Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
removido

REVIEW SounDigital EVO 1600

Recommended Posts

Vendi todos meus gringos e old school e to feliz com um Sd1600 evo.... pra mim tem que descer...descer bem.. e descer forte.. e isso ele cumpre com excelencia como sou do SPL nao preciso de um controle de cone perfeito e um timbre fidelissimo... basta nao embolar em excesso e nao ter timbre metalizado(assim como os gringos).

 

Nao é o melhor amplificador do mundo... precisa evoluir mas atualmente no mercado como dito é o melhor classe D ( que eu ja tive contato ) e tem um elevadissimo custo/beneficio.... pra quem curte SPL é o carro forte do momento...mas se procura um audio maxima qualidade e respeitavel fidelidade ele nao é a melhor opçao APESAAAAR de ser uma opçao de baixo custo.

 

Pra mim , pros amps que ja tive ele superou todos os gringos em subgrave ( com uma generosa carga de bass bost ). Quantos a medio e agudos nao posso da uma opiniao concreta pois nao fiz e nao tenho e quipamentos de ponta pra fazer um teste adequado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vendi todos meus gringos e old school e to feliz com um Sd1600 evo.... pra mim tem que descer...descer bem.. e descer forte.. e isso ele cumpre com excelencia como sou do SPL nao preciso de um controle de cone perfeito e um timbre fidelissimo... basta nao embolar em excesso e nao ter timbre metalizado(assim como os gringos).

 

Nao é o melhor amplificador do mundo... precisa evoluir mas atualmente no mercado como dito é o melhor classe D ( que eu ja tive contato ) e tem um elevadissimo custo/beneficio.... pra quem curte SPL é o carro forte do momento...mas se procura um audio maxima qualidade e respeitavel fidelidade ele nao é a melhor opçao APESAAAAR de ser uma opçao de baixo custo.

 

Pra mim , pros amps que ja tive ele superou todos os gringos em subgrave ( com uma generosa carga de bass bost ). Quantos a medio e agudos nao posso da uma opiniao concreta pois nao fiz e nao tenho e quipamentos de ponta pra fazer um teste adequado.

Fora o preço X watts que é excelente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapha, li e reli teu review, agora vou colocar meus comentários (em azul)

e não esquece a foto de fraldão geriátrico!

:vts

 

1. Unboxing

Após reexaminar a caixa POR FORA, vejo que a EMBALAGEM NÃO É SIMPLES, mas, de BAIXA QUALIDADE, o qual mostra que o aparelho poderia sofrer danos durante o transporte.

concordo com isso, pra mim a embalagem poderia ser melhor, dar mais "trabalho" para o correio não foder com o amp

 

O amplificador acompanha Manual, Adesivo e Chaves Allen para utilização junto aos bornes de alimentação/speakers.

no meu caso tinha só as chaves, por ser protótipo

 

Após a remoção do plástico, pude ter real noção do amplificador, controles, conectores, carcaça, etc, confesso que fiquei DECEPCIONADO com o que vi. O amp em si, NÃO É SOMENTE SIMPLES, mas PARECE POBRE, (palavras da minha esposa), após analisar o amp, chego a conclusão de que os detalhes a seguir contribuem para ter sido caracterizado como “pobre”: Silk de baixa qualidade com o logo, Controles de Cross e Perfil de Alumínio (olhando de longe, parece um Taramp’s), o perfil dos tradicionais SD são 1000x melhor e dão outra “cara” ao produto, creio que a utilização da carcaça “tradicional”, o deixaria com aspecto de “mais caro”.

não fiquei exatamente decepcionado, mas sim chocado, amp muito pequeno e leve, difícil de acreditar de que o vai tocar pode vir "daquilo"

concordo também (me embasando após a colocação do amp no mercado, ou seja, depois de meses de ter recebido o produto) que ele poderia ser melhor apresentado, e falo justamente da carcaça dele, não condiz com algo do valor dele

 

2. Manual

não recebi, não posso falar sobre isso, mas lendo o que eu encontrei na internet, encontrei erros, também

 

3. Conectores / Controles

Aqui nós vamos do céu ao inferno ao girarmos o amplificador em 180º.

