Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
danilo.meneses

Som para Ecosport: som misto (dentro/fora)

Recommended Posts

Boa tarde turma do Autosom.net.

Embora seja membro "das antigas", tenho andado sumido do fórum por uma série de fatores (falta de tempo, problemas pessoais). Mas vez ou outra dou uma lida por aqui.

 

É o seguinte: estou com um Ecosport aqui (2004) e dando um "grau nele". Pretendo colocar suspensão de rosca, rodas 20" e um sonzinho. Comprei só para isso (tenho outro carro para ir para o trabalho - fica a 140 km da minha casa) e rodar. Esse carro será apenas para hobby mesmo - coisa de adolescente (embora essa fase tenha passado há anos).

 

Estou um pouco por fora do mercado de som automotivo. Portanto, minha ideia seria a seguinte, mas aceito sugestões.

 

Quero um som que toque razoavelmente bem para dentro e não faça feio para fora - não preciso de muita potência, apenas que toque relativamente bem.

 

A ideia seria a seguinte:

 

- 1 dvd player Pioneer 2 din;

- 2 subwoofer 12/15";

- 1 bateria de 100ah;

- 1 fonte de 60ah;

- megacapacitor (não sei a capacidade e tamanho, vai depender da estética do projeto e consumo de bateria);

- telas de dvd (estou vendo se coloco banco de couro no carro);

- talvez uma tela no fundo do porta-malas (tela de telo) de 22" ou 15" (ainda não sei);

- midbass ou fullranges;

- dois ST;

- 1 kit duas vias nas portas da frente (ainda não sei se com ou sem amplificador - gosto dos 2 vias direto no player, já que não uso alto);

- amplificadores;

 

A ideia inicial era colocar 2 Questo de 15" (350 rms) virados para cima do porta malas e 32 fullrange de 3,5" (https://www.eletro-p...egadas 8 Ohms) na parte de traz do porta malas (apontados para fora), juntamente com dois ST. Nesse caso o grave pensei em ir de MTX 1.000 rms e a voz de amplificador digital nacional.

 

Tenho 16 desses em um receiver tabajara e gostei bastante do som. Liguei em um SD 250 e ficou muito, mas muito bom pelo custo. Liguei apenas para teste. Além de ser uma coisa diferente.

 

Os amplificadores ficariam na tampa do porta-malas (que abre lateralmente). O som não ficaria acima do banco, daria para fazer um acabamento legal e ficaria bem simples e razoável. Ocorre que não quero gastar demais em som.

 

Ouço andando e raramente parado, mas não preciso de muito volume, focando mais em qualidade (nada de SQ, é claro - apenas tocando razoável). Creio que esses falantes pequenos com corte em 60-80hz (não quero cortar muito alto) daria um som legal. Acredito que sim. Mas não sei a sensibilidade dos mesmos. Estou aceitando sugestões referentes à toda parte do projeto.

 

Inclusive se algum fabricante quiser fazer alguma parceira, estou à disposição (desconto em algo para usar a marca). Mas a princípio a ideia era essa. Não vejo necessidade de crossover tendo em vista os cortes do player.

 

Aguardo sugestões. Sei que ficou meio vago mas as dúvidas são muitas. Queria algo diferente e legal. Não muito comum. Também queria fugir do excesso de potência - mas dependendo da proposta estaria disposto a colocar falantes mais fortes - ocorre que vejo com ressalvas potência demais em falantes (prefiro os menos fortes por questões de custo/benefício).

 

Como disse, aguardo sugestões.

 

Abs!

 

 

*obs.: meu primo montou dois Block Hunter de 15" na S10 dele e o falante me surpreendeu. Tocou muito. Ocorre que acho que para minhas intenções pecaria um pouco na estética do projeto (teriam de ficar apontados para fora) e desceria menos do que o necessário (vou ouvir muito com o carro andando). Lembrando: não preciso de muita potência no grave.

Editado por danilo.meneses

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os tornados são um pouco "fortes demais" para o meu objetivo. Sem contar que o desempenho para fora é muito bom, mas para som interno deixa muito a desejar...

Pensei em um subwoofer típico mesmo, com FS mais baixo e que não fizesse tão feio (não ser ruim demais) para fora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2 power vox 15'' , pega com o Lucas.

