Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Spooky

Como extrair a melhor qualidade no SQ com Android

Recommended Posts

Galera... tava olhando uns tópico e li pessoas falando que fica bom aproveitando o som da saída dock do Iphone 3g/3gs/4/4s ao invés da saída de Headphone

 

 

A minha dúvida é, como aproveitar a qualidade máxima um celular Android (v5.0 Lollipop) ou Iphone 5S?

 

Pelo que andei pesquisando, esses celulares atuais tem saídas digitais ou seja HDMI.

Então eu já vi e sei tem que diversos adaptadores:

Exemplo Android: Microusb MHL para HDMI ou Iphone 5/6: Lighting Apple para HDMI

Alem desse adaptador, eu teria que utilizar um Conversor de HDMI para AV.

 

A questão é, utilizando o adaptador para HDMI + Conversor HDMI para AV a qualidade ficaria excelente? ou ficaria mesma coisa e até geraria ruídos?

Editado por Spooky

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A qualidade vai depender do que vai converter o sinal digital para analógico.

 

HDMI pra AV de qualidade, há coisas BEM caras. Ouvi falar bem de um adaptador bluetooth da Logitech que dizer ser bom, mas não creio que seja melhor que a própria saída de fones.

 

Enfim, eu uso uma DAC USB externa pra isto. É uma solução possível, mas depende de um celular que funcione como host USB. Se o seu funcionar assim, uma Behringer UCA já te dará um áudio com excelente qualidade no android.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas li parece que o bluetooth não consegue transmitir o som em HQ de FLAC e Wav.

 

Exemplo, se fosse tocar esses formatos direto do Android ou Iphone, utilizando o DAC do proprio aparelho...

 

Pois no eBay tem esses adaptadores relativamente baratos, queria saber se vale a pena e se é bom..

Pesquisei no XDA Forum, e o cara não gostou muito não da qualidade desse behring usando no celular dele.

 

No caso, estou falando de um Nexus 5 (Com saida OTG e Suporte a MHL) Traduzindo, serve como Host USB e tem suporte a HDMI.

Editado por Spooky

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma Behringer dessas te dá um áudio compatível com as linhas melhorzinhas da Alpine (mas não com as melhores). Há opções bem superiores no mercado.

 

Eu uso com uma Weiliang DAC6, comprada no Ebay, que é uma DAC de nível audiófilo. Vale muito a pena, e me custou pouco mais que a Behringer, mas foram necessárias várias adaptações pra funcionar no carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz uma pergunta muito avançada pro meu conhecimento creio eu..

Mas a resposta de voces é bem interessante..

 

Deixa eu explicar melhor.

Meu pai tem uma multimedia boqueta, pessima qualidade em todos sentidos, até pra ler um pendrive é uma guerra. Ele nao vai trocar a multimedia, ele usa nela um equalizador Clareon EQS 746.

 

Depois eu pensei, poxa.. o Iphone e o Nexus tem uma qualidade tão boa de som e ainda rodam audios de alta qualidade, então eu coloquei um cabo P2 do Auxiliar do Clareon direto pro Celular. Senti um som mais forte e definido.

 

Então eu li aqui no forum, dizendo que o sinal do headphone do celular, ele é amplificado e perde um pouco a qualidade, e que o ideal seria utilizar o som direto pelo dock, pois assim utilizaria o DAC interno do aparelho.

Porém o Iphone 5/Nexus 5 o dock deles são digitais, e não teria como transmitir em RCA, para isso precisava usar um cabo HDMI e dps converte-lo para RCA.

 

1 - Então eu queria saber se fosse no iPhone 5 como eu resolveria isso, o conversor pra HDMI para RCA perde a qualidade de audio? Nisso eu vou utilizar o DAC do Iphone (HDMI) ou do Conversor (HDMI-2-RCA)?

 

2 - Essa interface DAC Behringer UCA202, ela funciona apenas com android? ou com iphone 5 também?

