Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
ThiagoD

Trio Buscando Qualidade

Recommended Posts

Já faz um tempo que estou tentando chegar em um ponto no meu trio,buscando fidelidade sonora e qualidade, acredito que esteja quase lá,me pareçe bem definido o som mas sempre pode melhorar, estou compartilhando com vc´s;

A parte de Médios , Mg , M alta são todos Selenium. 12pw7 , 350ST , 220 ti.O grave vou quebrando o galho com os Pioneer mesmo, estão ai os cortes e um gráfico de RTA amador com meu EQ.

Aberto a sugestões e ideias. Abraço galera dos trios.

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=Z0SJvo8ZsNQ

 

https://www.youtube.com/watch?v=rLzWIuXW1o8

 

sub 40hz But24/8 - 152hz Lr 24/8

Woffer 80hz LR 24/8 - 2,0 khz LR 24/8

drives 2 khz Lr 24/8 - 6,04 khz 24/8 Lr

TW 6,04 khz Lr 24/8 - 19,1 khz But 12/8

 

11100235_776621032445674_1869920920510415978_n.jpg?oh=82d8de97439788eada518633a11626db&oe=55A8782E&__gda__=1433753503_3eb04c0249eb55ca44599313a7bba58c11070985_776621065779004_8138613078693623157_n.jpg?oh=997f3e167538b10718be794af38c9bc3&oe=55AA874D&__gda__=1437127313_9933dd702ce1209af90ea4e891fdfd2e17204_776620792445698_4369694663639448431_n.jpg?oh=97e7b56891848b561267c35cbb9dbbf5&oe=55A59BDF&__gda__=1437212124_cc33964b71b1c9296717d4a53b4687dd11059353_776621019112342_7524467245676216936_n.jpg?oh=09d9e8c910dd358927774714c61e32a4&oe=5572915C

Editado por ThiagoD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estava olhando só para o gráfico e achei estranho, porque pela descrição dos itens eu esperava uma alta concentração de falantes na faixa alta. Até cheguei a pensar que mesmo tendo os 02 falantes, será que não sobem?

 

 

Percebi uma queda acentuada a partir dos 7.4Khz, mas não tinha prestado atenção no corte do Driver Ti, rs rs . Essa foi boa. Pelo menos testei meus reflexos e ainda estão bons, apesar da idade, rs rs.

 

Você utilizou um Driver Ti, no corte de fenólico. Porque não tenta deixar o corte mais alto do Ti?

 

Achei fraco o rendimento dos médios. Achava que poderia ser melhor.

 

Qual a sensibilidades desses Pioneer?

 

Faça um teste eliminando o Stw e deixando somente o Ti.

 

A gente tem de fazer vários testes para verificar o resultado.

 

O Ti de 1" normalmente não sobe tanto quanto um de 2".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que limitou tanto as suas vias de altas que está desperdiçando os equipamentos que têm. Seria melhor uma diminuição ou adequação dos equipamentos. Ao meu ver tudo isso devido os caras pretas que não são adequados ao trio e não irá acompanhar as altas a menos que controle muito elas.

 

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que limitou tanto as suas vias de altas que está desperdiçando os equipamentos que têm. Seria melhor uma diminuição ou adequação dos equipamentos. Ao meu ver tudo isso devido os caras pretas que não são adequados ao trio e não irá acompanhar as altas a menos que controle muito elas.

 

Pode até ser que os falantes não sejam os adequados para trio, mas SE esses Pioneer tiverem 95Db de sensibilidade, estão no mesmo patamar dos w7 e assim estarão em desvantagem pela quantidade + talvez pela potência recebia e o pico que porventura possa ter sido gerado pela caixa.

 

Veja o gráfico de SPL x Hz e verá uma queda brusca a partir dos 240 Hz, que onde terminaria a transição entre o sub e os médios. Só está assim porque ambos tem uma faixa comum de resposta.

 

Se fosse um médio com 99dB ou mais o gráfico seria outro. Só estaria mostrando desequilíbrio nas altas, mas isso já tem explicação.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se olha ele cortou os médios a partir dos 90hz de inicial e o gráfico mostra até aonde o sub vai pois ele cortou até 152hz e não tem tanto ganho nessa faixa do sub como na faixa dos médios.