 

[CÉU] BORNES (alimentação e speaker)

 

Bornes de alimentação, speakers e remoto, uma palavra pode resumi-los: SENSACIONAL. Feito em uma liga que não sei qual é rs rs, polido, com capa de proteção em acrílico, muito bem acabado, dão um certo LUXO e demonstram uma qualidade em acabamento primorosa. Pode-se dizer que DESTOA de restante do amplificador. UMA PENA, que isto não seja refletido do lado oposto. Os conectores também suportam as seguintes bitolas de cabos.

no meu ainda não era esses bornes (protótipo), eram menores, mas de mesma linha

 

[iNFERNO]CONTROLES (potenciômetros)

 

Controles de cross e potenciômetros são de baixa qualidade, tirando toda a primazia do lado oposto, difícil ajuste (ao girar, ou gira muito ou pouco) e RCA que DEVE gerar confusão.

 

O potenciômetro de controle de cross do sub, parece estar emperrado, de tão “duro” que é girá-lo, isto também nos causa um outro problema, por ser rígido de mais, acaba-se torcendo o plástico do potenciômetro, SEM EFETIVAMENTE girar o potenciômetro, sendo assim, não há como conseguir controle de forma mais “sensível” ao utilizar este potenciômetro. ISTO DEVE-SE ao fato do corte ser 24dB/8ª, são utilizados 4 potenciômetros em série (um atrás do outro), ao girar o “pino plástico” é girado 4 potenciômetros ao mesmo tempo, por isto este controle é MUITO RUIM de conseguir regular e torna-se rígido. Enfim, o ideal é que o corte permanecesse em 24dB/8ª mas que o potenciômetro não fosse sacrificado por isso.

não percebi dessa forma, pra mim foi de boa, achei duro, mas não a ponto de torcer sem girar, mas confesso que não testei ele pra saber sobre a efetividade do corte, já que só na escala só tinha o corte máximo e mínimo (protótipo)

 

Outro problema, é a chave do cross, há opções: LP, FULL e MUTE, confesso que pensei que o corte fosse o padrão: LP, FULL e HP, e não entendi muito bem a função MUTE, após ler e conversar com o Juliano, o MUTE é responsável por deixar o amp MUDO!

pra mim não faz diferença...

 

Ao meu ver, o calcanhar de aquiles do EVO, os potenciômetros, possuem “resistência” diferente, o que não confere o mesmo esmero dos bornes.

poderiam ser melhores, principalmente quanto a escala que é apresentada

 

Outro detalhe que me chamou atenção são os conectores RCA, só é utilizado 1 terminal (o superior) para entrada de áudio. O inferior é um PASS-THROW (ou saída!) Ou seja, ACHO que 95% dos instaladores irão ligar os 2 conectores RCA no terminal, podendo resultar na queima da saída RCA do player.

isso eu achei PÉSSIMO também, se não tiver uma BOA identificação, certo que alguém faz mer** ali, ainda mais que um terminal está identificado acima e o outro abaixo, então se o amp está fixado o cara não vê que o terminal próximo ao rack é o OUT, pois o terminal tapa a tipografia

 

4. Ligando o EVO

Usando a UNIDADE DE TESTE, prosseguimos instalando o amp com o JL W7 tocando em 3 Ohms (o amp fechava em 2 ohms no mínimo), primeira impressão:

 

O AMP É FORTE PRA ca*****!!! (nos entre olhamos, eu e o cris), aumentamos um pouco o volume, e o sorriso continuava de forma espontânea em nossos rostos.

 

Troca de música e mais sorrisos, com aquela cara de: “Eu não acredito! O amplificador é BOM!”, Grave fortíssimo, SPL SURREAL, controle de cone, velocidade e timbre que não se assemelham a um classe D

vamos ver se agora o povo acredita!!!