 

3 - A UCA202 é conectado na saida microUSB(OTG) do meu Android? Ao reproduzir audios em HQ, ela vai transmitir o audio puramente para o equalizador?

 

4 - Qual DAC é melhor a do Iphone/ipod ou da UCA202?

 

Agradeço bastante pelas respostas, já me ajudaram meio caminho!.

Editado por Spooky

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pro Iphone me parece que o melhor é o Pure i20, tem tanto a saída analógica quanto a digital: http://www.pure.com/product/i-20-vl-61429/

 

Para Android, eu já tive o Nexus4, e o máximo que consegui na minha antiga central foi utilizar um APP que fazia a central enxergar o N4 como um pendrive, infelizmente a central só lia MP3. O melhor aparelho que tive para resolver isso por incrível que pareça foi o antigo Galaxy S2, ele permitia transformar o próprio S2 em um pendrive sem qualquer aplicativo e a leitura dos arquivos Flac era feita pelo Galaxy S2 e não pela central. Assim que conectava era só ir nas configurações e clicar em alguma opção que agora não me lembro, e depois podia normalmente abrir o player do S2 e rodar qualquer arquivo que o S2 suportasse.

 

Hoje eu tenho um LG G3 e minha Central é uma Pioneer, a opção para melhor qualidade é utilizar algum android que tenha a função Mirrorlink (aparelhos Sonys quase todos são). Meu LG G3 até tem MirrorLink, porém é Slimport e não MHL, por esse motivo estou pensando em pegar um Xperia Z3 ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi.. Mas isso não resolveria o meu caso, a multimedia mal lê pendrive, ela eh marca chinesa, nem saída USB ela tem. Ela tem saída mini USB, ou seja não quero usar a multimedia para nada.

 

Esse adaptador que você enviou, é para iPhone 4s ou anterior, no meu caso seria iPhone 5, então não serveria, e também o iPhone 5 não tem saída analógica.

 

O nexus 5 com lollipop, tem suporte no microusb para otg, mhl. HDMI, e áudio.

 

Fico no aguardo de sua ajuda Cristiano ou kleber.. Pois não tive muito experiencia nessa área de HQ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso uma fiio e10 ligada no cabo otg no meu LG G3.

 

o Rca eu uso um p2 para rca do Bernardo chianca.

 

ficou ótimo! mas não uso isso no carro!

 

o problema do Android é que ainda falta um player para Android com alinhamento de tempo! alguém que soubesse um pouco de programação poderia fazer um!

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Após ler varios tópicos e forums.. acho que consegui responder as minhas próprias perguntas, por favor me corrijam se eu tiver errado.

 

1 - Então eu queria saber se fosse no iPhone 5 como eu resolveria isso, o conversor pra HDMI para RCA perde a qualidade de audio? Nisso eu vou utilizar o DAC do Iphone (HDMI) ou do Conversor (HDMI-2-RCA)?

RESPOSTA: IPhone 5 e 6/Demais androids, não tem como utilizar o DAC do próprio aparelho, a não ser que seja pela saída P2, pois pela porta dock, eles precisam de um cabo c/ saída para HDMI, e depois um conversor de HDMI para AV, e nisso eu ia perder a qualidade do audio, pois eu utilizaria a DAC do conversor. Com excessão dos Iphone com conector de 30pinos, pois eles tem suporte a saída analógica, nisso eu não precisaria utilizar o conversor de HDMI para AV.

Solução: comprar um DAC externo, exemplo: UCA202 (Serve para Iphone via Camera Kit ou Android via USB OTG).

 

2 - Essa interface DAC Behringer UCA202, ela funciona apenas com android? ou com iphone 5 também?

RESPOSTA: Vi que ela funciona tanto para Android (Suporte OTG), quanto para Iphones em geral, pelo cabo Camera KIT.

 

3 - A UCA202 é conectado na saida microUSB(OTG) do meu Android? Ao reproduzir audios em HQ, ela vai transmitir o audio puramente para o equalizador?

