Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Rafa Faria

SounDigital 16K / trabalhando em 8 ohms

Recommended Posts

Seguinte pessoal, ontem fiz um pu#$ dum negocio, dei minha HD8000 mais R$300,00 em uma SD16K (12v) :vts

ela é monstruosa, linda e pesada! husahusahu

porem eu nao vou precisar (no momento) dos 16.000 rms que ele teoricamente fornece, por enquanto ela vai tocar somente 2 Eros 2.7 18" (4 ohms)

ai que vem minha duvida.....

 

 

estava pensando em colocar os falantes em 8 ohms, quantos w rms a SD16k vai fornecer? por volta de 5k a 6k?

 

alem de dar conta do recado, ela vai consumir beeeeem menos bateria, vai trabalhar "fria", sem forçar, e THD fica muito melhor e melhora o fator amortecimento tbm (essa questao do THD e o Amortecimento um amigo meu que me disse, pouco sei sobre isso)

 

porem, veio um kra pessoa e me disse o seguinte: "Cuidado! Muitos amplificadores digitais estragam ao funcionar em uma impedância muito mais alta que a de trabalho ja queimei um banda vikink de 1 ohm ao trabalhar em 8 ohm apenas escutando 2 musicas em baixo volume."

 

"É sério tanto o técnico da Banda que consertou como o dono eng da Amp DAD me falou a mesma coisa que principalmente os projetos mais antigos não lidam bem com impedância mais alta, tanto que muitos vem escrito para não ligar sem carga ou falante na saída isso eleva a impedância e danifica. Hoje os novos como soundigital evolution ignoram a carga de saída ligam mesmo com carga infinita ou sem."

 

"E que a impedância varia com a frequencia tocada tambem é verdade também porem se vc ja começar com ela 8x mais alta ai ja viu onde vai parar a parte em que a frequência tiver mais alta vai estar também 8x mais alta ai dificuldade da fonte pra segurar e qdo a bobina do falante então esquentar ai pobre amplificador haja capacitâcia. So lembrando que qto mais alta a impedancia pro amplificador trabalhar mais capacitância terá de ter na fonte. Motor de ferrari em chassi de fusca"

 

 

 

 

.......... agora eu to com medo de ligar ela em 8 ohms! oque voces acham?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse cara sou eu kkkkkķkk

Prazer, bom como eu ja falei ja tive problema em módulo digital ao usar impedância muito alta,vamos esperar alguém que ja tenha feito para derrepente confirmar se é aconselhável ou não derrepente o pessoal da própria Soundigital Eng ou o Juliano para dar um parecer favorável pra vc poder usar sem medo ou risco abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já usei muito amp no dobro e quadruplo da impedância e nunca tive problemas.

 

Um amigo usava uma SD16K em 4 subs de 1000w, acho que em 8 ohms também, e nunca teve problema, mesmo tocando só subgrave...

 

Eu usaria tranquilamente.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

solanosom, hauahauhau vamos ver mais opniões! :D msm assim, obrigado por dizer oq acha!

 

Giovani A, pq man? :S

 

Lucas Rossi, ai show em... me animou! qntos amp de bateria ele tá usando?

 

 

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

solanosom, hauahauhau vamos ver mais opniões! :D msm assim, obrigado por dizer oq acha!

 

Giovani A, pq man? :S

 

Lucas Rossi, ai show em... me animou! qntos amp de bateria ele tá usando?

 

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

Usava uns 400ah, bem pouco pra um amp desse porte, porém numa impedância mais alta, fonte folgada....Tocava o dia inteiro em eventos.

 

O cara te deu os parabéns pq fez um puta negócio, largou um Taramps de 8k por um SD 16k por meros 300 cruzeiros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu usei minha stetsom 7k2 (2ohm) em 16 ohm para teste com 2 subwoofers.

 

Seguinte, o modulo fedia queimado, não sei te explicar a razão.

 

Mas era só ligar em 4ohm que parava o cheiro e tocava lindamente.

 

Porem, ligado em 8ohm tocava NORMAL!

 

Já em 16 era ZICA!

 

Alguns modulos não ''suportam'' impendancia tão alta...

 

Esse amplificador é 1ohm?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu fosse você, ligava em 2 ohms mesmo e acertava o ganho/volume... Só vai queimar se você abusar... A mesma coisa se você colocar um amp de 5K, só queima se não souber medir o dedo.

