Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
kikoctba

Duvidas gráficos bass box para pioneer 3003d4.

Recommended Posts

Olá galera, sou novo no foum, estou simulando uma caixa no bass box, gostaria da ajuda de vocês pra ver se essa caixa vai ficar boa. Gosto de um som misto entre subgrave e grave........tipo aqueles que disparam alarmes fácil, aquela caixa que joga o grave longe.

 

Subwoofer Pioneer ts w3003d4, 600 rms cada.

Modulo Stetsom 1k6 ligado em 1ohm, o mesmo está com subsônico em 35 hz e LPF em 100hz, com um tapa de ganho no bassbost.

Carro, novo palio 2014.

Uma bateria no cofre de 60 amper e uma estacionaria de 75 amper.

 

 

Especificações do falante ( estou simulando apenas com 1 no software, mas vou utilizar dois no carro )

 

OdOhVa.png

 

 

 

Especificações da caixa, mdf de 18 mm, sintonizada em 45,32 hz, com 39,4 litros livres, com um duto de 4'' x 23cm. Infelizmente devido ao espaço não consigo aumentar mais o tamanho.

 

tr9X9j.png

 

 

Agora que começa a duvida...... na interpretação dos gráficos, segue gráfico NA.

 

Com essa caixa na resposta mais alta '' pico '' vou ter um ganho de 8 db em 53,6 hz.

 

Em 34,1 hz, tenho 0 db, acredito que começa a partir dessa frequência a tocar bem...

 

Oqg6d4.png

 

 

 

Grafico CA, representando os dB. Na frequència de pico terei 122 dB, e na frequência de 34,1 terei 114 dB, não sei se realmente é isso..

 

G1f9vc.png

 

 

Gráfico AP.....não sei o que significa.

 

OqJnFw.png

 

 

 

Grafico EP...?

 

C2qJEQ.png

 

 

Gráfico CD, deslocamento do cone, está demonstrando 14mm de deslocamento em 137 hz, não sei quanto ficará nas frequências mais baixas......?

 

hayGRO.png

 

 

Grafico VV, velocidade do ar nos dutos, não sei se vai soprar ou não, em pico terei 32,7 m/s......?

 

m3mSfi.png

 

 

Galera me ajudem, estou louco pra disparar uns alarme.....kkkkkkkk.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

axei sua caixa mto pequena pra um sub desse porte...mas se nao consegue aumentar mais nada o tamanho da caixa vai nessa msmo, vai toca forte com spl picudo certeiro pra toca alarme.

mas eu abaixaria a sintonia pra 40hz pra toca mais macio

ngm ainda usou esse sub entao axo q ngm pode te ajudar....eu iria e indicar a caixa do manual afinal ela seria oq o fabricante recomenda...

boa sorte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vlw Victor, quantos litros vc acha que deveria ficar ?

 

O manual desse sub recomenda 42,5 litros, não sei se é livre ou bruto....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara deve ser livres, no manual dos pioneers da linha TSW 30x eh a litragem livre.

Eu faria entao no minimo com 42,5l pra eles, se eu estivesse fazendo a caixa ja faria com no minimo 50l livres...os parametros dele parecem ser até falsos por pedir caixa tao pequena...soh fazendo e testando msmo ! afinal akeles pioneer de 1000w tbm pediam caixa de nem 50litros....

tenta aumentar coisa de 2cm na caixa e xegar nos ~43livres pra cada. Nao esqueça se usar medidas externas da caixa descontar o mdf usado, depois desconte volume ocupado pelo sub e duto pra assim ter o valor livre.

depois calcule o tamanho do duto para a litragem q ficar decidido a fazer para saber o comprimento e deixe em 40hz, mais q isso vai toca q nem um woofer

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho 2 desses e queria montar 4 na mala. porém não tenho nenhuma ideia pra onde correr....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vlw vini, fiz alguns ajustes aqui no bassbox para baixar o xmax, e acho que vou conseguir deixar a caixa com 42,5 litros livres. Deixando o FB em 44,1 Hz, tenho -3dB em 36 Hz, seria onde o falante começaria a reproduzir bem correto ?

 

Qua modulo vc indica vini, cara esse meu stetsom toca os dois clipando até umas hora, dependendo da musica o led fica acesso, e se eu diminuir o ganho parece que os subs estáo passando fome...... :blink:

 

E qual a melhor sintonia da caixa para se obter um som misto entre subgrave e grave.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ultrapassou Vmax jovem ...

 

Caixa picuda em 45hz vai disparar alarmes como vc deseja ...

 

Mas esqueça subgraves ainda mais com esse amp que tb tem pico em 40hz ...

 

Esses Paini SayaJin merecem 3K facil facil ...

 

Um DAD ou EVO neles cairiam como uma luva :legal:

 

 

Você acha que um HD2500 ou um stetsom 2500 ficaria bom ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu iria de banda 1500 ou novo sd 1600, tem um topico de testes entre eles la no Geral soh usar a busca. Toque na impedancia fexando com os subs q 1600w pra ambos eh o suficiente. Outra coisa se nao tiver bateria nao toca tbm...n vai adiantar modulo seja a potencia q for eh 100ah pra cada 1000w. boa sorte aew

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vlw pelas informações.

 

 

Vou fazer uma caixa no qual eu possar ter um bom controle de sintonia através do duto, de acordo com as dimensões que consigo obter de espaço, consigo uma caixa que trabalhe com sintonia de 38,73 Hz com duto de 4''x 32, até 45,22 Hz com duto de 4'' x 20.

 

Em 38,73 Hz consigo um bom subgrave ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez vlw pelas dicas Vini...... :legal:

 

O que interfere com relação ao som ( mala fechada ) sair de dentro do carro ?

 

Observei alguns carro com um subgrave violento dentro do carro, porém com a mala fechada de lado de fora parece que o som não sai do carro, vibra tudo mais som não sai do carro. Com esse meu set, stetsom 1k6 e dois pioneer ts w3003d4 sintonizado em 38 HZ vou conseguir fazer o som se propagar para longe, tipo vindo com o carro fazer com que seja possível escutar os graves de longe, tremer os vidros dos vizinhos etc.......... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já que você citou, o bassbox se não me engano simula a caixa sem a divisória, observei que a galera recomenda com a divisória e tal, vc que já teve sem, tem alguma diferença entre essas caixas ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O bom de ter divisória e que a caixa fica com mais estrutura "mais travada" e se um sub "pifar" vc vai perceber imediatamente, já em camara unica vai parecer que o outro sub está tocando (SQN), isso sem contar que o sub "vivo" vai "enxergar" um volume enorme de caixa e consequentemente vai pro limbo tambem ...

 

Essas são as diferenças "fisicas" que percebi, agora aos ouvidos nada perceptível, faça camara unica, assim vc ganha volume.

Excelente explicaçao mas como estou participando do topico dou meu pitaco tbm

faça camara separada por alguns motivos: se um pifar o outro nao vai pro saco, a caixa fica MT mais rigida e vibra menos por ter uma divisoria no meio pegando todas as paredes, em teste ja praticados e medidos em rta teve diferença em ~1,5db. O volume q vc ganha é de uma mera folha de madeira no meio da caixa....se precisar mt disso tave a caixa com cabo de inxada fazendo uma cruz no meio da caixa tbm. Resumindo: tanto faz, soh lembre de travar bem a de camara unica e cuidado em descer o pau nos subs....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vlw Victor, vou tentar agilizar o projeto dessa caixa, assim que tiver pronto posto aqui pra galera..... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...