RESPOSTA: São conectados pela saída USB OTG do Android, ou pelo Adaptor Camera KIT do Iphone, e vão transmitir áudio de boa qualidade, conforme a qualidade da música baixada e do player do aparelho.

 

4 - Qual DAC é melhor a do Iphone/ipod ou da UCA202?

DÚVIDA: Não sei, boa pergunta... pois pelo visto, não tem como utilizar o DAC dos android e do Iphone 5/6 puramente, apenas dos Iphone com 30pinos, fora que o Iphone 4s, tem umas melhores saída de som.

Então seria assim? UCA202 > Iphone 4S (30 pin) > Iphone 5/6 & Android (P2) > Iphone 5/6 & Android (Com Conversor HDMI para AV)?

 

Obrigado pela ajuda.

Editado por Spooky

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esqueça HDMI, você não tem adaptadores de boa qualidade para esta função que possa ir ao carro.

 

Enfim, eu recomendo a UCA + android, via OTG. Pra mim é uma solução excelente, ainda mais usando android 5, que dá suporte total ao áudio USB.

 

Vai ser um grande salto em relação ao que você tem hoje. No carro eu uso tablet, que fica disponível só pra esta função.

 

Tem um tópico meu no DIY sobre a implementação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi, é o que imaginei mesmo, essa gambiarra de converter sinais hdmi pra av, é só quebra galho, não serve de base para montar um som HQ.

 

Então o ideal é usar essa UCA202 nos celulares Iphone 5/6 e nos Android, e no Iphone 4s ou Ipod 4g utilizar o DAC do próprio aparelho pelo cabo 30pin-to-rca também seria uma também boa correto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pena que OTG não funfa no meu celular. Até comprei o cabinho para tentar ligar meu DAC no Android, mas não rolou.

 

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual a capacidade de memória disponível e que tipo de arquivo irá usar (MP3, AAC, FLAC, WAV)?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A principio seria musicas basicas mp3, mas claro ia fazer uma seleção especial de músicas em HQ que seria FLAC, WAV e OGG

Memoria uns 10GB livre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha que interessante achei na internet..

 

Os iphones 4s e anteriores, consegue transmitir via cabo 30pin-RCA o DAC interno (CIRRUS LOGIC CS42L61 96khz 24bit), porém o iphone 4s e anteriores, só leêm arquivos em 48khz 24bits.

Enquanto o DAC externo (UCA202 funciona em 48khz 16bits).

Tecnicamente, acho que seria mais interessante usar o IPhone do que uma UCA202.

 

Entretanto o Iphone 5 e superiores, o Conversor de 30 Pinos pra Lighting, funciona sim audio analógico (utilizando o cabo RCA-30pin), apenas não funciona vídeo, e dentro do conversor de 30 pin para Lighting original da apple, possui uma placa DAC (Wolfson WM8533 192khz 24bit), e também o Iphone 5 e superiores, consegue rodar audios de 192khz em 24bits, o que tecnicamente se tornaria melhor que a UCA202.

 

Porém quem tem android a melhor saída, seria utilizar a UCA202, pois não tem como utilizar a DAC interno do meu nexus 5 (WCD9320 192khz 24bits que é boa) a não ser que utilize pela saída p2 amplificada. O que seria melhor no caso, era utilizar a UCA202 externa ou uma DAC externa melhor.

 

Ficou uma dúvida: ao utilizar um cabo RCA do celular direto no Auxiliar da multimedia, eu utilizaria somente o DAC do Celular, ou perderia a qualidade? ou o ideal seria utilizar o cabo rca do Celular diretamente no Equalizador ou Módulo, sem passar pela multimedia?

