Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
stanley-nit

Fusíveis NH e Diazed

Recommended Posts

Pessoal,

como já disse em outro tópico, pretendo utilizar um Banda expert para o sub + Roadstar ou, se pintar grana, um fosgate para o estereo.

Só que não quero esperar aparecer grana para comprar o modulo para o estereo.

Então utilizarei, no primeiro momento, um Stetsom Spl 4200 (booster) para não ficar sem som.

Já comprei os cabos de 26 mm para fazer a linha do positivo e o aterramento.

Quando fui ver o calculo para o fusivel deu 150A (100 do banda + 50 do stetsom).

Prevendo uma dificuldade de encontrar este fusivel de vidro, conversei com um engenheiro eletrico aqui da empresa e ele me sugeriu utilizar um fusivel NH ou Diazed. Ele me falou também que eu não teria problema com a bitola do fio nem com a amperagem do fusível. Existem modelos de fusiveis retardados, rapidos ou extra-rapidos.

Como não conheço muito de eletricidade, o que vocês acham?

 

482.gif

Fusível NH

 

516.gif

Base NH

 

 

527.gif

Fusível Diazed

 

531.gif

Base Diazed

 

 

sds

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Um UP p/ camarada stanley de nikity!!! :legal:

Valeu Paliozin!!!

Falando em Paliozin, sexta pego o meu paliozin!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Utiliza fusivel Diazed, fica mais facil de identificar qdo o mesmo abriu ou nao filamento ... ele possui um dispositivo q chamam de espoleta e da pra ver de longe .. mais usados em fabricas/industrias

Acho q seria a melhor escolha ....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal,

como já disse em outro tópico, pretendo utilizar um Banda expert para o sub + Roadstar ou, se pintar grana, um fosgate para o estereo.

Só que não quero esperar aparecer grana para comprar o modulo para o estereo.

Então utilizarei, no primeiro momento, um Stetsom Spl 4200 (booster) para não ficar sem som.

Já comprei os cabos de 26 mm para fazer a linha do positivo e o aterramento.

Quando fui ver o calculo para o fusivel deu 150A (100 do banda + 50 do stetsom).

Prevendo uma dificuldade de encontrar este fusivel de vidro, conversei com um engenheiro eletrico aqui da empresa e ele me sugeriu utilizar um fusivel NH ou Diazed. Ele me falou também que eu não teria problema com a bitola do fio nem com a amperagem do fusível. Existem modelos de fusiveis retardados, rapidos ou extra-rapidos.

Como não conheço muito de eletricidade, o que vocês acham?

 

482.gif

Fusível NH

 

516.gif

Base NH

 

 

527.gif

Fusível Diazed

 

531.gif

Base Diazed

 

 

sds

Seria um absurdo vove colocar uma base fusivel nh noi seu carro.....

 

essa fusiveis sao para uso industrial, onte se tensão elevada e elevadas

correntes de curto circuito..... no caso do nh da foto !!!

O fusivel que usamos pra som sob curto circuito em tensões elevadas

centelharia em microsegundos...

 

Mais um detalhe, se voce olhar a curva de ruptura desse fusivel ver que nao são deita ensaios para tensão de 12VDC,, ou seja:

 

nao se sabe o comportamento dele em baixas tensões muito baixas....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tipo de fusivel eh retardado, ele aguenta altos picos de correntes de partidas de motores elétricos por exemplo sem abrir, pico este suficiente pra queimar um amplificador ou colar as placas de uma bateria!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Esse tipo de fusivel eh retardado, ele aguenta altos picos de correntes de partidas de motores elétricos por exemplo sem abrir, pico este suficiente pra queimar um amplificador ou colar as placas de uma bateria!!!!

Concordo com voce quando se fala do retardado

 

Mas o extra-rapido ou o rapido não.

 

Eu ainda estou estudando o que eu vou fazer.

 

É que eu tenho visto gente com dificuldade em comprar fusiveis de vidro de 80A.

