Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
denishumberto

SQ iniciante em Astra - ajuda

Recommended Posts

Olá. Sempre acompanhei o fórum, aprendi muito sobre instalação, qualidade, etc. mas ainda sou fraldinha no assunto.

Há tempos adquiri um astra hatch e iniciei um projeto porém desanimei no caminho. Agora vou retomá-lo mas quero fazer com opiniões e conselhos de quem entende. Espero que me ajudem.

 

Bom, vou listar o que já tenho e já está instalado.

APARELHO: Kenwood Excelon Kdc X895 (importei na época. Tem regulagem suficiente para um set bacana)

FRENTE: Kit 2 vias Bravox CS60B ligados no amplificador

TRÁS: kit 2 vias originais do astra ligados direto no aparelho

AMPLIFICADOR: SD400.4D

SUB: Caixa de fibra lateral sem sub (vou adquirir o sub - tenho grandes problemas de espaço, por isso a fibra!)

RCA: 1 par stringer (aquele fininho que parece não ter blindagem) e 1 par que não sei a marca mas é de qualidade (blindado)

PORTA FÚSIVEL: Super simples. Perto da bateria com fusível de 50A.

FIAÇÃO: Simples. Citarei detalhes abaixo.

 

A questão é que já tenho grande parte dos componentes porém estou tendo problemas no caminho como ruído do motor nos falantes dianteiros, dúvidas na bitola das fiações, dúvida no sub, etc.

 

Primeira questão: Que sub comprar? Queimei um bravox premium 160w logo na estréia da caixa que tinha acabado de adquirir. Então decidi vir pedir socorro antes de ficar batendo a cabeça sozinho. Quase comprei um Bomber up grade, depois pensei no Pioneer Ts-w260s4. NAR série 2 é muito indicado para SQ mas achei caro. O NAR 1004 sw 1 atenderia bem? curti muito o Rockford Fosgate R1s4-10 mas a potência de 150w me deixou pé atrás depois de ter queimado o bravox.

 

Segunda questão: Descobri recentemente que meu cabo de 10mm² para alimentação é residencial. Ele simplesmente não para fixo/preso no amplificador. Já apertei de tudo que é jeito....desisti! Soldei um conector macho de 6mm na ponta e fui feliz tanto para positivo quanto negativo. Pergunto: isso gera grandes problemas?

 

Terceira questão: A fiação do amplificador para o kit da frente foi até o aparelho e dali em diante pela fiação original. Isso gera diferenças significativas? Vale a pena passar fiação até a porta e qual bitola seria correto? e qual a bitola da fiação para o sub?

 

Quarta questão: O ruído! Esse é osso. O que fazer? por onde começar a procurar de onde vem a amplificação do acelerador? Já lixei o local do terra, comprei os RCA's de qualidade já citados, passei alimentação de um lado e fiação do outro... enfim, está tenso!

 

Bom, muito obrigado pela paciência. Espero com a ajuda de vocês conseguir acertar um set SQ iniciante bacana.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo o Excelon e muito bom pra SQ de entrada, ja tive ele tem o som brm flat e limpo, agora pra SQ e colocar um kit 2 vias, tem marcas boas com excelente CxB tipo Dat, Hertz, semprr tem uns usados baratos olha nos classificados, e o modulo, vc usando o SD nao consegue obter qualidade, um Dat PR 4160 ia te atender bem, sub pra qualidade, os Nar sao mais gostosos de ouvir, tem Questo, e superior a Nar tem mais Spl, o de 250 rms ficaria bom nesse modulo que te passei, ele manda 300 no bridge.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kit bravox e amp sd, nao sao indicados para sq, como o amigo citou acima existem outras opçoes com otimo cb,

kit original se quer manter deslige pelo menos o tweeter, pois ele e voltado para frente (motorista) atrapalhando o palco dianteiro

Editado por sidineictba

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal. Esse dat PR 4160 me pareceu super bem feito. Gostei muito da aparência. Mas aí lhe pergunto: Não é muita potência para kit de 70w como NAR ou DAT? E para um sub de uns 200w, ligá-lo em bridge de 300w não é ruim ou até perigoso?

Tentei ler a respeito de potência de amplificador x potência de auto falante e não entendi de forma clara pq é melhor ter potência sobrando no amplificador. Pensava que isso forçaria tremendamente os falantes e sub.

Por fim outra pergunta: pretendo ir fazendo up grades devagar. Inicialmente quero adquirir um sub. Esse Fosgate R1s4-10 é melhor que NAR série 1? Há algo mais interessante para SQ (já pensando lá na frente)?

