Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Diego Camilo

Grafico de resposta dos MG de 12"

Recommended Posts

estava analizado a simulaçao que fiz dos MG de 12" para ver qual o melhor para o meu futuro set, e fiquei espantado com o resultado:

 

F9NA9H.png

 

todos com caixa de 35l sintonizados em 100hz com exatos 600rms aplicados.

nenhum dos af tem o parametro "le" preenchido pois alguns fabricantes nao divulgao.

A sensibilidade de todos esta de acordo com a planilha/tabela Questo.

O 12mb3p esta no grafico pois o 12mb1p teve respsta pracecida, prem inerior em um db do que seu irmao mais barato, nao em pq pagar mais cara se ele nao e superior.

Eu pretendo usar 1 mg pra acompanhar 2 t18 que vao tocar de 40~120hz, os Mg va de 120~1200hz (talvez ate 2000hz caso fique melhor), e de 1200~20k a TI.

 

Agora as duvidas:

to simulando alguma coisa errado ou a resposta e essa ai mesmo ?

Pq em nenhuma simulaçao que eu faço aparece a escurçao do cone sendo que eu preenchi o sd e o xmax ?

A tabela Questo da a sensibilidade maxima ou a media ?(em qual faixa de frequencia ela e medida) ele e exata na faixa dos medio graves tant quanto no subs ?

devo simular com a sensibilidade fornecida pelo fabricante ?

alguma sugestao de litragem/sintonia pra tocar bem de 120~1200hz ?

inicialmente eu tava pençando no esx125, mas agora to pendendo pro 12mb3p.

Agradeco desde ja quem puder ajudar

Editado por Diego Camilo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já usei 12pw5 com duas T18 e foi tranquilo. Qualquer um dos woofers que você citou são superiores, então não tem erro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vao ser 2 t18 para 1 MG, axo que nao e tao facio asim acompanhar nao pq pretendo usar o 18sw5p nas t 18, ele Tem resposta parecida com o 18sw1p so que aguenta mais potencia(tipo sds 818 e 2,7) entao nao e tao facio asim de acompanhar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vao ser 2 t18 para 1 MG, axo que nao e tao facio asim acompanhar nao pq pretendo usar o 18sw5p nas t 18, ele Tem resposta parecida com o 18sw1p so que aguenta mais potencia(tipo sds 818 e 2,7) entao nao e tao facio asim de acompanhar.

 

Usei exatamente nessas condições.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu baixaria a sintonia pra uns 70/80hz pra tirar esse pico.

 

e lembre de ver como fica o xmax com corte em 120hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu baixaria a sintonia pra uns 70/80hz pra tirar esse pico.

 

e lembre de ver como fica o xmax com corte em 120hz.

 

nao sei se e pq meu winisd e beta, mas em nenhuma simulaçao que eu faço aparece a excurça do cone.

vo tentar abaixar o bassbox para ver

 

Usei exatamente nessas condições.

ta ai o grafico da dutada e da bp6:

 

luLKgw.png

 

Acredito que a t18 vai tocar parecido com a bp6, por isso duvido muito que 1mg va acompanhar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião para usar a partir de 120 Hz não tem necessidade do volume da caixa ser de 35 litros. Faça um teste com 28 litros @ 100 Hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já testei, mas mesmo assim continua um picozinho ;¶

To com medo de passar o x max perto dos 120, o winisd não me da a escurçao do cone :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje a tarde mesmo montei o PA de uma festa que vai acontecer amanhã. 4 T18, 2 tops com 10+TI. Tive que atenuar as tops em 2dbs. Eu particularmente sempre alinho o sistema com o grave chegando forte, forte mesmo em todo ambiente, daria para colocar 4 ou até 6 caixas top que o som dobraria de pressão ou até mais e os graves ainda iriam acompanhar, mas não iria ter pressão equivalente na via de graves, apenas iria completar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

simulei aqui alguns, hpx2120, esx125, wpu1205 e 12mp1p.

todos com caixa 35 litros, 2 dutos de 4", sintonizada em 100hz, corte de 120 a 1200hz a 24db e 600w aplicados.

o último foi o único que ultrapassou o xmax, até fui conferir mas o xmax dele e nem chega a 2mm pelo manual, deve ser por isso.

a excursão fica perto de 3mm em 145hz em todos eles.

 

o que se saiu melhor foi o esx e pelo gráfico pode reduzir a caixa pra 25 litros, o corte pra 100hz em 24db, que fica perfeito.

ta uma linha praticamente reta de 120 a 1100hz acida dos 124db.

 

se cortar em 12db ele mal passa o xmax e cria um pico de 3db em 150hz.

 

qualquer coisa é só pedir, que eu te mando o winsd 7.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vish com 124 dB vo precisar de uns 8 pra beirar 132db que e o SPL do grave. Qual o médio mais sensivel do mercado ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se uma unidade gera 124dB, duas unidades tem que gerar 130dB (dobra-se a área de cone e também a potência aplicada).

