Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
DAD

Caixa de grave com pequeno volume (80L/40hz)

Recommended Posts

Olá!

Pessoal fiz uma simulação aqui para uma caixa com pequeno volume (80L), com sub de trios!

Ideal para quem não quer tomar todo porta malas e ter uma grave bacana, e resposta linear até 40Hz!

Não fica barato, mas tem bom resultado!

Subs que simulei: Eros 2xSDS 2k7 18pol/4ohms)

Volume interno: 80L(tem que somar os volumes dos subs e da 1ª câmara)

Sistema de caixa: PULL-PULL(mesmo resultado da Push-Pull, porém sem aparecer o sub!(vai do gosto)

Resposta(-3dbs)= 40Hz, dip quase nulo!

Logo posto os gráficos!

Curva comparativa de freq.

Caixas com mesmos volumes e mesmo dutos!

10848726_423518591134345_6518991718612916822_o.jpg

Curva comparativa da excursão do cone com 3kw, e 2 kw...

10903797_423518664467671_2177233920011060383_o.jpg

Editado por DAD

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na pratica essas push pull não tocam a mesma coisa que uma dutada, mas com menos atenuação nas baixas frequencias? Diriamos que de 50hz para cima uma bass reflex tocaria o mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Na pratica essas push pull não tocam a mesma coisa que uma dutada, mas com menos atenuação nas baixas frequencias? Diriamos que de 50hz para cima uma bass reflex tocaria o mesmo?

Não é bem assim, são dutadas...veja os gráficos das 2, com e sem push-pull

Editado por DAD

Compartilhar este post

Link para o post

Não é bem assim, são dutadas...veja os gráficos das 2, com e sem push-pull

Errei na frequencia, mas basicamente, acima de 60hz toca parecido, abaixo disso a push pull ganha.

Compartilhar este post

Link para o post

como é essa caixa Claudio?

não entendi se a ideia é compartilhar ou vender o produto..

A caixa é uma dutada normal com a ligação Isobárica (um de frente para o outro) ou Pull-Pull (um atrás do outro separado em 1 pequena câmera).........só que vc tem que fazer a simulação caso mude os AF!.....estou fazendo uma simulação e postando pois vejo muitos querendo uma caixa pequena com bom grave e toque pra fora tb!...talvez seja esta a solução!

Compartilhar este post

Link para o post

Mas vale lembrar: Precisa alimentar dois subs pra ter a resposta de um (nos graves altos).

Os mesmos dois falantes, com uma dutadona de 160 litros pra cada, tocariam o dobro!

EDIT:

Cláudio, rola de mostrar o gráfico do SPL?

Editado por blOom

Compartilhar este post

Link para o post

image003.gif

Ainda tem a versão dutada da pull pull

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

image003.gif

Ainda tem a versão dutada da pull pull

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Só para uma comparação:

Se fizesse uma caixa no sistema tradicional (1 AF), e ter a mesma resposta do Pull-Pull, seria necessário 180L.

Como veem a Pull-Pull leva enorme vantagem no questão volume x resposta!

[¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Vc já testou uma pra ver se a simulação condiz com a realidade?? Falo isso pq nas simulações de mani era assim, mostrava q tocava muito mas quando fazia a caixa ficava uma mer**, tinha q ir testando ate acertar a caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Vc já testou uma pra ver se a simulação condiz com a realidade?? Falo isso pq nas simulações de mani era assim, mostrava q tocava muito mas quando fazia a caixa ficava uma mer**, tinha q ir testando ate acertar a caixa.

Bem, eu sempre duvidei dos cálculos da manifods....(pelo meus cálculos nunca dava a mesma coisa que o pessoal achava que dava, pois aquilo nada mais é que uma band-pass de 2 câmeras, mas a segunda ressonância sempre ficava acima dos 200hs o que dava uma estacionária tremenda nesta faixa,mas tem quem gosta.....

No caso das Pusch-Pull ou Pull-Pull são muito conhecidas garanto que toca muito bem; mas cuidado, não vá pensando que vai tocar mais alto, não é isso; ela vai tocar mais grave com menor volume e não vai ter mais SPL!...O SPL praticamente é o mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

...complementando: O SPL é praticamente o mesmo mas alimentando 2 falantes!

