Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RiQuati

Tudo azul de novo - patinador azul japa com pretensões a SQ...

Recommended Posts

Salve, pessoal!!!!

 

Foi-se o Sanderinho vermelho (e minhas pretensões de dirigir carro de três pedais todo santo dia, que duraram 3 meses) num bom negócio (literalmente - quase não perdi e ainda usei um carro zerado neste tempo)... e veio em seu lugar um arduamente negociado (a idéia inicial era pegar um usado, mas consegui um bom preço nele) Fit lx cvt azulão. Tou de volta aos japoneses (e meu primeiro Hondinha novo... meu Fit primeira geração tinha 3 anos, o Civic uns oito anos e três donos antes, etc). Tirando a questão da peladice (ainda tenho de instalar subida de vidros, alarme ultrasom, sensor de estacionamento, película, etc) tou adorando a coisinha - anda bem, bebe pouco e é enorme por dentro. Hoje desceu o espírito do instalador e fui lá na garagem do prédio, espátula de plástico e trena em mãos, dar uma olhadinha nos espaços pra som. Lembrei muito do meu old Fit 2005, que desmontei um bocado em 2008: os bancos mágicos, as janelinhas, o espaço embaixo do banco traseiro, etc... mas muita coisa, pra quem gosta de instalar som, evoluiu.

 

Como não iria usar um monte de coisas acumuladas por aqui nos últimos anos (e tentativas de instalação - a que chegou mais perto foi o Fluêncio, baita carro que foi vendido pra quitar o apê), vendi parte do set aqui no Forum mesmo e tou inclusive me desfazendo de coisas que comprei exclusivamente pro Fluêncio - ainda sobrou o kit 5" da Hybrid Audio.A idéia é usar só midbass + full, cogitei usar só o midbass deste kit HAT mas me parece uma burrada grande - é desperdício um mid tão refinado para a tarefa de tocar só entre 80 e 200hz, ia sobrar meio kit (cross+tw) e o espaço original é para um 6"... de outro lado, teria coerência no timbre com os fulls (mesma marca). Dá uma boa discussão.

 

Guardei, de qualquer forma, meu amp Mosconi (120.4), um 4 canais pequeno e bem potente (120w rms a 4 ohms). Penso em usá-lo no estéreo, que por hora é um par de Hybrid L3se e algum midbass (que ainda não encontrei) 6" (não precisa ter médios bonitos, subir muito, nada... vai ser cortado a 200hz, tem de tocar bem até aí só!!). E tou de olho em algum amp bem pequenininho, até uns 200w rms bridged 4 ohms, consumo baixo, pra tocar um JL 6w3v3 - o único sub que guardei... o JLzim capaz de ir pra debaixo do banco traseiro, numa dutada. Cabe com folga e desde que o comprei (em 2010) eu ficava pensando: caray, antes eu tinha o Fit e não o sub ideal... agora tenho sub ideal e não o Fit. Agora, juntei o queijo e a goiabada.

 

Não sei se monto o alpine cd-hd149bt (CD player 1DIN) e descolo aquela gavetinha 1DIN charmosa do Fit Ex 2005 (prateada com tampa) para preencher o espaço, ou arrisco um 2Din não muito caro... como meu Fit é LX, veio com um tijolão 2DIN sem CD, e a moldura 2DIN, de fábrica, instalado "por dentro" por parafusos como deve ser em carro japonês, exatamente como eu gosto (tipo New Civic - Corolla - Old Fit). Pra montar 1DIN sobraria o espaço, que eu preencheria com a gaveta com tampa do old fit (uns 100 contos nova na css), ou uma de Corolla 03 (20ão na css qdo comprei). Dá vontade de chutar o balde e ir pro 2DIN logo (pio 960BT, algo assim) mas o $$$ não tá alcançando ainda e nem sei se quero algo muito chamativo no painel do carro...