 

COOLER

 

Diferentemente dos outros users, notei o ruído do cooler sim, não que incomodasse, que fique claro, mas não é silencioso a ponto de passar como inexistente (conforme alguns informaram). Este ruído aumenta gradativamente ao passo que a temperatura do amp aumenta, novamente, não chegou a incomodar, mas é bem nítido, principalmente com o player em baixo volume.

 

No equipamento de linha, o cooler funcionava com ruído maior (creio que tenha sido pancada durante o transporte).

talvez o ruído seja perceptível num carro de mala aberta para o habitáculo, pois no meu caso (Sedan) não percebi nada

testando em casa, se percebe que ele faz baralho mesmo, alto nesse caso tocando num ambiente livre

 

RUÍDO (Hiss)

 

Hiss é ruído de fundo, não conseguimos cancelar e/ou reduzi-lo (no carro), ruído bem baixo, mas para ouvidos um pouco mais treinados, é perceptível (foi meu caso), até então o Cris não tinha notado. Trocamos o RCA, e o ruído persistia. Usando a fonte DC no escritório o Hiss também continuou, aterrei o RCA na fonte e player e nada, troquei de fonte (sem cooler) e o Hiss praticamente zerou.

percebi isso no teste em casa, no carro não

tive que aterrar o RCA na bateria para parar o hiss, e melhorou MUITO o som

 

5. A TROCA [PARTE1]

 

Substituí o EVO 1600 pelo Kicker XS100 (1200wrms@1ohm /12,6vcc)

 

7. A TROCA [PARTE 3]

 

Substituí o Pile Driver pelo EVO (de linha) e ao ligar, notei que houve uma sequencia diferente ao “startar” os Led’s. Logo após, notei que o cooler estava com ruído um pouco mais alto que o de “teste” e o som estava diferente do de teste.

 

O cris ligou o carro e o EVO de linha, assim como o EVO de “teste”, acendeu a luz de CLIP e logo após, entrou em proteção. Desligamos o EVO, esperamos e religamos, continuava em Proteção... decidimos não testá-lo mais.

 

8. A TROCA - O JUÍZO FINAL [PARTE 4]

 

Volta o EVO TESTE para o carro e vamos brincar com os controles...

 

Ps.: Essa fita verde é para “isolar” o RCA que não seria utilizado.

 

Estava pensando: “novamente um classe D que não desce? O pessoal todo que falou que o amp descia, cadê?“

 

Após ligar novamente, deixamos o player em FLAT, corto pelo EVO e começo a usar o BASSBOOST. A partir deste ponto, o EVO mudou completamente. Passou a ter o subgrave que até então não tinha apresentado.

 

8.1 A TROCA [PARTE 5]

 

Repeti todos os testes utilizando o EVO1600 DE LINHA (que apresentou problema no carro do Cris) utilizando a fonte CFTV e o amp se comportou de forma “normal” (somente com o Hiss ainda, problema da fonte, eu acho), creio que algo tenha voltado ao “normal”, será??? rs rs

 

E todos os testes foram repetidos usando um SUB ENDURANCE LINE ROXINHO DE 8” em caixa selada (10L) e caixa dutada (18L) conforme recomendado pela Bravox.

meu set não é voltado para subgarves tão baixos a ponto de julgar se o amp não desce como tu estás relatando, então não posso avaliar esse quesito, mas consigo me manter com o corte entre 31 e 40Hz e ter o SPL que eu procuro dentro do carro

não usei bassboost em nenhum momento

 

9. STEREO/FULLRANGE

 

Utilizei os CD’s: Fuggees (The Score), Dire Straits (Brothers in Arms) e Bruce Springsteen (Born in the USA), tocados pelo VELHO e antigo Pioneer DEH-p736 hehehehehe

Usado tb a caixa do meu Home Onkyo SKF-590N, 6 Ohms para teste.

 

MÉDIO / AGUDO

 

Usei a discografia acima e tentei ouvir os “veludos”, “doces”, “açúcares”, ”cristais” e não consegui percebi NADA DISSO.

