Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
cms

Ajuda para melhorar som de fábrica

Recommended Posts

Olá. Sou novo aqui no forum, mas há algum tempo pesquiso sobre subwoofers e gostaria de tirar algumas duvidas.

Tenho um novo gol com som de fábrica, com kit 2 vias na frente e coaxial atrás, que tem até um som aceitável, mas falta graves.

Gostaria de um subwoofer pra dar uma melhorada, mas é aí onde começam as dúvidas, pois não pretendo tratar portas, nem trocar os falantes, apenas uma melhora nos graves, com um sub de baixo custo.

 

1 - Qual a potência do sub devo colocar para que melhore a qualidade sem cobrir o som dos falantes?

 

Vejo muitas opiniões sobre o o Bomber Upgrade, mas acredito q 350 rms seja demais.

 

2 - O bravox Premium tem versões de 160 e 220 rms, é suficiente?

 

Vi tb um Rocford Fosgate r1s410 de 150 rms, qualquer um desses posso usar um Soundigital sd250?

 

Desculpas muitas perguntas, mas realmente não entendo muito. Procuro no youtube subs de qualidade, e a maioria dos videos focam em placas ou retrovisores tremendo. ¬¬

 

Não quero dores de cabeça, apenas graves fiéis, pretendo gastar umas 450 ou 500 dilmas, contando sub, caixa e instalação

 

Desde já agradeço.

 

Ps: de preferência, um sub que não ocupe muito espaço, pois tenho familia e viajo com certa frequencia...

Editado por cms

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,

Para melhorar seu set sem mexer e investir muito sugiro apenas substituir os tweeters originais e adicionar o sub e amplificador.

1 - Escolha um sub até 200 ou 300 rms, pois na verdade não é a potência que o sub suporta que dirá qual "toca" mais. Entram fatores como tipo de caixa, sensibilidade, potencia aplicada, etc.

2 - Indico um sub NAR 10sw2 em caixa selada ao invés do bravo Premium.

 

3 - Procure um amplificador entre 200 e 300 rms que será um bom começo para melhorar o som.

 

Abraço

Editado por Thiago Wilian

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,

Para melhorar seu set sem mexer e investir muito sugiro apenas substituir os tweeters originais e adicionar o sub e amplificador.

1 - Escolha um sub até 200 ou 300 rms, pois na verdade não é a potência que o sub suporta que dirá qual "toca" mais. Entram fatores como tipo de caixa, sensibilidade, potencia aplicada, etc.

2 - Indico um sub NAR 10sw2 em caixa selada ao invés do bravo Premium.

 

3 - Procure um amplificador entre 200 e 300 rms que será um bom começo para melhorar o som.

 

Abraço

 

Obrigado, Thiago.

Estou pesquisando muito aqui no forum...

Estou tendendo para esse Nar, ou Questo de 8, pois quero ocupar o menor espaço posível...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A caixa selada do NAR é bem pequena, tenho no meu carro e ocupa pouco espaço. O questo deve responder melhor em dutada e o tamanho das caixas devem ficar parecidas (questo em dutada e NAR em selada).

Qualquer coisa pergunta aí!

Abraços

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Encontrei um projeto aqui e achei interessante:

Só que o manual fala em 14 litros dutada...

1796847_753276658024266_1664960308_o.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, pra realmente melhorar o som de fábrica o ideal é trocar tudo! hehehe Mas como por enquanto isso está fora de cogitação pega um sub questo de 8, um amplificador sd e manda fazer a caixa (um projeto mais simples do que esse que você colocou)... Acho que fica na faixa de preço pretendida e vai melhorar os graves (da uma pesquisada nos usados pra economizar um $$).

 

Porém se você pensar bem talvez compense comprar um módulo AB 4 canais que aí amplifica o sub e o kit 2 vias, e futuramente você troca o kit... Acho uma solução bem melhor!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só um detalhe....

 

Kit 2 vias oem NÃO aguenta amplificador, vai pro limbo num instante.

 

O questo 8 desce pouco , é modinha !

 

Um bomber upgrade 10" em uma caixa dutada de 25~30 litros brutos vai tocar macio (descendo bastante( , com musicalidade, não precisa de muita potência e o principal : é barato e muito fácil de comprar .

 

Um SD250.1 tem entrada alto nível - baixa impedância , crossover nativo passa baixa e já daria conta do recado:

 

http://soundigital.com.br/produtos/amplificadores/linha-nano/sd250-1d/

 

Se quiser gastar um golinho a mais, tem o SD400.1 também:

 

http://soundigital.com.br/produtos/amplificadores/linha-nano/sd400-1d/

 

Ou se já quiser pensar em um kit 2 vias para amplificar: (kit poderia ser selenium ou bravox cs60B - cumprem a missão )

 

http://soundigital.com.br/produtos/amplificadores/linha-nano/sd400-3d/

 

Ou se desejar logo um amp maiorzinho (vai precisar de um conversor fio para rca):

 

http://soundigital.com.br/produtos/amplificadores/linha-nano/sd800-4d/

 

 

As dicas tão aí

 

Abraço !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O questo 8 desce pouco , é modinha !