 

Cabeamento acho que está relativamente tranquilo - Shok 21mm pra força, bloco stinger 2 vias, porta-fuse stinger maxi perto da bateria, aterradores pra 21mm, shok reference 12awg pros mids (acho que passa na porta), Canare 4s8 pros L3se (falta uma perninha de 3.7mts só), Knu 4mm pro subzim, Canare l4e6s e gs6 para RCAs, etc... se faltar é pouca coisa e provavelmente, vai é sobrar (amp debaixo do banco desta vez - evolução em relação ao Old Fit, agora cabe tranquilo e com folga!!).

 

Já abri a parte de baixo da coluna "A", entre o vidro pequeno ("janelinha") e o painel há uma peça plástica facílima de tirar... dá de reproduzir em MDF, pintar em preto ou encapar em courvim, e mandar os L3se alí. Ela ventila para baixo (como o L3se 'pede') do painel, livremente... e de quebra protege o full do sol e calor. É uma casinha de respeito para eles, e uma das primeiras coisas que ví na css quando olhei o carro (sim, eu olho espaços pra som antes de comprar carro... tarados entenderão!!). Meus L3se têm telas originais, acho que rola algo de bom gosto alí, com um insulfilm leve e fulls direcionados - a idéia é usar quase on-axis, mas 'bom' pra motorista e passageiro... e sem tweeters. Uma via a menos, um driver a menos, deixa o full tocar até onde quer.

 

Pensei em usar um único amp (o mosconi) e alimentar o 6w3v3 com ele, um headroom imenso (340w rms da bridge x 150w rms recomendados do JL). Mas aí teria de arrumar um amp pros l3se, ou um crossover passivo bom (que custaria o preço de um amp pequeno decente, e me daria menos regulagens que ele). De qualquer forma, é um cenário possível e até interessante (a Hybrid recomenda corte de 160hz/24 db mínimo ou 250hz/24db desejável - creio que um corte 400hz/12db passivo já 'resolva' isso), desde que eu consiga atenuação passiva para ele (ou seja, alguma possibilidade de 'casar' com o midbass depois de instalado). A idéia mais viável me parece usar o Mosconi com 4 canais para esteŕeo (mids+fulls) ativo pelo head, e um amp miniatura pro sub (cogitei até um SD, sem sacanagem... 150w a 4 ohms, não preciso de mais que isso!!)... a 4 ohms por canal imagino que o Mosconi consuma pouco (lembrando que a bateria do Fit é uma pilha AA) e não preciso de muita força pro sub - só um complementozinho pro kit, já que o sub vai estar 'dentro' do carro.

 

Por hora é isso... ainda tenho de emplacar o azulzim (e dá-lhe dinheiro), e instalar as coisas mais básicas nele - insulfilm, subida de vidros, etc. Depois, começa a brincadeira - agora tou com tempo livre e carro definitivo, se não sair um som eu desisto da brincadeira, deixo tudo como veio de fábrica e vou me coçar com som residencial!!! :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algumas fotinhas tiradas hoje à tarde:

 

20150228_171840.jpg - o espaço original...

 

20150228_171912.jpg - a peça de baixo (extensão do painel), retirada com a espátula - facílimo.

 

20150228_171926.jpg - o espaço livre (não reparem, maaaais uma foto torta :) ). Dalí para baixo é painel aberto.

 

20150228_171935.jpg - idem.

 

20150228_173056.jpg aqui ou na lateral do porta-malas, cabe o jl 6w3v3.

 

Este mês, minha idéia (e orçamento ;) ) é só cuidar do 'mais urgente' - documento, película, etc. - e ver se consigo o adaptador de chicote original e um pedaço de canare 4s8 que está faltando; depois, começo a brincar com o que não demanda $$$ (caixa com retalhos de MDF, passagem de cabos já no tamanho correto - hoje estão longos, no Fluêncio eles iriam para o portamalas), estas coisas. E se negociar o kit 5", procurarei os mids 6" e quem sabe um ampzinho pequeno pro sub. :legal:

Editado por RiQuati

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Liguei o Alpine149bt agora, configurei a cor dos botões - dá pra deixar laranja no tom do Fit. Repensando se é uma boa vendê-lo: tem BT, usb, t.a., o corte que preciso (200hz 24db) pros fulls, tá pago e novo. No valor dele, não sei se acho algo que tenha isso em formato 2DIN.

