Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
murillo_g_b

Os 20 anos da F355, o carro que salvou a Ferrari da falência

Recommended Posts

Ferrari-F355-11-620x349.jpg

 

 

No início da década de 90 a Ferrari passava por problemas. A linha de modelos estava desatualizada com a antiga 512/Testarossa e a difamada Mondial. A F40 já havia perdido o posto de carro mais veloz do planeta e a 348 era presa fácil nos comparativos. O resultado foi a redução de 50% na produção e um sério risco de falência. Não seria algo preocupante se não estivéssemos falando de 50 anos de tradição em supercarros.

 

A Ferrari tinha experiência suficiente para reverter sua situação e o primeiro passo foi dado no final de 1992, já sob o comando de Luca Di Montezemolo, com o lançamento da 456 GT, um belo gran turismo 2+2 que seguia a tradição ferrarista dos motores V12 dianteiros. Mas o passo seguinte seria ainda melhor.

 

Ferrari-F355-9b-620x500.jpg

 

E ele veio dois anos mais tarde, em 1994, quando Maranello apresentou a F355, que começou a ser produzida em maio daquele ano, já como modelo 1995. Ela foi a Ferrari que marcou a transição dos esportivos broncos para os modelos carregados de eletrônica. Foi a última Ferrari onde a forma se sobrepôs à função em harmonia, sem a agressividade aerodinâmica de suas sucessoras 360, F430 e 458 Italia, com suas enormes tomadas de ar dianteiras e difusores gigantescos na traseira.

 

http://www.youtube.com/watch?v=P8YZzGaprtA

 

Baseada 348, até mesmo as medidas externas eram praticamente iguais. Apesar disso, a F355 era um carro completamente diferente. O V8 que cantaria ao pé do ouvido do motorista era basicamente o mesmo da antecessora, mas com o deslocamento aumentado de 3,4 para 3,5 litros e agora com cinco válvulas por cilindro (daí o nome 355) para fazer o motor chegar a 8.250 rpm.

 

http://www.youtube.com/watch?v=6m8N22ohhmk

 

O modelo também ganhou novos freios e suspensão com amortecedores eletronicamente ajustáveis, que se adaptavam ao tipo de piso e ao modo de condução. A carroceria de alumínio incrementou a rigidez do carro sem aumentar o peso total e o resultado do conjunto foi uma máquina de 380 cv e 1.350 kg que em 4,7 segundos partia da imobilidade e chegava aos 100 km/h. A velocidade máxima era de 295 km/h.

 

Ferrari-F355-6-620x349.jpg

Foto: Renato Viani

 

O modelo foi aclamado pela imprensa especializada, que chegou a chamá-lo de F1 para as ruas (um dos maiores clichês sobre a Ferrari) e em seguida veio o sucesso comercial. Em 1998 a F355 trouxe uma novidade que se tornaria o padrão dos esportivos modernos: o câmbio sequencial com borboletas no volante. O sistema era derivado dos carros de Fórmula 1 da Scuderia e consistia em uma automatização da caixa manual com atuadores eletrohidráulicos da embreagem para trocas mais rápidas. Com a novidade a F355 passou a ser chamada somente de 355F1.

 

Ferrari-F355-8-620x349.jpg

 

No ano seguinte, o último de sua produção, a 355 ganhou uma versão batizada de “Serie Fiorano”. Essa edição limitada de 104 unidades tem uma série de melhorias como a suspensão com molas mais rígidas e barra estabilizadora do modelo Competizione de pista, discos perfurados e pastilhas de competição, caixa de direção do modelo de pista e volante de camurça. Opcionalmente o a Serie Fiorano poderia ser equipada com elementos de fibra de carbono na cabine.

 

Ferrari-F355-0-620x414.jpg

 

Em seus seis anos de produção foram vendidas mais de 11 mil unidades, um recorde até hoje não alcançado por nenhum outro modelo Ferrari. Ao inaugurar a era dos controles e comandos eletrônicos a F355 tornou-se referência não somente para suas sucessoras, mas também para todos os esportivos de motor central que viriam depois dela. Seu ronco e seu estilo e seu desempenho continuam fascinantes mesmo depois de 20 anos.

 

Ferrari-F355-2-620x349.jpg

 

Mesmo depois de conhecer a beleza de uma California T e de uma F12berlinetta. Phill Hill a colocou entre as 10 grandes Ferraris de todos os tempos, ao lado das míticas 250 GTO e F40. Não temos motivos para discordar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

na minha opiniao uma das mais bonitas.

 

Com certeza, além do ronco lindo, é de entortar o pescoço até hoje, pena que só vi 1 na minha vida :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tbm acho a mais bonita de todas! Já vi umas 10 até hj (Vermelha, amarela, preta e branca).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fico impressionado como o tempo passa e parece q nada muda!!! Desde de 90 existe crise para montadoras e tals... Parece gato, comendo e miando e quebra efetivo mesmo quase nunca

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tbm acho a mais bonita de todas! Já vi umas 10 até hj (Vermelha, amarela, preta e branca).

 

o que achei curioso é que normalmente ferrari que não é vermelha eu não gosto, fica sem graça, mas essa na cor prata/cinza continua linda... até azul dá para encarar fácil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É muito massa, eu ainda vou ter uma dessas.

 

Quem sabe daqui uns 10 anos importo uma dos EUA, já que ela vai ter 30 anos e entra como veículo de coleção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É muito massa, eu ainda vou ter uma dessas.

 

Quem sabe daqui uns 10 anos importo uma dos EUA, já que ela vai ter 30 anos e entra como veículo de coleção.

 

nem é tão cara, 60mil obamas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nem é tão cara, 60mil obamas...

Pois é, se for isso mesmo nem da tanta diferença do preço aqui do Brasil, vai custar uns R$ 300 mil importando dos EUA. E hoje nem tem como, só daqui 10 anos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é, se for isso mesmo nem da tanta diferença do preço aqui do Brasil, vai custar uns R$ 300 mil importando dos EUA. E hoje nem tem como, só daqui 10 anos.

 

tu disse isso de importar, ai dei uma olhada rápida no ebay, da pra achar até a 355f1 com essa grana.

 

o engraçado que na Inglaterra custa uns 60mil também, mas libras rsrs.

 

 

já aqui na huezil tem por 300mil dilmas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Pois é, se for isso mesmo nem da tanta diferença do preço aqui do Brasil, vai custar uns R$ 300 mil importando dos EUA. E hoje nem tem como, só daqui 10 anos.

 

 

Tem no ML por R$360.000,00

 

 

 

 

 

 

 

 

Hj eu me contentaria com uma TT mesmo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:legal:

 

Sequencial é o ca*****.

 

:+1

 

Tem coisas que parecem "insuperáveis", essa é uma delas pra mim. Claro, numa 458 Italia eu prefiro o de dupla embreagem pra poder aproveitar mais a máquina na pista :vts :vts :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

viram o video dos escapamentos? O bagulho fuma mais q meu jeep ....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

viram o video dos escapamentos? O bagulho fuma mais q meu jeep ....

 

 

Não era fumaça branca?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Câmbio grelha :rever1::mac1OpO OpO OpO

 

eu falei sobre o cambio grelha em ferrari e me disseram que era coisa de lambo..

hehehhe

 

carro sensacional.. e não adianta.. Ferrari é Ferrari.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...