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Turbo em 1.0

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Bom, o Fiestinha Rocam Supercharger tem 95cv com uma taxa de 8,4:1 (dados do fabricante), então não duvido que um Celta bem feito, com este mesmo supercharger, com bicos corretos e remapeamento chegue a 110, 120 cv, visto que este compressor (Eaton M24) tem um limite de potência indicado de 126cv... Agora a durabilidade do conjunto é outra história.

 

Um up destes, fazendo na padoca, pode sair por uns R$3.000,00 a R$4.000,00....

 

Lembrando que o celta VHC é o mesmo corsa MPFI de 60cv.

 

A diferença? Taxa.

 

Se você destaxar pra preparar, vai partir de um motor de 60cv. Talvez um pouco mais por conta do cabeçote.

 

O grande problema do fiesta SC era este... baixo rendimento. Andava menos que o 1.6 e bebia mais.

 

Se você partir de VHC de 79cv, rodar só no álcool, pode chegar sim aos 120cv com turbo. Se bem montado chega tranquilo. Mas vai ter um motor BEM no limite, com boa chance de pré detonação... ou seja, um motor que numa puxada pode te deixar facilmente na mão.

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Olha ae...

 

http://www.celtaclub...howtopic=119210

 

Eu iria de celta, até mesmo pra dar estes sustos, geralmente é no tiro curto, e eu acho um carrinho leve e com uma arrancada muito boa...

 

Agora o swap no 1.8 seria o bicho... Praticamente o som não deve mudar...

Celtinha é o bixo cara, Tem uns videos de um celta com motor 1.8 8v aspirado com 147cv no youtube. Canhao D+, só q meu dinheiro nao aguenta um projeto desses kk fora q esse carro é bem pequeno

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Cara, é isso mesmo que eu to atras kk Algo simples. Dando um exemplo aqui, eu to na ideia de pegar pra turbinar um palio 1.3 16v , um clio 1.6 16v e um palio tbm 1.6 16v kk dos antigos. Minha ideia é fazer o seguinte no caso dos 1.6: kit beep turbo, embreagem de ceramica, bico suplementar, gerenciador, intercooler ( como vc disse ser bom pra pressao alta ), cabeçote retrabalhado, um tapa na suspensao e nos freios e tira o limite de corte. Isso tudo usando 1kg ou 1.2 kg de pressao. Ja no caso do 1.3, eu faria a mesma coisa, só q abriria o motor pra 1.5 usando os pistoes e bielas do motor 1.5 8v da strada. Será que ficaria bonzinho ?

 

Tudo depende de quem monta. Em todos os casos, pode ter certeza que seu custo final não vai ficar abaixo dos 10 paus, sem fazer suspensão nem freios.

 

"Ah, mas o instalador disse que faz por 4".

 

Isto é o que ele diz. Primeiro, você vai partir de um motor BEM rodado. Vai ter que refazer o motor. 4k pra ficar legal, sem enrolação de quem promete fazer por 2, só pra fazer a parte de baixo e trocar anéis. Fora as quebras que podem surgir no caminho.

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Tudo depende de quem monta. Em todos os casos, pode ter certeza que seu custo final não vai ficar abaixo dos 10 paus, sem fazer suspensão nem freios.

 

"Ah, mas o instalador disse que faz por 4".

 

Isto é o que ele diz. Primeiro, você vai partir de um motor BEM rodado. Vai ter que refazer o motor. 4k pra ficar legal, sem enrolação de quem promete fazer por 2, só pra fazer a parte de baixo e trocar anéis. Fora as quebras que podem surgir no caminho.

Caramba... ai desanima bem ein. To pensando em pegar um marea 2.4 agora kk ja corre pra :banghead original

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Caramba... ai desanima bem ein. To pensando em pegar um marea 2.4 agora kk ja corre pra :banghead original

 

O motor 1.8 gm usado não é caro. Dá uma olhada, com R$3.000,00 já compra um completo em perfeito estado. Monta e já dá um belo salto, depois você aspira...

 

Se espaço for problema, procura um Prisma ou até mesmo um Corsa Sedan. Ae é up nos freios e suspensão, que também não é este monstro...

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Lembrando que o celta VHC é o mesmo corsa MPFI de 60cv.

 

A diferença? Taxa.

 

Se você destaxar pra preparar, vai partir de um motor de 60cv. Talvez um pouco mais por conta do cabeçote.

 

O grande problema do fiesta SC era este... baixo rendimento. Andava menos que o 1.6 e bebia mais.

 

Se você partir de VHC de 79cv, rodar só no álcool, pode chegar sim aos 120cv com turbo. Se bem montado chega tranquilo. Mas vai ter um motor BEM no limite, com boa chance de pré detonação... ou seja, um motor que numa puxada pode te deixar facilmente na mão.