 

 

 

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então essa transição não exista pois se encontra na mesma via, apenas a sintonia da caixa dos médios que está mais voltada ao grave.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de se fazer um projeto o 1º passo seria calcular o SPL/W/m de todos, para haver compatibilidade entre eles, depois calcular o SPL/máx de cada elemento, para saber se todos estarão compatíveis em pot. senão qd aumenta o som usn chegam fácil no pot.máx e não acompanham o restante.

Tem que se fazer uma análise criteriosa das resposta (supostas) pelos fabricante e plotar o superposição dos gráficos(sem a sensibilidade; isso pode ser corrigido pelos ganhos dos módulos), para se ter uma noção de cruzamento/sensibilidade em cada AF!

Enfim, fazer um som decente não é fácil, não é só ir colocando AF e fazendo caixas miraculosas é que dá bom resultados, ás vezes um som simples bem estudado, dá resultados surpreendentes.

Neste caso que me parece, houve uma falta de planejamento, mas nada que não se possa corrigir facilmente, já que ele dispõe de alguns aparelhos de medição!

Boa sorte parceiro, agora é só alinhamento!

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estava olhando só para o gráfico e achei estranho, porque pela descrição dos itens eu esperava uma alta concentração de falantes na faixa alta. Até cheguei a pensar que mesmo tendo os 02 falantes, será que não sobem?

 

 

Percebi uma queda acentuada a partir dos 7.4Khz, mas não tinha prestado atenção no corte do Driver Ti, rs rs . Essa foi boa. Pelo menos testei meus reflexos e ainda estão bons, apesar da idade, rs rs.

 

Você utilizou um Driver Ti, no corte de fenólico. Porque não tenta deixar o corte mais alto do Ti?

 

Achei fraco o rendimento dos médios. Achava que poderia ser melhor.

 

Qual a sensibilidades desses Pioneer?

 

Faça um teste eliminando o Stw e deixando somente o Ti.

 

A gente tem de fazer vários testes para verificar o resultado.

 

O Ti de 1" normalmente não sobe tanto quanto um de 2".

Amigo a sensibilidade dos Pioneer é de 95 dB , sim vou testar suas ideias aqui, valew pela dicas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que limitou tanto as suas vias de altas que está desperdiçando os equipamentos que têm. Seria melhor uma diminuição ou adequação dos equipamentos. Ao meu ver tudo isso devido os caras pretas que não são adequados ao trio e não irá acompanhar as altas a menos que controle muito elas.

 

Também penso que sim , os meus subs não se encaixam ai , penso na hora que puder $$$$, estar trocando por 2 ou 3 de 18, alguma sugestão de modelo, quero falantes que batem macio , profundo . entende ?!?! Já me foi oferecido os SW e Omega . Mas a galera sempre ta aprovando os Eros, algyma sugestão ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de se fazer um projeto o 1º passo seria calcular o SPL/W/m de todos, para haver compatibilidade entre eles, depois calcular o SPL/máx de cada elemento, para saber se todos estarão compatíveis em pot. senão qd aumenta o som usn chegam fácil no pot.máx e não acompanham o restante.

Tem que se fazer uma análise criteriosa das resposta (supostas) pelos fabricante e plotar o superposição dos gráficos(sem a sensibilidade; isso pode ser corrigido pelos ganhos dos módulos), para se ter uma noção de cruzamento/sensibilidade em cada AF!

Enfim, fazer um som decente não é fácil, não é só ir colocando AF e fazendo caixas miraculosas é que dá bom resultados, ás vezes um som simples bem estudado, dá resultados surpreendentes.

Neste caso que me parece, houve uma falta de planejamento, mas nada que não se possa corrigir facilmente, já que ele dispõe de alguns aparelhos de medição!

Boa sorte parceiro, agora é só alinhamento!

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de se fazer um projeto o 1º passo seria calcular o SPL/W/m de todos, para haver compatibilidade entre eles, depois calcular o SPL/máx de cada elemento, para saber se todos estarão compatíveis em pot. senão qd aumenta o som usn chegam fácil no pot.máx e não acompanham o restante.

Tem que se fazer uma análise criteriosa das resposta (supostas) pelos fabricante e plotar o superposição dos gráficos(sem a sensibilidade; isso pode ser corrigido pelos ganhos dos módulos), para se ter uma noção de cruzamento/sensibilidade em cada AF!

Enfim, fazer um som decente não é fácil, não é só ir colocando AF e fazendo caixas miraculosas é que dá bom resultados, ás vezes um som simples bem estudado, dá resultados surpreendentes.

