Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Marcos Vinicius

Escolha de Full Range

Recommended Posts

Estive dando uma olhada na Madisound e me deparei com o full Markaudio Alpair-6MA Gold e este cabe perfeitamente no alojamento da minha coluna.

 

Segue abaixo os parâmetros dele:

 

Alpair 6MA parameters

  • Driver 4.0 Ohm
  • Revc 3.60 Ohm
  • Fo 63 Hz
  • Sd 36.3 Cm²
  • Vas 4.8 Ltr
  • Cms 2.58 m M/N
  • Mmd 2.48 g
  • Mms 2.57 g
  • BL 2.81 T·M
  • Qms 2.76
  • Qes 0.45
  • Qts 0.38
  • Levc 128.7 u H
  • No 0.243 %
  • SPLo 85.4 dB
  • Xmax 5 mm (1 way)
  • Power 15 watts nom. 30 Max
  • Coil 18 mm dia. Alu-copper
  • Flange 114 mm
  • Cutout 96 mm
  • Depth 52.5 mm

alpair-6m-spl.png

alpair-6m-imp.png

 

 

Alguém já escutou ou conhece? Alguma recomendação positiva ou negativa sobre?

 

O maior diâmetro externo que minha coluna aloja é 116mm e até aonde consegui fazer uma varredura, somente o Tang Band W4-1052 entraria além deste Alpair que tem 114mm de diâmentro externo...

Editado por Marcos Vinicius

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nada definido. Por enquanto continua a assinatura. Só quero experimentar novas coisas, algo mais específico para a aplicação nas colunas.

 

O filhote arrancou a calota central do Nar 400-cw-3 que estava sendo usado, então seria um motivo para a troca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o problema aí é que a coluna já está feita, aí não tem muito pra onde correr, ou pega algo se baseando simplesmente no tamanho, ou remolda a coluna

pelo que já li, esse Alpair é bem interessante, mas acho que eu optaria pela versão com cone de papel https://www.madisoundspeakerstore.com/approx-3-fullrange/markaudio-alpair-6p-paper-cone-3.5-fullrange-gen-2/

se desse pra aumentar a coluna, tem esse https://www.madisoundspeakerstore.com/approx-4-fullrange/fostex-fe108ez-4-full-range-sigma-series/ ou esse https://www.madisoundspeakerstore.com/approx-4-fullrange/fostex-special-fe103-sol-8-50th-anniversary-limited-edition-4-full-range-8-ohm/ ou esse https://www.madisoundspeakerstore.com/approx-4-fullrange/fostex-fe103en-4-full-range/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O bravo é tentar mexer na coluna feita pelo Wagner e acabar danificando... No momento estou tendencioso a pegar algo me baseando pelo tamanho, até porque não pretendo trocar de carro tão cedo (ao menos de modelo, pois estou a caça de um GLS SFI Hatch com teto).

 

Eu até olhei esta versão de papel e seria esta a minha opção, mas vi que está fora de estoque, e por incrível que pareça comprando diretamente com eles sai mais caro pelo frete.

 

O que me motivou a levantar a hipótese do Alpair foi o comparativo do vídeo abaixo, onde pelo fone deu pra perceber que ele briga muito bem com os Fostex da vida, inclusive achei que superou o Fostex do comparativo, só que este é a versão que tem diâmetro externo de 126mm.

 

 

Se ele se sair tão bem sem TW como no caso do vídeo, quem sabe dê para ponderar usar um Ribbon com o corte bem alto somente para dar um empurrão no top end.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não consigo abrir aqui

Mal servido não vai estar, com certeza, só cuidado com conclusões por vídeo, ainda mais que estamos falando de falantes diferentes (pelo menos na descrição do video, o Fostex é de uma linha extinta e o MK é outro modelo)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não consigo abrir aqui

Mal servido não vai estar, com certeza, só cuidado com conclusões por vídeo, ainda mais que estamos falando de falantes diferentes (pelo menos na descrição do video, o Fostex é de uma linha extinta e o MK é outro modelo)

 

Depois que eu ouvi usuário demonstrando funcionamento de equipamento por áudio no whatsapp... :vts

 

 

Enfim, o gráfico parece interessante. Há um pico em 10Khz que pode trazer algum incômodo, mas que parece ser facilmente equalizável. Talvez até um resistor em série corrija o decaimento depois desse pico e deixe a resposta mais plana às custas de maior potência aplicada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vídeo em alguns casos ajuda a dar um norte, mas todo cuidado é pouco

tu diz que ouviu um pico em 10k, e é bem provável que o motivo de se achar o MK melhor seja este pico (não por mera coincidência o loudness atua bem aí)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Full é complicado, acerto tem que ser minucioso. Eu iria atrás de algum consagrado com projeto pronto, como os Vifa que o Franco já calculou o notch e toca muito bem, se colocar um capacitor mundorf supreme fica ótimo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depois que eu ouvi usuário demonstrando funcionamento de equipamento por áudio no whatsapp... :vts

 

 

Enfim, o gráfico parece interessante. Há um pico em 10Khz que pode trazer algum incômodo, mas que parece ser facilmente equalizável. Talvez até um resistor em série corrija o decaimento depois desse pico e deixe a resposta mais plana às custas de maior potência aplicada.

 

vídeo em alguns casos ajuda a dar um norte, mas todo cuidado é pouco

tu diz que ouviu um pico em 10k, e é bem provável que o motivo de se achar o MK melhor seja este pico (não por mera coincidência o loudness atua bem aí)

 

É como disse o Cristiano, o vídeo na verdade é para ter uma ideia, e não para tratar o resultado apresentado no vídeo como algo absoluto.

