Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
D. Castro

[PROJETO] Moto de som para propaganda.

Recommended Posts

Fala meu povo!

 

Um amigo me chamou pra elaborar um som que pudesse ser puxado por uma moto, onde ele tem que servir pra propaganda, pequenos eventos/palestras com uso de microfone e tocar bem qualquer musica.Ou seja tem que tocar BEM NÍTIDO. tudo ficará em cima de um reboque com lastro de 1,10 x 1,50 e moto é uma Honda Bros 150cc.

 

O que já temos:

 

1 Player pionner x1780

1 Mixer stetsom

2 Street bass 12" 250w

2 12pw7

2 d220ti

2 cornetas ludovico lc040 (copia da snake 5026)

1 Moura clean 150ah

cabos rca

Fios do falantes

 

Falta:

 

Crossover

Modulos

voltimetro

Controle longa distancia

fonte

cabos

distribuidor/barramento de energia

fazer a caixa

 

A dúvida:

 

os12pw7 conseguem subir bem até 2khz sem embolar? todos os cortes serão a 24db/8ª sendo: hp 50hz lp 150~200hz pro street bass, hp 150~200hz lp 2khz pros 12pw7 e hp 2khz pras d220ti.

 

nunca instalei nada com essa linha pw7 e nao sei como é a voz deles, entao caso julguem ruim nas altas, cogitei adicionar 2 drivers fenolicos de 1" no mesmo modelo de corneta pra cobrir a faixa de 800 a 4k, assim baixando corte lp do 12pw7 e subindo a hp das Ti, ficando um sistema 4 vias, algo no estilo que o renanlopes da Questo fez naquela c-10 laranja.

 

vlw!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faria apenas os 12PW7 (ou 15PW7) e drivers. Sem streetbass, sem frescura. Pra tocar tudo, um SD250.2 apenas. Seu amigo não vai ter nem gerador nisso aí, e pra propaganda sub só atrapalha. Não precisa sequer de crossover.

 

Ao invés de cd-player e etc, uma mesinha de som pequena (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-638814656-isabeat-ibmx4-usb-mesa-de-som-12v-de-4-canais-c-entrada-usb-_JM), direto no amplificador. Já tem entrada pro pendrive.

 

É um set que precisa ser pequeno e econômico com bateria. Montaria os woofers num par de caixas cornetas e pronto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faria apenas os 12PW7 (ou 15PW7) e drivers. Sem streetbass, sem frescura. Pra tocar tudo, um SD250.2 apenas. Seu amigo não vai ter nem gerador nisso aí, e pra propaganda sub só atrapalha. Não precisa sequer de crossover.

 

Ao invés de cd-player e etc, uma mesinha de som pequena (http://produto.merca...entrada-usb-_JM), direto no amplificador. Já tem entrada pro pendrive.

 

É um set que precisa ser pequeno e econômico com bateria. Montaria os woofers num par de caixas cornetas e pronto.

 

Curto e grosso, sem mimimi falou tudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faria apenas os 12PW7 (ou 15PW7) e drivers. Sem streetbass, sem frescura. Pra tocar tudo, um SD250.2 apenas. Seu amigo não vai ter nem gerador nisso aí, e pra propaganda sub só atrapalha. Não precisa sequer de crossover.

 

Ao invés de cd-player e etc, uma mesinha de som pequena (http://produto.merca...entrada-usb-_JM), direto no amplificador. Já tem entrada pro pendrive.

 

É um set que precisa ser pequeno e econômico com bateria. Montaria os woofers num par de caixas cornetas e pronto.

 

Blz Kleber!

 

vamos por partes

 

Ele tinha comprado o itens daquela lista "ja temos" e exigiu um som completo que aproveitasse tudo, cheguei ate a falar do player só com pen driver ele não quis, pois vai ter momentos que ele vai querer rodar cd original e também vai querer controlar o som a distancia via controle, então não tem como fugir do player.

 

Pro grave é a mesma coisa, ele nao abre mão. O que da pra fazer é colocar um amp pra cada via e colocar uma chave tic-tac nos remotos, assim quando for usar na propaganda é só desligar o grave.