Também não achei porta-fusivel para colocar na bateria que encaixe em cabos de 26mm. Por isto estou coletando informações sobre estes fusiveis.

 

Se voce tiver uma sugestão sobre fusiveis, inclusive onde comprar, só falar!

 

Quero usar o que eu puder de melhor!

 

sds

Editado por stanley-nit

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Seria um absurdo vove colocar uma base fusivel nh noi seu carro.....

 

essa fusiveis sao para uso industrial, onte se tensão elevada e elevadas

correntes de curto circuito..... no caso do nh da foto !!!

O fusivel que usamos pra som sob curto circuito em tensões elevadas

centelharia em microsegundos...

 

Mais um detalhe, se voce olhar a curva de ruptura desse fusivel ver que nao são deita ensaios para tensão de 12VDC,, ou seja:

 

nao se sabe o comportamento dele em baixas tensões muito baixas....

Bruno,

uma das coisas que eu conversei com este amigo no trabalho foi sobre a curva de ruptura do fusível.

 

Ele me deu um exemplo de um fusivel de 150A 500V.

 

Ele me falou que se a carga for superior a 500V dá um problema na curva de ruptura.

 

Eu imediatamente perguntei sobre 12V. Ele me respondeu que o fusível abrirá pela AMPERAGEM, que a baixa tensão não irá importar.

 

Bem, o cara é fera em elétrica (não só em elétrica, fizemos um monte de cursos de TI juntos). O cara tem a mente aberta. Até se propos a entrar em contato com o fabricante para conseguir confirmar a informação sobre a baixa tensão. Só fico com um pé atras porque estes equipamentos são sensíveis.

 

Se tu tiver ideia do que eu possa fazer para colocar o fusivel de 150A proximo a bateria, me fala! Tipo de fusível, onde compro, sei lá... aqui no Rio eu não to encontrando.

 

sds

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Utiliza fusivel Diazed, fica mais facil de identificar qdo o mesmo abriu ou nao filamento ... ele possui um dispositivo q chamam de espoleta e da pra ver de longe .. mais usados em fabricas/industrias

Acho q seria a melhor escolha ....

Brother,

conversando com este meu amigo, ele falou que o NH tem uma facilidade maior de instalação.

Amanhã vou ver la na empresa estes fusíveis.

 

Acho até que vou simular o curto em baixa tensão...

 

 

heheheh Temos equipamentos para isso!

 

sds

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae stanley, to com o mesmo problema q vc, preciso de um fusível de 150A tbm...

 

conversando com o sepacheco, ele me deu uma boa idéia, utilizar um porta fusível de 2 vias ao contrário, isso é, viriam 2 linhas da bateria até o porta fusível e do porta-fusível em diante uma única linha...sendo q vc usaria um fusível de 70A em 1 via e um de 80A na outra....

 

é uma idéia e mto boa eu acho, afinal vc tem a facilidade do fusível de vidro e garante o seu sistema....

 

bom fica aí a sugestão....

 

[]'z

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ae stanley, to com o mesmo problema q vc, preciso de um fusível de 150A tbm...

 

conversando com o sepacheco, ele me deu uma boa idéia, utilizar um porta fusível de 2 vias ao contrário, isso é, viriam 2 linhas da bateria até o porta fusível e do porta-fusível em diante uma única linha...sendo q vc usaria um fusível de 70A em 1 via e um de 80A na outra....

 

é uma idéia e mto boa eu acho, afinal vc tem a facilidade do fusível de vidro e garante o seu sistema....

 

bom fica aí a sugestão....

 

[]'z

Po leo,

beleza de sugestão do sepacheco.

 

Muito obrigado por me dar essa ideia!

 

De qualquer forma vou ver essa parada do NH e do Diazed. Se funcionar bem e tal, não vejo porque não usar.

 

Vou ver a base dos 2 fusiveis e vou simular um curto. se funcionar, já é!

 

Dai te falo.

 

sds

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

150A? comprem um disjuntor automotivo

ou coloquem 2 fuse de 70A em paralelo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Po leo,

beleza de sugestão do sepacheco.

