Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
murillo_g_b

Quatro rodovias federais terão limites de velocidade aumentados ainda

Recommended Posts

Quatro rodovias federais terão limites de velocidade aumentados ainda neste ano

 

ignacio-gil-620x349.jpg

 

 

Não é pegadinha nem um título caça-cliques: o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vão aumentar o limite de velocidade em quatro rodovias federais — todas elas localizadas no Rio Grande do Sul. Mesmo assim, é um sopro de bom-senso nesses tempos de vilanização dos carros e da velocidade.

 

As rodovias em questão são as BR 158, 285, 290 e 472 que terão seus limites aumentados de 80 km/h para 110 km/h. Os motivos para o aumento? Algo que já comentamos por aqui no FlatOut: a velocidade operacional/natural da via. A PRF e o Dnit chegaram à conclusão de que o aumento de velocidade não irá aumentar o número de acidentes pois, na prática, muitos veículos já trafegam a 110 km/h e as rodovias estão em boas condições. Os limites permanecerão os mesmos apenas em áreas onde há necessidade de velocidades moderadas, como zonas urbanas, curvas acentuadas e cruzamentos.

 

Como explicamos anteriormente neste post, toda rodovia tem uma velocidade operacional/natural, que é a velocidade na qual 85% dos motoristas praticam quando condicionados apenas pelos elementos do ambiente viário, sem limites impostos (ou sem fiscalização visível, em alguns casos).

A iniciativa de discutir os limites de velocidade partiu justamente após a observação desta velocidade operacional. Durante uma operação da PRF que multou mais de 40.000 veículos, os agentes notaram que em certos lugares seria possível aumentar a velocidade, enquanto em outros pontos o limite deveria ser reduzido. Segundo o superintendente da PRF no Rio Grande do Sul em entrevista ao jornal Zero Hora, a corporação constatou que os acidentes não ocorrem devido à velocidade praticada pelos motoristas.

 

O número elevado de multas da operação se deve justamente ao limite imposto muito abaixo da velocidade operacional (o limite é 80 km/h, a velocidade praticada é 110 km/h). Isso pode ser explicado pela entrevista da engenheira Lúcia Maria Brandão, Mestre em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, ao site da fabricante de equipamentos de fiscalização Perkons:

Se a velocidade estabelecida para uma via [...] for menor que a velocidade operacional, certamente haverá muitas infrações e acidentes. Mas nesse caso não há um mau comportamento dos motoristas. É uma liberalidade do responsável pela via em limitar a velocidade muito abaixo que a velocidade operacional, que é considerada segura.”

A intenção do aumento dos limites, segundo a PRF, é não apenas reduzir o número de multas (o que deve ter causado uma grande polêmica na região), mas também torná-los mais coerentes com as condições atuais das vias e dos carros. O aumento dos limites, contudo, depende também da readequação da sinalização e da estrutura das vias, que devem ter faixas mais largas e superelevação nas curvas, que é a inclinação positiva para compensar a força centrífuga gerada em velocidades mais altas.

 

17015581-620x411.jpg

 

As alterações estão previstas para antes do início do verão, quando começa a temporada de viagens de fim de ano. Embora as mudanças sejam limitadas à essas quatro rodovias no Rio Grande do Sul — ao menos inicialmente — ao menos é um sinal de que as autoridades responsáveis estão começando a levar em consideração a modernização da frota brasileira e usando o bom-senso para impor limites de velocidade mais realistas e realmente seguros e eficazes.

 

[ Foto: Diego Vara/Agência RBS (foto final) ]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belez, querem aumentar o limite de velocidade. Agora só falta as rodovias adequadas auewahuaehwauehaw.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belez, querem aumentar o limite de velocidade. Agora só falta as rodovias adequadas auewahuaehwauehaw.

 

Se for tipo as que eu tomei multa tem que aumentar mesmo.

 

Pista dupla, canteiro no meio, passarela, sem cruzamentos, sem semáforos, acostamento duplo pra quem vai e quem vem, asfalto melhor que de interlagos e 70km/h.

 

É pa-fu-dê!

 

Você passa a 90km/h e SENTE que está devagar demais, imagina a 70km/h. Parece que vai vir um ônibus a 100km/h e te acertar em cheio. Totalmente incompatível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belez, querem aumentar o limite de velocidade. Agora só falta as rodovias adequadas auewahuaehwauehaw.

 

"...Os motivos para o aumento? Algo que já comentamos por aqui no FlatOut: a velocidade operacional/natural da via. A PRF e o Dnit chegaram à conclusão de que o aumento de velocidade não irá aumentar o número de acidentes pois, na prática, muitos veículos já trafegam a 110 km/h e as rodovias estão em boas condições."