 

O Fiesta andava bem mais que a versão 1.0 Flex (já andei nos dois). O problema dele andar menos que o 1.6 é que o torque e potência só aparece em alta rotação (6.000 rpm), então tem que esticar bastante, mas falar que anda mal não procede. Minha esposa teve um e andava muito bem e acho que uma média de 12km/l nada mal para um sobrealimentado com seus 95cv.

 

A dinâmica do carro também é complicada, eu duvido muito das medias do 1.0, pois é um carro pesado, alto e que exige muito jogo de marcha.

Editado por Marcos Vinicius

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O motor 1.8 gm usado não é caro. Dá uma olhada, com R$3.000,00 já compra um completo em perfeito estado. Monta e já dá um belo salto, depois você aspira...

 

Se espaço for problema, procura um Prisma ou até mesmo um Corsa Sedan. Ae é up nos freios e suspensão, que também não é este monstro...

Putz cara kk meu pai ja teve astra 1.8 8v e bebia que nem carro turbo kk Andava que só a po***, mais sla. Prefiro um carrinho 1.6 que ngm da nada e turbinar pra deixa uns boy pra tras kk

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O Fiesta andava bem mais que a versão 1.0 Flex (já andei nos dois). O problema dele andar menos que o 1.6 é que o torque e potência só aparece em alta rotação (6.000 rpm), então tem que esticar bastante, mas falar que anda mal não procede. Minha esposa teve um e andava muito bem e acho que uma média de 12km/l nada mal para um sobrealimentado com seus 95cv.

Já viajei na ideia desses fiestinha, pena q o acabamento dele é meio feio. Mais acho q se aumentasse a pressao do SC ia ficar bem mais divertido kk

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Já viajei na ideia desses fiestinha, pena q o acabamento dele é meio feio. Mais acho q se aumentasse a pressao do SC ia ficar bem mais divertido kk

Não tem muita margem pra isso... Teria que trocar o supercharger e acredito que o motor não aguenta muito mais que isso.

 

Carro do seu pai devia estar zuado, porque o que eu tinha dava 13km/l na Maciota, mas abrir a garganta era 9,5km/l (na rodovia)... Isso com o cabeçote rebaixado.

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é, relendo o que eu disse, com o comentário do KLB, realmente pareceu que não tem mais alimentação além dos bicos originais.

 

o que quis dizer mesmo é que sem trocar os bicos originais, vai precisar de alguma coisa extra na fase turbo, claro, achei que estava implícito, erro meu.

 

palio 1.0 8v flex tem 75cv (E) e 73cv (G), ou seja, com kit padaria nego dobra a potência. com 0,8 bar. nego falando em 1bar... 1,2bar...

 

cara fez sem destaxar, chora! certamente por isso rendeu bem.

 

até onde as bielas originais vão aguentar eu não sei. mas o cara pelo jeito acertou o carro sem dyno e não quebrou, palmas pra ele.

 

(pule para 3:20)

 

http://youtu.be/SjBiwW2pIAE

 

 

ps: sim, d2m. [^] [^] [^]

Editado por Rafael_Brasil_123

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é, relendo o que eu disse, com o comentário do KLB, realmente pareceu que não tem mais alimentação além dos bicos originais.

 

o que quis dizer mesmo é que sem trocar os bicos originais, vai precisar de alguma coisa extra na fase turbo, claro, achei que estava implícito, erro meu.

 

palio 1.0 8v flex tem 75cv (E) e 73cv (G), ou seja, com kit padaria nego dobra a potência. com 0,8 bar. nego falando em 1bar... 1,2bar...

 

cara fez sem destaxar, chora! certamente por isso rendeu bem.

 

até onde as bielas originais vão aguentar eu não sei. mas o cara pelo jeito acertou o carro sem dyno e não quebrou, palmas pra ele.

 

(pule para 3:20)

 

http://youtu.be/SjBiwW2pIAE

 

 

ps: sim, d2m. [^] [^] [^]

Háaaaa, Caramba kk 0,8 e rendeu 141 cv kk eu pensava em colocar 1.2 pra render + - isso, imagine com 1.2 entao. Lembra q esse motor tem apenas 75cv, imagine um 1.6 16v que tenha 100cv, deve render uns 200+. E o 1.3 16v entao ? kk Cara Vlw, provou todas minhas teorias kk Nem sempre é ilusão. d2m :rever1:

 

Mais o importante é ta sempre se divertindo, não importa o carro e a potencia :mac1

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Cara, sinceramente, nao sei onde vc mora, mais as preparadoras dai devem ser bem fraquinhas. Aqui em SP tem preparadora tirando 115cv de uno gastando 4500

Aqui em SP se vou numa preparadora e o cara me fala que vai tirar 115cv num Uno gastando 4,500k, a minha reação seria essa:

 

HAHA-LOL-GIF.gif

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Háaaaa, Caramba kk 0,8 e rendeu 141 cv kk eu pensava em colocar 1.2 pra render + - isso, imagine com 1.2 entao. Lembra q esse motor tem apenas 75cv, imagine um 1.6 16v que tenha 100cv, deve render uns 200+. E o 1.3 16v entao ? kk Cara Vlw, provou todas minhas teorias kk Nem sempre é ilusão. d2m :rever1:

 

Mais o importante é ta sempre se divertindo, não importa o carro e a potencia :mac1

 

ka 1.6 tem tem puxada em outro vídeo dele eu acho, snme, deu 198cv, pressão não lembro.

