Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
avukte

Os carros mais vendidos no Brasil em 2014

Recommended Posts

 

Veja os carros mais vendidos no Brasil por categoria em 2014

 

Picapes e SUVs tiveram o melhor ano da história, diz a Fenabrave. Corolla supera Civic, Onix bate HB20 e Focus sai mais do que Golf.

08/01/2015 06h00 - Atualizado em 08/01/2015 18h30

Do G1, em São Paulo

Mesmo com a queda de 6,9% nas vendas de carros, algumas categorias de automóveis e comerciais leves (picapes, SUVs e furgões) cresceram em 2014. De acordo com dados da federação de concessionários (Fenabrave), o ano foi das picapes e SUVs, mas os sedãs também ganharam espaço, enquanto os "populares", chamados carros de entrada, perderam.

Entre os mais vendidos no geral, o ano marcou o fim do reinado do Volkswagen Gol, que, por 27 anos, foi o carro mais vendido do país, mas terminou 2014 atrás do Fiat Palio, por pouco: a diferença entre eles foi de apenas 385 unidades.

Confira os carros mais vendidos em 2014 por categoria, de acordo com a Fenabrave:

Novo Palio é apresentado no estande da Fiat no Salão do Automóvel de São Paulo 2014 (Foto: Alan Morici/G1)

Palio é o mais vendido no ano (Foto: Alan Morici/G1)

ENTRADA

1. Fiat Palio - 183.742 unidades

2. Volkswagen Gol - 183.356

3. Fiat Uno - 122.241

4. Volkswagen Up! - 58.894

5. Ford Ka - 43.836

Seguindo uma tendência vista nos últimos anos, a categoria de modelos mais acessíveis viu sua participação nas vendas de carros diminuir de 28,58%, em 2013, para 27,92%, no ano passado. "Hoje o comprador quer um carro mais completo, com mais atrativos do que o veículo de entrada", avaliou o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção.

No entanto, lançamentos no ano passado incluíram novas tecnologias para dar fôlego ao segmento que ainda é o de maior volume do mercado nacional. Com motores 1.0 de 3 cilindros, Ka e Up! estabeleceram novos patamares de dirigibilidade e economia, enquanto o Uno adicionou a função start-stop, que desliga o motor em paradas.

No entanto, a exemplo do Gol, o modelo da Fiat sofreu com a "aposentadoria" da geração anterior (Mille) por causa da exigência de airbag e ABS para carros novos. Até 2013, as vendas do Uno era somadas às do Mille, assim como as do Gol atual se juntavam às do G4 (geração antiga). O campeão Palio continua desfrutando dessa vantagem: seus emplacamentos somam os do modelo atual com os do Palio Fire, de plataforma antiga.

Chevrolet Onix (Foto: Divulgação)

Chevrolet Onix (Foto: Divulgação)

HATCH PEQUENO

1. Chevrolet Onix - 150.829 unidades

2. Hyundai HB20 - 119.776

3. Ford Fiesta - 108.382

4. Volkswagen Fox/CrossFox - 101.340

5. Renault Sandero - 95.373

Com o crescimento das vendas na faixa entre R$ 35 mil e R$ 55 mil, o Onix assumiu a ponta, e o HB20 veio logo atrás, deixando o ex-líder Fiesta em terceiro no ano que marcou a "aposentadoria" da geração anterior desse modelo, conhecida pelo nome do motor, Rocam. Até então, a Fenabrave contava os emplacamentos do Fiesta Rocam Hatch com os do New Fiesta Hatch.

Embora tenham recebido reestilizações importantes, Sandero e Fox não conseguiram manter os níveis de emplacamentos diante dos rivais.

Fiat Punto (Foto: Divulgação)

Fiat Punto (Foto: Divulgação)

HATCH MÉDIO

1. Fiat Punto - 24.647 unidades

2. Ford Focus - 21.859

3. Chevrolet Cruze Sport6 - 17.049

4. Volkswagen Golf - 16.118

5. Peugeot 308 - 5.574

A única mudança em relação a 2013 foi o avanço do Focus para a vice-liderança, tomando o posto do Cruze, que passou por leve reestilização apenas no final do ano. O segmento perdeu participação no mercado de automóveis em 2014, passando de 5,06% para 4,2%.

