Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
LucasGYN

12 de 15" - 20 de 8" - 6 ST-400 - Subgrave forte!

Recommended Posts

Ouvi 4 tornado de 18 alimentados por uma sd12k... Grave não chega perto de saveiro com 20 paini

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

Não amigo no grave dois target bass 3.0 de 18 na Euclides dão muito mais grave que até 30 cara preta, agora dois 2 tornados numa TS18 num módulo de 5000rms aberto toca muito mais forte que 20 cara preta no grave.

 

Na faixa do grave nenhum cara preta tem rendimento, isso é exclusivo do woofer.

 

Por isso falo que woofer é mais completo, ele toca: subgrave, grave, médio grave e médio.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Não amigo no grave dois target bass 3.0 de 18 na Euclides dão muito mais grave que até 30 cara preta, agora dois 2 tornados numa TS18 num módulo de 5000rms aberto toca muito mais forte que 20 cara preta no grave.

 

Na faixa do grave nenhum cara preta tem rendimento, isso é exclusivo do woofer.

 

Por isso falo que woofer é mais completo, ele toca: subgrave, grave, médio grave e médio.

2 tornados tocam mais q 20 Pioneer hauahauahauahauauahuahauauahauahahuahahauagauauhahauahhauahauauauauhahahahahauauahhauauagahahhahahauahahha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Calma tem mais um pouco

Hauahauahauahauahauahauahauahauahauahahauahuauahahauahhauauahauahahuauahauahahuauauahauahahhauauahahauhahauahahauahauhahauahahqua

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Verdade e com uma caixa TS18 ou até mesmo Euclides e coloque o RTA a 2 metros e verá, o db aberto de um cara preta mesmo em 20 unidades não tem o mesmo rendimento se fosse fechado, pois não foram feitos para isso, eles perdem muito rendimento em db aberto.

Outra vez a faixa do grave é exclusivo de um woofer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou no Norte, onde o pessoal se tende ao que vem do Nordeste

 

E aqui, em Porto Velho/Rondônia, só rola PocPoc

MB's Parrudos pra bater em Caixas com Pico na Frequência do CD do Fabricante,

só martelada, daí ainda abrem a 'voz' no LPF até o encontro do Driver, sujando todo o som.

 

A onda agora é pesquisar nesses Blog daí Projetos dessas Caixas onde o Falante fica invertido,

ouvi uma e outra, cheguei a fazer uma Manifold com Volume Maior pra tentar acertar litragem e dutos,

com a experiência, prefiro a boa e velha dutada mesmo, +musical.

 

E posso afirmar que dispondo de Subão, o Grave pode vir 'adequado', mas ñ 'cheio' como em Trio Goiano.

 

Não é só poc poc amigo toca de tudo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não amigo no grave dois target bass 3.0 de 18 na Euclides dão muito mais grave que até 30 cara preta...

 

 

Que afirmação foi essa?! [o_]

Fica complicado debater com pessoas assim.

 

 

150222022826992929.jpg

 

Tá vendo esse gráfico "lindo" aí em cima? Seu Target de 18" na famosa "Euclides" com pico de quase 6 dB em 90 Hz e -5 dB em 51 Hz.

 

 

Mas pode ser pior:

 

150222022828603298.jpg

 

Resposta de frequência do Tornado de 15" também na caixa Euclides. Pico de quase 9 dB em 104 Hz e -6 dB em 51 Hz.

 

 

A famosa Euclides com 2 Target de 18" vai tocar no máximo 144 dB em 90 Hz com 8.000w aplicados e 133 dB em 51 Hz aplicando a mesma potência. 16 Pioneer vão tocar os mesmos 144 dB com os 8.000w aplicados, mas em 65 Hz, e 141 dB em 51 Hz.

Se 16 Pioneer já tocam mais (de 70 Hz, pra baixo), pense os 30 Pioneer...

