Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
rioferraz

Dúvida = ESK 165l.5, Cross, SUBs e kit.

Recommended Posts

Galera, como alguns já viram meu som já está montado a algum tempo no Focus e semana passada eu dei uma olhada no Cross e ví que a chavinha dele está em -2db no tweeter. Vem assim por padrão ou será que o instalador modificou? Vou ter que achar o outro para ver se tb está da mesma forma. O cross é o que vem no kit Hertz ESK165L.5

 

Esse foi meu primeiro som e nem sempre acertamos de início, comprei um kit bem de entrada e já penso em UPs para o início de 2015.

 

O primeiro up que farei será exatamente no kit 2 vias, e tenho uma dúvida, vou de 3 vias ou 2 vias bi-amp??? Tenho um DAT EX5 atualmente.

 

Agora a parte do SUB, hoje tenho um 12w3v3 em uma dutada, e penso em ter 2 caixas. Uma dutada e uma selada, coisa de louco, mais quero ouvir ambas e depois me decidir mesmo. Penso no seguinte, pegar mais um 12w3v3 e colocar os 2 em uma selada e comprar um

RE Audio SXX12D2 e colocar em uma dutada.Em ambos os casos eu passarei de 500rmw para 1000wrms.

 

Tenho um DAT EX5 e estou propenso em pegar um amp de 1000wrms para tomar conta somente dos subs e deixar o DAT EX5 exclusivo para o kit.

 

E aí, o que acham?

Editado por rioferraz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@riverotoledo

 

O SUB realmente será a última coisa que penso em fazer, se fizer na verdade.

 

Eu nunca ouvi um 3 vias, por isso fico na dúvida se passo para um 3 vias com cross passivo ou se parto para um 2 vias top bi-amp.

Não penso em 3 vias ativo pois acho que não terei espaço para um processador e meu Player acho que não faz tb (Pionner AVIC F960BT).

 

Sobre a chavinha em -2db, o outro cross tb está igual. Vou deixar assim mesmo já que o resultado está me agradando muito, hoje vim trabalhar ouvindo DJAVAN, gostei muito.

 

---------------------------

 

Aproveitando amigos, no meu DAT EX5 o cross estava ajustado para HPF nos kits dianteiros, a porta está tratada, não era para ficar em Full e deixar o cross do kit fazer a divisão? No player o correto é deixar Flat para o cross também fazer a divisão? Desculpem, mais são perguntas de user inexperiente ok, se não for o local correto para perguntar eu edito.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O crossover do kit 2 vias faz lowpass para o mid e hipass para o tweeter. O hipass do mid deve ser feito no amplificador ou na HU. Escolha o que for melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O crossover do kit 2 vias faz lowpass para o mid e hipass para o tweeter. O hipass do mid deve ser feito no amplificador ou na HU. Escolha o que for melhor.

 

Acho que o meu player não faz corte hipass para o Mid, teria que fazer pelo amp então?

 

O DAT EX5 está configurado conforme imagem abaixo:

 

novo%2Bdat.jpg

 

Segue umas fotos de como está no player:

 

Frontais

20141211_201846.jpg

 

 

SUB:

20141211_201755.jpg

 

 

Abraços e vlw pelas dicas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rioferraz seu player ta fazendo o corte sim. Pelo que me lembre FPA = Filtro Passa Alta = Hi Pass Filter.

 

No caso o seu player ta mandando pro cross do kit uma frequencia de 50hz pra cima.

 

O amp ta em full.

 

No meu carro eu deixo o amp cortando em 40hz sempre. Um instalador de minha confianca me recomendou, ateh pq eh dificil um midbass produzir 40hz ou menos.

 

No player eu deixo normalmente em 80hz.

 

Nao sei qual eh melhor, cortar pelo player ou pelo amp, alguem mais entendido podia esclarecer.

 

Editado por Bordini

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O corte está sendo feito pelo player, se cortar também pelo amp, o mid bass vai perder spl, use somente o da HU e selecione o slope que fique melhor.

 

Acredito que o Cezar atenuou o Tw no cross pois este TW ele é bem destacado, ouvindo constantemente, chegará uma hora que causará fadiga auditiva, melhor deixar assim mesmo.

 

Eu teria mais um pouco de calma e ouviria mais o seu set, é tudo novo e está em fase de amaciamento, treinar o ouvido é tudo! Lembre-se que set 4 vias (TW+MR+MB+SUB) não é nada facil acertar, o lance é ouvir outros carros e ter um como referencia, dai sim pensar em algo para o futuro, se não, é frustração na certa!

 

Outro detalhe bem importante é sobre a caixa, ou faz dutada ou faz selada e geralmente 1 sub apenas é o suficiente, num set de SQ, o que mais importa é o sub ser rápido e não o tanto que ele pode descer, dependendo do estilo de musica que está habituado a ouvir, uma das duas poderá responder melhor.