Muito obrigado srs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente o correto é ter um módulo mais potente que os alto falantes sim, assim baixa o ganho no módulo, tem menos distorção, e mais qualidade, e ele trabalha gom folga, nem esquenta direito, se gosta mais de Graves vc conhece a marca de sub Questo? Mesmo o de 8 polegadas de 250 rms toca muito, e usa 14 littos na dutada, Fosgate não é SQ, sou mais Nar série 1 do que esse Fosgate ai, então sub que o pessoal ta usando muito hj é Questo ou JL, Nar é bom tb. Eu uso Questo de 350 rms e o pessoal que escuta nem acredita quando vê um sub só de 10 polegadas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal Everton! Realmente vi que os subs da Questo estão bem comentados mesmo.

Bom, fui no EDUSOM em São José dos Campos e gostei muito da loja. Alguém aí já fez serviço lá?

Ele me recomendou muito a marca MB Quarts. São produtos bem caros... mas na hora não vi exatamente quais eram os modelos. Os produtos são de aparência execelentes! O Kit na casa dos $600, amp na casa dos $800 e sub na casa dos $500. Ele faz umas montagens muito legais pelo que vi nas fotos... quase sempre com caixa embutida porém bem reforçada segundo ele.

Bom, a questão é que com cabeamento completo e mão de obra, iria ficar uns 2500,00 mais ou menos utilizando apenas meu aparelhos dos itens que citei acima (segundo ele ficaria muito bom).

 

A questão que me encontro agora é: Comprar tudo da MB Quarts ou comprar as marcas recomendadas por aqui e de repente eu mesmo instalar?

Estou mais ou menos com o seguinte set em mente diante do que pesquisei e vocês me indicaram:

 

Kit 2 Vias Focal Access 165a1 ou Kit 2 vias 600-CS-3 Nar Áudio

Sub Questo QS250A-08SVC4 ou QS250A-10SVC4 ou ainda o NAR 1004-SW-2

Estou com uma caixa de fibra para 10" que não sei se presta!

Amp. dat pr 4160 ou Audiophonic Club 800.4

Manteria meu cabeamento refazendo o serviço de concectores que não está legal!

 

Bom, não sei se arrisco em fazer (gosto bastante e leia bastante a respeito há tempos! só não tenho muita prática nem muito espaço na garagem :-/) ou se levo no EDUSOM e fica tudo lindo e "garantido" com rapidez! O que dizem da MB Quarts em termos gerais?

Editado por denishumberto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara MB QUART os novos não são aquelas coisas, eram bom os old school, mas quem tem não vende, eu montaria nesse que vc citou mesmo, qualquer um desses kits 2 vias que vc citou fica bom, um outro pra se pensar é o Morel Tempo? ou algum Ground Zero, se vc não quer perder espaço na mala, vai nesse Questo de 8 com uma dutada, acho que é uns 15 litros e 9 na selada, caixa de fibra toca um pouco menos, mas ela bem reforçada cai bem tb, se a litragem bater com o sub, ai tanto faz esse Questo de 10 ou o Nar vai bem tb. (verificar litragem deles) não compra Audiophonic 800.4 já tive e clipa toda hora, na hora que vir o grave forte ele desliga e liga sozinho, passei maior raiva com ele, pessoal tá falando muito bem desse DAT PR4160, e manda bridge de 300 que toca bem seu sub e mais 2 canais stéreos para kit, cabo rca bom e barato Technoise de preferência série 800, pode ir firme nesses equipamentos que fica top, fala com o Paulo PR_NOR ele tem tudo e te ajuda no projeto. abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu esqueci de te falar, tenho um módulo Jbl 3ez pra vender, está no carro ainda, muito top, e valor abaixo de mercado me add no whats que te mando fotos 43 99388956 ele toca certinho seu som com qualidade e força.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, escutei o C5 o Thiago Volpi que foi campeão do EMMA, e usa só MB Quart, e Pelamor, toca MUITO o carro, principalmente contando o que tem equipamentos das linhas intermediárias... essa história de que MB Quart não é lá essas coisas é bobagem...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, escutei o C5 o Thiago Volpi que foi campeão do EMMA, e usa só MB Quart, e Pelamor, toca MUITO o carro, principalmente contando o que tem equipamentos das linhas intermediárias... essa história de que MB Quart não é lá essas coisas é bobagem...

Mas é bem mais caros tb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...