Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
dionyemonica

AJUDA SUB TOCANDO 100% E 50%

Recommended Posts

Galera preciso da ajuda de vocês..

 

entendo um pouco de SQ e estou com um problema

 

meu som está montado a 11 meses, estava tocando perfeitamente .

 

kit 2 vias: db drive Platinum

 

Sub: rockford power T1 600rms bobina dupla de 4omh

 

amplificador: Audiobank KA4060 para o kit 2 vias e um DAT 1000/1 - 2OHMS (mono) para o Sub.

 

Player: O famoso Sony GT 707DX

 

Procurei no fórum e não achei nada... peço perdão se já tiver alguma coisa a respeito, porém só encontrei resultados ao contrário do que eu vou dizer aqui!.

 

PROBLEMA: ACONTECE QUE QUANDO LIGO O SOM PARA OUVIR COLOCO O VOLUME NA METADE O GRAVE TOCA NORMALMENTE SÓ QUE NÃO ESTÁ TOCANDO A POTÊNCIA QUE TOCAVA ANTIGAMENTE AI QUANDO AUMENTO O VOLUME PARA UNS 70% ELE VOLTA A FUNCIONAR COM BASTANTE FORÇA QUE É O NORMAL DESSE SUB ..PASSA UM TEMPO NESSE VOLUME E ELE FICA FRACO (50% DA FORÇA) AI PASSA ALGUNS SEGUNDOS NOVAMENTE ELE VOLTA A TOCAR FORTE (100%) E FICA NESSE VAI E VEM DE POTÊNCIA... PORÉM O GRAVE NÃO MORRE APENAS FICA TOCANDO METADE DA FORÇA QUE ELE TOCAVA OU QUANDO VOLTA A TOCAR NORMALMENTE COMO SE ESTIVESSE ARMANDO.

 

 

EU SEI QUE GERALMENTE ACONTECE O INVERSO QUANDO A LIGAÇÃO E A IMPEDÂNCIA NÃO CASAM.

 

NÃO É ESSE O CASO!

 

JÁ VERIFIQUEI OS TERMINAIS,ATERRAMENTO, FIAÇÕES E LIGAÇÃO DE IMPEDÂNCIA.

O SUB ESTÁ LIGADO À 2OHMS OU SEJA AS DUAS BOBINAS DE 04OHMS EM PARALELO..

ESTAVA TOCANDO LINDO E PERFEITAMENTE A QUASE 11 MESES

 

GOSTARIA DA AJUDA DE QUEM JÁ TEVE UM PROBLEMA PARECIDO.

ANTES QUE EU POSSA CONDENAR INDEVIDAMENTE ALGUM DOS MEUS APARELHOS .

VISTO QUE ESSE SUB É MUITO PARRUDO E É DIFÍCIL DE QUEIMAR!

 

VALEU GALERA! CONTO COM AJUDA DE TODOS!

Editado por dionyemonica

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser à cordoalha de uma das bobinas, experimente ligar uma só por um tempo e veja se a perda acontece, vai tocar mais fraco por causa da impedância mas serve como teste.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser à cordoalha de uma das bobinas, experimente ligar uma só por um tempo e veja se a perda acontece, vai tocar mais fraco por causa da impedância mas serve como teste.

 

 

Obrigado BrWlo vou testar ... qualquer dica é bem vinda... não tinha pensado nisso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o problema ta no amp, não no sub... sub não "arma".

 

testa ele com outro amp o mais rapido possivel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tb acho que e o modulo, tenta instalar em outro modulo, veja com amigos seu e nao tem algum modulo de 2ohms pra vc testar.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tb acho que e o modulo, tenta instalar em outro modulo, veja com amigos seu e nao tem algum modulo de 2ohms pra vc testar.

 

 

VALEU VOU TENTAR!

 

o problema ta no amp, não no sub... sub não "arma".

 

testa ele com outro amp o mais rapido possivel

 

 

VALEU VOU TENTAR

 

 

SÓ NÃO QUERIA CONDENAR NENHUM EQUIPAMENTO ANTES

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SÓ VOU PODER MEXER MESMO DOMINGO AGORA 16/11/14, MAS QUEM TIVER MAIS EXPERIENCIA E JÁ SOUBER DE CARA O QUE FOR ,, VAI AJUDAR MUITO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aconteceu comigo esses dias com um subwoofer Fosgate HE2.