Fiat Siena EL (Foto: Divulgação)

Fiat Siena EL (Foto: Divulgação)

SEDANS PEQUENOS

1. Fiat Siena - 106.968 unidades

2. Chevrolet Prisma - 88.373

3. Volkswagen Voyage - 75.137

4. Hyundai HB20 S - 59.937

5. Chevrolet Classic - 48.398

A categoria foi a que mais ganhou espaço em 2014, respondendo por 19,46% das vendas de carros de passeio. Os maiores responsáveis pelo avanço do segmento foram Chevrolet Prisma e Hyundai HB20 S, que tiveram o primeiro ano cheio de vendas, alcançando o 2º e o 4º lugar da categoria, respectivamente.

A "coroa" segue com o Fiat Siena, que teve 106.968 emplacamentos, contabilizando a versão antiga, Siena EL, e o Grand Siena. Mais desatualizado de todos, o Classic deve ter dificuldades para se manter no ranking, com o avanço do Renault Logan e do recém-lançado Ford Ka+.

Chevrolet Cobalt (Foto: Divulgação)

Chevrolet Cobalt (Foto: Divulgação)

SEDANS COMPACTOS

1. Chevrolet Cobalt - 47.055 unidades

2. Honda City - 24.730

3. Ford New Fiesta - 13.411

4. Volkswagen Polo Sedan - 5.373

5. Chevrolet Sonic Sedan - 2.789

No segundo semestre, o City ficou mais sofisticado e ganhou equipamentos, mas não conseguiu reverter a desvantagem para o Cobalt. O ano também marcou a aposentadoria das versões alongadas do Peugeot 207 e do Chevrolet Sonic no país.

Toyota Corolla 2015 (Foto: Divulgação)

Toyota Corolla 2015 (Foto: Divulgação)

SEDANS MÉDIOS

1. Toyota Corolla - 63.290 unidades

2. Honda Civic - 52.255

3. Chevrolet Cruze - 24.506

4. Nissan Sentra - 14.270

5. Ford Fusion - 12.999

Com a nova geração, lançada em março, o Corolla recuperou o título que o Civic ostentava desde o final de 2013. Em um segmento movimentado, o Cruze conseguiu se manter em 3º, mas as demais posições foram mexidas. Também renovado, o Sentra deu um salto de 9º em 2013 para 4º no ano passado, e o Fusion conseguiu ampliar as vendas, mesmo maior e com preço superior aos demais.

BMW 328i (Foto: Fabio Tito/G1)

BMW 328i (Foto: Fabio Tito/G1)

SEDANS GRANDES

1. BMW Série 3 320 - 5.590 unidades

2. Mercedes-Benz Classe C 180 - 3.155

3. Hyundai Azera - 1.801

4. BMW Série 3 328 - 1.105

5. Mercedes-Benz CLA 200 - 1.086

A BMW lançou seu motor flex e manteve a liderança com a versão intermediária do Série 3, mas emplacou também a mais potente, 328 - as duas venderam mais do que a mais "barata", 316. A grande novidade do ano foi o CLA, que desbancou o Passat no 5º lugar.

Ford EcoSport (Foto: Luiz Fernando Ramos/G1)

Ford EcoSport (Foto: Luiz Fernando Ramos/G1)

SUVs

1. Ford EcoSport - 54.263 unidades

2. Renaultx Duster - 48.866

3. Hyundai Tucson - 18.176

4. Hyundai ix35 - 15.315

5. Mitsubishi Pajero - 14.747

A categoria que mais cresce no mercado teve o EcoSport novamente na liderança. O Duster superou o rival em alguns meses durante o ano passado, mas não foi o suficiente para terminar na frente. Para 2015, o segmento receberá novos competidores de peso, como Jeep Renegade, Honda HR-V e Peugeot 2008.