 

Falei agorinha com o Juliano, pode ligar em 8 ohms tranquilamente, não vai ter problema nenhum....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos esclarecer os fatos:

1- Um módulo digital pode sim trabalhar com impedância mais alta (os testes podem ser feitos até sem carga, claro depende de cada aparelho)

2- O que é perigoso é deixar com imp. muito alta qd este aparelho responde freq. mais altas e atinge a ressonância do filtro digital, aí sim é como se fosse um curto na saída, explodindo capacitores por picos de tensão na saída e até pane na saída digital!

Por isso é aconselhável a limitação de resposta na freq. de entrada dos módulos.....

Muitos; acredito que já viram estes capaciotres explodirem, claro tb com funcionamento normal pode acontecer, pois é muito exigido destes componentes!

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DAD, qndo vc diz freqüências mais altas... quais seriam? meu woofer vai trabalhar de 50 ~ 150hz ... não teriam

problema então?

 

se eu ligar em 2 ohms n vou ter bateria pra suportar... vou usar por volta de 450 ah :/

 

+ fonte usina 150

 

 

Enviado via AutoForum Mobile App

Editado por Rafa Faria

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usava uns 400ah, bem pouco pra um amp desse porte, porém numa impedância mais alta, fonte folgada....Tocava o dia inteiro em eventos.

 

O cara te deu os parabéns pq fez um puta negócio, largou um Taramps de 8k por um SD 16k por meros 300 cruzeiros.

 

exatamente isso ! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DAD, qndo vc diz freqüências mais altas... quais seriam? meu woofer vai trabalhar de 50 ~ 150hz ... não teriam

problema então?

 

se eu ligar em 2 ohms n vou ter bateria pra suportar... vou usar por volta de 450 ah :/

 

+ fonte usina 150

 

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

acredito que ele vai tocar o que o teu t8k estava rendendo, porém, frio e sem fazer força !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DAD, qndo vc diz freqüências mais altas... quais seriam? meu woofer vai trabalhar de 50 ~ 150hz ... não teriam

problema então?

 

se eu ligar em 2 ohms n vou ter bateria pra suportar... vou usar por volta de 450 ah :/

 

+ fonte usina 150

 

 

Enviado via AutoForum Mobile App

Sem problema algum, frq alta digo isso porque alguns digitais cortam em 5K, o que vai indicar uma Fo do filtro digital por volta de 10 á 15K...se entrar estas freq. nele, provavelmente dá pane....por isso cortam as altas.

Outro detalhe, se um módulo responde até 30Khz(caso do DAD D-700), e se vc usar drivers fenólicos, será obrigado cortar até 5K, onde o driver dá imp. elétrica correta, caso contrário poderá ficar disparando proteção!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DAD, qndo vc diz freqüências mais altas... quais seriam? meu woofer vai trabalhar de 50 ~ 150hz ... não teriam

problema então?

 

se eu ligar em 2 ohms n vou ter bateria pra suportar... vou usar por volta de 450 ah :/

 

+ fonte usina 150

 

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Eu ligaria em 2 ohms também! Só saber manerar no ganho!

 

O que seu som tocava com os 450ah que já tinha, vai tocar 10 centavos a mais, pois o 16k vai estar tocando com total folga! (mesmo usando a mesma alimentação)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só pra confirmar, mandei um email pra Soundigital.. perguntando qntos rms vai dar em 8 ohms...

 

Cdznbl.jpg

 

 

Enviado via AutoForum Mobile App

Editado por Rafa Faria

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

8kw em 8 ohms é ruim acho brabo nem fudendo kkkkkkk

 

4kw a 5kw mais fácil.

 

Manda bala e posta o vídeo pra nós.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o fabricante falou que pode usar manda bala, se der algum problema vc tem o e-mail do fabricante como prova hehehe! Se o módulo fosse 2 ohms ele mandaria esses 8k mas como já falaram a informação está errada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

o em todos anúncios q encontrei, diz

q com o dobro da impedância ela tende a mandar 12.500

sendo assim ela tem uma queda de 22%

 

vamos lá:

1 ohms ~ 16k

2 ohms ~ 12.5k

4 ohms ~ 9.7k

8 ohms ~ 7.5k

 

maaaaaas, não sei se é certo fazer essas contas q fiz :D

 

qndo eu ligar ele vou postar minhas impressões aqui pessoal!!!

 

 

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O certo seria,

 

1 - 16k

2 - 8k

4 - 4k

8 - 2k

 

Mas o Claudio deu uma explicação em algum lugar ai, porque isso não acontece, algo relacionado com a fonte.

 

Se fosse um projeto bem ''feito'' dobrando a resistência, metade da potencia na saída.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...