 

De uma uma brincada no cross do seu player, teste fases, cortes, slopes... tem muita coisa a desfrutar ai.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A configuração do seu carro está assim: transição entre sub e kit em 50Hz @ 12dB/oitava e transição entre mid e tweeter feita pelo crossover passivo. Tudo certinho.

 

Deixe o conjunto amaciar e depois leve para um ajuste nas regulagens.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rioferraz seu player ta fazendo o corte sim. Pelo que me lembre FPA = Filtro Passa Alta = Hi Pass Filter.

 

No caso o seu player ta mandando pro cross do kit uma frequencia de 50hz pra cima.

 

O amp ta em full.

 

No meu carro eu deixo o amp cortando em 40hz sempre. Um instalador de minha confianca me recomendou, ateh pq eh dificil um midbass produzir 40hz ou menos.

 

No player eu deixo normalmente em 80hz.

 

Nao sei qual eh melhor, cortar pelo player ou pelo amp, alguem mais entendido podia esclarecer.

 

O AMP agora que está em full, antes de postar a dúvida aqui ele estava em HPF, por isso a dúvida.

 

Bom, não estou raciocinando bem aqui hoje, porém se você deixa em 40hz no Amp e 80hz no player, de qualquer forma só vai chegar nos mids de 80hz para cima certo? Já que você limitou o mínimo em 80hz.

 

Acho que se quiser cortar pelo pelo Amp tem que desativar o cross do Player, acho que isso é o ideal.

 

 

O corte está sendo feito pelo player, se cortar também pelo amp, o mid bass vai perder spl, use somente o da HU e selecione o slope que fique melhor.

 

Acredito que o Cezar atenuou o Tw no cross pois este TW ele é bem destacado, ouvindo constantemente, chegará uma hora que causará fadiga auditiva, melhor deixar assim mesmo.

 

Eu teria mais um pouco de calma e ouviria mais o seu set, é tudo novo e está em fase de amaciamento, treinar o ouvido é tudo! Lembre-se que set 4 vias (TW+MR+MB+SUB) não é nada facil acertar, o lance é ouvir outros carros e ter um como referencia, dai sim pensar em algo para o futuro, se não, é frustração na certa!

 

Outro detalhe bem importante é sobre a caixa, ou faz dutada ou faz selada e geralmente 1 sub apenas é o suficiente, num set de SQ, o que mais importa é o sub ser rápido e não o tanto que ele pode descer, dependendo do estilo de musica que está habituado a ouvir, uma das duas poderá responder melhor.

 

De uma uma brincada no cross do seu player, teste fases, cortes, slopes... tem muita coisa a desfrutar ai. :legal:

 

Sim, deixei o Amp em Full e estou cortando pelo Player mesmo.

 

Para testar eu deixei em 0db e gostei muito do resultado também, tenho uma queda por tweeters mais abertos.

 

Sobre Slope, preciso ler mais um pouco, ainda não entendo como configurar e nem exatamente a importância.

 

Eu estava achando o mid meio apagado, e ontem dei uma subida pelo equalizador e fiquei espantado com o resultado, não imaginava a qualidade desse mid. Bem forte e presente, não sei se num SQ isso é bom, pois eu uso tudo desativado, S.retriv, equalizador etc.

 

Escuto muito r&b, internacional, djavan etc.

 

 

A configuração do seu carro está assim: transição entre sub e kit em 50Hz @ 12dB/oitava e transição entre mid e tweeter feita pelo crossover passivo. Tudo certinho.

 

Deixe o conjunto amaciar e depois leve para um ajuste nas regulagens.

 

Showww, valeu.

 

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal apenas aproveitando este topico, jah que eu tenho o mesmo kit e estamos falando em cortes, a diferença em termos de qualidade entre utilizar o cross passivo e ativo (3way) eh grande?

Normalmente quando se faz 3way eh utilizado o mesmo corte ou testa-se cortes diferentes?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ativo é no player, né? heheh.. sempre confundo.

 

Pelo que já li em relatos, fazendo o corte no player os resultados são sempre melhores.

 

A menos que vc tenha um cross muito top.

 

(os mais entendidos, me corrijam se eu estiver errado) :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal apenas aproveitando este topico, jah que eu tenho o mesmo kit e estamos falando em cortes, a diferença em termos de qualidade entre utilizar o cross passivo e ativo (3way) eh grande?

Normalmente quando se faz 3way eh utilizado o mesmo corte ou testa-se cortes diferentes?

 

A diferença de qualidade acho que vai variar conforme o equipamento. Se for um cross passivo for feito com produtos tops teremos um ótimo resultado.

 

Já no ativo acho que a flexibilidade é um ponto muito importante de se observar, 3way se for com cross passivo não tem como testar cortes diferentes a não ser que se troque os componentes ou tenha alguma chave interna que possibilite isso. Já no ativo podemos mudar bastante.

 

Ativo é no player, né? heheh.. sempre confundo.

 

Pelo que já li em relatos, fazendo o corte no player os resultados são sempre melhores.

 

A menos que vc tenha um cross muito top.