 

 

 

 

Coitado dos goianos, podiam usar 6 Target e tocar pra mais de 90 Pioneer... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rsrs, agora imagine a 2 metros esses 51hz dos cara prestas vão dar uns + - 117db contra 130 db do target, e com mais distância percorrida maior será a queda desse db do cara preta, devido a propagação e direcionamento das suas caraterísticas e limitação de atuação, lembrando que estamos falando de Trio e com isso mais adequado aberto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mosso... compra uma passagem ai de busao ,aviao ,vem de jegue sei la... e vem ouvir e para de ficar ''AFIRMANDO'' coisa que voce nao sabe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não amigo no grave dois target bass 3.0 de 18 na Euclides dão muito mais grave que até 30 cara preta, agora dois 2 tornados numa TS18 num módulo de 5000rms aberto toca muito mais forte que 20 cara preta no grave.

 

Na faixa do grave nenhum cara preta tem rendimento, isso é exclusivo do woofer.

 

Por isso falo que woofer é mais completo, ele toca: subgrave, grave, médio grave e médio.

 

Sinceramente eu nao sei o que é subgrave pra vc, pois a caixa dos tornados (nao me lembro o volume agora) ocupava a carroceria inteira de uma Strada, e o maximo que eu ouvi descer foi 50hz...

 

Coloquei hip hop ,funk,sertanejo, house e dance... as musicas que se sairam bem foram funk e ''dance'' o resto nao tocou nada bem.

 

Coloquei algumas musicas com frequencias em torno de 40~45 hz prolongado... os tornados davam uma batida...e roncava no subgrave, ai o próprio dono do carro afirmou que esse tipo de ''grave'' os carros de la nao tocam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente eu nao sei o que é subgrave pra vc, pois a caixa dos tornados (nao me lembro o volume agora) ocupava a carroceria inteira de uma Strada, e o maximo que eu ouvi descer foi 50hz...

 

Coloquei hip hop ,funk,sertanejo, house e dance... as musicas que se sairam bem foram funk e ''dance'' o resto nao tocou nada bem.

 

Coloquei algumas musicas com frequencias em torno de 40~45 hz prolongado... os tornados davam uma batida...e roncava no subgrave, ai o próprio dono do carro afirmou que esse tipo de ''grave'' os carros de la nao tocam.

 

Grave é que eles tocam muito bem e subgrave tem que dimensionar uma caixa para isso ou usar muitos na faixa de grave usando o acoplamento para chega no subgrave, mostrado que o woofer é mais completo toca todas as faixas.

 

Lembra grave é uma coisa e subgrave é outra, melhor caixa para grave com falante mais apropriado é a caixa Euclides+Target bass 3.0

 

Já esse trio com o cara preta já falei aqui, vi em cidade chamada Presidente Dutra Maranhão, comparei e comprovou os resultados que já tinha imaginado. Esse cara estava de passagem nessa cidade, pois se me lembro bem estava passando uns dias em outra cidade se não me engano era Barra do Corda no Maranhão.

 

Com relação as outras músicas que ele não se saiu bem talvez seja o costume de ouvi numa faixa bastante baixa menos a hip hop, todas as outras ainda são tocados na faixa da frequência do grave. É costume mesmo de usar subgrave e muitas músicas que nem ao menos são deixa faixa.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara nem adianta discutir com um cara desses... é muita ignorancia kkkkkkk

falar q dois de 18 toca mais 20 pionner ou 30 pioneer e ser muito sem noçao

se fossem pelo menos 6 ou 8 de 18 ai eu nem falava nada mais só dois? kkkkkkkkkkk

daq a pouco vão falar q um gol com um targueti Bêiss toca mais q as saveiro do goias com 16 power vox :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rsrs, agora imagine a 2 metros esses 51hz dos cara prestas vão dar uns + - 117db contra 130 db do target, e com mais distância percorrida maior será a queda desse db do cara preta, devido a propagação e direcionamento das suas caraterísticas e limitação de atuação, lembrando que estamos falando de Trio e com isso mais adequado aberto.