 

Era bobina dupla e uma das cordoalhas estavam mal contato. Não era visível, só descobri no multímetro.

 

Soldei e ficou perfeito novamente.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aconteceu comigo esses dias com um subwoofer Fosgate HE2.

 

Era bobina dupla e uma das cordoalhas estavam mal contato. Não era visível, só descobri no multímetro.

 

Soldei e ficou perfeito novamente.

 

 

PODE ENSINAR O PROCEDIMENTO QUE FOI UTILIZADO COM O MULTÍMETRO? E QUAL FOI A ESCALA UTILIZADA NELE PRA DETECTAR ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então.. primeiro passo é testar as bobinas com o teste de continuidade (o do bipe).

 

Se as 2 bobinas responderem OK ao teste de continuidade, coloca na escala de resistência, 200 ohms e vê se o valor bate entre as 2 bobinas (nunca será exato pois resistência não é impedância). Se tiver uma diferença gritante ou der zero, é defeito ou mal contato em alguma bobina ou cordoalha.

 

Se você tentar movimentar o subwoofer enquanto faz o teste de continuidade (pra ver se dá mal contato enquanto ele excursiona) perderá a medida pois o subwoofer irá enviar DC pro multímetro.

 

Mas faz também o que o pessoal falou, teste por algumas horas uma bobina e depois a outra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

GALERA, OBRIGADO PELAS DICAS !!!

 

FIZ O SEGUINTE:

 

1° - LIMPEI TODOS OS TERMINAIS DA FIAÇÃO E COLOQUEI (SOLDEI) AS PONTAS

2° - FIZ 2 ATERRAMENTOS EM LUGARES DIFERENTES

3° - TESTEI A IMPEDÂNCIA DAS 2 BOBINAS (AMBAS DERAM OS 04OHMS ) BOBINA DUPLA DE 4

4° - COLOQUEI O DAT PARA TOCAR O KIT 2 VIAS CORTANDO AS FREQUÊNCIAS PELO PLAYER ( TESTES OK) TOCOU DE BOA

5° - COLOQUEI O AUDIOBANK EM BRIDGE PARA TOCAR O SUBWOOFER TAMBÉM AJUSTANDO AS FREQUÊNCIAS PELO PLAYER (TESTES OK) TOCOU DE BOA

6° - MINHA BATERIA É DE 70A , ENTÃO COM ESSA MUDANÇA , LIMPEZA E TROCA DE TERMINAIS DA FIAÇÃO , PAROU DE FICAR PISCANDO AS LÂMPADAS QUANDO O GRAVE TOCA

7° - TOQUEI O SOM HOJE POR UNS 20 MINUTOS SEGUIDOS COM O GRAVE FORTE E O PROBLEMA NÃO FOI APRESENTADO NOVAMENTE, O QUE ME LEVA A CRER QUE ERA FALTA DE ENERGIA

8° - SE O PROBLEMA RETORNAR ENTÃO SABEREI QUE É O AMPLIFICADOR DAT (MONO) JÁ QUE AS CORDOALHAS DO SUBWOOFER SÃO INTEGRADAS DENTRO DO AUTOFALANTE , NÃO DÁ PRA VER A FIAÇÃO DELA NO CONE. E TAMBÉM ESTE SUBWOOFER É FEITO PARA SQPL OU SEJÁ... AGUENTA PORRADA DEMAIS E EU NUNCA FORCEI TANTO TANTO ELE . POIS SÓ USO O SOM QUANDO ESTOU DIRIGINDO EM DESLOCAMENTOS A MAIORIA DO TEMPO PARA O TRABALHO. NÃO COSTUMO TOCAR COM O CARRO PARADO (RARO MESMO).

 

MUITO OBRIGADO PELA AJUDA DE TODOS ... E VOU COLOCANDO O RESULTADO SE ESTÁ 100% MESMO AO DECORRER DA SEMANA

 

 

6° -

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só chovendo no molhado ...

 

São 2 variáveis e vc vai ter que testar para descobrir ...