Editado por solanosom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Use 2 SDS 2k7 de 15 pol em Push-Pull, fiz um tópico de caixa de apenas 80L rspondendo graves até 40Hz pra fora (bom rendimento) e dentro vai responder bem mais, devido ao ganho do carro!

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Melhor usar woofer porem na faixa sub trio, dependendo do projeto terá meio termo fechado e melhor aberto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas sugestões.

Ocorre que a prioridade seria som interno, o uso externo seria eventual. Também queria algo com menos potência e mais qualidade. Nada de fazer muito barulho. Era um som interno que não ficasse ruim demais para fora...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sugiro um 18sw1p alimentado por um DAD 3000! Daria show pra dentro e pra fora, inclusive, é o que pretendo montar!

 

Timbre de sub porém jogando longe!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom, pensei em algo que descesse mais e menos potência. Um amplificador de 3.000 rms seria difícil de alimentar.

Na verdade estou na dúvida entre dois block hunter de 15" em um mtx ou dois Questo de 15" (tenho dois de 8" em um mtx e desce horrores). A parte de médio já resolvi - vou inventar moda, ahuahauha.

Gosto de montar umas coisas diferentes.

Estou pendendo para dois Questo de 15" em um MTX de 1.000 - em vez do block hunter de 15" em um mtx de 500 (meu primo monto este último set e deu grave demais, mas ainda acho um pouco "seco" para meu objetivo).

O médio vou colocar 32 de 3,5 em um SD 800 Evo com 8 Tweeter pequeno (sim, não vai tocar muito, mas acredito que vai dar um som incorpado - nem quero voz demais porque o grave será limitado). O pior é espaço: os médios ficarão para fora e o grave para cima, por isso talvez os Questo sejam melhores do que os block hunter).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas entenda, o sub em questão tem 800wrms! Mesma potência de 2 questo praticamente.

 

O fato do amp ter 3.000wrms, não significa que vc precise ficar alimentando os 3000wrms full time!

 

O amp vai tocar quase sempre nos 200w (ouvindo baixo) a 800w (alto), com picos que beiram os 3kw!

 

Em resumo, uma bat aux de 100ah já dá conta de segurar um som desses!

 

 

 

Uma coisa que não entendi: 2 questo e 1 mtx? pensa em usar 3 subs?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra coisa a se levar em consideração: a sensibilidade!

 

Um MTX de 1000w tem seus 88db sens, o Questo deve ter lá pelos 90db sens, contra 96db sens do SW1P.

 

Trocando em miúdos, o SW1P com 200wrms aplicados toca mais que o questo, especialmente pra fora!

 

Com 500wrms aplicados, creio que o SW1P consiga melhor resultado que os 2 questo com 700wrms aplicados!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra tocar pra dentro e não fazer feio aberto sem te que ter bancos de baterias , Pioneer, sub power vox ja havia falado ou bomber upgrade esses não precisa muita amplificação pra ja tocar bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Bloom, blz?

 

MTX = Amplificador

 

Eu entendo as questões de sensibilidade. Ocorre que nem mesmo o tornado que desce relativamente bem daria um grave agradável (o estilo de grave que busco). 99% do tempo não usarei o som parado, portanto, quase sempre com o carro andando. Claro que para fora o Selenium seria 1.000 vezes melhor. Mas acho que a resposta para dentro pode ficar prejudicada.

Mesmo o Keybass Block Hunter que toca muito bem para fora e desce relativamente bem (claro, não se compara ao SW1P), mas acho que a resposta de subgrave ficaria comprometida. Acho seriamente. Este woofer a selenium de 18" faria com que mudasse seriamente o projeto (esteticamente - algo que importo no caso).

 

Queria algo que desse mais subgrave Bloom. E por mais que estes woofers/sub´s profissionais desçam bastante, acho que não se compara a um tradicional SUB. Não?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Esse mesmo campeão se achar o Lucas acho que ele te consegue de 15" mas o de 12" ja toca muito.

 

http://autoforum.com.br/topic/196288-vendo-power-vox-alto-falantes/page__fromsearch__1

Editado por solanosom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Bloom, blz?

 

MTX = Amplificador

 

Eu entendo as questões de sensibilidade. Ocorre que nem mesmo o tornado que desce relativamente bem daria um grave agradável (o estilo de grave que busco). 99% do tempo não usarei o som parado, portanto, quase sempre com o carro andando. Claro que para fora o Selenium seria 1.000 vezes melhor. Mas acho que a resposta para dentro pode ficar prejudicada.