 

A alimentação não é um ponto critico, ja usamos essa bateria em sons com 5 kw de amps e tocava alto pors mais de uma hora sem cair de 12v. Aqui é cidade do interior, 12k habitantes e em pouco mais de uma hora da pra passar em todas as ruas, esse vai ser o único tempo sem a fonte ligada. Chegou em casa ou na porta da loja é so ligar a fonte.

 

 

Só pra ter uma idéia do tamanho dos sons que tão fazendo por ai:

 

OgAAAAeW5J13VenBxt0p4pPDXQmoLLz7ZqlkH2u2_LL9NJSsIpueLjORqeeaqwkbQxxgfRooJQIsTcESoRBtuPUcxaUAm1T1UF3k9g_NYMCIJD1COmLAOtQCuZW0.jpg

 

 

 

A dúvida maior é se o 12pw7 não vai ficar fanho/apagado de 800hz acima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele eh feito pra tocar bem ate 1.5khz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Complementando algumas coisas que já foram faladas, digo que a mesa indica pelo Kleber é uma boa mesmo, sem falar que é 12V, mas a qualidade não sei.

 

Eu tenho uma 12V também da Oneal(4 canais) e digo com toda certeza que é bem melhor do que um modelo que meu irmão comprou da Ciclotron. A qualidade dela é razoável, inclusive é a minha mesa atual, rs rs. É certo que vou comprar outra, mas por enquanto essa vai continuar quebrando o galho.

 

A Stetsom tem um Mix usb que é até bem interessante, mas não tem a mesma estrutura disponível de uma mesinha:

mixer-stetsom-propaganda-ma1300-entrada-usb-mic-aux-19453-MLB20172097398_092014-O.jpg

 

Maiores detalhes:

http://www.stetsom.com.br/wp-content/uploads/2013/03/MA1300.pdf

 

 

Um que eu acho que fica bom também é nessa configuração.

 

 

 

 

1334099526.jpg

 

Esse Corneta não seria recomendada para propaganda. Acho melhor das que apresentem bom ângulo de dispersão.

 

Ex.:

hl14-koala-eletroshop.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

BlOom, nesse mesmo ponto é o corte mínimo da Ti, quanto testei a d220ti em um canal de um banda 3.2 (teoricos 45wrms a 8ohms) fiquei com a impressão de uma leve distorção cortando a 24db/8a, mas posso cortar em 48db/8 também;

 

fcoelhogomes, tinha sumido, homi! O mixer que temos é da mesma linha, só que sem USB.

 

Hoje compramos 2 SD700.1, 1 Sd250.2, 1 PX-1, 1 fonte JFA 40a, voltimetro banda e um controle taramps. Já estou com o desenho da caixa quase pronto, ainda falta definir como será a caixa dos médios.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Projeto bacana,não existe essas coisas por aqui, propaganda aqui é caixa trio de 300 pila emcima de um chevette monza...kkk

 

Pros pw7, eu usei 4 com 4 220TI e 2 sd400.4,e fica ABSURDO de alto r nítido com metade disso( 2 e 2)

Caixa que eu fiz foi 30l brutos e um duto de 3',corte HP em 100hz 48db e LP 1500hz 12db com a TI de 1500 pra cima 48 db

Som limpo claro e definido tocando bem flat

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desenterrando!

 

O projeto ficou assim:

 

2 Street bass 12 com SD1000; caixa de 75L @ 55Hz

2 Pw7 12 com SD700; caixa de 43L @ 100Hz

2 D220Ti com SD250.2

Player Pioneer x1780

Mixer Stetsom

Banda PX1

Voltímetro Banda Vs1

Fonte JFA 70A

Bateria Moura Clean 150ah

 

O objetivo inicial é a propaganda, mas futuramente o dono vai colocar na caçamba da caminhonete, por isso ele quis logo um sistema completo.

 

Cortando o MDF

rSr2zy.jpg

 

Já colada e parafusada

3LvRLj.jpg

 

Massa nos parafusos e com batida de pedra internamente

xEUIr5.jpg

 

Rack

YMuRy7.jpg

 

6oLdv0.jpg

 

Fiação da caixa

gbpCHd.jpg

Editado por D. Castro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns, bem caprichado o serviço, provavelmente ficara com uma ótima qualidade, a litragem dos streetbass é 75 pra cada ou pro par, c for pra cada vai ficar ótimo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal o projeto...

qual o tamanho da carretinha?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa!