 

Tem um esqueminha (na verdade um parafusinho minúsculo) de travar a frente permanentemente no head. É um 1DIN não muito chamativo e estará aparafusado no painel; usarei um alarme ultrasom tbem. Pensando se uso isso ou deixo a frente removível msm, e um tapa-cd cĺássico... detesto carregar frente de som.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mazzaaaaa!!!!!!

 

Agora vai hein!!!!!!!!!

 

Minha sugestão: Usa o Mosconi pra sub e mid bass e acha um amplizinho pequeno pro L3SE ( Um Genesis ST 100 seria perfeito)....

 

Ou derrepente, troca o Mosconi + uma graninha pelo JL HD 900/5. É um amplificador muito bom (não parece classe D) pequeno, potente, com 5 canais, minúsculo e consome muito pouco.

 

Ricardo, boa sorte no projeto.. Qq coisa manda MP.

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ricardo, parabéns pelo carro novo e espero que agora finalize o set Hahaha

 

Eu tenho uma perna do 4s8 guardada, só não sei quantos m tem, amanhã procuro e te aviso, qualquer coisa já vai pro MT! hauhaua

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kit 2 vias vendido (será despachado amanhã), começa a procura por midbass BBB - bom, bonito e barato. E mais um B, com bass... :) importante é tocar bem de 80hz até 200hz, acima disso tem quem cuide no painel (l3se). Seria uma judiação usar o Unity, com aquele médio bonito pacas dele, só pra tocar esta faixinha; não tive coração pra isso e achei melhor vendê-lo inteiro.

 

começa também a busca pelo amp miniatura. Pensei em um amp modafoca-detalhado para os L3se como o Joel sugeriu, só me assustam preços e consumo de bateria (meu 'honda fiat' tem uma pilha AAA no cofre).Se eu achasse um ampzinho 2 canais de 70w, bridge de 150, seria o ideal. E isso imaginando que o Mosconi não seja um devorador de energia (usado em HP 80hz e 200hz, e a 4 'ómis' não-bridged).

 

abs,

RIcardo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kit 2 vias vendido (será despachado amanhã), começa a procura por midbass BBB - bom, bonito e barato. E mais um B, com bass... :) importante é tocar bem de 80hz até 200hz, acima disso tem quem cuide no painel (l3se). Seria uma judiação usar o Unity, com aquele médio bonito pacas dele, só pra tocar esta faixinha; não tive coração pra isso e achei melhor vendê-lo inteiro.

 

começa também a busca pelo amp miniatura. Pensei em um amp modafoca-detalhado para os L3se como o Joel sugeriu, só me assustam preços e consumo de bateria (meu 'honda fiat' tem uma pilha AAA no cofre).Se eu achasse um ampzinho 2 canais de 70w, bridge de 150, seria o ideal. E isso imaginando que o Mosconi não seja um devorador de energia (usado em HP 80hz e 200hz, e a 4 'ómis' não-bridged).

 

abs,

RIcardo.

 

Sai a cata de uns Peerless SLS! hehe

 

Antes lembro que as vezes via pelo fórum num preço razoável... Esses tempos que tava com o 3 vias pela metade, e na cata desses mids, não achei nem vestígio de algum...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ricardo, muito bacana a proposta, se já ouviu algo desse gênero (MID + FULL) sabe os pontos positivos e os negativos

De qualquer forma, vou trazer o que a minha experiência me mostrou (mesmo não sendo muita)

 

Fulls não tocam como tweeters, não substituem eles, se consegue resultados realmente absurdos com bons fulls como o L3Se, mas depende de uma série de fatores que antecedem eles (HU>RCA>AMP>CABO>FULL), que se não forem realmente de sonoridade bem aberta e limpa comprometem muito mais o set do que se tivesse um tweeter vagabundo ali