 

Tenho que admitir que para um CLASSE D, o médio, médio-agudo e agudo surpreendem. Sabe aquela tal de Linearidade? Não existe melhor palavra para definir o EVO que esta palavra, o médio/médio-agudo são bem lineares, o agudo sofre supressão em alta, me lembrando um palco mais “narrow” .

 

Uma coisa que senti falta com o amp em full-range, foi a pouquíssima presença do médio-grave, ao acionar o BassBoost, é idêntico ao subgrave, o médio-grave surge como SE SEMPRE estivesse presente.

 

O médio-agudo e agudo, posso comprar a um DRIVER, compare um Driver Fenólico (Classe AB) com um Driver de Titânio (EVO), porém, o titânio SEM O SOM METÁLICO (característico dos drivers de titânio) NOS AGUDOS

testei, retestei, tretestei ele em full, comparando com o meu amp de referencia residencial

no meu caso, médios melhores e maior linearidade entre médio-graves até agudos, lá no top end que ele toca "menos", mas não sei se o meu amp de referêcia também não tem uma certa equalização, então prefiro não comentar sobre o top end

 

10. CONCLUSÃO

 

O EVO 1600 tocando no primeiro momento, me surpreendeu, um classe D com graves firmes, precisos, controle do sub como eu até então não tinha visto (em um classe D), SPL assustador, grave sem ser mono-nota, PORÉM, SEM SUBGRAVE.

 

O Subgrave, apareceu no momento que recorri ao recurso BASSBOOST, o som fica “encorpado”, pude notar que houve uma pequena perda no controle de cone, já o timbre, não fica da forma que um Classe AB, mas, dá conta do recado. O Subgrave ao meu ver fica um pouco “artificial”, isso significa que usar o bassboost é uma linha bem tênue entre o som ficar “embolado” e “ideal”. (PS.: foi difícil para conseguir acertar) .

aqui é outro ponto bastante controverso, será mesmo que o SD tem um "timbre errado", ou será que estamos acostumados a amps com maior coloração?

 

Outro detalhe me chamou bastante atenção, o uso do EVO em sub’s pequenos, o EVO toca MUITO bem sub’s leves (caso do endurance), o deixa com agilidade, velocidade, resposta muito boa, controle de cone.

 

Ao meu ver, o subgrave proporcionado por um BOM classe AB (kicker e fosgate old school) ainda está um degrau acima do EVO 1600, entretanto afirmo que o EVO É MELHOR CLASSE D já ouvido POR MIM! Seja nacional, seja importado (MTX, Fosgate e Mmats). Ao meu ver, o EVO só perde em subgrave e agudo para o LRX, o restante , o EVO é superior em tudo.

em relaxação ao timbre, NA MINHA PREFERÊNCIA, também foi o amp, dentre os que testei (Blau 2150, Wharf 666B e KenwoodXR1S, sendo este último o que tem o timbre mais próximo do SD) que eu preferi, mas de resto, é como eu já falei algumas vezes, todos os pontos positivos colocam os negativos de lado

 

10.1 MELHORIAS

concordo com:

- Melhorias na embalagem

:legal:

 

Indiquei a utilização de isopor e caixa com melhor acabamento/rigidez/proteção.

:legal:

 

- Melhorias no Manual

:legal:

 

- Melhorias nos potenciômetros

:legal:

 

- Mudança de local da saída PASS-THROW do RCA, preferencia para o lado oposto a “entrada”

:legal: :legal: :legal:

 

não acho tão necessário:

- Melhoria na explicação e utilização do cross, com a implementação da chave “padrão”(HP-FULL-LP).

pasmafaute

prefiro que seja implementado um cross mais "apimentado", com ajuste de HP, LP, HP+LP (passa banda) e FULL, além de cortes variáveis, pena que isso é caro e o amp não comporta isso na atual carcaça

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fora o preço X watts que é excelente.