 

Muito obrigado por me dar essa ideia!

 

De qualquer forma vou ver essa parada do NH e do Diazed. Se funcionar bem e tal, não vejo porque não usar.

 

Vou ver a base dos 2 fusiveis e vou simular um curto. se funcionar, já é!

 

Dai te falo.

 

sds

blz kra...to no aguardo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
150A? comprem um disjuntor automotivo

ou coloquem 2 fuse de 70A em paralelo

Rafael, excelente ideia.

 

serve tanto para mim quanto para o leoripani

 

Vou pesquisar isto agora.

 

Tem alguma marca para indicar? algum lugar que eu possa comprar?

 

No aguardo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

já havia pensado neles, nos disjuntores, mas não encontrei nenhum q fosse de 150A.

 

 

Mas c souber onde encontro isso aqui em SP, agradeço! ;)

 

outro dia q fui na Sta. Efigenia, não sei c não soube procurar, mas tah bem escassos em relação à esse tipo de coisa por lá....pra encontrar, por exemplo, cabo de 35mm^2 foi embaçado....

 

 

mas, mas sem alguém puder dar uma luz pra gente ae, só falar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí, firmeza...

 

Gente... vcs estão falando em fusíveis de 150A... de quanto é a bateria de vocês?? Já pensaram que se houver um curto no amplificador essa corrente pode voltar para a bateria? Cuidado aí... pode-se provocar um dano muito maior. A princípio acredito que o índice de corrente deve começar pela capacidade da bateria. Pode até ser que eu esteja falando besteira mas... elétrica é sempre elétrica e ainda mais num carro... que hoje tem injeção eletrônica, computador de bordo, e os mais diversos aparelhos eletrônicos.

Fica aí meu toque para discutir a respeito.

 

Abraços,

 

Salvador

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
sendo q vc usaria um fusível de 70A em 1 via e um de 80A na outra...

não faça isso, os fusíveis tem que ser exatamente iguais, caso contrário o fluxo se dará de forma diferenciada e os resultados práticos devem ser oxidação do material e etc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem o fusivel da stinger, mas e caro.

sawfh04.jpg

 

deve sair a R$200,00 ele completo.

 

cir_break.jpg

 

o disjuntor deve sair por menos de R$200,00.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
não faça isso, os fusíveis tem que ser exatamente iguais, caso contrário o fluxo se dará de forma diferenciada e os resultados práticos devem ser oxidação do material e etc

Esse é o meu medo de usar os fusiveis diferentes.

 

 

Capa, voce sabe onde posso encontrar estes fusiveis e estes disjuntores?? Não achando isso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Leoripani,

no site da stinger diz que no brasil eles são representados pela Lasertech Store.

 

Eu to entrando em reunião agora. Se voce, ou alguem de Sampa, puder ver isso e postar aqui, agradeço.

 

Quando sair da reunião mandarei um mail para eles.

 

Os modelos que servem pra gente:

 

sfh1mdpt.jpg

MIDI WATER-PROOF DESIGN-

SFH1MDPT: New MIDI fuseholder accommodates MIDI fuses from 30A to 150A in a compact water-proof design. Features allen head set screws and protective end caps. Accepts 4 or 8 gauge wire. Platinum plated.

 

sawfh04.jpg

ANL WATER-PROOF DESIGN-

This attractive, water resistant, high amperage design is the ultimate fuse holder for harsh environments. With it’s molded mounting bracket and Allen set screw style termination, installation is quick and easy. Designed for use with 0 or 4 gauge wire and accepts all ANL fuses from 60 to 300 amps.

 

SAWFH04: 24K Gold plated. SAWFH04PT: Platinum plated.

 

E o disjuntor:

 

cir_break.jpg

HIGH AMP CIRCUIT BREAKERS

Stinger brings you panel or fire wall mount circuit breakers with unique push button which can be used as a kill switch. High-tech water resistant housing with protective rubber bolt caps. High quality, made in the USA. Can be used with S414PRG, S814PRG, PROBATTZ, PROBATT4 and PROBATT8 power ring terminals. SCB50, SCB80, SCB100, SCB135, SCB150 (Model # indicates amperage).