HU Pioneer todos sabem que capam os agudos, RCA da Canare não conheço, mas dizem que os cabos speaker tb dão uma capada, e o amp Mosconi já ouvi fortes relatos que não tb não tem um bom top end

Como está comprando/trocando parte do set, se preocupe com isso! Acho que a indicação do Joel de deixar o Mosconi pra sub e mid, e procurar um amp 2ch pros fulls, é realmente muito boa

Além disso, deixo a dica de testar os L3Se ligados diretamente ao player, sei que muita gente acha isso uma heresia, mas particularmente penso que ter menos coisa no caminho acaba podendo ser benéfico, se retira as variáveis RCA e AMP da equação, fica a cargo unicamente do amp interno da HU (que convenhamos, não é ruim), da sensibilidade do full (89dB, não é pouco, ainda mais considerando que vai estar tocando direto "na cada"), e do cabo speaker (bem mais curto, influindo menos também)

 

É quase mandatório usar fulls on axis, a resposta de um falante desse tipo dificilmente vai ser boa fora do eixo, mas se tu não é o tipo de chato que precisa ter tocando 21kHz nos ouvidos mesmo não ouvindo isso, pode ser usado off e se contentar com uma resposta chegando nos 15~16kHz, mas tem que testar muito bem o direcionamento antes, não monte absolutamente nada sem antes testar exaustivamente, sério, teste e encontre o melhor direcionamento que entregue uma resposta entre o "ideal" e o "assim está suficiente"

 

Sobre os mids, tu tens razão em querer se preocupar com um mid que toque bem na faixa que precisa

Passei pelo mesmo no meu set, usava um midwoofwer Bose genérico retirado de um A4 (se não me engano), comprei um midbass MB Quart PWE160, só que me decepcionei... o MBQ sobe bem, toca médios com muito mais propriedade que o Bose, mas o Bose desce mais, o MBQ limitava muito a faixa de uso... tive que voltar ao que era... onde conseguia trabalhar de 50 até 250Hz, ou a partir de 63Hz se quisesse dar uma abusada no volume

Não conheço, nunca ouvi, mas os parâmetros desse cara aqui me deixam com muita vontade de testar https://www.madisoundspeakerstore.com/silver-flute-woofers-6-7/silver-flute-w17rc38-04-ohm-6-1/2-wool-cone/, me chama atenção o Qts e Fs baixos, e a sensibilidade alta

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ricardo, muito bacana a proposta, se já ouviu algo desse gênero (MID + FULL) sabe os pontos positivos e os negativos

De qualquer forma, vou trazer o que a minha experiência me mostrou (mesmo não sendo muita)(...)

 

:legal:

 

Caramba, que aula!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ricardo, muito bacana a proposta, se já ouviu algo desse gênero (MID + FULL) sabe os pontos positivos e os negativos

De qualquer forma, vou trazer o que a minha experiência me mostrou (mesmo não sendo muita)

 

* opa, valeu Cristiano!!! :legal:

 

 

Fulls não tocam como tweeters, não substituem eles, se consegue resultados realmente absurdos com bons fulls como o L3Se, mas depende de uma série de fatores que antecedem eles (HU>RCA>AMP>CABO>FULL), que se não forem realmente de sonoridade bem aberta e limpa comprometem muito mais o set do que se tivesse um tweeter vagabundo ali

 

 

* esta parte eu imaginava... é uma instalação bem mais 'delicada' do ponto de vista 'casamento' entre os equipamentos...

 

HU Pioneer todos sabem que capam os agudos,

 

* hehe.. esta Hu Pio eu descartei, muito $$$ a mais e meu Alpine está novinho, pago e tem os recursos que eu valorizo, além do áudio que eu gosto (tive 7892 e 9887 antes; o 149bt não fica muito atrás no áudio, mas com os recursos modernos - iPod via USB, usando o dac do HU, o cross a 200hz que preciso para os fulls, TA, um EQ razoável, etc).