 

Andei afastado do fórum e acho que é a primeira vez que veja alguém criticar esse sub. Quer dizer que nao é tudo isso mesmo?

Era minha escolha pelo tamanho da caixa minúscula.

O de 10 da Questo ainda é boa opção?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Andei afastado do fórum e acho que é a primeira vez que veja alguém criticar esse sub. Quer dizer que nao é tudo isso mesmo?

Era minha escolha pelo tamanho da caixa minúscula.

O de 10 da Questo ainda é boa opção?

 

Questo tem bons produtos , sem dúvida, mas isso não quer dizer que TODOS sejam perfeitos.

 

E estão na moda atualmente, assim como os panther de 8" foram modinha no passado.

 

Subwoofer de 10" ? Bom, barato, musical, que desce bem com caixa dutada de 30 litros ? Bomber upgrade. É sério.

 

Abraço

 

EDIT: tem mais gente criticando o questo 8 no tópico oficial dele, que não estão conseguindo que mesmo desça até com caixas bem grandinhas.

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra ser sincero, eu nunca vi nada nesses questo que fizesse valer o que cobram.

 

vai na dica do kick buttowski mesmo!

 

se for pra gastar a grana do questo, pega logo um gringo... fosgate, mtx, kicker...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso pegando o bomber upgrade você ainda vai economizar uma grana! Vai na dica do Kick mesmo, pega o bomber, o kit bravox (meu primeiro set foi com esse kit) e um amplificador pra tocar os dois. A melhora vai ser absurda em relacao ao original.

 

Minha irma tem um subwoofer dessas caixas prontas amplificadas que quando ela foi colocar insulfilm o vendedor conseguiu empurrar nela e vou te contar... Mesmo essas caixas sendo ruins os falantes originais nao acompanham...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz, acho que vo pegar um upgrade mesmo.

Mais uma duvida: o manual pede caixa dutada de 30 litros, devo considerar o volume que o subwoofer ocupa na caixa?

como calculo esse volume?

E o módulo, pode ser o sd250? ou deve ser o sd400?

Queria saber como pegar o sinal dos falantes traseiros pro modulo, já que não vou trocar o player original.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Questo tem bons produtos , sem dúvida, mas isso não quer dizer que TODOS sejam perfeitos.

 

E estão na moda atualmente, assim como os panther de 8" foram modinha no passado.

 

Subwoofer de 10" ? Bom, barato, musical, que desce bem com caixa dutada de 30 litros ? Bomber upgrade. É sério.

 

Abraço

 

EDIT: tem mais gente criticando o questo 8 no tópico oficial dele, que não estão conseguindo que mesmo desça até com caixas bem grandinhas.

pra ser sincero, eu nunca vi nada nesses questo que fizesse valer o que cobram.

 

vai na dica do kick buttowski mesmo!

 

se for pra gastar a grana do questo, pega logo um gringo... fosgate, mtx, kicker...

 

Pois é... Antes eu estava pendendo bem pro lado dos questo 8", mas analisando com calma, e coletando opiniões/informações, o upgrade 10" está se saindo bem!!

 

Como foi citado mtx ai, vi uns modelos na faixa de 250 a 400rms, 5512 se não me engano, jackhammer... Seria uma boa tbm?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E Aew galera? Ninguem?

Como calculo o volume que subwoofer ocupa na caixa? Ou é irrelevante?

Seria melhor colocar um Upgrade e mais pra frente trocar o kit 2 vias de fábrica pelo bravox CS60B? ou o kit primeiro?

E um módulo que case bem com o sub e esse kit? Banda, Soundigital?

Ou seria melhor um AB pros kit e um un sd400 pro sub?

 

:rever1:

Ajuda aí galera!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ignore o volume ocupado pelo sub, os 30 litros são brutos. Faça a caixa com 30 litros.

 

Amps eu dei uma penca de sugestões e volto a repetir que talvez seja legal voce já começar com um kit cs60b , gaste mais um pouquinho agora , mas já monte seu setup de uma única vez.

 

Outro amp que é AB , custa barato e toca muito bem mesmo pelo que custa, é o Bbuster 1600GL , é xing ling sim rsrs.

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Trocar os falantes originais por um selenium ou Bravox e trocar 6 por 6.5 , não gaste seu dinheiro com esses kits baratos pois eles não são muito melhores que o seu , gaste com um amp e um sub de melhor qualidade !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Trocar os falantes originais por um selenium ou Bravox e trocar 6 por 6.5 , não gaste seu dinheiro com esses kits baratos pois eles não são muito melhores que o seu , gaste com um amp e um sub de melhor qualidade !