 

A 2 metros o decaimento do nível de SPL será igual se os falantes estiverem no mesmo tipo de caixa tocando a mesma frequência. E isso acontece há 5 metros, 10 metros, 100 metros de distância.

 

Isso é física, é a "Lei dos Inversos dos Quadrados". Dada pela seguinte fórmula: dB SPL (distância X) = db SPL a 1 metro + 20 x log (1 metro / distância X)

 

Ou seja, "cada vez que dobramos a distância entre a fonte sonora e o ouvinte, a pressão sonora (o som que ouvimos, medidos em dB SPL) cai 6,0 dB."

 

Na verdade, é muito difundido que frequências mais altas "vão mais longe", mas ao contrário deste senso comum, frequências mais baixas percorrem maiores distância. A atenuação na propagação do som é diretamente proporcional à frequência, frequências agudas "morrem" em poucos metros e frequências baixas podem ser ouvidas à quilômetros. Inclusive os Elefantes se comunicam há quilômetros de distância com sons de baixíssima frequência.

 

Então porque quando colocamos qualquer falante que seja (tanto woofers como subwoofers) para tocar 30 Hz e andamos algumas dezenas de metros o som "some"?

 

Porque o ouvido humano não é plano. Nós temos uma perca considerável na audição quando se trata de frequências mais baixas e mais altas. Ouvimos muito mais em 100 Hz do que em 40 Hz, muito mesmo! E essa percepção ruim das frequências que nos engana.

Você pode ter um sistema totalmente plano de 20 a 100 Hz, mas sempre irá achar que seu som "toca menos" quanto mais baixa fica a frequência.

 

E é por isso que se eu pegar um woofer parrudo e um sub e coloca-los para tocar 25 Hz em ambiente totalmente aberto, vamos ter a impressão que os dois tocam mal de mesmo jeito. O woofer não vai levar vantagem em ambiente aberto, como "pregam" aqui.

 

Essa impressão que temos que os woofers tocam muito mais aberto, acontece pelo simples fato dos woofers tocarem melhor frequências mais altas, que nosso ouvido capta muito melhor.

 

 

Tem muita coisa boa nestes artigos:

- http://www.sbmac.org...urses/68699.pdf

 

- http://www.somaovivo...ados-e-o-audio/

 

 

:legal:

Editado por LucasGYN

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Basta colocar um RTA a uns 5 metros de distância para ver a diferença de um woofer contra sub. Agora a uns 2 metros já começa ver essa diferença pois estamos falando de Trio não é.

 

Um par de 18 polegadas da Eros como o Target bass 3.0 numa Euclides com corte de 50hz a 160hz contra a menor caixa que tiver na sua região, e pode ser cara preta ou power vox a 5 metros de distância verá que um woofer irá ter maior rendimento aberto com db.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É meio difícil acreditar nessas conversa fiada de Woofer 'Completo'

até pq o tão repetido 'adequado', é cada Via com seu falante

 

Por essas e outras confio no parecer só de qm tem 'Bagagem' no ramo,

ou msm qm tem tempo, disposição e dinheiro pra gastar com som q ñ reproduza o esperado,

eu que sei oq é cortar, travar, vedar e pelejar co duto numa caixa pra ela render, hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A 2 metros o decaimento do nível de SPL será igual se os falantes estiverem no mesmo tipo de caixa tocando a mesma frequência. E isso acontece há 5 metros, 10 metros, 100 metros de distância.

 

Isso é física, é a "Lei dos Inversos dos Quadrados". Dada pela seguinte fórmula: dB SPL (distância X) = db SPL a 1 metro + 20 x log (1 metro / distância X)

 

Ou seja, "cada vez que dobramos a distância entre a fonte sonora e o ouvinte, a pressão sonora (o som que ouvimos, medidos em dB SPL) cai 6,0 dB."

 

Na verdade, é muito difundido que frequências mais altas "vão mais longe", mas ao contrário deste senso comum, frequências mais baixas percorrem maiores distância. A atenuação na propagação do som é diretamente proporcional à frequência, frequências agudas "morrem" em poucos metros e frequências baixas podem ser ouvidas à quilômetros. Inclusive os Elefantes se comunicam há quilômetros de distância com sons de baixíssima frequência.