 

 

Sem duvida... um amp que entrega o que promete de forma excelente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cristano,

 

Me referi ao Manual explicando e ao uso "intuitivo" do cross, sacou? Estou partindo do pressuposto de um leigo utilizando, existe corte "HP", mas em lugar algum explica que aquilo serve como um sub sônic e/ou corte para "trio" (médio e agudo)... Sacou? A gente que entende, fica fácil identificar, mas a galera que não entende nada (publico a qual ele se destina) isso daria uma boa norteada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só uma correção sobre um comentário meu, que vi que ficou errado

em relaxação ao timbre, NA MINHA PREFERÊNCIA, também NÃO foi o amp, dentre os que testei (Blau 2150, Wharf 666B e KenwoodXR1S, sendo este último o que tem o timbre mais próximo do SD) que eu preferi, mas de resto, é como eu já falei algumas vezes, todos os pontos positivos colocam os negativos de lado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até que enfim!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parabéns Rapha!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo review Rapha. Gostei da imparcialidade e no mesmo momento de suas opiniões para melhorias. Gosto muito da SD, principalmente por estar sempre presente aqui no fórum. O único problema que sempre tive com SD é esse maldito Hisss (devido a entrada etc).

 

grande abraço e parabéns

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Review muito bem feito, parabéns! Esses conectores RCA realmente podem ser desastrosos, duvido "estalador" ler o que ta escrito lá, pluga o par de RCA e põe pra tocar hehe

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo visto ele leva boa vantagem sobre o Sd1500, certo? Vou precisar de um amplificador para 4 pioneer 308D4 e estou tendendo bastante para o 1600Evo..

 

o unico problema e que estão oscilando na mesma faixa de preco dele os SD2000,2500 e 3000...Ai fico em duvida..o que me atenderá melhor? o que me aconselham?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

blz! Decidido!

 

Agora e so aguardar a hora certa de encomendar...vai que da pra pegar a 3000 Evo e deixar aquele headroom... :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vãi depender de qual falante mas como.dizem cara pretA e roadstar não tem igual,foram feitos um pró outro. O sd não vai tocar mais em todos tipos de som.

 

Enviado de meu LG-E415f usando Tapatalk

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vãi depender de qual falante mas como.dizem cara pretA e roadstar não tem igual,foram feitos um pró outro. O sd não vai tocar mais em todos tipos de som.

 

Enviado de meu LG-E415f usando Tapatalk

 

Paini e Ródistá é feito um pro outro como goiabada e queijo... tem gente que toma isso como lei e nao aceita qualquer mudança.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Paini e Ródistá é feito um pro outro como goiabada e queijo... tem gente que toma isso como lei e nao aceita qualquer mudança.

 

Verdade, eu estou pensando em montar 1 par de subs 310 ou o 311 e um sd evo1600 no dobro da impedância pra ver o que dá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Verdade, eu estou pensando em montar 1 par de subs 310 ou o 311 e um sd evo1600 no dobro da impedância pra ver o que dá.

 

Olha... ja fiz testes vem varios subs e woofers com esse amp e se mostrou bem em todos os sistemas mas se deu melhor em subgrave...

 

 

ja fez teste no som do meu amigo com dois Paini 309 liguei fechando na impencia corrte e botei pra clipar.....

 

 

Resumindo... um carra feliz e um retrovisor quebrado ( tava num celta e ele ja tava quebrando kkkk MAAAS quebrou kk )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha... ja fiz testes vem varios subs e woofers com esse amp e se mostrou bem em todos os sistemas mas se deu melhor em subgrave...

 

 

ja fez teste no som do meu amigo com dois Paini 309 liguei fechando na impencia corrte e botei pra clipar.....

 

 

Resumindo... um carra feliz e um retrovisor quebrado ( tava num celta e ele ja tava quebrando kkkk MAAAS quebrou kk )

 

Showw de bola hein. espero acertar para que consiga fazer render bem no meu projeto. Vlw.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante os RCA'S

Teria então que usar um cabo y 1 macho 2 femea e outro cabo rca pra ligar no cross ne ?

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

estava na duvida de comprar a SD1600 mas apareceu uma promoção na SD2000 Evo é comprei, fiz besteira? vou tocar 4 Pioneer 308D2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...