Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RaiRZ

[DIY] SOM NO QUARTO (10%)

Recommended Posts

Bom galera do fórum segue a atualizada no tópico, com todos os passos do projeto descritos agora de forma organizada.

 

Descrição do Projeto

Projeto de som residencial para uso no quarto, com a finalidade de ouvir música, assistir filmes, e jogar. O quarto tem área de 21M² e tudo será montado em uma parede do quarto que fica a uma distância boa da minha cama.

 

O projeto inicial seria um som de qualidade básico utilizando os equipamentos automotivos que já possuo, e com o passar do tempo eu irei investindo mais nesse set, pretendo colocar uma TV mais tarde em um painel feito totalmente DIY, a maior parte do projeto quero construir sozinho se possivel, atualmente a fonte de músicas, filmes é um Notebook, os jogos são jogados nele e também em um XBOX ONE que atualmente estou utilizando na sala pela falta da TV do quarto.

 

De começo iria investir bastante nele de uma vez, mas começou a surgir problemas aqui e ali, e foi ficando para montar aos poucos.

 

Estou compartilhando com o fórum justamente para tirar minhas dúvidas e demonstrar meu trabalho e empenho em fazer esse set.

 

 

1º Set (EM ANDAMENTO)

 

 

COAXIAIS: Pioneer TS-G1314R @ 3,46L/109Hz

 

 

Upgrades (EM BREVE)

 

Sumário (POSTS PRINCIPAIS)

 

 

Bom é isso do projeto espero que gostem da atualizada haha'

Editado por RaiRZ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

um bb3600 toca o sub (se ele for bobina simples 4ohm...)+kit 2 vias...acho que um bravox cs60d ficaria legal...

 

acompanhando...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o quarto deve ser bem grande pra ter um sub desses rendendo bem, se não vai dar muito problema com modos

se não tem limite de orçamento, não compra nada automotivo, talvez o kit pela praticidade de vir com crossover, ainda mais que não tem nada e vai precisar de tudo

 

minha dica

  • amplificador estéreo - AAT PM-1
  • amplificador mono - AAT SA-800 (suporta que o sub toque em 2ohms)

esses amps da AAT tu compra direto com eles

  • DAC/placa de som - Musiland Monitor 01 US (tem uma no ML), ou se quiser gastar menos (e ter menor qualidade) uma Behringer UCA-202 (acha em tudo que é lugar)
  • kit a tua escolha, de acordo com gosto pessoal, fica muito difícil de indicar, mas sei lá, um Morel Tempo, quem sabe? ou seguir a mania nacional e fazer um par de torres Baubo usando o kit CS3 da NAR e o crossover do Renato Lira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O set que o Cristiano falou é top, ja que o o dono do tpc disse q nao tem limite de preço, rsrs.

Mas pode botar quase 4k reais nisso tudo ai.

 

Pensando um pouco mais no custo x beneficio.

 

Vai de SD800.4 evo (R$ 420,00) + Baubo (R$ 600,00) + fonte 50A (R$ 150,00)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Quarto possui 21M^2 hehe'

Eu estava vendo já as opções de usar os componentes residênciais para o set, mas achei melhor por causa do custo deixar para um UP mais tarde, pois não daria para comprar tudo de uma vez, e o automotivo eu perderia em qualidade no início mas com o tempo eu compensaria isso. Hoje para ouvir música e ver filmes uso um Headset Sades Model SA-903 7.1 Surround. Acho bem confortável mas peca na qualidade e sinto falta de integração com os graves dos filmes.

 

Quero fazer a maior parte possível do projeto DIY, principalmente caixas e acabamentos, trabalho em uma marcenaria ai fica mais fácil.

 

Sobre usar o SD800.4 Evo, os coolers não fazem muito ruído? Pois meu SD400.1D parece que vai decolar da mala as vezes.

 

Sobre as caixas para o 2 vias pensei em começar com algo menor tipo as caixas de system que se compra em lojas. Vi um projeto que gostei muito no site do renato lira.

 

Há muitas dúvidas assombrando minha cabeça. Outra coisa que andei vendo é caso precise levar a caixa até a sala de festas aqui de casa, com a ideia que tinha passado na minha cabeça que seria colocar módulos, rádio, fonte, etc em uma caixa central com engates para os falantes eu teria mais praticidade em levar ela pra la. Não que isso seja necessario mas acho que ficaria legal ter uma possibilidade de multi uso dela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Quarto possui 21M^2 hehe'

Eu estava vendo já as opções de usar os componentes residênciais para o set, mas achei melhor por causa do custo deixar para um UP mais tarde, pois não daria para comprar tudo de uma vez, e o automotivo eu perderia em qualidade no início mas com o tempo eu compensaria isso. Hoje para ouvir música e ver filmes uso um Headset Sades Model SA-903 7.1 Surround. Acho bem confortável mas peca na qualidade e sinto falta de integração com os graves dos filmes.

