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Alves

'Raio esportivador' ataca no mundo dos carros; veja lista

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'Raio esportivador' ataca no mundo dos carros; veja lista

Fenômeno do 'raio gourmetizador' tem versão automobilística.

Apesar dos nomes das versões, carros têm pouco ou nada de esportivos.

 

 

 

Do G1, em São Paulo

 

Você provavelmente já ouviu falar do "raio goumetizador": a brincadeira sobre como comidas comuns se "transformam" quase que em iguarias devido a algum ingrediante a mais, por causa do local onde são vendidas ou simplesmente pela forma como são rebatizadas: geralmente, acompanhadas da palavra "gourmet". Pois o mercado carros também tem seu "raio": não gourmetizador, mas esportivador.

 

Versões e séries especiais são um recurso antigo, mas, cada vez mais, lançam mão do tema "esportivo": desde o fim de 2014, pelo menos 5 novas surgiram. Só que, de esportivo mesmo, o carro não tem nada ou quase nada.

 

A receita mais comum do "esportivado" é: "apliques" (como saias laterais), elementos escurecidos (faróis, geralmente) para dar "cara de mau" e alguns "mimos" no interior. O toque final é o nome que remeta a esportividade, estampado em alguns lugares do carro. Para terminar, geralmente, vai uma pitada a mais no preço.

 

Veja abaixo alguns modelos antes e depois do "raio esportivador": compare com as versões tradicionais e saiba o que, de fato, eles têm de diferente.

 

onix_2.gif

Chevrolet Onix Effect

(R$ 53.390)

 

A Chevrolet justificou o lançamento do Onix Effect pela "surpreendente" receptividade do consumidor no Salão de São Paulo de 2014, quando ele apareceu como um conceito.

 

Mas quem realmente se destacou na ocasião foi o conceito Track Day, com motor 1.8 preparado com 150 cavalos em vez do tradicional 1.4 (106 cv).

 

A Série Effect só tem “visual esportivo”, como a própria fabricante salientou no lançamento: spoiler lateral e dianteiro, teto em preto, volante com base chata, espelhos retrovisores na cor preta e adesivos decorativos. O interior tem todos os itens de conforto da versão LTZ (topo de linha) mais detalhes em vermelho, que dão uma boa impressão, mas não passa disso. O motor 1.4 é igual ao das demais versões.

 

Pelo menos, o Effect não cobra a mais: custa o mesmo que a LTZ (R$ 53.390).

 

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Chevrolet Montana Sport

(R$ 52.050)

 

A versão básica da picape é a LS, mas, saindo do padrão da marca, a mais equipada é chamada de... Sport. Porém, de esportiva ela não tem nada.

 

O motor é o mesmo 1.4 de outros modelos, porém, com 99 cavalos, contra até 106 cv do Onix. O que a Montana Sport tem a mais em relação à LS é o pacote de equipamentos e algumas mudanças no visual. Faróis e lanternas são escurecidos, e as rodas, de liga-leve, são de 16 polegadas (na LS são de aro 14, de aço).

 

Em relação à LS mais completa, a Sport custa R$ 2.460 a mais, saindo por R$ 52.050, contra R$ 49.590. A Montana básica sai por R$ 42.550.

 

uno.gif

Fiat Uno Sporting

(R$ 42.230)

 

O terror dos puristas é carro um esportivo com câmbio automático. Pior ainda se a transmissão for automatizada de embreagem simples, com trocas ainda mais demoradas. Pois a Fiat tem como opcional uma caixa deste tipo, a Dualogic, para seu Uno Sporting (leia impressões).

 

O compacto até que ganhou uma aparência esportiva nesta nova geração, com adesivos laterais, faróis escurecidos, rodas exclusivas, saída dupla de escape e difusor no para-choque traseiro. Porém, sob o capô, o motor é o velho 1.4 Fire Evo, de até 88 cavalos – exatamente o mesmo das demais versões do hatch.

 

Na tabela, a “esportivação” tem seu custo. Ele parte de R$ 42.230, contra R$ 40.690 das versões Evolution (com start-stop) e Way (de visual aventureiro).

 

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Fiat Bravo Sporting e Black Motion

(R$ 69.280 e R$ 70.300)

 

O hatch médio da Fiat não tem uma, mas duas versões atingidas pelo "raio esportivador".

Primeiro a Sporting, que troca as rodas de 16 por 17 polegadas e acrescenta curiosos faróis “com acabamento esportivo”, além de escapamento com ponteira dupla cromada e “acerto esportivo de suspensão”, segundo a fabricante.