 

Bom, este pico está apresentado graficamente, e nada impede que neste ponto seja corrigido com o equalizador.

 

Full é complicado, acerto tem que ser minucioso. Eu iria atrás de algum consagrado com projeto pronto, como os Vifa que o Franco já calculou o notch e toca muito bem, se colocar um capacitor mundorf supreme fica ótimo.

 

Meu maior problema é que as colunas já estão prontas e não tenho muito para onde correr. Com o diâmetro externo de 116mm, o restante das medidas é mais fácil de resolver. Se tiver o modelo do Vifa para que eu veja se ele cabe sem muitas adaptações...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Procure no Hi fi full range substitui 2 vias. Tem todo o esquema de montagem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acerto do notch varia de full pra full. É preciso encontrar o ponto de ressonância do cone pra acertar o ponto de atuação do notch.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele esta procurando um falante por tamanho, não por sonoridade. Só tem que ir atrás do acerto depois.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O primeiro passo seria o tamanho, talvez podendo fazer um leve ajuste... estou com mais uma opção da Seas de 120mm, mas não estou muito satisfeito com o gráfico e estou pensativo nas alterações.

 

Eu lio tópico do full vifa e assim que vi o titulo me lembrei de ter lido a muito tempo. Acho que nâo se encaixa.

 

Eu sei que o 3 vias DLS Gothia se encaixa perfeitamente, quem sabe nao aparece algo assim no class.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprado no Ebay um Hybrid Audio Legatia L4, agora é garimpar um Mid e um TW da mesma linha e na mesma condição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora com o full comprado, é hora de garimpar o restante...

 

Venho ponderando um L8 que está no class, mas na porta do Astra sem chance. Mal cabe o de 6,5 e doorpod no momento s chance. Somente se eu não tivesse na duvida se troco por um mais antigo ou sossego.

 

Será que pegar um Kit Clarus, acertar o crossover conforme manual da Hybrid Legatia seria uma boa ideia? Ou melhor garimpar o restante L6v2 e L1v2 para fechar o set?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tivwr disposição $$$, pega mid e Tweeter da mesma linha, pra manter assinatura

Claro que dá pra não seguir essa lógica, pq o full por si só já vai pegar toda faixa de voz, que é o mais importante, mas ainda assim é bacana pensar em manter ao menos o mid, o tweeter que pode ser outro, vai ter menos influência e pode ser mais ao gosto (mais ou menos brilhante dependendo do que preferir)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora com o full comprado, é hora de garimpar o restante...

 

Venho ponderando um L8 que está no class, mas na porta do Astra sem chance. Mal cabe o de 6,5 e doorpod no momento s chance. Somente se eu não tivesse na duvida se troco por um mais antigo ou sossego.

 

Será que pegar um Kit Clarus, acertar o crossover conforme manual da Hybrid Legatia seria uma boa ideia? Ou melhor garimpar o restante L6v2 e L1v2 para fechar o set?

 

O kit Clarus lembra muito a linha Legatia, mas não usaria o cross passivo. São muitas variáveis pra ficar preso a cortes fixos.

 

Um tweeter que geralmente vai bem com essa linha são os Scan illuminator D3004/R3004

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se tivwr disposição $$$, pega mid e Tweeter da mesma linha, pra manter assinatura

Claro que dá pra não seguir essa lógica, pq o full por si só já vai pegar toda faixa de voz, que é o mais importante, mas ainda assim é bacana pensar em manter ao menos o mid, o tweeter que pode ser outro, vai ter menos influência e pode ser mais ao gosto (mais ou menos brilhante dependendo do que preferir)

 

Então... Esta disposição que está complicada. Consegui nos EUA a US$650,00 o restante (novo) e a US$350 o kit Clarus completo (item de vitrine), tudo já com o frete. Só aí é R$1000,00 de diferença e acaba precisando de muita disposição para bancar está diferença.

 

Para terem uma ideia o L1V2 está saindo a US$250,00 e o Mid a US$400,00, o vendedor incluiu o frete nos produtos. Até ameaçou cair um pouco, mas não entregou o jogo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah pois é, com esses dias de dólar em alta, qquer coisa está com o preço na estratosfera

Um mid que eu tenho curiosidade de experimentar são os Silver Flute, tem na Madisound, muito baratos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

O kit Clarus lembra muito a linha Legatia, mas não usaria o cross passivo. São muitas variáveis pra ficar preso a cortes fixos.

 

Um tweeter que geralmente vai bem com essa linha são os Scan illuminator D3004/R3004

 

Andei olhando os tweeter scan, mas o preço foge muito do que pretendo. Na verdade eu ia tentar abraçar um 12M e ir atrás do restante, mas depois que coloquei na balança dei uma freada. Diferença de valor muito grande no final das contas.

 

Estava pendendo para montar algo da mesma linha, mas como disse a diferença é muito grande, então é válido ponderar.

 

Sabe se o TW casa bem com o L4? Quando cogitei usar o cross, seria somente como base para o outro, internamente seria outros cortes, na verdade pretendia testar com os cortes do Legatia mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O vendedor dos EUA fez um comentário interessante, vejam se procede...

 

O mid do kit Clarus é bom para graves, sendo mais fraco nos médios, já o mid Legatia é melhor nos médios e mais fraco nas freqüências mais baixas. Para um 3 vias ele me indicou ir de mid clarus e tw legatia. Será?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...