 

(os mais entendidos, me corrijam se eu estiver errado) :)

 

Sim, player, processador, amp....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

A diferença de qualidade acho que vai variar conforme o equipamento. Se for um cross passivo for feito com produtos tops teremos um ótimo resultado.

 

Já no ativo acho que a flexibilidade é um ponto muito importante de se observar, 3way se for com cross passivo não tem como testar cortes diferentes a não ser que se troque os componentes ou tenha alguma chave interna que possibilite isso. Já no ativo podemos mudar bastante.

 

 

 

Sim, player, processador, amp....

Caso eu queira fazer 3way, o que preciso a mais de acessórios? Tipo cabos e tal. Tenho um kit 2 vias, coaxial, amp 5 canais e sub instalado.

 

Quanto utilizaria de cabo speaker se fosse trocar todos os atuais, desligando os coaxiais (considerando soh o 2 vias)?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você desligar o coaxial, vai precisar de por volta de 20 metros de fios speaker pra trocar todos os atuais + 1 Cabo rca 2 canais. Mas vai precisar que a sua HU faça todos os cortes... outras vantagens do 3way é ter TA separado pra cada um dos 5 falantes, equalizador independentes, atenuações com mais opções que só o 0 e —2 do Cross passivo, a depender da HU que você usa, quanto mais possibilidade de ajuste, mais chance de ter um resultado melhor...

Editado por Dok Dog

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Galera, sobre regulagens e cortes um consultor de uma fabricante de equipamentos de som automotivo me disse que se eu deixa-se o amplificador em full e fizesse o corte no radio poderia queimar os alto falantes? meu kit é o hertz 165.l5, modulo audiophonic 5.1 e canais, pioneer avh-x2580bt, no modulo eu deixei cortado em 100htz e no player fica a 63, o que eu faço então?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa o cara falou muita besteira kkkk.

 

O meu amp ta em full e corto pelo player, já tive o seu e sei que ele corta de boa. Se quiser deixar uma segurança, corta no amp em 30 ou 40hz.

 

Eu deixaria em full no amp, ainda mais seu kit que desce legal. E corta nos 63hz ou 80hz pelo player, o que ficar melhor.

Editado por Bordini

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode cortar pelo player sem problemas. Aqui também faço assim, no módulo tudo em "full" e cortes pelo player ao meu gosto e com ganho coerente.

A orientação que o consultor te passou deve ser para prevenir danos aos falantes caso venha a fazer os cortes de maneira incorreta, como por exemplo deixar tudo em "full" no módulo e o HPF desligado, forçando demais os mids em volumes altos, com ganho muito elevado, etc etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa noite pessoal, desculpe a demora e obrigado pela ajuda ai todos, então vou arriscar isto amanhã vou colocar e full no amplificador, no player vou cortar em 63 no kit e no sub que é um jl 12w0v3 corto em que frequencia?

e sobre bateria vi que a minha ja esta fraquejando, as luze já estão piscando o que vcs fizeram para resolver este problema?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mais bateria ou megacapacitor (talvez resolva)+big 3

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mais bateria ou megacapacitor (talvez resolva)+big 3

?

então to querendo ou colocar uma de 90 no cofre ou colocar um e 100 no porta malas o que acha? sera que o alternador aguenta?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa noite pessoal, desculpe a demora e obrigado pela ajuda ai todos, então vou arriscar isto amanhã vou colocar e full no amplificador, no player vou cortar em 63 no kit e no sub que é um jl 12w0v3 corto em que frequencia?

e sobre bateria vi que a minha ja esta fraquejando, as luze já estão piscando o que vcs fizeram para resolver este problema?

 

Começa testando o corte em medidas mais amenas, HPF 100Hz (kit) e LPF 100Hz (sub), e vai baixando pra ver, atentando para o recomendado pelo fabricante para seu equipamento. O kit ESK 165L.5 por exemplo, desce até 50Hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

?

então to querendo ou colocar uma de 90 no cofre ou colocar um e 100 no porta malas o que acha? sera que o alternador aguenta?

q eu saiba alternador carrega qualquer bateria soh vai apenas demorar mais tempo . se tiver espaço poe uma de 90 la no porta malas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Começa testando o corte em medidas mais amenas, HPF 100Hz (kit) e LPF 100Hz (sub), e vai baixando pra ver, atentando para o recomendado pelo fabricante para seu equipamento. O kit ESK 165L.5 por exemplo, desce até 50Hz.

ok farei estes testes, obrigado e o sub JL com estes kits para qualidade o que acha?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

q eu saiba alternador carrega qualquer bateria soh vai apenas demorar mais tempo . se tiver espaço poe uma de 90 la no porta malas

 

é eu agradeço eu li bastante sobre isso e realmente demoraria mais mesmo, e no cofre não tem como eu aumentar a bateria no máximo 65ah, estou vendo um bateria para colocar no porta mala, vc já ouviu falar da extreme power diz ser de gel e agm?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...