 

Quero fazer a maior parte possível do projeto DIY, principalmente caixas e acabamentos, trabalho em uma marcenaria ai fica mais fácil.

 

Sobre usar o SD800.4 Evo, os coolers não fazem muito ruído? Pois meu SD400.1D parece que vai decolar da mala as vezes.

 

Sobre as caixas para o 2 vias pensei em começar com algo menor tipo as caixas de system que se compra em lojas. Vi um projeto que gostei muito no site do renato lira.

 

Há muitas dúvidas assombrando minha cabeça. Outra coisa que andei vendo é caso precise levar a caixa até a sala de festas aqui de casa, com a ideia que tinha passado na minha cabeça que seria colocar módulos, rádio, fonte, etc em uma caixa central com engates para os falantes eu teria mais praticidade em levar ela pra la. Não que isso seja necessario mas acho que ficaria legal ter uma possibilidade de multi uso dela.

 

Entendi, tbm tenho um projeto parecido.

Na boa, acho até demais a Sd800. Recomendei por ser +- pelo preço que vc deve querer.

Ela faz menos barulho que a Sd400 (tenho as duas).

 

Tenho som automotivo no quarto e acho q um amp AB de +- 300w em 4 canais da conta tranquilo do que vc quer.

No meu quarto tem um JBL GTO 504ez. Manda +- 160w pro sub e ja toca absurdos. Um Questo 8"

 

Que tal ir de mid-bass eastech + tw ? O custo vai la embaixo e falam bem da marca.

No htforum alguns topicos.

Exemplo

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-602635405-alto-falante-eastech-412-polegadas-8ohms-75watts-midbass-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-600108754-tweeter-selenium-automotivo-1tw1-140w-rms-4-ohms-par-_JM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou resumir o projeto:

 

"Quase nunca termina, sempre tem algum upgrade novo depois de um tempo."

 

Kk'

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos ter que ir vendo algo, já passou pela cabeça até usar o home da LG 330W que tenho na sala. Mas o grave é uma buesta. Não desce nada.

 

O kit eu pensei em usar de inicio um Helix B62 algo assim acho. Tinha um destes no carro achei muito bom pelo custo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

21m² é um bom tamanho, tem que ver as proporções e posicionamento das coisas pra ver como vai afetar

 

da forma como tu falou AGORA, há sim restrição de valor

eu daria preferência por gastar melhor mas gastar de uma vez só do que gastar agora e novamente aos poucos depois, mas essa é a minha opinião

eu tomaria o rumo de montar um set todo automotivo se já tivesse tudo, mas tendo que comprar, não vejo motivo, se gasta em coisa que não precisa (fonte e bateria, sim, não esqueça dela) e o resultado é sempre MUITO inferior, além de as vezes vir atrelado a outros problemas que deverão ser corrigidos, como aterramento dos RCA e ruído do fan do amp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mesmo sabendo que possa dar problemas eu acho que ainda é minha preferencia usar automotivo os componentes. O simples fato de ser um set mais flexível a upgrades já me agrada mais, gosto de mecher e mudar a cada pouco, se o rendimento não está bom, faço 10 caixas se precisar até que saia melhor, fica difícil eu ter algo certo justamente porque nunca está de bom tamanho no carro troquei o som 3 vezes em 2 meses. Ai complica com tudo.

 

Usados também entram no set, se alguém souber de algum item bom nos classificados pode avisar hehe'

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

voce diz que nunca fica satisfeito com o que tem, talvez seja porque nao arruma algo bom de verdade logo na primeira tentativa! pense nisso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já cheguei a gostar de vários projetos que fiz, mas conforme fui testando falantes de mais força e qualidade, fui querendo cada vez mais hoje to sempre testando coisa nova, sai do trio passei por SPL, passei por SQ, passei por SQPL, agora cheguei ao residencial, já tive alguns inicios com gambiarras, o negócio é ir testando, fuçando (kk') e aprendendo.

A 2 anos atrás achava que 2 bbomber 400 cone seco ligado numa powerpack 3000watts era um som fo** pra kralho, hoje já tenho um conhecimento médio relacionado a som, mas busco ir melhorando e com esse projeto e a opinião de quem entende mais acho que posso ir melhorando nessa área tmb. As vezes nem eu sei mais o que quero e começo a mudar os projetos antes de chegar na metade. -_-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voltando ao projeto ;p

Hoje comprei alguns equipamentos e produtos para fazer o acabamento das caixas, agora só esperar chegar.

