo outro lugar que eu leio, diz que rede zobel serve pra contrabalançar rolloff em frequência alta causado pela indutância da bobina do falante. por outro lado, esses mesmos todo santo outro lugar dizem que pra tirar esse pico de resposta próximo à frequência de corte o que se usa é notch filter (circuito LRC).

 

sendo assim a rede zobel traria melhor resultado em médios-agudos nos midbass e maior extensão de agudos nos tweeters. como vc não foi o primeiro a dizer isso, aguardo maiores esclarecimentos da galera...

Um circuito descrito como RLC (Resistor, Indutor e Capacitor) podem ser de dois tipos: um é chamado de filtro elimina faixa em série, que tem como principal função, eliminar o efeito da ressonância do alto falante no comportamento do crossover, caso o falante seja tratado com Ferrofluido, o pico na ressonância já foi mecanicamente amortecido e provavelmente nenhum benefício seria conseguido com a introdução do filtro.

O outro tipo de filtro é o circuito sintonizado paralelo, que servem para eliminar picos largos na resposta de frequencia.

O filtro que eu falei que atua mais perto da frequencia de transição é o filtro equalizador de impedância.

Agora não sei se eles tem outros nomes, pois em toda literatura que tenho, nenhuma fala sobre rede zobel e notch, não sei a procedência dos nomes, só sei que tenho inúmeros circuitos para utilizar em crossovers passivos e nenhum tem esses nomes...

Já testei todos esses circuitos, mas não fiz medições eletrônicas detalhadas, no máximo um RTA para ver como ficava a curva de resposta. Prefiro me ater às modificações sônicas, do que ficar vendo números, pois mesmo seguindo os modelos matemáticos das fórmulas, sempre o ouvido entra em ação e dá a última palavra, afinal o que ouvimos é música e não números...

O que ouvimos (música) é um sinal dinâmico e não um sinal estático, como por exemplo um ruído rosa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

;)

 

Disse tudo!

 

Só adcionando, se me permite, é que esses circuitos todos de equalização de impedância ou de resposta de frequência são fortemente influenciados por questões físicas e mecânicas, uma vez que o próprio alto-falante é um circuito RLC. Além disso questões climáticas podem alterar o comportamento elétrico do falante, bem como desgaste, sistema de amplificação entre outros.

 

O Filtro 'notch', Silvio, é aquele que retira aquele pequeno pico de impedância presente em vários falantes, quase nunca util.

Mas daí saber de onde vem o nome hehehe, deixo pros mais pesquisadores hehehe

 

Quanto ao RLC em série, uma pergunta: Hoje em dia, com falantes modernos e de projeto mais bem resolvido, ainda é utilizado?

 

Abraços!

 

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vamos lá... o que eu li chamar-se rede Zobel é um RC em paralelo, e o que eu li chamar-se notch filter é um LRC em paralelo. notch quer me parecer, de acordo com a própria expressão inglesa, um filtro de banda, com esse objetivo que o Eduardo comentou, já a denominação Zobel, pelo que me consta, advém do sobrenome do inventor ;)

 

a conclusão a que eu já tinha chegado quando conversei a respeito da zobel com o Mogar é que o circuito não vai fazer chegar MAIS potência no falante, de modo que ele toque mais a partir de uma certa frequência. ou vai?

 

o interesse, como vcs já devem saber, é pra tentar fazer full Samsung tocar até 20 KHz. já tou usando toda a ajuda que o equalizador pode dar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

por enquanto, pelo q eu percebi pelo crossover do 835R (50/80/125hz a 18db/8º) ao que me parece, praticamente nao tem diferença entre cortar com 125 ou 80hz, poré qdo se corta em 50hz com ele, a resposta do sub muda totalmente, fica mto mais limpa, agora qto a rotaçao da fase, no crossover ativo é a mesma que no passivo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

D+ este aew nossa!

eu ainda to vendu aqui nu meu orçamento em comprar um destes!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no meu sistema eu tenho a opcao de usar 3 equipamentos para meu corte HPF (player, amp ab4070 ou o proprio dv3000)

 

já fiz testes empiricos.........e no meu caso cheguei a conclusào que O MELHOR CORTE É DO PLAYER......SEM DUVIDA!

Editado por Rasgado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Quando vc tem um pico de resposta proximo a frequencia de corte...

eis mais uma bat-dúvida pra galera tirar, talvez até no hot topics

 

pq isso foi o que o Sakata me falou, mas em todo santo outro lugar que eu leio, diz que rede zobel serve pra contrabalançar rolloff em frequência alta causado pela indutância da bobina do falante. por outro lado, esses mesmos todo santo outro lugar dizem que pra tirar esse pico de resposta próximo à frequência de corte o que se usa é notch filter (circuito LRC).

 

sendo assim a rede zobel traria melhor resultado em médios-agudos nos midbass e maior extensão de agudos nos tweeters. como vc não foi o primeiro a dizer isso, aguardo maiores esclarecimentos da galera...

Um circuito descrito como RLC (Resistor, Indutor e Capacitor) podem ser de dois tipos: um é chamado de filtro elimina faixa em série, que tem como principal função, eliminar o efeito da ressonância do alto falante no comportamento do crossover, caso o falante seja tratado com Ferrofluido, o pico na ressonância já foi mecanicamente amortecido e provavelmente nenhum benefício seria conseguido com a introdução do filtro.

O outro tipo de filtro é o circuito sintonizado paralelo, que servem para eliminar picos largos na resposta de frequencia.

O filtro que eu falei que atua mais perto da frequencia de transição é o filtro equalizador de impedância.

Agora não sei se eles tem outros nomes, pois em toda literatura que tenho, nenhuma fala sobre rede zobel e notch, não sei a procedência dos nomes, só sei que tenho inúmeros circuitos para utilizar em crossovers passivos e nenhum tem esses nomes...

Já testei todos esses circuitos, mas não fiz medições eletrônicas detalhadas, no máximo um RTA para ver como ficava a curva de resposta. Prefiro me ater às modificações sônicas, do que ficar vendo números, pois mesmo seguindo os modelos matemáticos das fórmulas, sempre o ouvido entra em ação e dá a última palavra, afinal o que ouvimos é música e não números...

O que ouvimos (música) é um sinal dinâmico e não um sinal estático, como por exemplo um ruído rosa...

Opa aqui vai:

 

Rede zobel:

http://www.carstereo.com/help/Articles.cfm?id=36

 

Filtro Notch:

http://www.carstereo.com/help/Articles.cfm?id=23

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem avaliar o termo qualidade, o crossover ativo é muito mais versátil que o passivo.

 

O ativo pode ser usado com qualquer combinação de alto-falantes.

 

Um xover passivo tem uso único com falantes específicos. Se vc quiser fazer um upgrade no sistema, trocar algum falante, o xover passivo vai então pro lixo, não vai ter mais utilidade nenhuma.

 

O c. ativo te dá liberdade total de mudar os falantes do sistema pois tem cortes de frequencia reguláveis. E se vc não o quiser mais, ainda pode revende-lo e recuperar parte do dinheiro investivo nele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...