Fiat Palio Weekend (Foto: Divulgação)

Fiat Palio Weekend (Foto: Divulgação)

SW MÉDIO

1. Fiat Palio Weekend - 10.850 unidades

2. Volkswagen SpaceFox - 8.337

3. Fiat Weekend - 7.478

4. Volkswagen SpaceCross - 1.943

5. Audi A4 - 138

O segmento vem definhando há alguns anos e tem apenas 5 competidores. No entanto, 2 deles são o mesmo.

O primeiro lugar é do Palio Weekend, que antes era o nome da versão "tradicional" da perua da Fiat. Agora, tanto ela quanto a antiga Palio Adventure se chamam apenas Weekend, nome que aparece em 3º lugar. De acordo com a Fenabrave, os números foram contados separados, mas em 2015 deve aparecer apenas a Weekend.

Volvo V60 R-Design 2014 (Foto: Divulgação)

Volvo V60 R-Design 2014 (Foto: Divulgação)

SW GRANDE

1. Volvo V60 - 113 unidades

2. Audi A4 Avant - 23

3. Audi RS4 - 8

4. Renault Megane GT - 2

5. Peugeot 307 SW - 1

A categoria menos representativa do mercado nacional foi liderada pelo V60, aproveitando a aposentadoria do Megane GT, que ainda aparece em 4º lugar, com apenas 2 emplacamentos. Mesmo pequeno, o segmento conta com o "gigante" RS4, de 450 cv.

Honda Fit 2015 (Foto: Flavio Moraes / G1)

Honda Fit 2015 (Foto: Flavio Moraes / G1)

MONOCAB

1. Honda Fit - 53.685 unidades

2. Fiat Idea - 16.775

3. Fiat Doblo - 12.801

4. Nissan Livina - 5.805

5. Citroën C3 Picasso - 3.688

Com a chegada da 3ª geração e o mesmo preço de entrada, o Fit ampliou ainda mais a folga na categoria e se tornou o mais vendido da marca no Brasil, superando o Civic. Todas as posições foram as mesmas vistas em 2013.

chevrolet spin (Foto: Divulgação/Fabio Gonzalez)

Chevrolet Spin (Foto: Divulgação/Fabio Gonzalez)

GRANDCAB

1. Chevrolet Spin - 36.795 unidades

2. JAC J6 - 870

3. Citroën C4 Picasso - 868

4. Kia Carnival - 362

5. Chrysler Town & Country - 200

Praticamente o "exército de 1 homem só", a Spin domina esta categoria da Fenabrave e ainda ganhou versão aventureira, a Activ. Na comparação com 2013, o C4 Picasso perdeu o 2º lugar para o J6, enquanto a Carnival tomou o lugar da Town & Country.

Chevrolet Camaro 2014 (Foto: Caio Kenji/G1)

Chevrolet Camaro (Foto: Caio Kenji/G1)

SPORTS

1. Chevrolet Camaro - 703 unidades

2. Mercedes-Benz SLK - 421

3. BMW X6 - 411

4. BMW Z4 - 387

5. Volkswagen CC - 182

Neste grupo, o que vale mesmo é "falar" mais alto, já que ele reúne carros tão díspares quanto uma Ferrari e um Mitsubishi Lancer, além de peruas e crossovers, como Audi RS6 e BMW X6. O CC (antigo Passat) é uma novidade no 5º lugar, com a queda nas vendas do Porsche Boxster.

Fiat Strada Adventure 2014 (Foto: Divulgação)

Fiat Strada Adventure 2014 (Foto: Divulgação)

PICK-UPS PEQUENAS

1. Fiat Strada - 153.109 unidades

2. Volkswagen Saveiro - 83.021

3. Chevrolet Montana - 35.731

4. Peugeot Hoggar - 354

5. Hafei Mini - 125

Terceiro carro mais vendido do Brasil, a Strada segue com folga na liderança, emplacando quase o dobro do segundo colocado, a Saveiro. Em terceiro, aparece a Montana, com volume bem menor de vendas. Estes são praticamente os únicos modelos da categoria atualmente, já que Hoggar e Ford Courier foram descontinuados.