 

SCBCOV: Clear, hard plastic, protective top cover for Stinger circuit breakers. Push button reset is accessible without removing cover. Meets competition requirements.

 

sds

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que naum é uma boa idéia colocar diazed ou NH, eles são feitos para usos industriais, vc teria que adaptar uma base para suporte dos fusiveis, além disso tem o problema da vibracão e tals.

Uma boa idéia seria montar um quadro de comando no porta malas, e pode fazer uma partida estrela triângulo para o módulo, ou instalar um softsatarter. huaua

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acho que naum é uma boa idéia colocar diazed ou NH, eles são feitos para usos industriais, vc teria que adaptar uma base para suporte dos fusiveis, além disso tem o problema da vibracão e tals.

Uma boa idéia seria montar um quadro de comando no porta malas, e pode fazer uma partida estrela triângulo para o módulo, ou instalar um softsatarter. huaua

pow sacanagem enh...

fusíveis indústriais realmente não seriam bons primeiro pelo retardo queira ou não queira, são bem maiores que os de vidro... disjuntor industrial então pior ainda hehe... além do preço que seria um disjuntor de 150A :o

acho válida a idéia de usar os fusíveis de vidro em paralelo...

mas sem duvida o melhor seria o fuse ou o disjuntor da stinger (ou qq outro que seja para uso em 12VDC) são próprios pra isso e o disjutnor vc vai ter a vantagem de rearmá-lo qdo por algum motivo der sobrecorrente no sistema...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Leoripani,

no site da stinger diz que no brasil eles são representados pela Lasertech Store.

 

Eu to entrando em reunião agora. Se voce, ou alguem de Sampa, puder ver isso e postar aqui, agradeço.

 

Quando sair da reunião mandarei um mail para eles.

 

Os modelos que servem pra gente:

 

sfh1mdpt.jpg

MIDI WATER-PROOF DESIGN-

SFH1MDPT: New MIDI fuseholder accommodates MIDI fuses from 30A to 150A in a compact water-proof design. Features allen head set screws and protective end caps. Accepts 4 or 8 gauge wire. Platinum plated.

 

sawfh04.jpg

ANL WATER-PROOF DESIGN-

This attractive, water resistant, high amperage design is the ultimate fuse holder for harsh environments. With it’s molded mounting bracket and Allen set screw style termination, installation is quick and easy. Designed for use with 0 or 4 gauge wire and accepts all ANL fuses from 60 to 300 amps.

 

SAWFH04: 24K Gold plated. SAWFH04PT: Platinum plated.

 

E o disjuntor:

 

cir_break.jpg

HIGH AMP CIRCUIT BREAKERS

Stinger brings you panel or fire wall mount circuit breakers with unique push button which can be used as a kill switch. High-tech water resistant housing with protective rubber bolt caps. High quality, made in the USA. Can be used with S414PRG, S814PRG, PROBATTZ, PROBATT4 and PROBATT8 power ring terminals. SCB50, SCB80, SCB100, SCB135, SCB150 (Model # indicates amperage).

 

SCBCOV: Clear, hard plastic, protective top cover for Stinger circuit breakers. Push button reset is accessible without removing cover. Meets competition requirements.

 

sds

Acabei de ligar nessa Lasertech e quem me atendeu lá (acho q o nome é Eduardo), me informou q os produtos da Stinger estão em falta por problemas com a Receita Federal, e talvez cheguem no final do mês...

 

então perguntei a q preço estavam vendendo o porta-fusível de 150A do tipo banana e ele me informou q era R$55, mas q deveria subir um poko devido a variação do dolar.

 

 

bom é isso!

 

[]'z

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu utilizar um port-fusível de duas vias do tipo barril.... para conseguir os 140 amperes, eu deveria utilizar dois fuse de 70 com ou sem retardo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...