 

Então porque quando colocamos qualquer falante que seja (tanto woofers como subwoofers) para tocar 30 Hz e andamos algumas dezenas de metros o som "some"?

 

Porque o ouvido humano não é plano. Nós temos uma perca considerável na audição quando se trata de frequências mais baixas e mais altas. Ouvimos muito mais em 100 Hz do que em 40 Hz, muito mesmo! E essa percepção ruim das frequências que nos engana.

Você pode ter um sistema totalmente plano de 20 a 100 Hz, mas sempre irá achar que seu som "toca menos" quanto mais baixa fica a frequência.

 

E é por isso que se eu pegar um woofer parrudo e um sub e coloca-los para tocar 25 Hz em ambiente totalmente aberto, vamos ter a impressão que os dois tocam mal de mesmo jeito. O woofer não vai levar vantagem em ambiente aberto, como "pregam" aqui.

 

Essa impressão que temos que os woofers tocam muito mais aberto, acontece pelo simples fato dos woofers tocarem melhor frequências mais altas, que nosso ouvido capta muito melhor.

 

 

Tem muita coisa boa nestes artigos:

- http://www.sbmac.org...urses/68699.pdf

 

- http://www.somaovivo...ados-e-o-audio/

 

 

:legal:

 

Simples testa com RTA a 5 metros ambos os sistemas, mesmo que você tente igualar as frequências tendo em vista perda para o woofer ainda sim terá melhor rendimento, se fosse em outra faixa mesmo ainda dentro da frequência do subgrave a distância seria maior.

 

Agora imagine o melhor do seu trio contra o nosso (falo das caixas mais adequadas para cada sistema para o maior rendimento aberto e seus cortes próprios) ai não teria nenhuma chance para sub.

 

Lembrando estamos falando de Trio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infelizmente você não leu nada do que escrevi, vou parar por aqui.

Editado por LucasGYN

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pqp... o dia q esses cara verem um trio goiano d verdade bem montado irão entender ....

ja vi 4 pioneer se destacando do lado de 4 sds não tampando os sds mais vc escutava aql buum do pioneer...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Simples testa com RTA a 5 metros ambos os sistemas, mesmo que você tente igualar as frequências tendo em vista perda para o woofer ainda sim terá melhor rendimento, se fosse em outra faixa mesmo ainda dentro da frequência do subgrave a distância seria maior.

 

Agora imagine o melhor do seu trio contra o nosso (falo das caixas mais adequadas para cada sistema para o maior rendimento aberto e seus cortes próprios) ai não teria nenhuma chance para sub.

 

Lembrando estamos falando de Trio.

 

Pode me dizer qual RTA vc possui ?

 

Edit: E gráficos desse woofers a 5 mt pode mostrar tb ?

Editado por JoHnYcG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vcs ainda dão papo pro Luiz kkkkkkkkkkkk

Editado por solanosom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara a f250 delegada rendeu 152 dB no RTA locked isso medindo a 1,50m da caixa.

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que eu to achando que ele quer dizer é que os target tem mais db quando longe, até acredito porque os pioneer tocam sempre pra cima... Isso que faz eles n jogarem longe.

 

Alguém já montou um paredão de pioneer como se fosse nos lugar dos 6x9 ?? Propagação e alinhamento manda muito, assim com os woofers podem descer, acredito que os pioneer podem jogar MUITO longe !!

 

 

Quem ai falou que 4 pioner tocou igual 4 sds ou 4 tornado ? Kkkkk. Deu uma exagerada agora ... Pra woofer competir com 20 sub, só de 8 unidades pra cima ... 6 bem alinhados podem chegar perto, mas n toca mais não.