 

RCA da Canare não conheço, mas dizem que os cabos speaker tb dão uma capada,

 

* os RCAs eu tenho de 'duas variedades' da Canare: o clássico Starquad e o coaxial; o starquad me pareceu mais presente no médio-grave, ao menos quando os ouvi no residencial. Ambos estão com as mesmas terminações (canare tbem). Mas dá para testar ambos facilmente, quando o amp estiver no carro.

 

* Os cabos speaker deles nunca usei, tenho um pedaço de 4s8 (starquad), mas ainda são uma incógnita... com o l3se, creio que qualquer atenuação nas altas 'apareça' mais mesmo. Duro é que eles já estão no meu 'limite de investimento'.

 

e o amp Mosconi já ouvi fortes relatos que não tb não tem um bom top end

 

* Quando pesquisei, ouvi muito esta observação sobre a linha AS, superior (e bem mais cara) - de que eram 'frios' no top end, faltava um certo brilho, embora o médio fosse correto. O meu é da linha mais simples, Mosconi One; meu medo é justamente o oposto - alguns reviews falam que a linha One tem um 'som mais jovem e aberto' , espero que isso não signifique agudos irritantes ou áudio com coloração. É a linha de entrada da Mosconi.

 

Como está comprando/trocando parte do set, se preocupe com isso! Acho que a indicação do Joel de deixar o Mosconi pra sub e mid, e procurar um amp 2ch pros fulls, é realmente muito boa

 

* Vontade não falta, viu... um 2 canais refinado para os fulls, e nem há necessidade de muita potência... entra em cena novamente o fator custo, mas como é um amp pequeno, de repente aparece algo bom e 'comprável'.

 

Além disso, deixo a dica de testar os L3Se ligados diretamente ao player, sei que muita gente acha isso uma heresia, mas particularmente penso que ter menos coisa no caminho acaba podendo ser benéfico, se retira as variáveis RCA e AMP da equação, fica a cargo unicamente do amp interno da HU (que convenhamos, não é ruim), da sensibilidade do full (89dB, não é pouco, ainda mais considerando que vai estar tocando direto "na cada"), e do cabo speaker (bem mais curto, influindo menos também)

 

* É uma alternativa também. Cheguei a pensar até em algo provisório com a HU tocando o estéreo (teria de conseguir midbass bem sensíveis), já que o corte será por ela mesmo - 200hz LP e HP, 24db.

 

É quase mandatório usar fulls on axis, a resposta de um falante desse tipo dificilmente vai ser boa fora do eixo, mas se tu não é o tipo de chato que precisa ter tocando 21kHz nos ouvidos mesmo não ouvindo isso, pode ser usado off e se contentar com uma resposta chegando nos 15~16kHz

 

* É minha idéia inicial, usar os l3se o mais recuado possível no painel, dentro das 'janelinhas' dianteiras mas sem obstruí-las. Pensei em deixá-los 'deitados' na peça, tecnicamente seria bem mais fácil de construir, mas imagino que o resultado em extensão de resposta seja pior. Eu conviveria bem com um set que chegasse aos 16khz, na prática... mas como me preocupo com a durabilidade dos fulls (Cuiabá é quente pacas e o sol impiedoso, não tenho sombra para deixar o carro durante o dia), creio que on-axis tenha duas vantagens simultâneas - mids protegidos do sol (na vertical) e direcionamento...hehe...

 

mas tem que testar muito bem o direcionamento antes, não monte absolutamente nada sem antes testar exaustivamente, sério, teste e encontre o melhor direcionamento que entregue uma resposta entre o "ideal" e o "assim está suficiente"

 

* Exato, a princípio quero deixar os l3se por último na montagem, e 'brincar' bastante antes de fazer a peça definitiva.