 

Na verdade, a diferença de cerca de R$ 6 mil para a versão inicial Essence (R$ 63.170) fica mais por conta do teto solar elétrico, que custa R$ 5,5 mil como opcional e aparece de série no Sporting (R$ 69.280). Ambas as versões têm motor 1.8 flex, de 132 cavalos de potência e câmbio manual de 5 marchas.

 

O Bravo ainda ganhou em 2016 a versão Black Motion, que foca mais na tecnologia do que na direção. Mesmo assim, a Fiat fala em “suspensões com acerto esportivo”, além de sensor de estacionamento, sistema de navegação por GPS e tapetes “luxuosos” em carpete. Isto por R$ 70.300 (sem teto solar).

 

As 2 versões “esportivadas” são um pouco mais baixas (1,488 m ante 1,509 m na básica) que as tradicionais. Porém, o desempenho é igual para todos: 9s9 segundos na aceleração até 100 km/h e velocidade máxima de 193 km/h, conforme números da Fiat.

 

Quem conhece sabe que o Bravo oferece alguma emoção apenas na versão T-Jet, que poderia emprestar seu motor 1.4 turbo, de 152 cv, para os “irmãos”. Mas este verdadeiro upgrade esportivo não sai por menos de R$ 79.980.


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Ford Fiesta Sport

(R$ 58.990)

 

Esqueça as linhas ST e RS. No Brasil, a Ford só "maquiou" o Fiesta.

 

No desempenho, os 128 cavalos do motor 1.6 da recém-lançada versão Sport, que tem câmbio manual, não diferem em nada das demais versões com esse propulsor. Foram incluídas rodas aro 16 (as das versões básica e intermediárias são de 15 polegadas).

 

No visual, a velha receita dos "esportivados": rodas e faróis escurecidos, saias laterais e aerofólio, que, embora confira uma aparência bacana ao hatch, não tem função alguma, na prática.

Em termos de equipamentos, o Sport é baseado na versão SE 1.6 (intermediária): há controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, ar-condicionado digital, direção elétrica e rádio com sistema de conectividade.

 

O preço é R$ 58.990, R$ 6.200 a mais que o da SE 1.6. Mais equipada, a versão topo de linha Titanium agora só é oferecida com câmbio automatizado de dupla embreagem (Powershift), de acordo com o site da marca, por R$ 63.490.

 

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Ford Ranger Sport

(R$ 77.600)

 

A única versão da picape média com cabine simples leva o apelido Sport para ter maior apelo aos consumidores urbanos, mas carrega o mesmo conjunto mecânico da cabine dupla.

 

Se tem alguma esportividade a mais que a versão XLS é por, obviamente, ser mais leve (1.743 kg ante 1.859 kg), ter maior capacidade de carga e profundidade da caçamba, além das rodas de 17 polegadas no lugar das de 16.

 

Fora isso há aplique frontal no para-choque, santantônio de série, adesivo e "soleiras exclusivas". O motor é o 2.5 flex, de 173 cavalos, já usado em outras versões.

 

A Ranger Sport parte de R$ 77.600: é o único caso em que o "raio esportivador" deixou o modelo mais barato ante os R$ 87.100 da próxima versão na gama. No entanto, ele cortou o número de passageiros pela metade também.

 

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Jac J3S

(R$ 41.990)

 

Este é, provavelmente, o menos “esportivado” da lista: o chinês é o único que possui motor mais potente do que a versão convencional.

 

No caso, sai o 1.4 de 108 cavalos e entra o 1.5 de 125 cv, vindo do J5; ambos são flex. Porém, se os 17 cv extras garantem agilidade ao hatch, a suspensão e a direção moles em demasia acabam com o pouco de esportividade do modelo que a montadora descreve como "autêntico modelo compacto esportivo".

 

O visual também não muda quase nada, com exceção de manjadas faixas laterais e faróis escurecidos. Seguindo a receita dos "esportivados", há alguns "mimos" no interior: a iluminação do painel passou de azul para vermelha e os pedais ganharam uma capa de aço inoxidável.

 

O J3 Sport custa R$ 41.990, ou R$ 2 mil a mais do que o J3 1.4. A diferença, nesse caso, pode ser justificada pelo motor mais potente.

 

hb20.gif

Hyundai H20 Spicy

(de R$ 44.450 a R$ 53.545)

 

O comunicado da montadora diz: “O novo HB20 Spicy ganhou design mais esportivo e arrojado”. Mas o design do hatch não muda: a ele foram acrescentados “kit aerodinâmico” (saias laterais e difusor de ar traseiro e grade frontal hexagonal preta), retrovisor em preto, emblema nos para-lamas e acabamento em preto fosco na moldura das portas.