 

1º Amp - 2º Sub

 

Vc pode testar de diversas formas vai da sua criatividade e equipos disponiveis

 

Com o que vc tem dá pra testar os dois ..

 

Coloque o DAT pra tocar o kit e coloque o AudioBank para tocar o T1 ...

 

Boa Sorte :legal:

 

FAREI OS TESTES OBRIGADO!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então.. primeiro passo é testar as bobinas com o teste de continuidade (o do bipe).

 

Se as 2 bobinas responderem OK ao teste de continuidade, coloca na escala de resistência, 200 ohms e vê se o valor bate entre as 2 bobinas (nunca será exato pois resistência não é impedância). Se tiver uma diferença gritante ou der zero, é defeito ou mal contato em alguma bobina ou cordoalha.

 

Se você tentar movimentar o subwoofer enquanto faz o teste de continuidade (pra ver se dá mal contato enquanto ele excursiona) perderá a medida pois o subwoofer irá enviar DC pro multímetro.

 

Mas faz também o que o pessoal falou, teste por algumas horas uma bobina e depois a outra.

 

VALEU PELA DICA DEPOIS OLHA O QUE EU FIZ VALEU !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

GALERA, OBRIGADO PELAS DICAS !!!

 

FIZ O SEGUINTE:

 

1° - LIMPEI TODOS OS TERMINAIS DA FIAÇÃO E COLOQUEI (SOLDEI) AS PONTAS

2° - FIZ 2 ATERRAMENTOS EM LUGARES DIFERENTES

3° - TESTEI A IMPEDÂNCIA DAS 2 BOBINAS (AMBAS DERAM OS 04OHMS ) BOBINA DUPLA DE 4

4° - COLOQUEI O DAT PARA TOCAR O KIT 2 VIAS CORTANDO AS FREQUÊNCIAS PELO PLAYER ( TESTES OK) TOCOU DE BOA

5° - COLOQUEI O AUDIOBANK EM BRIDGE PARA TOCAR O SUBWOOFER TAMBÉM AJUSTANDO AS FREQUÊNCIAS PELO PLAYER (TESTES OK) TOCOU DE BOA

6° - MINHA BATERIA É DE 70A , ENTÃO COM ESSA MUDANÇA , LIMPEZA E TROCA DE TERMINAIS DA FIAÇÃO , PAROU DE FICAR PISCANDO AS LÂMPADAS QUANDO O GRAVE TOCA

7° - TOQUEI O SOM HOJE POR UNS 20 MINUTOS SEGUIDOS COM O GRAVE FORTE E O PROBLEMA NÃO FOI APRESENTADO NOVAMENTE, O QUE ME LEVA A CRER QUE ERA FALTA DE ENERGIA

8° - SE O PROBLEMA RETORNAR ENTÃO SABEREI QUE É O AMPLIFICADOR DAT (MONO) JÁ QUE AS CORDOALHAS DO SUBWOOFER SÃO INTEGRADAS DENTRO DO AUTOFALANTE , NÃO DÁ PRA VER A FIAÇÃO DELA NO CONE. E TAMBÉM ESTE SUBWOOFER É FEITO PARA SQPL OU SEJÁ... AGUENTA PORRADA DEMAIS E EU NUNCA FORCEI TANTO TANTO ELE . POIS SÓ USO O SOM QUANDO ESTOU DIRIGINDO EM DESLOCAMENTOS A MAIORIA DO TEMPO PARA O TRABALHO. NÃO COSTUMO TOCAR COM O CARRO PARADO (RARO MESMO).

 

MUITO OBRIGADO PELA AJUDA DE TODOS ... E VOU COLOCANDO O RESULTADO SE ESTÁ 100% MESMO AO DECORRER DA SEMANA

 

 

6° -

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

GALERA VALEU PELA AJUDA! MAS O PROBLEMA ERA FALTA DE ENERGIA MESMO... DEPOIS DE FAZER TUDO CERTINHO NA FIAÇÃO DE POSITIVO E NEGATIVO DA BATERIA E SOLDAR AS PONTAS DOS FIOS E ETC.. FICOU REDONDO ... TÓPICO PODE SER FECHADO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...