 

Sobre os mids, tu tens razão em querer se preocupar com um mid que toque bem na faixa que precisa Passei pelo mesmo no meu set, usava um midwoofwer Bose genérico retirado de um A4 (se não me engano), comprei um midbass MB Quart PWE160, só que me decepcionei... o MBQ sobe bem, toca médios com muito mais propriedade que o Bose, mas o Bose desce mais, o MBQ limitava muito a faixa de uso... tive que voltar ao que era... onde conseguia trabalhar de 50 até 250Hz, ou a partir de 63Hz se quisesse dar uma abusada no volume

 

* isso... como não preciso de médios 'bonitos' no midbass, dá para pegar um mid mais parrudo e voltado para a faixa dos 60-200hz... eu ia fazer isso com o kit Unity, mas achei que seria uma judiação usar só o mid e ainda numa faixa tão estreita.

 

Não conheço, nunca ouvi, mas os parâmetros desse cara aqui me deixam com muita vontade de testar https://www.madisoun...-1/2-wool-cone/, me chama atenção o Qts e Fs baixos, e a sensibilidade alta

 

* tentador... :) e a 29 dólares, mesmo taxado, ainda seria 'pagável'.

 

:legal:

 

Valeu, Cristiano!! Vou levar em conta suas dicas sim, obrigado pela atenção e pelo detalhamento!! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sai a cata de uns Peerless SLS! hehe

 

Antes lembro que as vezes via pelo fórum num preço razoável... Esses tempos que tava com o 3 vias pela metade, e na cata desses mids, não achei nem vestígio de algum...

 

Rapaz... me lembrei que o Douglas_Tome tinha há muito tempo atrás um par destes para vender... eu tinha pensado nos Focal 6" que eu tive, algo assim seria bacana também. Eram os midbass do kit 3 vias Polyglass... ou ainda melhor um mid da linha K, de kevlar - o midbass é bem forte e ao meu gosto, ao contrário dos médios, mas como o corte vai ser baixinho msm... :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz... me lembrei que o Douglas_Tome tinha há muito tempo atrás um par destes para vender... eu tinha pensado nos Focal 6" que eu tive, algo assim seria bacana também. Eram os midbass do kit 3 vias Polyglass... ou ainda melhor um mid da linha K, de kevlar - o midbass é bem forte e ao meu gosto, ao contrário dos médios, mas como o corte vai ser baixinho msm... :)

 

Era esse que tava usando no meu 3 vias! Não sei se lembra.. Um par de K2Power 6,5", cortado nos 400hz (cross do kit)!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vinícius, este k2 é bem 'eficiente', não?? O duro é achar estes mids sozinhos..hehe... numa destas, usava um amp só, e montava não só sem tweeter, como sem sub também - um HP em 40hz pra evitar desastres ecológicos com os mids, um HP/LP 200hz-24db para a transição midbass->full, e deu. O resto é acerto, direcionamento, tratamento acústico, etc.

 

Ando bem pensativo acerca de consumo elétrico, no Fit isso é crítico. O meu Fit antiguinho ainda era manual, dava pra pegar no tranco (já precisei e funfou!), este é automático, 'num dá'. Então, bom senso redobrado..kkkk....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os meus, tinha pego somente os mids mesmo... Se ainda tivesse eles, já te mandaria eles pra testar! No pior das hipóteses se gostasse, nem voltariam.. hehe..

Mas estão com o Chris hoje eles, junto com o resto do 3 vias DLS. Vai que...

Sei de alguns mids, mas problema que maioria são 8ohms...

 

Se avistar alguns, lhe aviso! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E o mid Uranium da Ground Zero daria certo, não daria?

 

Ele é vendido separado do restante do kit tambem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rafa, tecnicamente dar até daria, mas é aquilo, tá 'bem acima do orçamento'...:)

 

Estou analisando uma coisa: resposta de frequencias dos fulls x posicionamento... experimentei os L3se no Alpine anteontem, 'on' e 'off'. 'On' com um toque de equalização ficou quase bom, 'off' percebi uma queda expressiva de agudos, exatamente como o Cristiano falou. Claro que não é o ambiente final (carro), nem amp final (usando amplificadas do player), mas o corte foi aprovado (200hz 24db). Só não sei se acostumo com a sonoridade 'sem' tweeter; considerando um pequeno domo metálico para complementar (novamente, tenho de testar no Fit, antes).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

os L3Se estão BEM amaciados?

pra fulls espere pelo menos 300h tocando em volume moderado pra ele se soltar (com corte lá no Fs) e tirar conclusões

isso faz MUITA diferença!