 

Apesar do nome, "apimentado", a mecânica não tem alterações. Há rodas de liga-leve 15 polegadas “exclusivas”, mas rodas aro 15 são oferecidas também nas versões tradicionais 1.6 Premium, mais caras e com outros “mimos” (as demais versões têm aro 14).

 

No interior, os bancos em couro preto perfurado e com costura cinza, que já existem nas versões 1.6 Premium. No custo-benefício, o diferencial é a central multimídia sensível ao toque com TV, MP3 e reprodutor de fotos e vídeos. Ela também existe nas configurações Premium, mas nelas inclui GPS.

 

Com um mix de itens de versões intermediárias e topo, o Spicy parte de R$ 44.450 (1.0 manual) e chega a R$ 53.545 (1.6 automático). As configurações mais próximas (Comfort Style) custam de R$ 44.135 (1.0 manual) a R$ 52.865 (1.6 automático), com rádio, mas sem a central multimídia.

 

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Volkswagen Fox Pepper (de R$ 53.910 a R$ 57.290)

 

Outro modelo que apareceu como “conceito” no último Salão de São Paulo, o Fox Pepper também pegou o sobrenome da gastronomia, mas a receita é quase a mesma da versão Highline, em uma embalagem mais “gourmet”.

 

A versão “esportivada” tem motor 1.6, de 120 cv, e câmbio automático de 6 velocidades, que já aparecem na Highline. De acordo com a Volkswagen, o desempenho das duas versões é exatamente igual, com velocidade máxima de 189 km/h e aceleração a 100 km/h em 9,8 segundos.

 

Quem quiser desembolsar cerca de R$ 1,3 mil a mais pela Pepper, na comparação com a Highline, pagará por espelhos retrovisores pintados, faróis com função dupla, aerofólio traseiro em preto brilhante, molduras nas caixas de roda, ponteira dupla de escapamento, rodas de 15 polegadas com desenho exclusivo, manopla do câmbio e revestimento lateral da porta em couro sintético, apliques e adesivo de pimenta.

 

Mesmo com preço a partir de R$ 53.910, o Pepper deixa como opcional controle eletrônico de estabilidade e de tração (R$ 1.200) e sistema multimídia com navegação integrada (R$ 3,2 mil) – o mesmo acontece na versão topo de linha. Com câmbio automatizado i-Motion, que deixa o carro ainda mais distante do conceito esportivo, o valor sobe para R$ 57.290.

 

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Volkswagen Amarok

Dark Label

(preço não divulgado)

 

"Elementos escurecidos dão visual esportivo ao veículo", diz o comunicado da montadora sobre o lançamento da série da Amarok, limitada a 1 mil unidades, baseada na configuração intermediária Trendline, cabine dupla.

 

O motor é o 2.0 turbodiesel de 180 cavalos da Trendline e da topo de linha Highline, com o câmbio automático de 8 marchas.

 

Para conferir o "visual esportivo", a marca lança mão de santantônio, estribos laterais, maçanetas, capa dos retrovisores e para-choque traseiro, tudo em preto fosco. Só isso para diferenciar, à primeira vista, a Dark Label da Highline, que também tem santantônio e estribos.

 

Assim como na Trendline, as rodas são liga-leve 17 polegadas (na mais cara, são aro 18). No interio há itens da versão top, como forração parcial dos bancos em couro, além de "tapetes de veludo no assoalho com logotipos", e o novo volante da marca.

 

A Dark Label chega às lojas ainda neste mês, mas o preço ainda não foi divulgado. Porém, a Volkswagen adiantou que deve ficar na casa dos R$ 140 mil. A faixa a coloca acima da Trendline Automática (R$ 134.910) e abaixo da Highline Automática (R$ 152.550).

</p>

 

 

Fonte: http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/04/raio-esportivador-ataca-no-mundo-dos-carros-veja-lista.html

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"Raio esportivador"??? :blink:

 

 

 

Onde foi mesmo q vi algo sobre um "raio transformador"??? :blink:

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"Raio esportivador"??? :blink:

 

 

 

Onde foi mesmo q vi algo sobre um "raio transformador"??? :blink:

 

Tem o Raio Privatizador

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E o Dollynizador tb

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Mas em relação a matéria, esses dias fui na fiat da minha cidade ver uns carros semi novos e o vendedor veio me oferecer um incrível Uno Sporting 0km com um super motor 1.4 pela bagatela de R$48.000,00...isso mesmo quarenta e oito mil reais :blink::pirou::banghead

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Eu gosto de ver esses escapamentos duplos da fiat... Realmente fazem o carro voar! :P

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