Neste caso que me parece, houve uma falta de planejamento, mas nada que não se possa corrigir facilmente, já que ele dispõe de alguns aparelhos de medição!

Boa sorte parceiro, agora é só alinhamento!

hand26

Amigo você foi em cima, total falta de planejamento, conhecimento e suporte. O pouco de entendimento que tenho hoje, de sonorização, foi pesquisando e lendo aqui no forúm e alguns artigos. Quando iniciei o projeto a ideia era ser um trio goiano, comecei pelos subs, já que tinha um som básico na gabine, e pouco conhecimento do que poderia a ser um trio de verdade , a falta de informação aliada a palpites de estraladores também cooperaram para isso, hoje já com um conhecimento maior , muito limitado mas maior do que qdo começei me arrisco a fazer ligações e regulagens por minha conta, correndo dos estraladores da minha cidade.Para um futuro próximo pretendo trocar meus sub,s por dois de 18 ou mesmo 3 ,não sei se seria o ideal, mas em contra partida estaria também dando um up nos woofer , trocando por SNAKES OU OMEGA DRIVE, com maior sensibilidade , que vc me diz ? tenho evoluido a cada dia testando , perguntando e pesquisando muito, na humildade de quem gosta de uma boa musica e bem reproduzida,na humildade mesmo.Não quero o melhor muito menos o maior, mas quero ouvir uma boa música , bem definida e as vezes em alto volume , kkkkk. No mais é isso mesmo, valew pela criticas e ideias. forte abraço.

Editado por ThiagoD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém poderia me dizer qual seria a linha ideal do gráfico ? Seria todas alinhadas mesmo ? Ou depende tbm do estilo que estiver sendo reproduzido .Pq de fato o som está bem definido ao vivo, tá bem fiel mesmo sabe, ao menos tendo de base o que eu conheço e já vi, que resumindo é quase nada, mas como o amigo disse acima , estou deixando de utilizar corretamente o que eu tenho em mãos, e poderia estar tendo um melhor rendimento. Mas lembrando que quero um som nitido , definido , nada de gritaria ou barulho. quero ouvir musica. rsrsrs

Valew.....

 

Dei uma regulada aqui agora cedo e fiz essa medição aqui, o som to extraindo o máximo dele sem Clipar,pode observar o pico quase no 110 db, mas tbm com disse RTa amador mesmo, seria a curva ideal ou próximo disso???

10985045_777152845725826_2632815206051777058_n.jpg?oh=b34b043b066c75a818e98bb5f15db9c5&oe=55B54E88

Editado por ThiagoD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então essa transição não exista pois se encontra na mesma via, apenas a sintonia da caixa dos médios que está mais voltada ao grave.

Amigo alguma sugestão, tentei abaixar o corte dos sub em 80 achei que perdeu muito do grave, subi os woofer para 152 tbm , não gostei do resultado, acho que ta dificil ae é encaixar esses subs meus. no esquema proposto.abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém poderia me dizer qual seria a linha ideal do gráfico ? Seria todas alinhadas mesmo ? Ou depende tbm do estilo que estiver sendo reproduzido .Pq de fato o som está bem definido ao vivo, tá bem fiel mesmo sabe, ao menos tendo de base o que eu conheço e já vi, que resumindo é quase nada, mas como o amigo disse acima , estou deixando de utilizar corretamente o que eu tenho em mãos, e poderia estar tendo um melhor rendimento. Mas lembrando que quero um som nitido , definido , nada de gritaria ou barulho. quero ouvir musica. rsrsrs

Valew.....

 

Dei uma regulada aqui agora cedo e fiz essa medição aqui, o som to extraindo o máximo dele sem Clipar,pode observar o pico quase no 110 db, mas tbm com disse RTa amador mesmo, seria a curva ideal ou próximo disso???

10985045_777152845725826_2632815206051777058_n.jpg?oh=b34b043b066c75a818e98bb5f15db9c5&oe=55B54E88

 

Vc pode tentar deixar sem o corte acima dos 6K da titânio, deve melhor as altas...

No sub aumenta o corte para 100hz deve melhor bastante esta faixa!..não se apegue só nos cortes que marca o crossover...as vezes temos que ajustar um pouco fora para se ter boa linearidade!

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc pode tentar deixar sem o corte acima dos 6K da titânio, deve melhor as altas...