 

Em matéria de qualidade poderá até perder.......porém, o nosso amigo cogitou em AMPLIFICAR o kit , aí sem chance de faze-lo com oem :legal:

 

EDIT: ele deseja fazer algo satisfatório gastando pouco.

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em matéria de qualidade poderá até perder.......porém, o nosso amigo cogitou em AMPLIFICAR o kit , aí sem chance de faze-lo com oem :legal:

 

Vi seu review do Sd250.1 e achei interessante na parte em que vc fala exatament o que eu esperava:

"Com a HU oem VW , o crossover do 250.1 mostrou-se eficiente e fiquei muito surpreso com o resultado , por ser uma hu oem"

 

Leia mais: http://autoforum.com.../#ixzz3Xixcb7hI

Follow us: AutoSomNetBrasil on Facebook.

 

Acredito que está decidido: Upgarde 10 + sd250.1.

Tem que ser bobina dupla, né?

E pra ligar no sinal dos falantes traseiros, pra não tirar o som do local, como faço?

E o Remote?

No manual diz cabo de 6mm, será?

Editado por cms

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai ter de procurar no chicote o sinal para o falante traseiro ou pegar direto no falante traseiro dentro do porta malas (aba do suporte do tampa bagagem)

 

Bobiina dupla ? Pra que ? bobina dupla só serve para poder casar impedância de trabalho em função do amplificador. Veja qual caso será o seu

 

O remote vai ter de usar um sinal + 12V do pós chave , ou usar um conversor fio - RCA que faça o remote (tem falcon, corzus - Só procurar ) , ou então use o SD400.3 (que ativa com o sinal do audio) e aproveite para colocar o kit 2 vias que aguente ser amplificado.

 

Se fabricante recomenda 6mm² , então deve ser esse mesmo a ser utilizado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

perguntei sobre esse bobina dupla pois o sd250.1d é 1 ou 2 Ohms e o Upgrade 4 Ohms.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O remote vai ter de usar um sinal + 12V do pós chave , ou usar um conversor fio - RCA que faça o remote (tem falcon, corzus - Só procurar ) , ou então use o SD400.3 (que ativa com o sinal do audio) e aproveite para colocar o kit 2 vias que aguente ser amplificado.

 

 

Obrigado pelas respostas pessoal, principalmente ao Rick, que foi muito explicativo...Mas uma ultima duvida. Descupem tantas perguntas, mas pretendo fazer tudo sozinho...

Decidi que vou usar um Upgrade 10 + Sd250.1d, com um conversor da Stetsom (esse da imagem abaixo) pegando sinal dos falantes traseiros. Dos que encontrei, me parece mais bem construido, com gold plated, alem de possuir o remorte:

Mas como o módulo só tem um canal rca, devo usar um cabo rca to tipo Y? Ou devo procurar conversor mono?

Desculpe se estivar falando bobagens...

 

ps: prometo "tentar" postar fotos no DIY, se eu conseguir.... (hehehe)

conversor-adaptador-de-fios-para-rca-stetsom-st600t-11890-MLB20050092761_022014-F.jpg

Editado por cms

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Disponha amigo !

 

Voce vai pegar o sinal somente de UM canal , que é direto no falante traseiro , correto ?

 

Então , voce também só terá um desses RCA funcionando (do conversor ) o outro vai estar morto . Pega o que tiver vivo , homi ! :P

 

PS: Nada de Y .

 

PS2: Volte mesmo pra relatar como ficou , se gostou , etc , etc.

 

Abraço :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, acho que 25~30 litros ocupa muito espaço. (tá, eu sei que nem é tanto assim, mas minhas malas são daquelas rigidas, aí não cabe nem com reza)

 

Fui medir e não posso dispor de tanto espaço assim. Aí ficou duas possibilidades.

1 - Usar o Upgrade 10 ou 12 em caixa lateral de fibra (da regency, pois não me aventurarei em fazer uma)

2 - Usar um sub de 8 em selada ou dutada de uns 15 litros.

 

Dos subwoofers de 8 que me interessei foram:

1 - Rockford Fosgate P1s4-8 - 200w rms (R$ 255,00)

2 - Questo 8 250w rms - (R$ 289,00)

3 - Nar Audio 0804-sw-2 (R$219,00)

4 - Keybass Black Panther 8 - 200w rms (R$159,00)

 

Acredito que pegar um sub um pouco mais caro com litragem menor seria melhor que pegar uma caixa bem mais cara, pois uma caixa mdf não custa mais que 70 reais.

E vcs. Acham melhor um sub de 8+ mdf pequena ou 10"+fibra lateral?

 

vlw

 

 

PS: pelos comentários do fórum estou tendendo pro nar 8 em dutada de 15L. Mas vou esperar outras indicações aqui...

 

Ps2: Esquece galera, vou de upgrade 10 e caixa selada com 20 litros...

 

 

 

 

 

 

Editado por cms

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...