 

Luiz fala mt abobrinha kkkkk

 

 

Direto da maça mordida com tapatauki

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara vc não entendeu o que eu disse...

eu disse que os 4 pioneer não toco igual 4 sds.... disse que nas baixas vc escutava um pouco dos pionner mais os 4 sds tavam tocando mais que os pioneer....

precisam entender o q as pessoas dizem antes de comentar... rsrs

agora concordo com o giovani.... esse luiz fala muita ABOBRINHA kkkkkkkk :vts

Editado por pedroph1307

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente eu nao sei o que é subgrave pra vc, pois a caixa dos tornados (nao me lembro o volume agora) ocupava a carroceria inteira de uma Strada, e o maximo que eu ouvi descer foi 50hz...

 

Coloquei hip hop ,funk,sertanejo, house e dance... as musicas que se sairam bem foram funk e ''dance'' o resto nao tocou nada bem.

 

Coloquei algumas musicas com frequencias em torno de 40~45 hz prolongado... os tornados davam uma batida...e roncava no subgrave, ai o próprio dono do carro afirmou que esse tipo de ''grave'' os carros de la nao tocam.

 

Outro erro comum daqui (ou talvez de todo lugar, visando que aqui no BR não temos acesso fácil a subs parrudos) é falar que o SET deles toca subgrave com pioneer com caixa de 40L.

 

Subgrave pra mim é 20 ~ 35 Hz no MÁXIMO. E tocar FORTE essa faixa de frequência eu nunca vi em ambiente aberto.

Editado por arthur8

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A 2 metros o decaimento do nível de SPL será igual se os falantes estiverem no mesmo tipo de caixa tocando a mesma frequência. E isso acontece há 5 metros, 10 metros, 100 metros de distância.

 

Isso é física, é a "Lei dos Inversos dos Quadrados". Dada pela seguinte fórmula: dB SPL (distância X) = db SPL a 1 metro + 20 x log (1 metro / distância X)

 

Ou seja, "cada vez que dobramos a distância entre a fonte sonora e o ouvinte, a pressão sonora (o som que ouvimos, medidos em dB SPL) cai 6,0 dB."

 

Na verdade, é muito difundido que frequências mais altas "vão mais longe", mas ao contrário deste senso comum, frequências mais baixas percorrem maiores distância. A atenuação na propagação do som é diretamente proporcional à frequência, frequências agudas "morrem" em poucos metros e frequências baixas podem ser ouvidas à quilômetros. Inclusive os Elefantes se comunicam há quilômetros de distância com sons de baixíssima frequência.

 

Então porque quando colocamos qualquer falante que seja (tanto woofers como subwoofers) para tocar 30 Hz e andamos algumas dezenas de metros o som "some"?

 

Porque o ouvido humano não é plano. Nós temos uma perca considerável na audição quando se trata de frequências mais baixas e mais altas. Ouvimos muito mais em 100 Hz do que em 40 Hz, muito mesmo! E essa percepção ruim das frequências que nos engana.

Você pode ter um sistema totalmente plano de 20 a 100 Hz, mas sempre irá achar que seu som "toca menos" quanto mais baixa fica a frequência.

 

E é por isso que se eu pegar um woofer parrudo e um sub e coloca-los para tocar 25 Hz em ambiente totalmente aberto, vamos ter a impressão que os dois tocam mal de mesmo jeito. O woofer não vai levar vantagem em ambiente aberto, como "pregam" aqui.

 

Essa impressão que temos que os woofers tocam muito mais aberto, acontece pelo simples fato dos woofers tocarem melhor frequências mais altas, que nosso ouvido capta muito melhor.

 

 

Tem muita coisa boa nestes artigos:

- http://www.sbmac.org...urses/68699.pdf

 

- http://www.somaovivo...ados-e-o-audio/

 

 

:legal:

 

Boa. Deu aula.

 

E na boa.. quem já ouviu trio goiano bem montado vai confirmar... tende a ser mais gostoso de ouvir do que os POC-POCs por aí. Já fui em um evento em MG e os trios tocavam forte, mas um ou outro trio com woofer tocavam bonito. Subgrave 0.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...