Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
denal

[Duvida] Baterias vs potencia liberada

Recommended Posts

Ola pessoal, eu tenho uma duvida que me atormenta sempre quando vejo indicarem 100Ah de bateria para 1000 rms de potência, vamos la.

 

Se eu tenho uma potencia de 8000 rms com 4 woofers ou Sub de 2000 rms cada um para tocar os falantes eu precisaria de 800Ah de bateria pelo menos por uma hora em sinal senoide ok.

 

agora e se eu tiver o mesmo modulo de 8000 rms e 4 woofers ou sub de 600 rms,pra que eu precisaria de 800Ah de bateria se meu modulo vai estar liberando 2400 rms e acima disto vai clipar facil?Pois os falantes nao vao aguentar 8000 de potencia?

 

tipo 300Ah nao seria suficiente ja que meus falantes necessitam somente de 2400 rms?

 

só uma duvida nao me levem a mal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro esse regra geral mais quem determina isso será a freqüência utilizada, você pode ter 3200 RMS de falantes com corte e sintonia na faixa de subgrave que vai consumir igual a 6000 RMS utilizando a faixa de grave então o consumo está mais relativo a freqüência utilizada que RMS em si claro que mais bateria torna o som melhor, além disso existe o ganho do módulo aonde pode controlar o consumo e potência na via. Sempre recomendado usar fonte ao mesmo tempo dando uma melhor garantia aos equipamentos e potência pois ela dará mais pico e com isso irá clipar bem menos, pois quando clipar o módulo indicar que sua bateria não têm pico suficiente.

 

Exemplo é que você com 4 de 8ohs Eros MG 1600 de 800rms vai consumir bem menos que 4 de 8ohs Eros SDS 818 de 800rms, ambos vão ter 3200rms totais só que um estará na frequência de médio grave e outro na subgrave ou grave. Com isso mesmo usando módulo de 5000rms de 2ohs para ambos precisará de bem menos bateria para render 100% nos médios. Quanto mais baixa a frequência maior será o consumo e irá enquadra a onda mais cedo (clip) diferente das frequências mais altas.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito boa explicaçao rafael, entao oque manda é a frequencia para consumo, por isto tenho 375 Ah de baterias e uma hd8000 e nao falta,

porque uso woofers de 12 de 600 e a frequencia começa a partir de 63hz, quando quero fazer zuada começa a partir de 80hz, e toca por horas e nao clipa nem acende prot.

 

obrigado pela explicaçao nem vou por mais bateria entao rsrs,estou com pouco espaço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu sou da opinião que bateria nunca é demais.

 

depois que consegui colocar 2 freedom 115ah no meu som, percebi que teve uma melhora significativa de rendimento e ganhei 1 ou 2 volumes antes do clip.

 

e fonte é indispensável em equipamentos desse porte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim baterias nunca é demais,o problema é espaço né, em som de mala como o meu é osso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico vamos utilizar outro exemplo!

Um módulo de 3000rms toca 4 subs de 400rms por exemplo= 1600rms totais!

Em teoria o modulo de 3000rms necessitaria de 300ah de bateria comum, mais no caso so temos 1600rms de subs!

Como fica então 150ah de bateria comum daria conta pra aproveitar tudo que os subs podem dar ?

Obs:vamos utilizar baterias comuns de chumbo e acido, pq agm, estacionaria e optima na minha visão a coisa muda, msm que AH é AH

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estacionaria e chumbo acido e a mesma faixa de preço, agn oprima custa o 4x mais, nesse caso que Vc falou se Vc deichar o ganho do AMP em 50% ou tocar no dobro da impedância 150ah mais a do cofre toca sim seus subs, agora se talar o ganho do AMP ele vai pedir bateria, e se não tiver ele clipa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...