Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
ffapd1989

DESLIGAR O CARRO SEM DESLIGAR O RÁDIO. RELÊ TEMPORIZADOR

Recommended Posts

Meus caros,

 

Estou escrevendo para pedir ajuda para solucionar um problema.

 

Sempre que desligo meu carro, o rádio desliga junto. É que no meu rádio Pioneer, sempre que o pós-chave é desenergizado o rádio desliga junto. Isso é muito inconveniente, pois às vezes estou esperando minha namorada descer, quero desligar o rádio, mas quero continuar ouvindo a música.

 

A solução que tinha arrumado era fazer "ligação direta", unindo o fio vermelho (pós-chave) ao amarelo (12v permanente da bateria) e assim desligava o som pelo próprio botão SOURCE do aparelho, mas percebi que essa não é uma boa solução, pois impede o rádio de fazer a pesquisa de aparelhos bluetooth quando é ligado e dá margem a que esquecimentos deixem o rádio ligado esgotando a bateria.

 

Descobri que a melhor solução seria a instalação de um RELÉ TEMPORIZADOR, que, tal qual funcionam as luzes de cortesia, ainda garantisse uns 30 segundos ou mais de energização no pós-chave do rádio mesmo depois de desligado o carro ou retirada a chave da ignição.

 

O problema tem sido: onde arrumar esse relé temporizador? Qual comprar?

 

Até na FIAT eles tem um passo-a-passo explicando o procedimento

 

https://www.reparadorfiat.com.br/Pagina/499/rel--233--temporizador-do-r--225-dio.aspx

 

mas em momento algum eles indicam que relé e esse, que tipo de relé e esse, que característica deve ter esse relé...

 

Assim sendo, alguma alma daqui poderia me ajudar? Alguém que conheça de eletrônica ou já tenha feito essa ligação com relé temporizador? Se puder mandar o modelo do relé, o número do fabricante, essas coisas, seria ótimo.

 

 

 

Obrigado!!

 

Felipe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Após pesquisar bastante e não entendendo nada (sou advogado), esse foi o relê que pareceu servir ao que eu quero. Alguém pode dar uma olhada?

 

http://www.dni.com.br/grupo/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage-ask.tpl&product_id=89&category_id=2&keyword=temporiza&option=com_virtuemart&Itemid=1&lang=pt

 

 

Mas aqui tem uma lista de relês temporizadores... alguém pode dar uma olhada?

 

http://www.dni.com.br/grupo/index.php?orderby=product_name&DescOrderBy=ASC&page=shop.browse&option=com_virtuemart&Itemid=2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

BlOom o problema desse que parece haver um efeito, onde ele vai cortando a alimentação gradativamente, isso pode danificar o rádio.

 

O ideal mesmo seria um temporizador (timer off) de contato seco mesmo.

 

O meu aqui fica diretão nunca esqueci, até por que retiro a parte removível já era.. sem perigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, um período de tempo tão curto não seria melhor deixar o carro ligado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ideal mesmo é desligar o rádio pelo botão power dele mesmo... sem meios externos cortando a alimentação. Isso também pode danificar

algum estágio visto que não é de hoje que os rádios são micro processados.

 

 

edit

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nem tinha atentado a isso é bom ver se o desligamento é progressivo.. mais eu não indico nem usar contato seco.

 

 

miséria to editando e sai outro post kkk

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não serve um módulo que controla o som pelo alarme? Este tem função temporizador de 30 min quando desliga a ignição.

 

http://site.tecquantum.com.br/website/index.php?option=com_content&view=article&id=454:sr100&catid=41:acessorios&Itemid=74

 

Pode controlar o player usando o fio vermelho, ele serve para isso e não tem problema ligar com controle fading porque quando a tensão ficar abaixo de 10,5V os players desligam é só voltam a ligar quando a tensão se estabilizar acima disso, o que não deve ser feito é controlar a alimentação pelo fio amarelo, este deve sempre ficar direto na bateria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meus caros,

 

Estou escrevendo para pedir ajuda para solucionar um problema.

 

Sempre que desligo meu carro, o rádio desliga junto. É que no meu rádio Pioneer, sempre que o pós-chave é desenergizado o rádio desliga junto. Isso é muito inconveniente, pois às vezes estou esperando minha namorada descer, quero desligar o rádio, mas quero continuar ouvindo a música.

 

A solução que tinha arrumado era fazer "ligação direta", unindo o fio vermelho (pós-chave) ao amarelo (12v permanente da bateria) e assim desligava o som pelo próprio botão SOURCE do aparelho, mas percebi que essa não é uma boa solução, pois impede o rádio de fazer a pesquisa de aparelhos bluetooth quando é ligado e dá margem a que esquecimentos deixem o rádio ligado esgotando a bateria.

 

Descobri que a melhor solução seria a instalação de um RELÉ TEMPORIZADOR, que, tal qual funcionam as luzes de cortesia, ainda garantisse uns 30 segundos ou mais de energização no pós-chave do rádio mesmo depois de desligado o carro ou retirada a chave da ignição.

 

O problema tem sido: onde arrumar esse relé temporizador? Qual comprar?

 

Até na FIAT eles tem um passo-a-passo explicando o procedimento

 

https://www.reparado...r--225-dio.aspx

 

mas em momento algum eles indicam que relé e esse, que tipo de relé e esse, que característica deve ter esse relé...