Editado por CristianoLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

os L3Se estão BEM amaciados?

pra fulls espere pelo menos 300h tocando em volume moderado pra ele se soltar (com corte lá no Fs) e tirar conclusões

isso faz MUITA diferença!

Beleza Cristiano!

 

Pelo que conversei com o GuilhermeFKN, o antigo dono, não foram amaciados completamente não. Imaginava que faria bastante diferença no corte inferior (pela própria alteração mecânica decorrente do uso - suspensão, borda, etc) - eles parecem estar ainda 'durinhos' neste ponto; não sabia que muda também a resposta dos agudos. Os médios que ouvi me empolgaram para valer, naturais e muito detalhados - tanto on quanto off-axis; mas em ambos faltou aquela sensação de 'arejamento' nas frequências mais alta. Esperava uma resposta próxima (claro que com SPL bem maior) do que eu tinha com minhas caixinhas Cambrige (2.1) em extensão de agudos, mas 'parou' um tanto antes.

 

 

abs,

Ricardo.

Editado por RiQuati

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

os agudos melhoram mais que os médio ou médios baixos nos fulls, segue amaciando eles

outra coisa, sobe o corte pra uns 400Hz e testa, certo que os agudos apareçam melhor nesta fase de amaciamento com cortes mais altos

é comum que cortes baixos afetem muito mais os agudos antes de o falante estar 100%, com o falante amaciado pode descer mais o corte, mas quanto mais se desce o corte, mais se perde nos agudos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza, seguirei a dica... vou dar um jeito de deixar os fulls tocando para amaciar. Tentando lembrar onde posso ligá-los em casa...kkkk....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza, seguirei a dica... vou dar um jeito de deixar os fulls tocando para amaciar. Tentando lembrar onde posso ligá-los em casa...kkkk....

não tem um sistem com caixas separadas em casa? liga ali mesmo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nops Cristiano... o residencial não 'topa' 4 ohms... fui ligar agora o alpine, nem era a intenção amaciar, mas sim ouvir um pouco mais os L3se com vários CDs conhecidos. Peguei um dos meus CDs favoritos para a faixa de médios (Miles Davis - Sketches of Spain) e... cara, que raiva!! Não está lendo CD! O aparelho novo, comprado zero KM e sem ter ido pro carro pra valer, parou de ler tudo e somente apresenta mensagem de erro. Resetei, usei CD de limpeza, nem reconhece CD algum... e pra piorar deu de rejeitar CDs - não 'puxa' completamente.

 

O bixim tinha exatamente o que eu queria - t.a., um cd player decente, 3 rcas boas, funfa bem com iPod (segunda fonte), bt, e faz os cortes que eu precisava pro l3se - 200hz HP e LP 24db/oitava, estava 'na medida' do projeto - um som bacaninha sem investir os tubos em equipos, todos os outros - fora ele que foi comprado especificamente pro Fluence - eram compras de ocasião - os l3se, o amp Mosconi, cabos, etc... aquilo de ver algo legal à venda, que se encaixa no projeto e dar sorte de ter um $$$ sobrando na hora para arrematar. Agora nem sei se compensa eu tentar arrumar por aqui (medo danado, acho que é coisa simples mas não boto fé que resolvam sem detonar algo junto), se compensa despachar pra AMB, ou desencanar dele e colocar à venda 'as is', explicando o problema, por um preço baixo.

 

Enfim, deixa pra lá. Amanhã de cabeça fria vejo o que faço. :/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Puts Ricardo, que zica...

 

Mas chegou a testar ele antes com CD?

Estranho, parar de ler assim do nada, nem uso teve se for ver... Parece que acomodou e gostou. [^]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...