Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
lucasvalin

Taramps HD 1600

Recommended Posts

Boa tarde a todos, comprei um Taramps HD 1600 2ohms está para chegar, andei consultando o manual do modulo pela internet e o manual fala para usar cabos 16mm² com disjuntor de 90A, mas cabo 16mm² nao conduz 90A, ate onde eu sei 16mm² é para 60A, so queria tirar esta duvida em relação ao cabo para eu nao acabar danificando meu equipamento, se alguem ja teve ou tem o Taramps HD 1600 da uma força ai, qual bitola de cabo voces usam?

 

 

Desde ja agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara se o fabricante indica cabo 16 mm é por que já foi feito testes. e é o ideal para alimentar o equipamento.

porem se as bitolas do modulo aceitar um fio mais espesso você pode colocar sem problemas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É eu tambem pensei isso por se tratar de um modulo Digital o consumo dele nao é tao alto, mas de qualquer forma meio estranho isso de 90A em cabo 16mm², mas vou fazer isso ai que voce falou caso os bornes do modulo caiba um diametro de cabo maior eu colocarei, mas ai limito a corrente em torno dos 80A com um disjuntor automotivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos, comprei um Taramps HD 1600 2ohms está para chegar, andei consultando o manual do modulo pela internet e o manual fala para usar cabos 16mm² com disjuntor de 90A, mas cabo 16mm² nao conduz 90A, ate onde eu sei 16mm² é para 60A, so queria tirar esta duvida em relação ao cabo para eu nao acabar danificando meu equipamento, se alguem ja teve ou tem o Taramps HD 1600 da uma força ai, qual bitola de cabo voces usam?

 

 

Desde ja agradeço.

um cabo de 16mm só não conduz 90ah se ele for longo.. se for perto da bateria, conduz sim..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algo tão importante quanto à bitola é o material condutor interno.

 

Se for possível, opte por fios com 100% de cobre.

 

O melhor custo benefício são os residencias flexíveis. Os Technoise's CCA (geralmente os "azuis") que são de pessoas comuns contêm 70% alumínio e 30% cobre, porém é melhor para se trabalhar.

 

Procure também observar e analisar se o fio a ser comprado contêm a bitola interna compatível com a bitola recomendada pelo fabricante em questão.

 

Existem fios que maqueiam os cabos com isolantes exagerados, e o material interno chega ser mais fino que os mm's rotulados.

 

Boa sorte no seu set.

Editado por Navegante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

um cabo de 16mm só não conduz 90ah se ele for longo.. se for perto da bateria, conduz sim..

 

Não sabia deste detalhe, o meu modulo nao ficava nem 30cm de distancia da bateria entao posso usar o 16mm² mesmo com o disjuntor recomendado.

 

Mas obrigado a todos por me ajudarem a tirar essa dúvida, tenham uma boa noite.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sabia deste detalhe, o meu modulo nao ficava nem 30cm de distancia da bateria entao posso usar o 16mm² mesmo com o disjuntor recomendado.

 

Mas obrigado a todos por me ajudarem a tirar essa dúvida, tenham uma boa noite.

sim com certeza...

 

tabelacabosforca.jpg

 

por essa tabela.. pelo tamanho que vc comentou, suporta até 125ah.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim com certeza...

 

tabelacabosforca.jpg

 

por essa tabela.. pelo tamanho que vc comentou, suporta até 125ah.

 

Nossa, muito mais do que eu imaginava kkkk, o modulo ja estará muito bem alimentado, Obrigado pela ajuda amigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa, muito mais do que eu imaginava kkkk, o modulo ja estará muito bem alimentado, Obrigado pela ajuda amigo.

espero ter ajudado. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

espero ter ajudado. :legal:

 

Gledson...

 

Se um FULANO usar 21mm para fonte de 200ah (1metro de fio) sendo que na tabela o recomendado seria 33m...

 

O que demais pode ocorrer? esquentar e ter perdas ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gledson...

 

Se um FULANO usar 21mm para fonte de 200ah (1metro de fio) sendo que na tabela o recomendado seria 33m...

 

O que demais pode ocorrer? esquentar e ter perdas ?

normalmente sim.. ou simplesmente não conduzir a corrente esperada (se for um cabo de má qualidade)..

essa tabela serve como guia e/ou referencia de uso contínuo.. em caso de picos, um cabo de menor espessura pode suprir momentaneamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Considerando a corrente máxima do amplificador que na média de 85 ampéres e a resistividade de um cabo de cobre de 0,0172 ohms.mm²/m um cabo de 3 metros terá resistencia de 0,00645 ohms com queda de tensão de 0,516 volts +/- 4%, teremos um cabo que conseguirá uma média de 50%, isto quer dizer que se usar o sinal senoidal o cabo aquecerá, mas considerando o uso da música, este cabo de cobre conseguirá atender a necessidade sem problemas.

 

Mas vale reforçar que a recomendação é mínima, ou seja, se conseguir cabos de maior bitola melhor será o resultado para todo o sistema. Assim como, o mínimo de baterias necessário para o amplificador.

Editado por Navegante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...