 

75L pra cada streetbass! Ficou beemm macio, pra quem ta acostumado com caixa picuda vai achar fraco.

 

O som já tocou, mas depois de meia hora de testes o mixer deu defeito, começou um ruido tipo TRRRRRRRRRROOOOOOOMMMMMM e acabou descentralizando a bobina de um street e queimando o terra do RCA do player. O mixer rompeu um pequeno jumper na trilha do terra que parece ser o mesmo terra do RCA.

 

Pra ver se nada mais tinha sido danificado liguei o RCA do player pro px1 e ao desligar tudo ou cada amp individualmente dava aqueles estouros, aterrei os RCA do player e normalizou, mas o drivers ainda fazem um "péc" ao desligar. Aterrei os RCA na entrada do sd250 e ainda continua.

 

To pensando em colocar um capacitor de 47uF nos drivers apenas como prevenção de uma possível DC na saída do amp já que todos os cortes estão em LR 24 dB/8. Os street de 50hz a 150, pw7 de 150 a 2k e as ti de 2k a 20k.

 

Agora vou recolocar o street e adicionar um relé pros coolers pois o voltímetro vs1 não fornece corrente suficiente.

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns. Bastante caprichado. Do jeito que está pode depois até agregar uma caixa de médios à parte para o caso do reforço da voz.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, valeu!

 

O lastro da carreta é 1,10 x 1,50 fica bem comprido quando engatado da moto mas acho que assim não força tanto a moto.

 

Fcoelhogomes, futuramente os street daram lugar a falantes de 15" de uns 400wrms mantendo os AMPS, e ai com certeza vai ter que trocar pelo menos os drivers por algo mais eficiente. Da forma que está agora o grave está satisfatório mas não posso dar mais ganho que o street bate bobina fácil, os médios estão com folga e tocando nítido até demais, nem parece um 12pw7 e as d220ti tocam com qualidade e acompanham bem, mas falta um pouco mais de volume pra tocar no campo aberto em movimento e com vento. Talvez seja a primeira coisa a mudar pras over 4630, assim ganho mais volume e ainda posso cortar um pouco mais baixo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualizando....

 

1 ° upgrade, sai street bass e entra 15pw5A tocando de 55 a 200Hz... De cara já ficou bem mais musical, agora só falta alinhar o delay.

 

4TE2My.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e 75L pra streetbass 12" tocar pra fora é suicidio..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz fcoelhogomes! Depois de ouvir os Pw5 fiquei na impressão que estava com Pioneer cara preta, ficou aquela sensação que era mononota.

 

Uma coisa curiosa foi o ganho de volume mudando o slope de 48db/8 LR pra 24db/8 LR e mudando a transição do grave pro médio de 150 pra 200Hz. O bom é que está agradando a maioria dos "ouvintes" e atraindo anunciantes, mesmo com volume alto não agride os ouvidos, só uns entendidos que reclamam que não faz psiii tttssii piisss igual um ST Trynium mas se o dono do som ta gostando, então tá bom demais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ximenes já usei esse volume outras vezes em outros sons e não tive problemas. A questão foi o mixer q deu um defeito que fez um ruido bem grave fazendo os street baterem bobina. A sintonia também influencia bastante, abaixo de 55hz mesmo numa caixa de 50l ele bate fácil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz fcoelhogomes! Depois de ouvir os Pw5 fiquei na impressão que estava com Pioneer cara preta, ficou aquela sensação que era mononota.

 

Uma coisa curiosa foi o ganho de volume mudando o slope de 48db/8 LR pra 24db/8 LR e mudando a transição do grave pro médio de 150 pra 200Hz. O bom é que está agradando a maioria dos "ouvintes" e atraindo anunciantes, mesmo com volume alto não agride os ouvidos, só uns entendidos que reclamam que não faz psiii tttssii piisss igual um ST Trynium mas se o dono do som ta gostando, então tá bom demais!

 

Faz parte, rs rs rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...