Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
matheussom

Trio em Trolete 1x1,5m compacto em tamanho gigante em som!

Recommended Posts

Bom pessoal, Venho aqui compartilhar com vocês um novo projeto que estou iniciando. Primeiramente queria agradecer ao pessoal da Stetsom, (Lucindo portaldosom) e as Baterias Tudor, todos eles ao longo do tempo, nos apoiando cedendo os equipamentos para os nossos carros propaganda.

 

Inicialmente pensei em fazer algo Pequeno, diferente e que seja eficiente na via dos graves / médio graves e me deparei com muitas incertezas, caixa Euclides? corneta dobrada? corneta de carga traseira? W horn? kkkkk. Depois de muita dedicação, estudo e tempo!!! comecei a me aventurar com softwares de simulação mais complexos e "possantes" como Hornresp e AKABAK....não sou nenhum Expert mas acho que aprendi alguma coisa rsrs.

 

Primeiro peguei as dimensões de um trolete que usava pra carregar meus antigos equipamentos de festas e e trabalhei no projeto em cima dessas medidas e decidi fazer uma caixa Hibrida que é uma mistura de Band Pass e corneta, priorizando SPL com uma resposta razoavelmente plana.

 

Desenho 90% concluído

 

2v2z5f4.jpg

 

Diagrama esquemático

 

91jxo9.jpg

 

gráfico aplicando 1W considerando a superfície do chão " 2*Pi "

 

300h1kx.jpg

 

podemos ver que consegui incríveis 105dbs em 60hz, a resposta a -3db ela tocaria bacana de 55hz até 140hz, uma largura de banda considerável!!! isso simulando com um único alto falante de 18". sendo que uma dutada convencional conseguimos de 98 a 100dbs com 1w dependendo da sintonia

 

o trolete terá os seguintes Equipamentos:

 

4x Oversound SUB800

6x oversound 12MG400

4x Drivers DF375

6x super Tweeters Oversound STO 102x.

 

1x Stetsom 9k 2ohms

1x Stetsom 9K 1ohm

1x Stetsom V1800.4

1x Fonte Stetsom 75A

1x Processador Stetsom STX2496

 

Aparelho de CD pioneer

 

4x Baterias de 180A

1x gerador (motor 6,5HP com alternador de 120A acoplado)

 

Visual do trolete finalizado ( com certeza devo mudar algo):

 

25i4wf6.jpg

 

talvez eu faça uma modificação sutil na caixa de graves, amanha dou mais explicações, posto os gráficos da corneta de médios.

 

estou esperando algumas ferramentas que comprei e se deus quiser no fim de semana ja começo a meter a mão na massa. OpO

Editado por matheussom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando.

 

Parabéns pelo projeto!

 

Meça suas enviadas, parça!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Trolete? Que isso? uhsahusuhsahusa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Trolete? Que isso? uhsahusuhsahusa

 

trolete, carretinha, reboque kkkkkkkkkkk como você preferir :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vivendo e aprendendo! Não sabia o que era trolete e tampouco essa caixa :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tbm não conhecia a palavra "trolete".

 

acompanhando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

to de cara aqui kkkkkkkkkkkkk serio mesmo que vocês não conheciam a palavra trolete? pelo menos aqui na cidade todo mundo conhece como trolete hahah.

 

aqui esta a foto dos equips:

 

5v16cw.jpg

 

wsac7a.jpg

 

1f9wt1.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse prejetos do Matheus são sempre de cair o queijo. Matheus só uma duvida, porque não partiu logo com os 6 Sub 800 da vovózinha?

Acompanhando e aprendendo...

Editado por NandoDH

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou acompanhar este projeto,é muito interessante!

 

Essa caixa me lembra uma whorn sem a parte do "w", creio que o principio seja o mesmo correto?

 

Meus parabéns amigo! Espero um dia chegar ao nível de conhecimento de algumas pessoas aqui do forum

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse prejetos do Matheus são sempre de cair o queijo. Matheus só uma duvida, porque não partiu logo com os 6 Sub 800 da vovózinha?

Acompanhando e aprendendo...

 

rsrs Obrigado cara!! é sempre bom escutar elogios :rever1:

 

Na vovozinha temos uma limitação de espaço, até poderia fazer a caixa ultrapassando o limite de altura da caçamba mas ai caímos em outro problema que é o peso do sistema, com caixas maiores e mais pesadas o sistema hidráulico e a estrutura da carroceria vão ser prejudicados. quando montamos a carroceria basculante, reforçamos todo o chassi, reforçamos toda a caçamba com cantoneiras de fora a fora, suporte de fixação do piston é simplesmente ignorante kkkkkkk. mas sinto que se colocar mais peso na carroceria vamos ter que reforçar o sistema ou talvez mudar a angulação do piston pra alavanca poder ficar mais leve.... então é bem complicado aumentar o som na vovozinha por conta desses detalhes.