 

o fire 1.3 16v é bem legal, já melhora a falta de torque em baixa que o meu 1.0 16v tem... e deve girar a mesma coisa acredito eu.

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Dobrou potência com 0.8?

 

Vc sabe que 0,8 positivos corresponderão a menos de 80% de ar extra "ingerido"...

 

A não ser que o motor tenha um SÉRIO problema para respirar naturalmente, ele não vai dobrar potência.

 

Se você falar que colocou 0,8 num 4.1 MPFI e dobrou potência eu acredito. O mapeamento dele é BEM conservador, só melhorando a alimentação ele pode render bem mais. Mas num Fire que já trabalha bem acertadinho pra render bem?

 

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Dobrou potência com 0.8?

 

Vc sabe que 0,8 positivos corresponderão a menos de 80% de ar extra "ingerido"...

 

A não ser que o motor tenha um SÉRIO problema para respirar naturalmente, ele não vai dobrar potência.

 

Se você falar que colocou 0,8 num 4.1 MPFI e dobrou potência eu acredito. O mapeamento dele é BEM conservador, só melhorando a alimentação ele pode render bem mais. Mas num Fire que já trabalha bem acertadinho pra render bem?

 

Desculpa mãe diná das preparações, mas o vídeo está ali.

 

 

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Desculpa mãe diná das preparações, mas o vídeo está ali.

Calibrado o dino?

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Tb duvido que tenha dobrado com 0.8bar num fire 1.0 8v (levando em conta ser original como estão falando), quem conhece, sabe as limitações desse motor, principalmente quanto a fluxo de cabeçote, agora quanto a tah num video, grande bosta, soh uma das variaveis na entrada de dados do dyno jah pode mostrar um valor bem diferente, soh "esquecer" o peh em cima do freio ao desacelerar o carro no dyno jah "aumenta" bem a potencia, e falando sério, D2M?? Tão de sacanagm neh?

 

Ps: Nada contra ti Rafael, longe disso, e sim o video, não devemos acreditar em tudo que vemos, ateh pq quem eh do meio sabe o q rola.

 

PS: sim, jah tive carro preparado e não, não foi mal montado

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Tb duvido que tenha dobrado com 0.8bar num fire 1.0 8v (levando em conta ser original como estão falando), quem conhece, sabe as limitações desse motor, principalmente quanto a fluxo de cabeçote, agora quanto a tah num video, grande bosta, soh uma das variaveis na entrada de dados do dyno jah pode mostrar um valor bem diferente, soh "esquecer" o peh em cima do freio ao desacelerar o carro no dyno jah "aumenta" bem a potencia, e falando sério, D2M?? Tão de sacanagm neh?

 

Ps: Nada contra ti Rafael, longe disso, e sim o video, não devemos acreditar em tudo que vemos, ateh pq quem eh do meio sabe o q rola.

 

PS: sim, jah tive carro preparado e não, não foi mal montado

 

as outras puxadas (outros carros) deram todas coerentes com o que tinha que dar. mas claro, está tudo sempre sujeito a dar resultado errado, nada é a verdade suprema.

 

agora quanto ao d2m, a maioria dos vídeos dele eu não gosto, mas o que mudou ser ele quem filmou nesse caso? sério, faria diferença se fosse outro cara que postasse o vídeo?

 

eu prefiro um vídeo do negócio na prática, tendo que aguentar a voz do d2m, do que ficar só em "receitas" no papel.

 

mas concordo 101% nisso que tu disse, não devemos acreditar em tudo que vemos por ai, da mesma forma que não acredito em diversas teorias faladas aqui, onde na prática quase sempre é diferente.

 

e eu acredito sim nos 140cv no motor, quase 87% a mais de potência, ok, é muito mesmo para os 0,8 bar ditos (0,8 que vai apenas da confiança do dono que disse isso), porém ele manteve a taxa original do flex, acho que ele fala, 12,7, algo assim, isso faz muita diferença, como disse, não sei quanto tempo vai aguentar essas bielas. eu abriria e colocava as bielas forjadas logo, certamente vai sair mais barato do que ter que abrir pra arrumar. ou pela data do vídeo já até abriu... rsrs

 

ps: to ligado na saveiro turbo hehe.