Mesmo o Keybass Block Hunter que toca muito bem para fora e desce relativamente bem (claro, não se compara ao SW1P), mas acho que a resposta de subgrave ficaria comprometida. Acho seriamente. Este woofer a selenium de 18" faria com que mudasse seriamente o projeto (esteticamente - algo que importo no caso).

 

Queria algo que desse mais subgrave Bloom. E por mais que estes woofers/sub´s profissionais desçam bastante, acho que não se compara a um tradicional SUB. Não?

 

Não compara tornado com sw1p! É querer comparar fiat uno com corolla!

 

No mais, não gosto de sub vindo de subwoofers! É artificial, não soa natural. Pra mim, um sw1p bem sintonizado tá baum demais =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não compara tornado com sw1p! É querer comparar fiat uno com corolla!

 

No mais, não gosto de sub vindo de subwoofers! É artificial, não soa natural. Pra mim, um sw1p bem sintonizado tá baum demais =)

Entendi.

Vou ver aqui o que faço (com as limitações do orçamento) e posto fotos depois.

Estou gastando um pouco com o carro...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Danilo, já tem muito carro com trio goiano que ta trocando Pioneer por Power Vox, tocam muito bem. Lá no trio tem um tópico do Lucas de uma montana com 12 de 15" dá uma olhada.. No YouTube também tem vários vídeos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e o UXP?

 

tocam bem pra dentro e não fazem feio pra fora, óbvio que não se compara a um woofer.

 

Não sei como se comporta o questo pra fora, mas certeza que teria que sintonizar a caixa bem alto, prejudicando um pouco o som interno.

 

pra não prejudicar tanto o som pra fora, já que pretende usar os subwoofers, eu usaria woofer de 10" pra via de MG, não sei o comportamento desses "pequeninos" ai que você tem tocando pra fora em local aberto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rafael, tenho 16 desses pequenos em um Receiver e confesso que gostei bastante do resultado deles. Diria que acho que eles poderiam "subir mais", mas não decepcionou não.

 

No mais, decidi o projeto e comprei as coisas já (falta apenas bateria de 100A).

- Dvd Player Pionner 2 Din

- Megacapacitor 20F

- Fonte JFA 40A

- 32 full de 3,5" 15 rms

- SD 800.4 Evo

- 8 Mini ST

- SD 250

- 2 QUesto 15 350 Rms

- Amplificador Alpine 700 rms a 4 ohms (sei que poderia ser um amplificador mais forte, mas acabou dando certo o negócio e vai esse mesmo - o amplificador daria 1.000 a 2 ohms, mas vou usar ele em 4 em razão dos Questo que já tinha comprado)

- telas de DVD encosto de cabeça;

- Tela de DVD de 15" de teto (porta-malas)

 

Acessórios para a carro:

- Banco de couro na cor "bege"

- Rodas aro 20"

- Suspensão de rosca

- Soleiras

- Tapetes personalizados

- Lâmpadas Philips para faróis e Led´s para milha

 

 

Basicamente é isso. O carro está na lanternagem arrumando algumas coisas. Depois vai para a mecânica ver o que precisa arrumar (comprei o carro recentemente). Depois transferência. Depois rodas/suspensão e somente depois o som. Já comprei tudo, só falta a bateria do som. Vou postando fotos do projeto com o tempo. Vai ficar algo diferente, espero que não fique muito ruim. Pelo menos vai dar um aspecto legal e limpo. Também creio que terá relativa qualidade, mesmo que em detrimento do SPL. Os full e tweeters ficarão para fora e os subs para cima. O resto (amplificadores, MC) na tampa do porta-malas. Vou mantendo o pessoal informado.

 

Lembrando que o carro é um Ecosport XLS branco ano 2004.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu uso duas baterias Freedom no meu som, Df2000 115ah. Valem cada centavo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu uso duas baterias Freedom no meu som, Df2000 115ah. Valem cada centavo.

Quanto pagou em cada uma? É fácil de encontrar? Tem manutenção?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jão2 e o pico dessa bateria? Segura o gravão mesmo?

 

o pico eu não sei te dizer, talvez tenha no site, da uma olhada ali.

 

No meu som guenta umas 5 ou 6 horas tranquilo.

 

Nunca deixei tanto tempo sem carregar, mas já ficou umas 4 horas tocando no talo e não baixou dos 12v.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...