Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Robson_Lira

Usar o cross passivo em paralelo com DSP, há algum problema?

Recommended Posts

Robson, experimente usar tudo nos cortes ativos do processador. Pela experiência, tenho optado por corte LP de 18db/oit para o sub e BP de 12db/oit para mids e HP de 12db/oit para tweeters. Esqueça números de corte de frequências. Não existe isso de quanto mais baixo o corte melhor. Cada falante tem suas características influenciadas por vários parâmetros diferentes e só existem duas formas: ouvido ou rta (ou ambos). Todo o resto é pura especulação. Eu tiraria os passivos porque eles geram rotação de fase, na teoria 90 graus a cada 6db/oit de slope. Arranca fora! Confia no ouvido e vai funcionar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe, o LP 18db/oit para o sub é para o sub no porta malas. Se estiver na frente acredito que 12db/oit fique melhor. Experimente os dois. Recomendo Butterworth.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe, o LP 18db/oit para o sub é para o sub no porta malas. Se estiver na frente acredito que 12db/oit fique melhor. Experimente os dois. Recomendo Butterworth.

 

tudo depende de muitas coisas, Thiago. eu já usei sub na frente tendo q cortar 24db pra ficar bom e hoje estou usando o sub no porta malas com corte 6db e quem ouviu gostou muito, inclusive eu q sou um chato pra sub...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Robson, experimente usar tudo nos cortes ativos do processador. Pela experiência, tenho optado por corte LP de 18db/oit para o sub e BP de 12db/oit para mids e HP de 12db/oit para tweeters. Esqueça números de corte de frequências. Não existe isso de quanto mais baixo o corte melhor. Cada falante tem suas características influenciadas por vários parâmetros diferentes e só existem duas formas: ouvido ou rta (ou ambos). Todo o resto é pura especulação. Eu tiraria os passivos porque eles geram rotação de fase, na teoria 90 graus a cada 6db/oit de slope. Arranca fora! Confia no ouvido e vai funcionar!

Thiago, precisamos marcar um dia para vc ouvir o carro, desde o Auto Esporte Exposhow falamos e nada! [^]

 

Falando serio, li e reli muita coisa sobre, porem na pratica é tudo muito diferente, este ruido que surge não me parece defeito do drive e sim uma limitação dele, operando no modo passivo, fico a deriva, sempre tive sets ativos (lembra do Vectra com DRZ?) e hj sinto falta dessa autonomia, mas é claro que tb o modo passivo tem suas vantagens, som mais harmônico, menos analítico e etc...

 

O H800 pelo o que lembro só tem um modo de cross que é Butterworth, a transição do sub estou testando varias, com cortes altos e baixos para decidir de fato o que mais se adéqua ao sistema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tudo depende de muitas coisas, Thiago. eu já usei sub na frente tendo q cortar 24db pra ficar bom e hoje estou usando o sub no porta malas com corte 6db e quem ouviu gostou muito, inclusive eu q sou um chato pra sub...

Leo, hoje estou cortando a 50hz LPF a 36db, foi o que mais ornou, agora passando pro ativo, pode ser que mude.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso, inclusive acho que o tanto mid quanto tweeter deveriam tocar full, tirar o processador e o cross passivo mesmo, pra não ter interderencia nenhuma de algo que possa sujar o som, aí sobe o volume bem alto pra ver se continua o ruído

Fizemos o teste na bancada antes da instalação, um player Nakamichi CD 700, os meus MC 431 e o kit, tudo analogico, ficou do ca*****, mas o kit ainda estava em fase de amaciamento, ainda fica a duvida se é ou não defeito do tweeter, acho muito difícil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

na minha opiniao sabe qual o segredo de um ajuste de sq e ter um bom ouvido isso que interessa e nem todos tem esse DOM .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voltando ao assunto, hoje retirei os bridges e efetuei inúmeros testes, não sei pq, mas notei uma diferença de timbre em cada lado do amp, por exemplo, canais 1 e 2 tem um timbre diferente dos canais 3 e 4, para que ficassem iguais e o mais flat possível, fiz o seguinte:

 

Liguei o amp dos TW usando os canais 1 e 2 e p amp dos MB usando os canais 3 e 4 e mais uma vez o resultado foi excelente.

 

O ruído sumiu, os médios e agudos ficaram mais naturais, quando testei canal por canal na primeira vez o kit ainda estava amaciando, pensando nisso, esse deve ser o motivo de eu não ter gostado, agora mudou muito.

 

Continuo usando o cross do kit, próximo passo será comparar os cortes ativos com os passivos.

 

Abs

 

 

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

opa! fico no aguardo dos resultados da comparação entre passivo e ativo... sempre quis saber das diferenças reais entre os dois modos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

opa! fico no aguardo dos resultados da comparação entre passivo e ativo... sempre quis saber das diferenças reais entre os dois modos

depende do ativo e do passivo.... se pegar um passivo com componentes ruins, o ativo irá tocar melhor, e se pegar um passivo com componentes top vs um ativo com componentes ruims o passivo irá tocar melhor. estando no mesmo patamar de componentes cada um tem sua vantagem e desvantagem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

depende do ativo e do passivo.... se pegar um passivo com componentes ruins, o ativo irá tocar melhor, e se pegar um passivo com componentes top vs um ativo com componentes ruims o passivo irá tocar melhor. estando no mesmo patamar de componentes cada um tem sua vantagem e desvantagem

isso mesmo Léo, como o H800 é bem famoso pela sua assinatura sônica, duvido que no meu caso o passivo leve alguma vantagem.

 

 

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ressuscitando o tópico para tirar uma dúvida relativo a algo bem parecido..

Passei novos RCAs, e prendi o DSP no perto dos amps, ai vou ligar ele agora a noite, porém, me esqueci de algo muito importante, que é o crossover do kit 3 vias está ligado.

Sendo assim, o amp está indo até o cross do kit (passivo) e o xover está fazendo os cortes (md, mr e tw)... Meus cabos speakers novos ainda não chegaram para eu ligar tudo ativo, ai fica a dúvida, vale a pena ligar o DSP para usar com o xover passivo?! Ou seria mão de obra 'desnecessaria'?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tu consegue tri ou bi amplificar direto pelo cross do kit, vale a pena sim, pelo menos TA tu ganha, fora um ajuste fino no EQ

E como vai acabar montando o set todo ativo,já vai aprendendo a mexer no DSP e fica mais fácil depois (isso se tu já não manja dele)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tu consegue tri ou bi amplificar direto pelo cross do kit, vale a pena sim, pelo menos TA tu ganha, fora um ajuste fino no EQ

E como vai acabar montando o set todo ativo,já vai aprendendo a mexer no DSP e fica mais fácil depois (isso se tu já não manja dele)

Obrigado!

Liguei aqui, e descobri que ta uma bagunça minha instalação. MR ligado com TW.

T.A. ficou estranho, MB apagaram, cortes estão fanhos, direita e esquerda não existe

 

Agora a sonoridade ficou bem legal, deixei sem corte no DSP o TW e MR e cortei só o MB e Sub, parece que ficou até legal, mas não tem jeito não, vou ter que levar no tio massami amanhã e ver se ele quebra um galho.

Sem falar que usei cabos da Ley Line (excelentes por sinal), e os conectores Nakamichi usaram um bom espaço no porta-malas, precisa organizar. Amanhã deixo na Hertz pra ver se o Massami faz um milagre la

Mas gostei desse negocio de processador hehehe

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...