Compartilhar este post

Link para o post

...complementando: O SPL é praticamente o mesmo mas alimentando 2 falantes!

Eu tb acho estranho o SPL ser o mesmo, se analisarmos com cuidado qd se coloca 2 AF na mesma fase a lógica nos indica que deveríamos ter acréscimo de SPL, já que o deslocamento seria maior (forças atuando no mesmo sentido), mas pela simulação não ocorre isso....só testando e comprovando mesmo!

pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

É porque as pessoas se preocupam tanto com SPL, quando a meu ver a preocupação maior deveria ser outra, que é troca de calor com o meio externo do falante mais confinado, vamos dizer assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Não seriam mais forças atuando.. fisicamente falando, os dois cones atuam como um só! Só que com dois conj magn e duas bobinas!

Compartilhar este post

Link para o post

É porque as pessoas se preocupam tanto com SPL, quando a meu ver a preocupação maior deveria ser outra, que é troca de calor com o meio externo do falante mais confinado, vamos dizer assim.

Não seriam mais forças atuando.. fisicamente falando, os dois cones atuam como um só! Só que com dois conj magn e duas bobinas!

Então, no caso o que se pode fazer é utilizar a Pusch-Pull( mas eu faria uma pequena Câmera com fundo aberto para proteger o AF assim não dá problema de dissipação)

Pensamos iguais...1 cone, porém com deslocamento mais sensível, pois estão em fase e com compressão do ar!...deveria ser mais eficiente!

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz uma simulação mais interessante com outro subwoofer:

Sendo 2 x SDS 815/4/8, consegui a mesma resposta até 40Hz, com apenas 60L, assim menos volume e mais em conta tb, pois 3K/2 ou 4 ohms já vai ficar bem alto!

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi o pull pull embora ache que em sistema de alto desempenho vejo problemas do da frente funcionar diferente do de trás pela diferente compressão térmica da bobina e mudanças dos parâmetros deles.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi o pull pull embora ache que em sistema de alto desempenho vejo problemas do da frente funcionar diferente do de trás pela diferente compressão térmica da bobina e mudanças dos parâmetros deles.

Então, no caso o que se pode fazer é utilizar a Pusch-Pull ( mas eu faria uma pequena Câmera com fundo aberto para proteger o AF assim não dá problema de dissipação)

Compartilhar este post

Link para o post

Não exatamente. No caso da pull pull, o correto seria botar o "externo" invertido, pra ventilar melhor seu conj magnético!

Detalhe: Não é pusch... foi erro de digitação! é PUSH (empurra) e PULL (puxa).

Compartilhar este post

Link para o post

Não exatamente. No caso da pull pull, o correto seria botar o "externo" invertido, pra ventilar melhor seu conj magnético!

Detalhe: Não é pusch... foi erro de digitação! é PUSH (empurra) e PULL (puxa).

Isso, erro mesmo....foi que falei anteriormente, eu não usaria o invertido sem uma proteção.....e tb colocar uma aro de espaçamento de pelo menos 2cm entre eles!

Compartilhar este post

Link para o post

Modificações que eu faria:

1484558_792038044207496_3737135415806343919_n.jpg?oh=5b9e0085d66bb12ea572866044a72758&oe=555C69F2

Feito rapidinho, no paint!

A Band Pass eu colocaria a traseira do falante na área ventilada! E na pull pull, ambos os falantes com suas traseiras em áreas ventiladas também!

Compartilhar este post

Link para o post

Modificações que eu faria:

1484558_792038044207496_3737135415806343919_n.jpg?oh=5b9e0085d66bb12ea572866044a72758&oe=555C69F2

Feito rapidinho, no paint!

A Band Pass eu colocaria a traseira do falante na área ventilada! E na pull pull, ambos os falantes com suas traseiras em áreas ventiladas também!

Bem descritivo e detalhado, mas a última seria a Push-Pull....cones invertidos....aí seria uma garantia na refrigeração das bobinas.....

Já pensou 40Hz com apenas 60L + 3K?...interessante, pra fora e dentro do carro!

Vai deixar os Pioneers longe no grave!

A parte de baixo já seria um duto retangular!...heheheh

Editado por DAD

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...