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Agora tu tocou num detalhe importante, que não levei em conta: O DONO que falou que tah usando 0.8bar, isso tb pode mudar muita coisa, pode tah usando mais... O problema do meu ponto de vista não eh ter vindo 87% com 0,8bar, mas ter vinha 87% com 0,8bar num FIRE 8v Original, com todos os defeitos de fluxo e suas limitações, e quanto a taxa acho que o cara se equivocou, a taxa original do fire eh 11,65:1 o flex.

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Aí tah uma coisa que gosto, turbo com menos pressão e mais taxa, comportamento mais linear :D

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Agora tu tocou num detalhe importante, que não levei em conta: O DONO que falou que tah usando 0.8bar, isso tb pode mudar muita coisa, pode tah usando mais... O problema do meu ponto de vista não eh ter vindo 87% com 0,8bar, mas ter vinha 87% com 0,8bar num FIRE 8v Original, com todos os defeitos de fluxo e suas limitações, e quanto a taxa acho que o cara se equivocou, a taxa original do fire eh 11,65:1 o flex.

 

ele deve ter se confundido ou eu, ou ambos haha, 12,7 pra flex é muito mesmo, se fosse só etanol...

 

deve ter pensado em falar 11,7 e se confundiu.

 

agora outro vídeo do dyno, segunda puxada é um celta destaxado com 1,3bar, intercooler, bicos maiores, etc.

 

158cv

 

http://youtu.be/9FQKv_-3fIU

 

esse acreditam? uhasuhasuhasuh

 

ps1: e depois um civic si, onde dá o que tinha que dar de potência.

 

ps2: já que não curto o d2m, coloca no mudo. :vts :vts :vts

 

Aí tah uma coisa que gosto, turbo com menos pressão e mais taxa, comportamento mais linear :D

 

sobre a taxa eu só tenho experiência prática em moto, e muda muito! antes eu e um amigo tínhamos o mesmo motor, porém o dele com taxa maior, e a diferença era nítida.

Editado por Rafael_Brasil_123

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Desculpa mãe diná das preparações, mas o vídeo está ali.

 

O vídeo... hauhauhauhauhauhauhauhau

 

Vai lá procurar o selo do Inmetro no dino... basta mudar algum dos parâmetros num dino de rolo e toda a leitura pode milagrosamente melhorar.

 

Agora, se você conhecer um jeito de fazer um motor DOBRAR de potência sem aspirar ao menos o dobro de ar... A não ser que ele já trabalhasse BEM subalimentado, não tem outro jeito. Com 0,8 nem assumindo 100% de eficiência.

Editado por Kleberlpa

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O do celta, eh bemmmmm mais facil de acreditar, cabeçote com mais fluxo (com direito a comando roletado), mais pressão, intercooler, etc.

 

hahaha pior q eh fo** aturar mesmo o d2m kkkk :P

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O do celta, eh bemmmmm mais facil de acreditar, cabeçote com mais fluxo (com direito a comando roletado), mais pressão, intercooler, etc.

 

hahaha pior q eh fo** aturar mesmo o d2m kkkk :P

 

Eu acho difícil alguém investir tanto num 1.0 e mantê-lo 1.0... Será que não rolou um vira do 1.6 ali não? :vts

 

Vira do 1.6 ali vai pra 1.3 com os pistões originais. Biela na família 1 são todas iguais. Um cabeçote bem trabalhado deve render perto de 80cv num motor com taxa baixa. 1,3kg positivos com IC... é pra vir nesta faixa mesmo, perto dos 160cv.

 

Pro 1.0 eu não acredito não. VHC no álcool com 1,3kg não tem santo que não frite a cabeça dos pistões. Se destaxar a potência cai pra pouco mais dos 60cv originais desse motor (já que o VHC é o F1 à álcool com knock sensor).

 

O fato é que nego prepara e não conta a receita. Nem adianta achar que o que o cara falou é o que tem embaixo do capu...

 

 

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ka 1.6 tem tem puxada em outro vídeo dele eu acho, snme, deu 198cv, pressão não lembro.

 

o fire 1.3 16v é bem legal, já melhora a falta de torque em baixa que o meu 1.0 16v tem... e deve girar a mesma coisa acredito eu.

Ahh eu vi o video do ka kk, realmente eu espero que o torque do 1.3 faça uma grande diferença comparado ao 1.0 16v; Eu tenho uma palio weekend 1.0 16v e tava querendo pegar um hatch 1.3 16v pra turbinar ou instalar um supercharger exatamente por causa dessa diferença e pq eu vou usar o carro diariamente. Acho que o supercharger ficaria melhor, mais vamos ver...

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