 

O trolete tem dimensões pequenas comparado a esses troletes gigantes que o pessoal monta, mas o real proposito é tentar tirar o máximo de desempenho sem prejudicar a resposta e dentro das limitações 1x1,5m, geralmente caixas de alto desempenho tocam 1/8ª e olha la rsrsrs...

 

a euclides por ex: eu escutei na praia, peguei o projeto e fiz, escutando sozinho em casa não achei agradável e nao seria uma caixa que eu faria pra mim, pico absurdamente alto depois dos 100hz. tocar forte toca, mas o som é feio!!!

 

gráfico e diagrama de um dos projetos do Diógenes eu acho:

 

104mhj6.jpg

 

2ppx1t3.jpg

 

reparem no pico estrondoso depois dos 100hz, e eu pude comprovar isso na pratica ligando a caixa aqui quando fabriquei ela, quando vamos empilhando as unidades melhora a resposta abaixo dos 100hz, mas nada de milagroso!. Não me entendam mal, respeito quem goste das caixas, mas não satisfaz meu gosto. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou acompanhar este projeto,é muito interessante!

 

Essa caixa me lembra uma whorn sem a parte do "w", creio que o principio seja o mesmo correto?

 

Meus parabéns amigo! Espero um dia chegar ao nível de conhecimento de algumas pessoas aqui do forum

 

que isso rapa, cada dia que passa eu vejo que eu não sei é nada de som kkkkkkkkkk quando dou uma passada em foruns gringos fico de queixo caído com o nível técnico do pessoal. ainda temos muito o que aprender rsrs.

 

na verdade a W horn "Dutada" se observamos bem é uma corneta hibrida também só que ela é diferente pois a minha tem um compartimento isolado antes da corneta que caracteriza uma Band pass ( um volume pra parte de trás do falante e outro para a frente com duas sintonias diferentes) já a W horn a parte frontal do falante é ligado diretamente a uma corneta de graves. a W tem resposta mais extensa que a minha.

 

no caso a resposta da minha caixa ficou bem parecida com uma BP6 so que um pouco mais extensa pois preciso que os SUB800 subam até meados de 140/150hz e os médios dai pra cima.... brincando com o programa e mexendo no comprimento / seção da corneta da pra estender ou estreitar a resposta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que legal sou mais um do trolete cheguei pensar q era um jipe.

 

Tomara que desça legal pois é um trampo bem trabalhoso e arriscado.

 

De olho nas expectativas, pelo menos bonita ta a MS18.

 

Gostei que aparenta ter um bom vb traseiro chuto por 100 a 120litros? Ja parte com uma certeza que não vai soar seco e retumbante nos 150hz,como estas cornetadas de 60 a 80litros.

.

Editado por solanosom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pena o Lucindo não vender mais os tradicionais sub 800 ao publico, somente vendem os ST.

 

Olha ja ligou pra ele? Qdo comprei os meus não tinha no site mas ele conseguia não sei hoje se eles ainda tem matéria prima do antigo a tendência é empurrar o novo que tem um custo produção menor mas acho que ainda tem do antigo por encomenda.

Editado por solanosom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que legal sou mais um do trolete cheguei pensar q era um jipe.

 

Tomara que desça legal pois é um trampo bem trabalhoso e arriscado.

 

De olho nas expectativas, pelo menos bonita ta a MS18.

 

Gostei que aparenta ter um bom vb traseiro chuto por 100 a 120litros? Ja parte com uma certeza que não vai soar seco e retumbante nos 150hz,como estas cornetadas de 60 a 80litros.

.

 

hahah MS18 solano?? :legal: se ficar boa mesmo vamos ter que batiza-la né?

 

bem observado solano, o VB traseiro descontando o falante, duto, reforços ela vai ficar com exatamente 110L livres, e a câmara frontal tem 38L. essas caixas com VB traseiro muito pequeno acabam soando seco e tendo um som chato nos entre 100 a 150hz...

 

como som não tem milagres, literalmente é um jogo de perde e ganha, podemos melhorar mas não tem como fugir muito disso unir resposta ampla com SPL é complicado.

 

No software tem como você ver a resposta das duas partes da caixa separadamente, a corneta vai dar uma pegada entre 80 a 120 e a camara dutada entre 50 e 70, quando se une as duas coisas que a coisa fica bonita rsrs...

 

Como é a primeira vez que estou fazendo esse tipo de projeto, não vou mentir, estou com medo de não render o esperado, mas não vou ficar frustrado por não ter tentado. no máximo ai vou perder uns 400 pila em madeira kkkkkkkkkkkkkkk, isso ai a gente trabalha e arruma mais pra tentar outro projeto. Mas tenho convicção que de que quando ligar vou me surpreender.

