Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Amplificadores letais? Ou demagogia?

Recommended Posts

Assistindo esse vídeo:

 

 

Que trata de uma nashville 6400, vi algumas informações bacanas, mas achei muita balela por parte do "informante".

 

O aterramento deve ser feito na carcaça do amp, e em sua tomada, não nos bornes dos falantes!

 

O que acham?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não quis comentar muito lá no grupo, mas é meio babaquice... primeiro que pra você tirar alvará, muitos lugares exigem DR. Segundo que muita gente trabalha com gerador, e provavelmente não se tenha problema com as malhas.

 

Terceiro, isto NÃO é feito pra amadores, embora muitos usem. É complicado sim, é perigoso sim, mas há avisos.

 

Acho muito mais perigoso um amp HV automotivo, onde tem sempre um boca de porco colocando a mão, onde não há dispositivos de segurança, onde existe POUQUÍSSIMA segurança em termos de acesso... Em geral isto vai pra um rack e não chega o dedinho de ninguém ali.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente, vi o vídeo com calma depois!

 

 

O aviso do cara: "uma pessoa que mexa com isso descalça, molhada.. pode até morrer"... putz... husahushusahuashu o-o-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um NA6400, o dito cujo do vídeo e tive problemas de choques, quando a minha tomada estava com a polaridade trocada. Estava dando choque até mesmo no Case onde o amplificador é parafusado. Depois de arrumar a tomada, não tive problemas.

 

Eu tinha um outro amplificador do meu irmão (DBsom) e eu ligava nessa mesma tomada e não tinha nada.

 

Agora vendo aquela questão dos bornes, eu tive um problema de choque, no dia que eu fui arrumar um fio que estava desconectado e havia se soltado (do amplificador até minha caixa que não tem conector). Não se isso é comum, pois eu tenho pouco tempo de amplificador profissional.

 

Costumo dar sequência ao ligar/desligar os equipamentos e tirar conexão da mesa, isso eu não faço em hipótese alguma.

 

Desde então só ligo depois de verificar as ligações com cuidado, mas depois disso vou ficar mais precavido, isso se não vendê-lo logo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem isso mesmo, pode ser letal, ainda mais no Brasil, onde qualquer bêbado mexe

 

achei que não se usava mais autotransformador

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como saber se uma potencia é autotransformador? Eu tenho uma Staner 800S, eae?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um NA6400, o dito cujo do vídeo e tive problemas de choques, quando a minha tomada estava com a polaridade trocada. Estava dando choque até mesmo no Case onde o amplificador é parafusado. Depois de arrumar a tomada, não tive problemas.

 

Ele já passou por serviço?

 

Tá parecendo problema de isolamento em alguma parte do circuito, algum transistor de saída ou sei lá o quê.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amplificador sem isolação deveria ser proibido por lei. Simplesmente uma irresponsabilidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amplificador sem isolação deveria ser proibido por lei. Simplesmente uma irresponsabilidade.

 

Isolação no amp? Não viaja.. proibido devia ser utilizar som sem aterramento! Ele SIM resolve ;-)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amplificador sem isolação deveria ser proibido por lei. Simplesmente uma irresponsabilidade.

 

Na realidade, apenas a saída não tem isolamento.

 

Aí é um problema que você vai viver com qualquer equipamento 220V... até um ventilador ou uma iluminação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Justamente! isolamento NO BORNE de saída? pff..

uhsauhsauhshusahusa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como saber se uma potencia é autotransformador? Eu tenho uma Staner 800S, eae?

 

Vê o video amigo.. Só usar um multímetro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele já passou por serviço?

 

Tá parecendo problema de isolamento em alguma parte do circuito, algum transistor de saída ou sei lá o quê.

 

 

Nunca passou por serviço algum.

 

A tomada que eu uso estava aterrada. O problema é que ela estava com o neutro trocado com a fase e aí deu choque até no rack, mas já mandei corrigir o problema.

 

Era uma espécie de escritório, onde usava bastante computadores, impressoras e scanner, portanto com bom aterramento, mas não sei se o suficiente para um amplificador desse porte. Se bem que não o uso a plena potência. Estou numa área residencial, rs rs e mesmo num quintal iria incomodar muito.

 

 

Meu estado aqui é 220V.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isolação no amp? Não viaja.. proibido devia ser utilizar som sem aterramento! Ele SIM resolve ;-)

 

Caso haja algum problema interno e algum fio encostar na carcaça, o aterramento resolve eliminando o risco de choque tocando a carcaça.

 

Se aterrar esse amp e tocar no borne você pode MORRER" Se fosse isolado da rede isso não aconteceria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Caso haja algum problema interno e algum fio encostar na carcaça, o aterramento resolve eliminando o risco de choque tocando a carcaça.

 

Se aterrar esse amp e tocar no borne você pode MORRER" Se fosse isolado da rede isso não aconteceria.

 

Na verdade, qualquer choque pode matar.

 

A diferença é que, sem isolamento da rede, o risco é maior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a falta de isolação da saída significa que o negativo do sinal de saída (borne preto) não está no nível do terra que a gente "pisa" e sim está em 110Vac, por isso tocar ali é tomar um choque de 110V, mesmo sem áudio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E se usar um DR..... não funciona?

 

Sim, qualquer erro e o DR desarma. O problema é esperar os capacitores esvaziarem caso você fique colado ali... :vts

 

Enfim, usando direitinho, com conectores de qualidade, não tem perigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DR prum amp de ~6kw, existe? uhashushuauauh

 

60a? 80a?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DR prum amp de ~6kw, existe? uhashushuauauh

 

60a? 80a?

 

Os amps que eu uso (dbseries) todos tem um disjuntor como chave geral. O 6kw usa um disjuntor de 80A se não me engano

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Justamente, DR eu só vi de baixas correntes... 25a, 40a... acima disso deve existir, mas deve ser absurdamente caro e raro!

 

 

Fora que no meu caso, não serve mt! Quer dizer que se o caboclo leva um choquin, o disjuntor corta o P.A. da festa? uhsahusahuhsahu

 

Muito músico já levou choquinho (por usar pedais não aterrados) mas continuou tocando de boas! E isso só rola quando eles mesmos ficam derrubando água no chão e tão tocando descalços, pq o palco é isolado (emborrachado).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Justamente, DR eu só vi de baixas correntes... 25a, 40a... acima disso deve existir, mas deve ser absurdamente caro e raro!

 

 

Fora que no meu caso, não serve mt! Quer dizer que se o caboclo leva um choquin, o disjuntor corta o P.A. da festa? uhsahusahuhsahu

 

Muito músico já levou choquinho (por usar pedais não aterrados) mas continuou tocando de boas! E isso só rola quando eles mesmos ficam derrubando água no chão e tão tocando descalços, pq o palco é isolado (emborrachado).

 

Só pra ilustrar:

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E quem vai meter a mão nos bornes do falante? hsauuhsashuaahuhaus

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...