Editado por Spooky

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

assim, se quiser comprar um bom DAC plugnplay de boa qualidade, "udiófila", tiver como fazer a alimentação dese DAC de forma separada, certamente é uma solução melhor que usar a grande maioria das docas pra iPhone ou similares, isso em se tratando em qualidade de áudio, já que a limitação daí passa a ser o DAC usado (que pode chegar a 32bit/k384Hz)

 

tem que saber o que quer usar como base, se Android ou se Apple, cada um passa por soluções BEM diferentes, implicam em aceitação de limites diferentes, custos diferentes

não tem como comparar alhos com bugalhos

 

se a ideia é se limitar ao Android e a UCA202 oferece e não se limitar no lado da Apple, fica incoerente, da mesma forma que se quiser se limitar nas escolhas pro ado da Apple mas dar carta branca pras soluções Android

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se a ideia é se limitar ao Android e a UCA202 oferece e não se limitar no lado da Apple, fica incoerente, da mesma forma que se quiser se limitar nas escolhas pro ado da Apple mas dar carta branca pras soluções Android

Não entendi essa parte.. =x

 

Sobre o utilizar enfim... essas DAC externa, ou dac do proprio aparelho.. é melhor utilizar diretamente no equalizador ou no módulo, ou tanto faz utilizar pela saída auxiliar da multimedia (vagabunda)?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a frase saiu mal mesmo rsrsrs

 

assim...

se tu te apegar ao Android+UCA, mas ficar vendo um monte de opções baseadas em Apple, óbvio que a Apple vai te entregar mais coisa

o contrário também, se quiser só pegar um iPhone com conversor P2-RCA e comparar com toda gama de possibilidades de um Android+outras DACs melhores, é lógico que o Android se sai melhor

tem que comparar coisas comparáveis, por exemplo um iPhone com doca Pure i-20 contra um Android 5.0 com DAC externo top (como já disse antes, a UCA 202, tem som comparável com um Clarion 785)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah sim entendi...

 

Eu falei essas opções mais para entender mesmo, caso um dia utilize o Android ou Iphone, para saber as situações de como poder aproveitar melhor o aparelho e a qualidade...

 

Sobre minha dúvida... vc saberia algo a respeito?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a melhor solução sempre é a mais "curta"

o ideal, para manter a "pureza" do sinal, é pegar o sinal e jogar direto para os amplificadores, mas as vezes não se consegue ou não se quer, por alguma necessidade em função de alguma limitação do sistema ou por alguma vontade própria de ter opção de ajustes mais finos

sobre equalização, os aplicativos hoje tem uma boa gama de bandas, então não seria nisso que eu me preocuparia

já comparar a qualidade de uma centra multimídia com a qualidade de um sistema desses que está propondo fazer, aí é sacanagem né.... rsrsrs

uma coisa tem que ter bem em mente: até quanto $$$ está disposto desembolsar e até onde quer levar o teu sistema

no mais, aconselho ler com bastante calma os tópicos que falam sobre o assunto, tem muita informação contida neles

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então.. acho que o mais limpo seria ligar o celular direto no AMP ou Equalizador mesmo.. sem passar pela central multimedia.. a não ser que seja uma Kenwood ou Alpine de boa qualidade..

 

Uma outra opção alternativa para quem tem celular o Android, e não queira gastar muito em DACs, teria este DAC de baixo custo o DAC HiFimeDIY Sabre USB, ele tem 24bits e 96khz, ele é mto bem falado, melhor que o UCA202... Porém só vende no ebay.

 

Enfim acho que já tirei todas as minhas dúvidas..

Editado por Spooky

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então.. acho que o mais limpo seria ligar o celular direto no AMP ou Equalizador mesmo..

 

Como?

E se pensa num sinal limpo, p/q meter um equalizador?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei lá.. kkk, achei que o equalizador clareon EQS 746 mandava o sinal limpo e amplificado para os módulos. A não ser que utilize um DAC com Amplificador (Ex: FIIO E10k)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara não viaja, os aps tem EQ incorporado, pra que fazer o sinal passar por outro EQ?

 

Melhor coisa é ligar o celular num DAC bom que não faça uso do DAC do celular e daí ir pras caixas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...