 

Mas, tente simular este aqui:

Fs: 59 Hz

Qts: 0,29

Qms: 10,38

Qes: 0,29

Vas: 55,96 L

Sd: 515 cm²

Re: 6,2 ohms

Le: 0,7376 mH

Z: 8 ohms

Bl: 19,7 Tm

Xmax: 2,0 mm

 

Sugiro 24 L @ 110 Hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se ele for de 600w, ta ultrapassando o xmax de 150 a 250hz, se for 300 ta ok.

com 300w deu praticamente 123db de 160 a 1khz.

 

o esx nem com 1200w aplicados atinge o xmax. hushaushau

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se uma unidade gera 124dB, duas unidades tem que gerar 130dB (dobra-se a área de cone e também a potência aplicada).

A cada 3 dB dobras e o numero de drives

Se 1 unidade gera 124, 2 vão gerar 127, 4 130, 8=133 pelas minhas contas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você vai aumentar o número de falantes e não irá aplicar mais potência?

 

Se com 1 de 12" e 600w Rms gera 124dB com dois de 12" e 1.200w RMS (se bem acoplados) você tem 130dB. +3 dB pelo dobro de área de cone e +3dB por aplicar o dobro de potência.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai eu teria q aplicar 2400 RMS no par,mesmo que eu aplique 1200rms não vai tocar o dobro, tem a compreçao térmica que e maior e 1 AF com 1200 RMS, do que com 2 com 600, fora q com mais drives tem o acoplamento que ajuda no rendimento.

Axei muita diferença no SPL do medios tops para um sub

Sempre ouvi dizer que quebusavam 1 médio pra 2 subs e as vezes ate atenuavam o médio pra não cobrir o grave, e nas simulações vo precisar de no minimo uns 4

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acrescenta pelo menos mais alguns falantes nessa discussão ai:

 

Eros 312 e o 612 MG - Já tive o 312, se bem que era o modelo de 350 e gostava muito dele. Já o 612, tem um timbre que me agrada muito.

 

JBL MG1000 - Esse eu ouvi num carro de som e achei interessante. Olhando os parâmetros, não gostei do xmax. Isso indica que terá que fazer um corte mais alto, para que o mesmo excesso de excursionamento,

 

Diâmetro nominal: 305mm

Impedância: 4 Ohms

Potência: 500 Watts RMS

Sensibilidade (1W@1m): 94 db SPL

Resposta de frequência @ -10 dB: 70 a 5000 Hz

Volume ocupado pelo alto falante: 1,8L

Peso do conjunto Magnético: 3200g

Diâmetro da bobina: 46mm

Peso Líquido: 3876g

Frequência de corte mínima recomendada (12dB/oit): 80 Hz

 

FS: 70,3 Hz

Re: 4,43

Qms: 10,675

Qes: 0,9,

Qts: 0,85

Vas: 46,66

Ref Eff: 1,67%

Sd: 0,0531

Vd: 146,0

Xmáx: 2,75

 

Esse daqui embora não tenha ouvido ao vivo, achei com boa sonoridade, mas não sei se tem os parâmetros dele:

http://www.montarsomautomotivo.com/alto-falante-omega-driver-md700-x-12-polegadas-medio-grave-700-rms-2694

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai eu teria q aplicar 2400 RMS no par,mesmo que eu aplique 1200rms não vai tocar o dobro, tem a compreçao térmica que e maior e 1 AF com 1200 RMS, do que com 2 com 600, fora q com mais drives tem o acoplamento que ajuda no rendimento.

Axei muita diferença no SPL do medios tops para um sub

Sempre ouvi dizer que quebusavam 1 médio pra 2 subs e as vezes ate atenuavam o médio pra não cobrir o grave, e nas simulações vo precisar de no minimo uns 4

 

 

- 1 médio com amp de 600w RMS = 124 dB

- 2 médios com amp de 1.200w RMS (600w em cada) = 130 dB

- 4 médios com amp de 2.400w RMS (600w em cada) = 136 dB

 

 

Outra coisa, 130dB acompanha os 132dB da via de graves tranquilamente. Na via de graves 6dB acima dos médios ainda fica muito bom! Lembre-se, nosso ouvido não é "plano", frequências médias e médio-altas "aparecem" bem mais, e as frequências baixas (e também as muito altas) tem uma boa atenuação nos nossos ouvidos. Se você tirar 132dB dos médios e 132dB dos graves vai achar que está faltando grave.

Editado por LucasGYN

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, ao aplicar o dobro de potencia almenta 3 db independente do numero de transdutores,

2 médios com 600 RMS cada vão gerar o dobro de 1 com 600rms, ppstanto 127.

Nessa mesma logica 4 vão gerar 130, e somente 8 vão gerar 133

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, ao aplicar o dobro de potencia almenta 3 db independente do numero de transdutores,

2 médios com 600 RMS cada vão gerar o dobro de 1 com 600rms, ppstanto 127.

Nessa mesma logica 4 vão gerar 130, e somente 8 vão gerar 133

 

 

última vez:

 

dobrando a área de cone ou a potencia tem +3db.

se dobrar os 2 são 6.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

última vez:

 

dobrando a área de cone ou a potencia tem +3db.

se dobrar os 2 são 6.

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...