[^]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belez, querem aumentar o limite de velocidade. Agora só falta as rodovias adequadas auewahuaehwauehaw.

olha.. até que aqui as estradas não estão sucateadas.. a 101 ao menos dava pra aumentar pra 120 tranquilo..

agora, a 470 com aquelas lombadas eletronicas sim.. ai é pra foder com a vida do cidadão..

colocar lombada 40km.. 50km.. 60km.. e nem placa na própria dizendo qual velocidade limite..

aí é pra ferrar com a vida do cara mesmo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha.. até que aqui as estradas não estão sucateadas.. a 101 ao menos dava pra aumentar pra 120 tranquilo..

agora, a 470 com aquelas lombadas eletronicas sim.. ai é pra foder com a vida do cidadão..

colocar lombada 40km.. 50km.. 60km.. e nem placa na própria dizendo qual velocidade limite..

aí é pra ferrar com a vida do cara mesmo..

 

Indu$tria da multa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Se for tipo as que eu tomei multa tem que aumentar mesmo.

 

Pista dupla, canteiro no meio, passarela, sem cruzamentos, sem semáforos, acostamento duplo pra quem vai e quem vem, asfalto melhor que de interlagos e 70km/h.

 

É pa-fu-dê!

 

Você passa a 90km/h e SENTE que está devagar demais, imagina a 70km/h. Parece que vai vir um ônibus a 100km/h e te acertar em cheio. Totalmente incompatível.

+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uruguaios e principalmente argentinos agradecem.. Estas rodovias atravessam o estado em direção a SC :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

290 é uma baita estrada, pego ela direto, e não baixo de 120km/h..... é muito boa e segura, o problema são os caminhões

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

BR 290 é boa mesmo do litoral até Porto Alegre. Depois é apenas razoável.

 

E realmente tem muita estrada com curvas de inclinação contrária, joga o carro pra fora. É muita falta de engenharia.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

BR 290 é boa mesmo do litoral até Porto Alegre. Depois é apenas razoável.

 

E realmente tem muita estrada com curvas de inclinação contrária, joga o carro pra fora. É muita falta de engenharia.

 

E nesse trecho, já é 110.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fosse condição por condição a 163 aqui deveria ter limite de 30 km/h.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fosse condição por condição a 163 aqui deveria ter limite de 30 km/h.

Tem lugar que 30 e muito ainda :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai aumentou a velocidade ?

 

Aqui em SP baixou o pedagio [¨]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0,10, mas baixou [^]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem lugar que 30 e muito ainda :vts

 

30 é máxima, só usada em ultrapassagem, normal é 15 :vts :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai aumentou a velocidade ?

 

Aqui em SP baixou o pedagio [¨]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0,10, mas baixou [^]

 

Chegou a ver o pedágio na Imigrantes? 27 pila.

 

VINTE E SETE.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chegou a ver o pedágio na Imigrantes? 27 pila.

 

VINTE E SETE.

 

 

Faz tempo que não desço pela Imigrantes/Anchieta..

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TNC hein ?!

 

Anhanguera/Bandeirantes: R$7,70

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aqui em SC o mais caro é 1.80.

 

Estradas padrão FIFA ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

E nesse trecho, já é 110.

Não.

Logo quando sai de POA até o primeiro pedagio é 100km/h, depois é 110km/h.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
BR 290 é boa mesmo do litoral até Porto Alegre. Depois é apenas razoável.

 

E realmente tem muita estrada com curvas de inclinação contrária, joga o carro pra fora. É muita falta de engenharia.

A 290 é uma das melhores do estado, sem sombra de dúvidas.

 

Não deixam ter buracos, desniveis ou falta de demarcação, é uma das poucas estradas no estado que tem manutenção preventiva e manutenção praticamente constante.

 

O que fode é a quantidade de caminhões.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não.

Logo quando sai de POA até o primeiro pedagio é 100km/h, depois é 110km/h.

 

Por isso que tomei um multa um pouco antes do pedágio.. sempre achei que fosse tudo 110, depois que sai da castelo branco, que não é/será mais castelo branco. :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E para quem vai à POA, bem que a BR-386 poderia ser 110km/h também. :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Por isso que tomei um multa um pouco antes do pedágio.. sempre achei que fosse tudo 110, depois que sai da castelo branco, que não é/será mais castelo branco. :vts

Alí tu saí da castelo branco a 60, depois passa a 80 até o grêmio e dali para frente 100 até o pedagio.

 

Claro que eu não moro mais em POA a 7 meses, mas acredito não ter mudado tanto...

 

Só que não me lembro das placas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...