No sub aumenta o corte para 100hz deve melhor bastante esta faixa!..não se apegue só nos cortes que marca o crossover...as vezes temos que ajustar um pouco fora para se ter boa linearidade!

:legal:

Tentarei fazer isso , você vê algum problema do sub e woofers terem frequencias em comum?? ouvindo ficou melhor ao menos pra mim pareçeu melhor,assim mesmo o sub entrando na faixa até os 152hz e o woofer começando em 80 hz,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tentarei fazer isso , você vê algum problema do sub e woofers terem frequencias em comum?? ouvindo ficou melhor ao menos pra mim pareçeu melhor,assim mesmo o sub entrando na faixa até os 152hz e o woofer começando em 80 hz,

Sem nenhum problema, o que importa é o resultado final!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

3 de 18 pro grave?

Ou 3 Sds 2.7k , ou os panzer que dizem ter uma pegada legal...

eu iria de 3 sds 2.7 18 numa SD5000

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

3 de 18 pro grave?

Ou 3 Sds 2.7k , ou os panzer que dizem ter uma pegada legal...

eu iria de 3 sds 2.7 18 numa SD5000

Amigo o que vc diz das viking ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falantes mais indicados para o que deseja, procure falantes profissionais e pelo seu estilo e o que deseja se encontra nas marcas JBL, Oversound e Snake, basta analisar o que deseja e o gasto.

 

Com relação ao corte no subgrave e falei que esse falante não é para isso, pois ele não sobe tanto até devido a sua construção. Vou posta algo para ter uma ideia sobre relação aos cortes e esse exemplo é de uma caixa profissional.

 

 

Re: [Audio List] sobre corte da hb1805c1

 

Expandir mensagens


  •  
     
     
    Edu Silva

    Mensagem 1 de 4 , 7 de ago de 2002

    Exibir fonte


     
     
    Oi Zé Maria, Carlos Correia e lista
     
     
    Correto - o que ressalto, porem, é que a caixa citada não apresenta seu
    rendimento ideal na faixa em que voce (Zé) a usou (entre 40 e 80Hz).
    Para uma corneta trabalhar bem em 40Hz, precisa ter uma boca de quase
    9m2, o que não é o caso. Seriam necessarias várias delas agrupadas.
     
    Não se trata de problema com o projeto, muito menos impericia de nosso
    grande Carlos Correia nem do Homero Sette, mas apenas de uma lei da
    física.
     
    Portanto (seguindo a indicação do eng. Homero, e de acordo com o projeto
    do Carlos), deve ser usada com cortes em 40 e 200Hz. O primeiro corte
    (HPF 40Hz) protege o falante contra sobreexcursão, o segundo (LPF 200Hz)
    é derivado de seu projeto, ideal para trabalho com caixas de 12".
     
    Veja que o corte em 80Hz em som ao vivo deve ser evitado, pois é
    justamente a frequencia em que devemos trabalhar o bumbo da bateria para
    maior "peso". Ora, como costumam acontecer problemas de fase nas
    frequencias de transiçao entre duas vias, o bumbo acabaria sofrendo com
    isso. Se em sua opinião o som ficou bom assim, pode estar certo que
    ficaria ainda melhor com duas delas (sem a de 15") numa mesma via,
    cortando em 200Hz, em vez de 80Hz. Experimente!
     
    Abraços,
    Edu Silva
    ES2 Audio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse RTA de celular não mede corretamente...

Uhum. é com disse amador mesmo, mas da um auxilio, acredito que o que peca ai mesmo é o microfone.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falantes mais indicados para o que deseja, procure falantes profissionais e pelo seu estilo e o que deseja se encontra nas marcas JBL, Oversound e Snake, basta analisar o que deseja e o gasto.

 

Com relação ao corte no subgrave e falei que esse falante não é para isso, pois ele não sobe tanto até devido a sua construção. Vou posta algo para ter uma ideia sobre relação aos cortes e esse exemplo é de uma caixa profissional.

 

 

 

Re: [Audio List] sobre corte da hb1805c1

 

Expandir mensagens

  • Edu Silva
     
    Mensagem 1 de 4 , 7 de ago de 2002
     
     

    Exibir fonte


    Oi Zé Maria, Carlos Correia e lista
     
     
    Correto - o que ressalto, porem, é que a caixa citada não apresenta seu
    rendimento ideal na faixa em que voce (Zé) a usou (entre 40 e 80Hz).
    Para uma corneta trabalhar bem em 40Hz, precisa ter uma boca de quase
    9m2, o que não é o caso. Seriam necessarias várias delas agrupadas.
     