 

Decidi que vou fazer todo o projeto por partes, assim vou fazendo minhas mudancas com mais facilidade :P

 

Enviado de meu LG-D295 usando Tapatalk

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segue fotos dos equipamentos que já possuo:

 

Radio Pioneer Mixtrax DEH-X1680UB

edd6c266e60381738f8eb7b9fe86d256.jpg

 

Subwoofer Questo Audio QS350A-12DVC4

ccf75630e29b14934a870c9c6d3ab05d.jpg

 

Vou colocando os itens conforme eu for comprando, montando, etc.

 

Enviado de meu LG-D295 usando Tapatalk

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora a pouco achei aqui em casa uma fonte de 9A de PC que usava como carregador. Pensa numa gambiarra haha'

5e5a7eadd73055f854b8886b92906543.jpg

 

Acho que vou desmontar e aproveitar alguns componentes, como o cabo e o conector de luz e o cooler 80 x 80. Pra usar no projeto hehe'

e24e83c52609432f7a3cb17ab217bba3.jpg

 

E segue a procura por coisas velhas pra usar :P

 

Enviado de meu LG-D295 usando Tapatalk

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dando uma busca no ML encontrei um Kit de 2 Pares de Plug Banana, ficaria bom montar os cabos para ligar os falantes com eles?

 

Segue o link:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-602641030-conector-plug-banana-nakamichi-gold-24k-2-pares-4-pecas-_JM

 

Iria usar esses bornes nas caixas.

 

Segue o link:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-589604770-terminal-borne-com-binding-post-caixa-acustica-hi-en-_JM

 

Acho que ficaria uma maneira fácil de conectar e desconectar e mesmo que mude o projeto constantemente os cabos permanecem os mesmos. Iria utilizar cabeamento paralelo 6MM² nesses cabos. Seriam de inicio 3 Cabos, 1 Para o Sub e 2 para o Stereo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que valeu a pena o brique que fiz hoje kk' tinha o controle longa distância stetsom sx2 paguei 89,90 a uns 2 meses. Acabei trocando por um par de coaxial da pioneer TS-G1314R 35W 4Ω.

Nunca ouvi a respeito dele, nem sei os parâmetros peguei mais por não precisar do controle. E para ir usando até definir/chegar os falantes novos. Está em bom estado parece que nunca foi instalado nem uma poeirinha sequer eu encontrei.

 

c8675a5468a377d3f6c99f0cb36447c7.jpg

 

Até comprar os falantes vai quebrar o galho. :lol:

 

Enviado de meu LG-D295 usando Tapatalk

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda não tenho dedicido isso, é que tenho 10M desse cabo aqui guardado não me lembro a marca sei que paguei caro na época :P

 

Enviado de meu LG-D295 usando Tapatalk

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais um passo andado fonte velha desmonstada, separei umas coisas que vou usar o resto volta pra caixa de descarte. To pensando em guardar a carcaça vai que algum dia é útil haha'

 

17286a549a9be44730b7019e67b4fe3a.jpg

 

Ta engatinhando o projeto, mas devagar chego a algum lugar

 

Enviado de meu LG-D295 usando Tapatalk

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dando mais uma atualizada ao projeto, resolvi usar um resto de chapa que sobrou da caixa do questo para fazer duas mini caixas para ir usando com os pioneer que peguei no brique.

 

Medidas externas:

Altura de 20cm

Largura de 15cm

Profundidade de 20cm

Litragem Interna Bruta de 3,46L

 

O falante é de 5". Seriam 2 caixas. Uma caixa para cada falante, que acho que para uso por enquanto vai servir. Assim que eu comprar os mids novos me livro dessas caixas ou deixo para meu irmão ir brincando com elas haha' Não vou fazer acabamento mesmo.

 

Outra coisa vou alterar toda a parede do quarto que irei usar para o projeto, como trabalho em marcenaria vai ser fácil de mudar. Queria por um painel no fundo para fixar a TV a ser comprada ainda. Mas isso é outra coisa a ser definida. Acho que sai meio logo.

 

Enviado de meu LG-D295 usando Tapatalk

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aproveitando o tempo antes de ir trabalhar, vou começar a construção das caixas dos pioneer.

b68d62d907a41625e25a84adc0e842c7.jpg

 

Hehe' mais tarde dou uma atualizada com o progesso delas

 

Enviado de meu LG-D295 usando Tapatalk

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha na caixa dizia coaxial, mas ta com cara de fullrange não tem o tweeter acoplado. To na dúvida tmb. Mas igual é só pra quebrar o galho por enquanto

 

Enviado de meu LG-D295 usando Tapatalk

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...