 

Assim sendo, alguma alma daqui poderia me ajudar? Alguém que conheça de eletrônica ou já tenha feito essa ligação com relé temporizador? Se puder mandar o modelo do relé, o número do fabricante, essas coisas, seria ótimo.

 

 

 

Obrigado!!

 

Felipe

 

Qual o seu carro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será um Fiat Bravo.

 

Recebi aqui um email muito gentil de um colega do forum, o Fabricio, que sabe que eu comprei uma interface de volante para o BRAVO.

 

"Jamais ligue o 12V constante ao 12V ACC Pos chave criado pelo interface ok, pode queimar a interface e anula a garantia da mesma ok. Como seu carro é redecan não tem pos chave direto, o interface que cria esse pós chave, e ele suporta no Maximo 500mAh.

 

Se precisar ligar outros componentes como receptor de tv, GPS ou tela de LCD, use sempre um relê para usar apenas o pos chave acionando a bobina do rele."

 

Nesse caso, minha ideia era adaptar o chicote do rádio pioneer para NELE estar o relê temporizador... assim a saída pós-chave criada pela interface é que seria o positivo da bobina do relê...

 

Parece ok assim, pessoal?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu carro não tem pós chave mesmo, é rede Canbus,

 

Como pós chave utilize o fio do acendedor de cigarros, mais fácil e, se não me engano a alimentação do acendedor é temporizada, só usar um multímetro para se certificar.

 

Se for usar o relé não esqueça do diodo.

 

É fácil montar um temporizador, utilize um Ci LM555, tem diversos tutoriais e vai lhe custar menos de R$5,00

Editado por soaresrey

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu carro não tem pós chave mesmo, é rede Canbus,

 

Como pós chave utilize o fio do acendedor de cigarros, mais fácil e, se não me engano a alimentação do acendedor é temporizada, só usar um multímetro para se certificar.

 

Se for usar o relé não esqueça do diodo.

 

É fácil montar um temporizador, utilize um Ci LM555, tem diversos tutoriais e vai lhe custar menos de R$5,00

 

Caro soaresrey, eu simplesmente comprei esse relê DNI 0303 http://www.dni.com.br/grupo/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage-ask.tpl&product_id=59&option=com_virtuemart&Itemid=1&lang=pt

 

e estava esperando que era só ligar as respectivas saídas do pós-chave (criadas pela interface), o 12v permanente e o negativo, mais a saída para a entrada pós-chave do player. Até comprei um chicote soquete para fazer isso.

 

Precisarei desse diodo para que? Agora que você falou complicou tudo :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O diodo serve para não deixar a corrente elétrica fazer o caminho inverso do que você quer que faça. Trocando em miúdos, a corrente só passa em um sentido, ela "vai" e o diodo não deixa que ela "volte".

O problema do diodo nesse caso é que um diodo cria uma queda de tensão de 0.7v, talvez o rádio não ligue assim (sinceramente nunca testei assim).

 

Pessoalmente, todos os meus rádios são ligados direto, não passam pelo pós chave. Gosto de ouvir o radio com o carro parado, e detesto ter que estar com a chave na ignição para isso.

 

A idéia de montar um circuitinho com um 555 é boa. Não precisa ter muita experiência, é só ler um pouco e ter atenção na hora de executar.

Se você não se sentir confortável, pode procurar alguma eletrônica, explicar e pedir que montem para você.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não serve um módulo que controla o som pelo alarme? Este tem função temporizador de 30 min quando desliga a ignição.

 

http://site.tecquant...orios&Itemid=74

 

Pode controlar o player usando o fio vermelho, ele serve para isso e não tem problema ligar com controle fading porque quando a tensão ficar abaixo de 10,5V os players desligam é só voltam a ligar quando a tensão se estabilizar acima disso, o que não deve ser feito é controlar a alimentação pelo fio amarelo, este deve sempre ficar direto na bateria.

 

Então, esse módulo serviria sim, mas para ligar o alarme dele eu teria que cortar fios do alarme original do bravo, não é??

 

Por isso que eu achei que não seria uma boa, mas posso estar enganado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O diodo serve para não deixar a corrente elétrica fazer o caminho inverso do que você quer que faça. Trocando em miúdos, a corrente só passa em um sentido, ela "vai" e o diodo não deixa que ela "volte".

O problema do diodo nesse caso é que um diodo cria uma queda de tensão de 0.7v, talvez o rádio não ligue assim (sinceramente nunca testei assim).

 

Pessoalmente, todos os meus rádios são ligados direto, não passam pelo pós chave. Gosto de ouvir o radio com o carro parado, e detesto ter que estar com a chave na ignição para isso.

 

A idéia de montar um circuitinho com um 555 é boa. Não precisa ter muita experiência, é só ler um pouco e ter atenção na hora de executar.

Se você não se sentir confortável, pode procurar alguma eletrônica, explicar e pedir que montem para você.

 

Não usar o diodo cria algum problema essencial? Algum risco? E qual diodo usar? alguém pode postar uma foto de um diodo que seria útil para ligar no relê?

Editado por ffapd1989

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não usar o diodo pode implicar na queima de algum sinal do rádio, isso é difícil de acontecer, mas acontece, faz um teste, ligue e desligue um rele segurando um dos pólos, vai tomar um belo choque.

Gosto dos textos do Newton Braga

 

http://www.newtoncbr...howall=&start=4

 

No caso do DNI, PODE SER que já tenham colocado o diodo, mas tem que abrir e ver.

 

abs

Editado por soaresrey

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...