Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
ISchroll

[DÚVIDA] Impedância do Crossover

Recommended Posts

Boa noite galera,

 

Estou com uma dúvida terrível,

 

o Crossover Utopia Be w165 rc é o seguinte,

Ele pega Tweeter de 8ohms e medio de 2 ohms certo.

 

ok, legal,

 

Se eu pegar um tweeter de 4 ohms e um medio de 4 ohms ligar nele!?

 

Qual vai ser?

 

vai mudar o corte de frequencia?

muda algo?

alguém sabe?

 

 

 

Desde já Agradeço!

 

 

 

:**

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muda o ponto de corte e o tipo de corte (linkwitz, bessel, butterworth...)

NORMALMENTE não dá pra dazer esse tipo de alteração

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muda o ponto de corte e o tipo de corte (linkwitz, bessel, butterworth...)

NORMALMENTE não dá pra dazer esse tipo de alteração

 

caraca nao sei se é porque acordei agora ou o que, mas nao entendi nada !!!?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

caraca nao sei se é porque acordei agora ou o que, mas nao entendi nada !!!?

É simples.

 

Imagina esse tweeter por exemplo.

Para um corte de freqüência de 5.000hz, por exemplo em 8 ohms @6db/8a, tu precisa de um capacitor de 3,98uF.

 

Pra manter esse corte em um tweeter de 4 ohms, tu precisa de um capacitor de 7,95uF.

 

Nesse mesmo pensamento, no momento em que tu aumentar ou diminuir a impedância daquela via, as características do corte de freqüência se alteram.

 

Entendeu?

 

Edit:

 

Acredito que essa modificação só daria certo se tu calculasse a freqüência de corte atual e as que ficariam com impedâncias diferentes e se encontrasse alguns drivers que fosse casar bem com esses cortes.

Editado por Fortes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É simples.

 

Imagina esse tweeter por exemplo.

Para um corte de freqüência de 5.000hz, por exemplo em 8 ohms @6db/8a, tu precisa de um capacitor de 3,98uF.

 

Pra manter esse corte em um tweeter de 4 ohms, tu precisa de um capacitor de 7,95uF.

 

Nesse mesmo pensamento, no momento em que tu aumentar ou diminuir a impedância daquela via, as características do corte de freqüência se alteram.

 

Entendeu?

 

Edit:

 

Acredito que essa modificação só daria certo se tu calculasse a freqüência de corte atual e as que ficariam com impedâncias diferentes e se encontrasse alguns drivers que fosse casar bem com esses cortes.

Exatamente isto...

A impedância do falante é uma das variáveis no calculo de um x-over....

Se mudar a impedância os pontos de corte também serão alterados...

Pra manter os mesmos pontos de corte vc tem q fazer o calculo e trocar o capacitor para o equivalente com a nova impedância!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muda o ponto de corte e o tipo de corte (linkwitz, bessel, butterworth...)

NORMALMENTE não dá pra dazer esse tipo de alteração

 

No caso de cross de 2a ordem, muda basicamente o alinhamento. O ponto de corte não se altera sensivelmente (apenas as bordas mudam, por isto a diferença no alinhamento).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entao como fica meu caso.....

 

to com o crossover utopia be 165w rc

 

meu tweeter beyma ht 45 4ohms

meu medio é de kevlar 4ohms

 

 

o cross receberia 8 ohms no tweeter e 2 no medio..

 

 

me ajudem,,,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que a melhor soluçao para voce e colocar um processador e fazer corte ativo sendo assim voce tera mais opçoesde corte, um processador custo beneficio e o audiosigma se precisar estamos a disposiçao. um abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu estou com um processador da alpine era g320 bem antigo mas muito bom... o que devo fazer?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É simples.

 

Imagina esse tweeter por exemplo.

Para um corte de freqüência de 5.000hz, por exemplo em 8 ohms @6db/8a, tu precisa de um capacitor de 3,98uF.

 

Pra manter esse corte em um tweeter de 4 ohms, tu precisa de um capacitor de 7,95uF.

 

Nesse mesmo pensamento, no momento em que tu aumentar ou diminuir a impedância daquela via, as características do corte de freqüência se alteram.

 

Entendeu?

 

Edit:

 

Acredito que essa modificação só daria certo se tu calculasse a freqüência de corte atual e as que ficariam com impedâncias diferentes e se encontrasse alguns drivers que fosse casar bem com esses cortes.

 

quero manter esse crossover...

 

 

o fs do tweeter é 1000hz

 

o corte do cross é 2500 ou 3500

0 ou -3db

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu deixei em 2500 em 0 db, o som ta legal, ta bacana... no meu particular ta tudo certo...

 

mas,existe umas musicas que mostre bem esses cortes altos? existe algo que mostre frequencia por frequencia e por ai voce distinguir se esta faltando?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quero manter esse crossover...

 

 

o fs do tweeter é 1000hz

 

o corte do cross é 2500 ou 3500

0 ou -3db

 

Ok, mas sem saber quais são os componentes(indutores, capacitores, resistores...) não tem como saber...

 

além disso, o cara tem que entender bastante de croos pra fazer o cálculo reverso, coisa que não tenho conhecimento suficiente pra fazer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, mas sem saber quais são os componentes(indutores, capacitores, resistores...) não tem como saber...

 

além disso, o cara tem que entender bastante de croos pra fazer o cálculo reverso, coisa que não tenho conhecimento suficiente pra fazer.

 

 

puta mer** vou bater um papo com meu professor de fisica kkkkkkk

 

obrigado amigo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, fazer os cortes mais altos favorece o casamento entre o tweeter e o mid, pois permite fazer cortes de ordem mais baixa tipo 6dB/8 e 12dB/8...

Agora pra dar uma forca nós precisamos do esquema deste crossover pra refazer os calculos e saber o que mexer...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, fazer os cortes mais altos favorece o casamento entre o tweeter e o mid, pois permite fazer cortes de ordem mais baixa tipo 6dB/8 e 12dB/8...

Agora pra dar uma forca nós precisamos do esquema deste crossover pra refazer os calculos e saber o que mexer...

 

Bom dia!!

 

sim, o tweeter levantou o palco numa altura perfeita..... o som esta perfeito "na minha opinião"

porém, tenho medo que de alguma zebra.. sera que pode dar mer** no cross ou no tweeter? o que pode me ajudar? ferrofluido no tweeter talvez?

 

veja bem o que estou usando.. é um kit 2 vias proprio..

 

são 2 tweeter beyma ht 45

2 médios Pure Acoustics Kevlar 150rms cada em 4 ohms

estou usando os cross da focal utopia 165w-rc

módulo Hertz EP4, estou ligando em bridge cada lado

HU Multimidia Sony Japones

e um processador de audio Alpine ERA -320 ANTIIIIIIIIIIIIIIGO mas muito bom [¨]

mhm....

 

essa é minha parte no estereo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...