Chevrolet S10 2015 (Foto: Divulgação)

Chevrolet S10 2015 (Foto: Divulgação)

PICK-UPS GRANDES

1. Chevrolet S10 - 50.812 unidades

2. Toyota Hilux - 43.305

3. Ford Ranger - 24.134

4. Mitsubishi L200 - 20.558

5. Volkswagen Amarok - 17.849

Não foi um bom ano para a Amarok, que caiu do 3º para o 5º lugar, com 26% a menos nos emplacamentos. Melhor para Ranger e L200, que também viram as vendas caírem, mas não tanto quanto as da representante da Volkswagen.

Fiat Fiorino 2014 (Foto: Divulgação)

Fiat Fiorino 2014 (Foto: Divulgação)

FURGÕES PEQUENOS

1. Fiat Fiorino - 23.818 unidades

2. Renault Kangoo - 4.919

3. Fiat Doblo - 3.530

4. Peugeot Partner - 344

5. Hafei Towner - 223

O Kangoo subiu uma posição, e a Partner surgiu em 4º, colocando a Towner em 5º. Quem saiu da lista dos 5 mais vendidos foi a Chana SC.

Renault Master (Foto: Divulgação)

Renault Master (Foto: Divulgação)

FURGÕES

1. Renault Master - 12.230 unidades

2. Fiat Ducato - 12.199

3. Hyundai HR - 8.694

4. Volkswagen Kombi - 4.273

5. Kia K2500 - 4.081

Com o fim da linha para a Kombi no final de 2013, a briga foi intensa entre Master e Ducato e acabou com uma diferença de apenas 31 unidades. Mesmo sem produção, a Kombi se manteve no Top 5 com as unidades que estavam no estoque e nas concessionárias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

me divirto com esses rankings...BMW serie 3 -sedan grande. Serie 5 seria gigante e serie 7? monster? Categoria grande pra car@io?kkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Punto medio, fusion sedan medio, cla sedan grande...

 

Tem a4 perua duas vezes...

 

Tá certo.

Editado por murillo_g_b

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não colocam o Fusion na categoria certa pra não humilhar os concorrentes em vendas heheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Essa divisão de categorias é uma bagunça... PQP...

 

Ia falar isso, ridículo...

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba,o Uno espancou as vendas do Up e Ka juntos

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uno teve uma ajuda do Mille no primeiro trimestre.

 

Up! Vendeu mais que Ka. Será que nem o Ka antigo vendia bem?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora que o Palio é o mais vendido, vou esperar para valorizar do jeito que o Gol é valorizado, ai sim vendo o meu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cobalt acho horrivel e ganhou. Mas tbm, o Laboratorio ACHÉ trocou a frota ano passado. Era Voyage e agora e Cobalt. So no estacionamento que trabalho deve parar uns 6 ou 7 representantes do ACHÉ. Imagina quantos sao no país todo.

 

Enviado de meu GT-S5830C usando o Tapatalk 2

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Punto medio, fusion sedan medio, cla sedan grande...

 

Tem a4 perua duas vezes...

 

Tá certo.

Sendo o Punto um hatch médio e o Fusion um sedan médio, pode-se dizer que o Punto nada mais é que o Fusion hatch da Fiat.

 

Wait wat?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiat Palio Weekend tudo bem, mas...

 

Fiat Weekend?

 

Carro novo e eu não to sabendo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiat Palio Weekend tudo bem, mas...

 

Fiat Weekend?

 

Carro novo e eu não to sabendo?

Não está sabendo kkkk

 

A Fiat retirou o Palio do "Weekend" faz tempo, só pra subir de categoria e custar 65k.

 

Piada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiat Palio Weekend tudo bem, mas...

 

Fiat Weekend?

 

Carro novo e eu não to sabendo?

 

Pior o Space Cross.. Fiquei vendo as 4 opções (2 Palio e 2 Space), sem entender direito na hora. Daí que fui procurar o Space Cross.. Nem sabia que tinha isso, felizmente não vi nenhum ao vivo até hoje.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...