 

vou tirar uns prints dos gráficos da cornetada de medios quando chegar da faculdade hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

depois de simulada a caixa de graves fui tentar simular a corneta de médios que é até mais simples de inserir os dados no Hornrep, mas estranhamente a resposta morria em 500hz, e eu sabia que na pratica não iria acontecer isso, depois de muita pesquisa em foruns gringos e até conversei com alguns sobre o assunto, eles falaram que o Hornresp não era um software tão bom para cornetas de médio e me indicaram a usar o AKABAK, hahah, até ai beleza, baixei o software e pensei comigo, aprendi o básico do hornresp, o AKABAK vai ser moleza. até que descobri que pra inserir o dados você precisa escreve-los em linhas de programação hahahah me fudi!!!! algumas madrugadas quebrando a cabeça até que saiu alguma coisa. esse software realmente é muito complexo e pelo método dos nós você consegue simular praticamente qualquer coisa com ele basta usar a imaginação!, pessoal usa muito pra modelar crossover passivos tambem.

 

ai esta o gráfico que consegui com a cornetada, daria pra deixar mais plano, mas como teria que aumentar as dimensões da boca e iria exceder bem o limite dos para lamas do trolete, optei por deixar dessa forma e fazer algumas correções com o processador assim que for fazer as medições.

 

Lembrando que simulei com apenas um falante, ainda não consegui unir os três como esta no desenho da caixa. a uns tempos atras fiz uma cornetada pra 3x 12 e tinha cerca de 35cm de boca (sem esse plug entre os falantes) percebi que teve um pequeno lóbulo entre os falantes, regiões onde o SPL era mais forte e do nada caia, definitivamente estava com cancelamento. depois de um tempo montei outro trio com cornetada mais longa e dessa vez usei esse pequeno plug entre os falantes e esse problema dos cancelamentos foi resolvido, pelo menos no ouvido não percebi. Creio que quando o pessoal faz essas cornetadas pequetitinhas com 15cm de boca não vão ter problemas com isso, mas em cornetas mais longas é muito bem vindo.

 

eun68p.jpg

Editado por matheussom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alta eficiência, sem dúvidas! Porém, em 200hz? É a caixa de médios? rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alta eficiência, sem dúvidas! Porém, em 200hz? É a caixa de médios? rs

 

Sim:

 

depois de simulada a caixa de graves fui tentar simular a corneta de médios [...]

Editado por Melamante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alta eficiência, sem dúvidas! Porém, em 200hz? É a caixa de médios? rs

 

Isso ai Bloom, corneta de médios, é uma pena não ter uma largura maior disponível pois poderia deixar a resposta dela mais linear, mas como eu disse, depois de pronto vou fazer medições com o ECM8000 junto com smart live pra tentar corrigir algumas coisinhas.

 

tinha encomendado algumas ferramentas mês passado e os correios demoraram muuuito pra entregar devido as manifestações dos caminhoneiros, até que enfim chegou hj!!

 

belezinhas prontas pra trabalharem hahah, com o pinador pneumático vou adiantar bem pois vou usar MDF. maceneiro amigo meu usa e fiquei fã dessa ferramenta. eu sempre usei serra mármore com serra pra madeira pra fazer cortes retos mas não fica 100% então pedi uma circular tambem pra fechar o caju kkkkk.

 

smreom.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Top!

 

Pinador pneumatico precisa de um compressor muito bom para funcionar? Ou um desses meia boca de 300 $ ja resolve?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu entendi nos foruns gringos o hornresp faz uma média de 0 até 90 graus, por isso que no médio ele morre apartir de uma certa frequência..

Depois tenta ir em tools, directivity e response, ai vc coloca 0 ou outro angulo que vc quer simular a resposta...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Top!

 

Pinador pneumatico precisa de um compressor muito bom para funcionar? Ou um desses meia boca de 300 $ ja resolve?

 

rpz, o meu compressor tem reservatório de 100L e motor de 3cv, eu sei que ele aguenta brincando, esses compressores menores acho que da pra usar sim pois a maquina trabalha até com 120PSi o ruin é que ele vai ficar armando com maior frequência né.

 

Pelo que eu entendi nos foruns gringos o hornresp faz uma média de 0 até 90 graus, por isso que no médio ele morre apartir de uma certa frequência..

Depois tenta ir em tools, directivity e response, ai vc coloca 0 ou outro angulo que vc quer simular a resposta...

 

Obrigado Lucas, rpz passou batido essa informação viu rsrs, mas faz todo o sentido o que você me disse agora, modifiquei la e realmente em 0° a resposta estende bem até 1k, e em 90° vai até 500hz, comparando os dois programas as duas regiões de pico bateu certinho, uma em 200hz e a outra próximo dos 500. sua ajuda sempre será muito bem vinda!! se precisar de mim estamos as ordens :rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Matheus, ajudar é sempre bom haha

Quando comecei a tentar jogar no hornresp umas caixas de médios gringas pra comparar pra ver se compensava fazer fiquei bem decepcionado com a resposta a partir de uns 500hz 600hz, dai que fui ver que tinha que fazer isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Matheus, o pinador só serve pra trabalhar com mdf ? No compensado não segura ?

 

Meça suas enviadas, parça!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...