    Não se trata de problema com o projeto, muito menos impericia de nosso
    grande Carlos Correia nem do Homero Sette, mas apenas de uma lei da
    física.
     
    Portanto (seguindo a indicação do eng. Homero, e de acordo com o projeto
    do Carlos), deve ser usada com cortes em 40 e 200Hz. O primeiro corte
    (HPF 40Hz) protege o falante contra sobreexcursão, o segundo (LPF 200Hz)
    é derivado de seu projeto, ideal para trabalho com caixas de 12".
     
    Veja que o corte em 80Hz em som ao vivo deve ser evitado, pois é
    justamente a frequencia em que devemos trabalhar o bumbo da bateria para
    maior "peso". Ora, como costumam acontecer problemas de fase nas
    frequencias de transiçao entre duas vias, o bumbo acabaria sofrendo com
    isso. Se em sua opinião o som ficou bom assim, pode estar certo que
    ficaria ainda melhor com duas delas (sem a de 15") numa mesma via,
    cortando em 200Hz, em vez de 80Hz. Experimente!
     
    Abraços,
    Edu Silva
    ES2 Audio

:+1Eu so tenho um problema escuto de clássica a musica raiz, resumindo de tudo mesmo, então tenho que tentar , eu disse tentar um som misto, coisa que não é fácil.

Editado por ThiagoD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:+1

Eu so tenho um problema escuto de clássica a musica raiz, resumindo de tudo mesmo, então tenho que tentar , eu disse tentar um som misto, coisa que não é fácil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo o que vc diz das viking ?

ai Eu iria De viking 7000 tem uma pegada monstra em subgrave mais e uma chupa cabra de bateria kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estava olhando só para o gráfico e achei estranho, porque pela descrição dos itens eu esperava uma alta concentração de falantes na faixa alta. Até cheguei a pensar que mesmo tendo os 02 falantes, será que não sobem?

 

 

Percebi uma queda acentuada a partir dos 7.4Khz, mas não tinha prestado atenção no corte do Driver Ti, rs rs . Essa foi boa. Pelo menos testei meus reflexos e ainda estão bons, apesar da idade, rs rs.

 

Você utilizou um Driver Ti, no corte de fenólico. Porque não tenta deixar o corte mais alto do Ti?

 

Achei fraco o rendimento dos médios. Achava que poderia ser melhor.

 

Qual a sensibilidades desses Pioneer?

 

Faça um teste eliminando o Stw e deixando somente o Ti.

 

A gente tem de fazer vários testes para verificar o resultado.

 

O Ti de 1" normalmente não sobe tanto quanto um de 2".

Acho que limitou tanto as suas vias de altas que está desperdiçando os equipamentos que têm. Seria melhor uma diminuição ou adequação dos equipamentos. Ao meu ver tudo isso devido os caras pretas que não são adequados ao trio e não irá acompanhar as altas a menos que controle muito elas.

 

Olha que interessante, ou lógico né, apesar de ser um RTA amador serve de referencia em alguns aspectos, segui a sugestão de vc´s subi o corte dos drives igualando ao tweeter e olha no que deu, volume inclusive estava mais baixo que a primeira medição que fiz no limite mesmo do set e com corte de ti como se fosse fenolico, inclusive subiu a medição em dB´s, não mexi na equlização , só subi mesmo o corte dos Ti. Mas eliminar o twetter jamais, o brilho do tweteer é outro, não têm como eliminar na minha opinião, lógico que dentro desta minha configuração.

Valeu novamente pelas ideias e criticas !!!

Vamo que vamo que uma hora todo mundo chega onde quer, galera do trio é bem unida mesma, que continue assim.

Abraço Pra todos,

 

Medição com drives com corte até 19,1 hz

 

11113276_777812748993169_2941966835250561459_n.jpg?oh=1019cee62512ad75df5ae37ad17be47b&oe=559E64AF&__gda__=1437322519_68078aa52c2c1acada06cf3f6a7bf1d1

 

 

Medição com corte até 6,04

 

10446716_775610015880109_7578856231267339258_n.jpg?oh=857844c556c334de5f01747f4fa78a15&oe=55A3276C&__gda__=1437386672_e29daf3f6ab2c3995be96ae23741b9d3

Editado por ThiagoD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...